domingo, 22 de fevereiro de 2009

Avatar Sherman

Especial Oscar Parte III

 

AngelinaJolie_Oscar-721273

Não sei porque, mas tem horas que eu queria ser uma estatueta…

 

Bom, a premiação é hoje, então vamos nós com a última parte do nosso especial do Oscar, que hoje contará com as chamadas categorias principais: Ator e Atriz Coadjuvante, Ator e Atriz, Diretor e Filme (acrescente “Melhor”, para dar a importância devida a tudo).

 

Ledger_Joker

Ator coadjuvante

Bom, fica até fácil falar dessa categoria. Heath Ledger não tem adversários com sua interpretação, que é simplesmente real, soberba, fantástica, maravilhosa. Poderia falar mais uns dez adjetivos, por que ninguém pode alcança-lo.

Em O Cavaleiro das Trevas (injustiçado pela Academia), o Coringa de Ledger é feito para o caos. Ele vai até o inferno para trazer esse personagem à vida, diferente de Nicholson no filme de Burton. Aquilo era uma brincadeira pra ele o que, aliás, ele fez muito bem. Mas, o Coringa não é assim. Ledger transforma o “Palhaço do Crime” no que ele realmente é: doentio, perverso, um verdadeiro demônio que só quer caos.

Tudo é perfeito, do jeito que desenvolveu seu andar, nos cabelos desgrenhados, a boca rasgada de orelha a orelha (sim, foi o próprio Ledger que teve a idéia de como seria a maquiagem, um verdadeiro gênio). Em suas pequenas sutilezas tudo é bem retratado. Desculpe aos outros, mas com tudo isso a favor de Heath, que infelizmente nos deixou cedo demais, não preciso falar de mais ninguém.

Director: Darren Aronofsky

Atriz coadjuvante

Diferente da categoria masculina, as coadjuvante vão dar uma briga boa, com o destaque para Marisa Tomei fazendo uma striper em decadência no filme de Aronofsky (O Lutador). Com cenas ousadas, muitos comentaristas falam que ela merece a estatueta. Entretanto, não podem descartar a espanhola Penélope Cruz, que faz uma amalucada que tem até uma cena mais, digamos, "ousada", com Scarlett Johansson no filme de Wood Allen (Vicky Cristina Barcelona). Correndo por fora está Amy Adams pelo filme Dúvida.Vamos ver o que vai acontecer domingo. 

 

the_wrestler_mickey_rourke

Ator

Aqui o bicho pega! Mickey Rourke, depois de uma maré tipo Lost (muito tempo se ferrando) de azar, forma uma parceria com o sempre foda Darren Aronofsky (Pi, A Fonte da Vida) e, de um tempo pra cá, está abocanhando todos os prêmios em festivais Ele fez uma atuação forte e instigante no filme O Lutador. Na verdade, com seus anos de ostracismo, Rourke se encaixou num papel que em muito lembra a própria vida dele. Talvez por isso ficou tão real, com tudo para ganhar o prêmio.

Mas ele pode ser surpreendido por um Sean Penn espetacular, em sua intepretação em Milk - A Voz da Igualdade, como o primeiro líder politico assumidamente gay dos EUA. Penn mostra uma delicadeza (sim, delicadeza) em sua intepretação simplesmente brilhante.

 

the_reader

Atriz

Parece que esse ano Kate Winslet vai conseguir seu Oscar. Ela já teve outras indicações na carreira, mas é a primeira vez que chega com uma grande chance de ganhar, justamente em sua intepretação em O Leitor, que a fez ganhar o Globo de Ouro desse ano na categoria de  coadjuvante (estranho né?). Mas isso não importa, por que ela está fantástica como uma mulher misteriosa que esconde um grande erro em sua vida.

E ela tem um páreo duro pela frente. Nada menos que a recordista de indicações Meryl Streep, que não ganha faz tempo. Sempre fantástica em suas intepretações, indicada agora  por Dúvida, fazendo uma uma madre um tanto quanto severa. Aqui também vai ser muito acirrada a disputa.

 

david_fincher

Diretor

Mais uma categoria pra embolar o meio de campo. Também, com diretores feras só podia dar nisso. Como seu filme é favorito em indicações, David Fincher pode finalmente sair com Oscar debaixo do braço. Mas, assim como Martin Scorsese, outra fera do cinema, Fincher não agrada os membros da Academia (não me pergunte porque) sendo que fiquei espantado em ver trezes indicações para Benjamin Button, que merece cada uma delas, só não sei se ganha.

Danny Boyle é super eclético em sua filmografia. É só olhar seus filmes anteriores: Cova Rasa, Extermínio, Trainspotting. Agora ele ataca com um filme super diferente, Quem Quer Ser um Milionário?, com sua direção frenética, ângulos imperfeitos que os tornam perfeitos. Seu jeitão descontraído de filmar o torna um dos cineastas mais completos do momento, minha aposta!

Outro que escolhe temas diferentes, ousados, e até bizarros é Gus Van Sant. Não é à toa que foi indicado pela academia por trazer, com perfeição, em luzes e cores, a vida do ativista gay Harvey Milk, uma obra sem igual.

Sempre ligado, com temas diferentes em seus filmes, Ron Howard transporta para a tela, com perfeição, a entrevista entre o repórter David Frost e o ex-Presidente dos EUA, Richard Nixon. Seus ângulos e focos de luz são impactantes.

slumdog-millionaire

Filme

Bom, na minha opinião, nenhum dos filmes que estão disputando é tão perfeito como O Cavaleiro das Trevas, SUCESSO DE PÚBLICO E CRÍTICA, super rentável. Mas, eu acho que na cartilha dos velhos da Academia está escrito "não premiar filmes sobre heróis de revista em quadrinhos, só se forem da II Guerra Mundial”. Não tem outra explicação pra tal devaneio (lê-se viagem na maionese): o filme é fantástico, com um baita roteiro, uma direção sem erros, um elenco de primeira .... por que não esta aqui esse filme?

Os filmes que estão na acirrada disputa na verdade são: Benjamin Button e Quem Quer Ser um Milionário? com temas super interessantes e bem diferentes. São obras muito ricas, e os grandes favoritos da noite.

 

Bom pessoal, o especial acabou por aqui. Espero que vocês tenham gostado. Pena que a cerimônia  não vai ser transmitida por que a merda da Globo vai passar a porcaria do desfile das escolas de samba. Eu volto no verão americano, no começo de Maio, falando, é claro, de X-Men Origins: Wolverine. Vou ver Watchmen, mas a matéria fica com o FiliPêra.

Um abraço galera.

1 comentário

K.B.L.O disse...

"não premiar filmes sobre heróis de revista em quadrinhos, só se forem da II Guerra Mundial”.


isso quer dizer. q X-Men Origins: Wolverine pode rolar (c leu a revista ta ligado) e temos q fazer um filme de verdade entao sobre O CAPITÃO AMERICA!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo