sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Avatar Sherman

Austrália

 

poster_australia

Eu realmente não gostei de Australia. Sinceramente, que filme chato. Foram duas horas e cinquenta minutos de puro desespero e angústia. Já tinha tempo que não ia ao cinema e ficava assim. Para começar, a história é super boba. Aristocrata inglesa viaja até a Austrália pra cuidar de sua fazenda e, junto com alguns empregados, leva o seu gado até uma cidade mais próxima pra vende-lo. Isso tudo uns dias antes do ataque a Pearl Habor (estamos na II Guerra Mundial), que só dá a entender que é Pearl Harbor porque está na sinopse do filme, pois a sequência é bem fraquinha.

E o que, pelo trailer, parecia um filme com aventura e romance, se torna uma tortura pra quem quiser ir vê-lo. Logo de cara, quando Nicole Kidman aparece para conversar com o capataz de sua fazenda, que aliás possui o nome de Sr° Capataz" (Hugh Jackman, bem caricato), ela, e mais várias pessoas, vêem ele caindo na porrada com um outro cara no bar até chegarem do lado de fora, de tanto que se esmurram. Logo depois ele começa a pegar a bagagem dela e acerta o cara com ela, furando as malas e mostrando roupas intimas. E, não Luhrmann, essa cena não foi engraçada.

Como o filme se passa no início da década de 40, na viagem em que eles levam o gado pra outra cidade, há algumas referências a alguns filmes clássicos. E essas referências são uma das únicas coisas que valem o filme (a fotografia é outra). Vamos as principais delas: o close nos olhos de Jackman, quando ele chega no bar, é tirado dos filmes de faroestes italianos de Sergio Leone, até mesmo por que Jackman é bem parecido com Eastwood; outra referência aparece  com quatro personagens cavalgando pelo deserto, exatamente como acontece nos filmes de western-spaguetti; a última é o chapéu que a personagem de Kidman usa na viajem, ele é igual ao de Indiana Jones, estilo Safari.

australia_33

australia_39

Mas na verdade o filme não tem roteiro pra sustentar as quase três horas que ele possui. Por isso, acaba se tornando super chato. Esse sim está entre os piores do ano com certeza, nem  com a cena do ataque dos Japoneses o filme ser torna atrativo. E para piorar, Baz Luhrmann ficou sete anos sem dirigir um filmezinho sequer. O último foi Moulin Rouge, que por sinal é um bom filme. Mas, pelo jeito, o cara enferrujou feio. Se for fica mais um bom tempo para dirigir outro filme, e sair outra porcaria desse naipe, é melhor se aposentar de vez.

 

Australia (Austrália, EUA 2008)

Diretor: Baz Luhrmann

Duração: 165 min

Nota: 3,0

2 Comentaram...

Markus disse...

o filme nao eh bom. Concordo. Mas vc tem que levar en cobsideracao algo: todos que vc cita na materia (atores e diretor) sao australianos. O filme eh uma tentativa de mostrar quem eh a australia. Na Australia foi o filme do ano. Filme de australiano pra australiano ver.

Fernando Luz disse...

Normalmente concordo com suas resenhas, mas, desta vez, tenho que descordar: eu gostei de Austrália.
Tudo bem, é um pouco cansativo, com roteiro previsivo e repleto de clichês. Mas a direção de arte é excelente, bem como a fotografia. Também gostei da trilha e, claro, da Nicole Kidman. Enfim, daria uns sete e meio.
Quanto ao Baz Luhrmann, pode ser que não tenha acertado a mão em Austrália, mas ainda merece crédito por Moulin Rouge, um dos melhores filmes músicais que eu já vi.

Abraçoss

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo