terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Avatar Sherman

Coraline e o Mundo Secreto

 

poster_coraline

Mais uma obra-prima do cinema... isso é Coraline, uma animação em stop motion no mesmo estilo de A  Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack, esse último de Henry Selick, também diretor de Coraline.

A historia, como todos sabem, é baseada no livro escrito pelo sempre aclamado escritor Neil Gaiman (autor da maxissérie superlativa Sandman), e enfoca uma menininha que se muda para uma nova casa, longe da cidade. Lá, não muito satisfeita, ela encontra um mundo mágico (sim, lembra O Labirinto do Fauno, mas as semelhanças acabam  aí), que não é  tão mágico assim. Está mais pra um mundo fantástico, com várias coisas estranhas, começando pelo fato de que ela encontra seus próprios pais numa nova versão com botões  nos olhos (é bizarro...). Mas, ao contrário dos seus "verdadeiros" pais, esses se preocupam com ela, fazem tudo o que ela quer. Naturalmente, com coisas do tipo, logo a menina fica muito animada com essa nova realidade. E essa alegria passa quando ela tem que colocar os botões nos olhos, logo ficando assustada e sem saber o que fazer. Logo sua "Mãe " nesse mundo se revela uma bruxa, cujo o verdadeiro desejo é prender a alma de Coraline nesse seu mundo pra sempre.

 

coraline (4)

coraline (3)

O filme tem a cara de Tim Burton, o que não é novidade quando a história tem elementos góticos e sombrios. Mas, aqui o show fica todo por conta de Selick, que mostra que também é talentoso, como demonstrou em O Estranho Mundo de Jack, produzido por Tim. Não coincidentemente, é de Burton também, a animação A Noiva Cadáver  que ele produziu com as mesma técnicas de stop motion. O filme tem uma música linda, uma  melodia instigante, às vezes assustadora. Ficou um trabalho de primeira, parecendo coisa de Danny Elfman, o habitual parceiro de Burton.

O filme tem muita emoção, carisma, personalidade... vale a pena assisti-lo sem medo. Um ótimo programa.

 

Coraline (EUA, 2009)

Diretor: Henry Selick

Duração: 101 min

Nota : 8,0

14 Comentaram...

Ana Recalde disse...

EU SABIA!!!!!!!!
É do Gaiman, poxa vida ;)

Anônimo disse...

Não gostei do filme.
Esperava alguma lição ou coisa do genero. Filme parado e com as sequencias muito previsiveis...

Anônimo disse...

Ótimo o filme,a lição e pra crianças malcriadas que não se contentam com o que tem,acho que e isso.

Anônimo disse...

Eu não esperava lição, afinal, Gaiman não dá lições, mas sim traz certas filosofias a tona. A desse filme foi justamente "cuidado com seus desejos", como tem escrito na parede logo ali na imagem. Coraline queria um mundo perfeito como toda criança sonha. Pais perfeitos, vizinhos perfeitos, um mundo mágico e surpreendente. Mas para um bom desejo há um grande preço, e nada dura para sempre. E é isso que o filme passa. Para completar ela mesma percebe que a vida dela já era perfeita e que ela torná-la melhor. Viu que os pais reais eram os pais que ela queria, nada mais.

Previsivel, talvez, apenas no estado de final feliz. Mas se não fosse, não deveria ser infantil afinal. A previsibilidade nem sempre é um mal.

Já sobre a animação, gostei muito. Efeito por stop-motion é sempre interessante para aqueles que dominam essa técnica, e a trilha sonora é de fato ótima.

Filme demais, na minha opinião. (E mesmo assistindo The Spirit no mesmo dia, fiquei contente por um dos filmes ser bom, ao menos)

Sofia disse...

Muito bom filme. Não assisti esperando "lição" nenhuma. A película encanta pela visual muito bem elaborado e a trilha sonora muito, muito encantadora. Ótima dica.

mary disse...

Filme perfeito, a melhor animação que eu vi em anos.

Anônimo disse...

sou fã número 1 de coraline e eu acho que voces deveriam fazer coraline 2 como, a filha da bruxa e com afilha de coraline eu adoreeeeei esse filme, o melhor filme que eu já assisti

jessikinhaah disse...

eu amei o filme adorei agora quero ler o livro

Anônimo disse...

amo muito esse filme bem minha cara, como é que eu faço pra comprar o livro??

cecilia hanako disse...

é muito bom,é o melhor filme que eu ja vi em toda a minha vida!

Gi disse...

filme ótimo, muito bem produzido... a trilha sonora perfeita! minha filha de 5 anos adooora!!! uma história encatadoramente aterrorizante!!! viva Neil Gaiman!

Anônimo disse...

adorei o filme!
super legal!!!

Gabrieli.coraline disse...

Eu amoo demais esse filme e agora quero todos os livros que larçar

Anônimo disse...

Amei esse filme tenho 10 anos e amo mt esse filme me mudei de casa e minha mãe jogou ela fora =( e não acho para vender #magoada

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo