sexta-feira, 17 de abril de 2009

Avatar Voz do Além

Os dinossauros vencem e querem inundar a baía dos piratas

 

pirate_montage_630x

Não adiantou nada Pete Sunde e cia terem mostrado que a promotoria nem sabia do que estava falando e quem estava acusando. Num ambiente com alta pressão política e cartas marcadas, dificilmente quatro transgressores subversivos conseguiriam vencer gigantes que representam dinossauros endinheirados a beira da extinção… mas que ainda têm muito dinheiro no bolso, e colocam a cabeça de qualquer um na guilhotina para protege-lo. Somente pelo espetáculo de transformar um julgamento em algo pop – coisa que John Grisham consegue com muito esforço – a coisa toda foi válida. Mas, mesmo assim, os três fundadores do Pirate Bay, Peter Sunde, Frederik Neij, Gottfrid Svartholm Warg, juntamente com seu investidor, Carl Lundstrom, foram condenados quase com a pena máxima por facilitarem a disponibilização de conteúdos com copyright.

Foi um ano de grade para cada um, e uma multa de 2,7 milhões de euros (R$ 7,8 milhões), para ser paga entre eles. É muito? Os dinossauros queriam mais… US$ 12 milhões (usei três moedas diferentes). E para provar que a coisa toda tinha ares de farsa, Peter Sunde twittou que os piratas estavam condenados uma hora antes do ocorrido, numa clara alusão que o veredicto já estava vazado antes da hora. E mesmo com a ameaça de ver o sol quadrado em breve, Peter ainda despejou mais do seu humor, dizendo que além de filmes e músicas para baixar, agora era a vez do processo. Ele aproveitou também para dizer que nada muda no Pirate Bay; o processo era contra seus fundadores e não contra o site em si.

O que mudou com essa condenação (parcial)? Muito pouco. Para a decisão ainda cabe recurso, o que pode fazer uma decisão definitiva demorar anos para sair. Na verdade, a curto prazo o Pirate Bay ganhou bastante coisa. Muito mais do que perdeu (se é que perdeu alguma coisa). Foram 22 milhões de usuários novos durante o período do julgamento, além de milhares de usuários suecos terem aderido ao seu serviço pago  que torna sua navegação na internet anônima, o IPREDATOR. Além disso, seu partido, o Partido Pirata Sueco, ganhou 50% mais integrantes nesse período e já é um dos maiores do país (1600 adesões em um único dia), e já está de olho nas eleições parlamentares suecas. Ou seja, cada vez mais o Pirate Bay ultrapassa o universo dos torrents e vira uma grife poderosa (quem ainda quiser me dar uma camisa deles, eu aceito).

Logo depois do resultado, Peter Sunde iniciou uma conferência e afirmou que prefere queimar tudo que tem do que pagar a indenização. Ele ainda deu seguimento a conferência citando o Google, e com razão, argumentando que ele fornece tantos links supostamente ilegais quanto eles. É só digitar Nine Inch Nails (ou o artista, filme, música a seu gosto) no Grande Oráculo da Internet e milhares de links aparecem. Você ainda pode refinar sua pesquisa para apenas procurar torrents, ou algo assim.

 

As duas perguntas que surgem com essa vitória parcial dos dinossauros são a)para onde vai o dinheiro da indenização? Para os artistas supostamente lesados, ou para os bolsos de tubarões que só pensam em dinheiro e não no incentivo da arte? b) será que os apoiadores de uma causa tão idiota e já perdida não vêem que isso abrirá procedência para processos de dezenas de milhares de sites? Por que eles acham que somente os sites mais conhecidos são processados?

Enfim, não vou dizer que tempos negros se aproximam, como falaram alguns por aí, porque realmente eles não estão se aproximando. A não ser que a MPAA, a FIAA e todas essas siglas idiotas tenham gente para mover processos pelo resto da vida…. mesmo assim inutilmente.

 

[Via Remixtures e Threat Level] Fotografias: Oscar Swartz / Threat Level

2 Comentaram...

Igor C. Barros disse...

Off-topic: Estou escrevendo este comentário de um Mac, no meu PC não consigo acessar este site porquê o antivírus AVG o acusa [injustamente, tá mais com cara de censura, sei lá] de conter vírus ou ameaças, era bom vocês verem que história é essa. Abraços!!

A Voz do Além disse...

Tô vendo isso agora. Parece que é um problema só com o AVG!
E não se preocupe que estamos averiguando!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo