quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Avatar Voz do Além

Um tiro na liberdade de expressão

Por Dolphin

 

serra_tiro

“[...]

Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores, matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

[...]”

O fragmento acima é do poema No Caminho, com Maiakóviski, de autoria de Eduardo Alves da Costa, escrito nos anos 60 e reflete a realidade das pessoas que viviam sob o terror da ditadura militar. Eu não vivi aqueles tempos sombrios e provavelmente a grande maioria dos leitores do NSN também não. Creio que podemos ousar imaginar o quão terrível era ter a liberdade de expressão sendo vetada, perseguida e submetida à força daqueles que detinham o poder nas mãos.

Em 1988 foi aprovada uma nova Constituição, onde em teoria, estabeleciam-se os novos princípios democráticos. Estabeleciam-se foi o que eu disse, pois hoje, 24 anos após o fim do regime militar o que vemos acontecer é um retrocesso. Pois é, incrivelmente cada vez mais o que vemos é a legitimação do abuso do poder, como se já não bastasse convivermos com a corrupção desavergonhada que impera em solo pátrio. Uma pena que isso aconteça devido à falta de memória do brasileiro, que na verdade só é boa para guardar a escalação dos jogadores de futebol e as letras das músicas (sic) das bandas de axé.

O mais novo episódio vem daqui de São Paulo. Na verdade não é tão novo assim, mas não teve o merecido destaque nos tradicionais veículos de comunicação que imperam, literalmente, no país. O absurdo dos absurdos: O blog Flit Paralisante, do Delegado Roberto Conde Guerra, foi ordenado judicialmente a ser retirado do ar! O motivo? O delegado presta um excelente serviço de divulgação, revelando os bastidores da Segurança Pública do Estado de São Paulo, onde não se refuta a emitir suas ácidas e certeiras opiniões. Evidentemente passou a incomodar muita gente e em especial o Governador do Estado, José Serra, autor da ação contra o blog.

O que me choca e a todos que vem acompanhando o caso desde o ocorrido, em dezembro passado, é o total desprezo por parte da justiça, nesse caso representada pela figura do Juiz Davi Capalleto, a liberdade constituída de se expressar que todo cidadão brasileiro possui. O fato é que situações como essas abrem precedentes para que cada vez mais a liberdade na internet seja castrada e controlada. Já temos exemplos de outros países fazendo o mesmo. Aqui no blog já se falou sobre o assunto em outros artigos, mas é sempre importante trazê-lo à tona.

Vale lembrar que a pressão feita para a chamada inclusão digital é em todas as vias uma represa prestes a abrir suas comportas. Explico:

- A educação do país é um lixo, mas o advento da internet criou um curioso meio de fazer as pessoas buscarem aprendizado, mesmo que seja pelos motivos mais toscos e bizarros.

- É inegável o papel dela como condutora de uma nova postura que aos poucos o povão vem despertando.

- A verdade é que se descobriu que a internet é uma excelente ferramenta para educar, instruir, informar e tornar seus usuários em potenciais formadores de opiniões.

E o que se passa na cabeça dos que mandam e desmandam nesse país é: Antes que as pessoas possam pensar por si mesmas, é preciso cortar o mal pela raiz. A tática não é nova, destrua os líderes e o povo perde a direção, e no caso da internet isso já vem acontecendo para evitar que o populacho se quer chegue um dia perto da verdade. O que vemos acontecer é que além da atual observação minuciosa do movimento dos blogs e sites, há uma crescente manifestação para caminhar os novos internautas vindos da tal camada dos incluídos digitalmente, através da rota já traçada pela mídia alienadora, mais conhecida por televisão. Se a Rede Globo tiver que perder audiência para alguém, que seja para a extensão de si mesma. E vamos combinar, já está dando resultados, basta assistir aqueles vídeos com mensagens de internautas que passam no Fantástico.

censura

É preciso ficar alerta, pois se por um lado cada vez mais pessoas despertam para o potencial da internet como arma na luta contra a impunidade, a corrupção, a injustiça, a falta de moral e honra de nossos governantes, o outro lado também começa a perceber o tamanho da ameaça. E apesar de serem a minoria diante da “união faz a força”, são eles que ainda detém o poder nas mãos.

Para concluir, e retornando ao caso do blog retirando do ar (mas que, obviamente, no mesmo dia migrou para outro local de hospedagem, como comprovado pelo link lá em cima), já não é a primeira vez que Governador Serra abusa do poder que tem nas mãos. Há dois anos atrás promoveu um verdadeiro “caça as bruxas” a casas noturnas do cenário underground da cidade de São Paulo, chegando ao ponto de fechar definitivamente uma delas, alegando que tais locais eram antros de promiscuidade, incentivando as mentes jovens a consumir drogas e bebidas alcoólicas. Alguém quer me explicar porque os bailes de Carnaval e as micaretas não entraram para a lista negra do excelentíssimo governador??? Seria talvez porque as casas underground não são patrocinadas por grandes cervejarias???

Fiquem espertos, esse é o homem que virá a disputar mais uma vez as eleições como candidato a presidência de nosso país ano que vem e já é considerado desde já a certeza para o Palácio do Planalto para 2011 (qualquer manipulação das pesquisas de opinião não é mera coincidência) .

O senhor Serra não faz muito tempo vendeu o banco estadual Nossa Caixa no intuito de obter dinheiro para acelerar as obras pendentes de sua gestão, que servirão como mola propulsora para sua futura campanha eleitoral. Além disso, está sendo alvo de uma investigação do TRE-RJ por uso da máquina pública por vincular propaganda da SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo no Rio de Janeiro. Já se sabe que a propaganda vem aparecendo na verdade em rede nacional e é obra do publicitário José Roberto Vieira da Costa, dono da empresa de publicidade Nova S/B e amigo de longa data do governador Serra. O mais curioso ainda é constatar que além da Sabesp, a Nova S/B também é responsável pela publicidade da Prefeitura da cidade de São Paulo (fiquem de olho também no senhor Gilberto Kassab) e da CDHU.

Divulguem, debatam, busquem, se informem, aproveitem bem o que há de melhor na internet, e não permitam calados que o abuso de poder continue.

______________________________________________________________

*Carine Delmas, a Dolphin, é nerd, amante da liberdade, além de grande escritora e fã de V.

3 Comentaram...

Ana Recalde disse...

Parabéns aos dois, tanto a Dolphin pelo texto significativo quanto ao Voz do Além pela oportunidade de lê-lo aqui no NSN.
O blog está cada dia melhor.

Anônimo disse...

Estava rolando essa propaganda aqui no Espirito Santo também.
Até antes de ler esse post minha ficha ainda não tinha caído, mas agora tudo faz sentido!

Unknown disse...

parabens pelo texto.. e pelo blog..
esse post em particular mato a pau..
na minha opniao.. ate a "Liberdade de Expressão" é manipulada... a midia (Tv, Radio... ETC..) da ao povo uma "cultura" ignorante (rebolation e afins) para manter o povo no lugar..
uma especie de cabresto coletivo para manter o povo burro e simplorio..

(shavo_bx12@hotmail.com)

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo