quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Avatar Voz do Além

Um flash mob para US$ 9 milhões roubar… e ao FBI impressionar

 

atmflashmob

O flash mob é só uma mostra do poder comunicativo revolucionário que a internet pode proporcionar. É simples e fácil de fazer, e, se bem planejado, pode causar estragos dos grandes. Consiste em uma aglomeração de pessoas desocupadas cuidadosamente planejada, dispersada rapidamente, e com um objetivo nem sempre nobre, embora em sua maioria tenha a finalidade de protestar.

Agora, ao invés de protesto e humor, o esquema flash mob foi usado para cometer um crime, e dos bem feitos, daqueles que geram admiradores pela esperteza dos gatunos. Coisa parecida com o assalto ao Banco Central ocorrido aqui mesmo no Brasil.

O esquema da vez foi o roubo de dezenas de caixas eletrônicos em todo o território dos EUA, em 49 cidades diferentes, causando um estrago de 9 milhões de doletas. Tudo começou quando o computador da empresa RBS WorldPay, responsável pelo pagamento e controle de contas de inúmeros funcionários do mundo todo,  foi invadido, dando a crackers acesso a informações sigilosas a respeito do pagamento de vários desses funcionários. E, como a modernidade manda, tudo gira em torno de cartões magnéticos e caixas eletrônicos. Em suma, facilmente burlável para quem tem o know-how necessário. Com esses dados em mãos, bastou para a gangue clonar vários desses cartões e partir para os saques. O flash mob rolou a meia-noite do dia 8 de novembro, e teve como alvo 130 caixas eletrônicos em 49 cidades americanas. O resultado, como faço questão de repetir: US$ 9 milhões trocando de mãos.

Agora vem a parte feia da coisa. A empresa está sendo processada pelas falhas na segurança (felizmente nenhum funcionário deve ser responsabilizado, embora eu aposte no corte de pescoço de algum estagiário da área de TI), e o FBI não tem nem mesmo um suspeito sequer da ação, e nem efetuou uma prisão que seja relacionada ao caso.

Resumindo: geeks rulez até mesmo no mundo do crime. #medo

 

Fonte: Geek [Via Twittada do Santoja]

1 comentário

Ana Recalde disse...

Uia O_O
Tenham medo dos nerds!!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo