sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Avatar Sherman

Especial Oscar Parte II

 

diabo_codigo

Vamos nós com mais uma parte do nosso especial do Oscar (a parte final sai amanhã, ou domingo). Não, ele não vai ser transmitido pela Globo, que não dá nem sai de cima. Ao invés disso teremos inserções durante a porcaria dos desfiles de escola de samba. Infelizmente também não teremos a Diablo disputando. É a vida… vamos ao que interessa.

o_leitor

Roteiro Adaptado

Esta é uma categoria muito difícil de se falar por que envolver muita coisa; por que muitos fãs de livros (isso sempre) nunca se agradam com o resultado do filme na tela, e isso deixa muita gente frustrada... com certa razão. Há sempre motivações para que o filme possa sair do papel, mas é claro que o grande público não gosta dessa desculpa, e exige um filmaço. Agora vamos falar aqui dos que têm mais chance de conseguir o prêmio.

O filme de David Fincher, Benjamin Button, é favorito em todas as categorias que disputa esse ano, sendo O grande destaque entre as indicações desse ano. Ele tem ótimas chances de levar o prêmio sendo que Fincher sempre é fiel ao conteúdo dos textos que baseia seus filmes. Outro que não pode ser subestimado é O Leitor que leva a carga dramática do livro, como muitos especialistas estão falando, para as telas com máximo de fidelidade.

Mas o filme que promete nocautear seus adversários em todas as premiações é Quem Quer Ser um Milionário? Isso em várias categorias, incluindo a de roteiro adaptado. Muitos já apontam o filme como o grande vencedor da noite, dizendo que o livro é magnifico e o filme traz muito do livro. O negócio é esperar....

 

wall-e

Animação

Eu, como um fã de cinema, gosto de todos os gêneros de filmes. Claro que tem aqueles que gosto mais do de outro, mas, tenho um carinho especial com o gênero Animação. Eu simplesmente amo desenhos. Sempre gostei de vários tipos: animes, clássicos como Pica-Pau e Pernalonga, grandes heróis da molecada do final dos anos 80 e começo dos 90, como Thunder Cats e He-Man, e por aí vai. Mas, os desenhos ganharam mais destaques depois da criação da merecida categoria Melhor Animação, do Oscar, cujo primeiro vencedor foi o ogro verde Shrek. Depois disso, todo ano vemos ótimos filmes de animação. Tudo bem, tem uns que nem são tão bons assim...

Kung Fu Panda... me desculpa quem gosta desse filme, mas seu enredo é fraco demais pra estar disputando um Oscar. Mas, vai entender os velhos da academia. Sua história até se confunde com o filme estrelado por Cris Farley, Um Ninja da Pesada. Acho que o filme do urso gordinho lutador, é o que possui menos possibilidade de ganhar no dia 22.

E a Disney, que tinha seus maiores sucessos antes da categoria ser inventada, perdeu suas grandes chances com O Rei Leão e A Bela e a Fera, que foi indicado a melhor filme do ano, quando foi lançado. Mas, ela tende a se levantar, usando as mesmas "armas" do inimigo, que não é tão inimigo assim: a Pixar. Bolt, é uma animação em computação gráfica que não leva a marca Pixar, mas tem o dedo de John Lasseter, que está supervisionando o meio criativo da Disney. Isso parece ser muito lucrativo pra ela, que já dominou esse gênero tranquilamente. Então, não descarte Bolt completamente da disputa.

Mas, é um pequeno Robozinho que está dando o que falar desde sua estréia no meio do ano passado. Wall-E, do mesmo diretor de Procurando Nemo, Andrew Stanton, traz uma historia sensível, bem escrita, que, não à toa, disputa o Oscar na categoria roteiro original também. Entretanto, como sempre, a Pixar conseguiu  nos deixar apaixonados por seus personagens. Sentimos um imenso carinho por aquele robô solitário que não tem ninguém em  todo planeta Terra, a não ser uma barata de estimação. Com uma visita inesperada ele se apaixona e acaba indo até as "estrelas" por esse amor. A Pixar não somente faz desenhos animados, ela coloca alma e elementos verdadeiros em seus projetos. Essa é a grande diferença dela.

 

600--foi_apenas_um_sonho_g

Figurino

Figurino é uma coisa muito importante pra um filme. Ele ajuda a criar um ar de realismo pro longa, reconstituindo, muitas vezes junto com o cenário, uma imagem perfeita. Mas nem um bom figurino ajuda um filme como… Austrália. O tão falado “épico” de Baz Lurhmann  tem um figurino bem diferente, com roupas safari, com o requinte da aristocrata vivida por Kidman. Correto, mas nada ousado.

O filme de Sam Mendes, Foi Apenas um Sonho, tem também um ótimo figurino, sempre perto do glamour da década de 50. História e arte se encontram aqui, graças a Mendes e sua equipe.

Porém, o destaque é mais uma vez O Curioso Caso de Benjamin Button. Como o filme é uma caminhada seguindo os anos e anos de Benjamin (de trás pra frente) há várias mudanças no seu figurino, o que dá mais moral ao filme de Fincher ganhar essa categoria também.

 

gomorra

Gomorra merecia… mas ficou de fora!

Filme Estrangeiro

Na verdade não vi aos filmes estrangeiros que estão na disputa, mas falo aqui sobre dois filmes que deveriam esta na disputa. Primeiro o italiano Gomorra, um filme cru, com gosto de sangue, como vocês puderam perceber pela resenha feita pelo Filipêra. Um baita filme sobre a máfia napolitana e o Oscar o ignora; por favor….

O outro era mais uma chance do Brasil disputar, mas foi rejeitado pela Academia. Acho que nosso país teve uma boa chance com Cidade de Deus,  depois dessa com o Tropa. Mas inscrevem O Ano que Meus.... Por favor, é dá muito mole. Aí, nesse ano, Bruno Barreto lança seu drama, mas acabou não sendo valorizado. País que não tem cultura de cinema é assim mesmo!

 

Um abraço.

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo