sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fim da era de papel

Post by: humberTêra

cup

Estava eu ontem viajando na internet quando vi uma matéria bem interessante, ela dizia que o fim da editora Cambridge University Press (CUP) pode estar próximo,  isso por conta do gigantesco rombo criado pela competição com a mídia digital. O prejuizo chega a marca de 2 milhões de libras por ano.
Demitindo 150 funcionários, a editora fundada durante o império do rei Henrique VIII pode estar começando a vislumbrar seu ragnarok. O complicado dessa história toda é que essa mudança de mídia é inevitável. Antigamente comprar  cds, livros, revistas e filmes era uma dificuldade pelo (alto) valor  pago em cada um desses ítens, e na maioria das vezes o dinheiro ia praticamente inteiro para a produtora e não para os artistas; antes tínhamos que pagar caro e hoje em dia está tudo disponível em sites na internet.
Eu não acho errado que todos queiram ganhar dinheiro, mas acho que tudo deve ser comedido. Não é certo você pagar R$ 40,00  num cd, sendo  que seu custo real é de + ou - R$ 7,00.

cd

A internet trouxe várias facilidades e com elas grandes empresas ficaram prejudicadas,
mas ao em vêz de reduzir os custos mais e mais até o fim da empresa eles deveriam se adequar ao mundo atual (não saberia dizer como, mas sinceramente, o problema não é meu).
No show de uma banda que não me lembro o nome agora, o cd da mesma era vendido a R$ 5,00 cada, um preço que todos poderiam pagar e ainda ajudaria a diminuir a pirataria e downloads. Claro que o cd não vinha com encarte nem nada, mas é uma atitude empreendedora já que nem todos têm dinheiro para comprar um cd na loja pelo valor de R$ 35,00 ou R$ 40,00  (claro que sempre existirão os fãs hardcores que comprarão tudo que for lançado de sua banda favorita não importando o preço).
Em uma discussão com amigos há uns dias atrás, falávamos exatamente sobre isso, uma questão levantada foi o medo das GRANDES bandas acabarem devido ao prejuízo que estão tendo com a pirataria, mas as bandas continuam ganhando muito dinheiro nos shows, que no caso é o maior veiculo de arrecadação que eles têm, uma prova disso é o filiPêra que saiu daqui (Vila Velha/E.S) para ir até o Rio de Janeiro para poder ver o show de sua banda do coração, o Radiohead eu mesmo fui ao show do Rappa mesmo já tendo baixado seu novo cd entitulado 7 Vezes.

A mudança de mídia é inevitável. O compartilhamento de músicas, livros, revistas, games, filmes e tantas outras coisas só tende a crescer cada vez mais e mais. As grandes empresas que não apelarem para a criatividade no intuito de sobreviver nesse novo mercado cada vez mais competitivo estarão fadadas ao fracasso.
Assim como os filmes mudaram de Beta Max para fita VHS, depois para DVD e hoje são alugados pela internet, também aconteceu com a música, do vinil para a fita K7, CDs, e hoje também  são  vendidos em vários sites a R$ 1,99 cada música em formato mp3 (um bom exemplo é o ITunes criado pelo ante-cristo Steve Jobs).
Os jornais e revistas vão ter que fazer a mesma coisa para  se ajustarem ao novo mundo digital.

É Nozes!

2 Comentaram...

Cynthia disse...

acho q todo mundo já tá cansado dessa cruzada das gravadoras contra os sites q compartilham musicas, filmes, etc. em vez de de se reiventarem e reduzir a margem d lucro eles preferem colocar a culpa em pessoas q não ficaram presas no seculo passado... a mesma coisa para as editoras, agora que todo mundo tem smartphone, já poderiam estar liberando seus livros e revistas para serem comprados e lidos em seus celulares, mas ao invés disso, preferem cobrar $10 por revistas com menos de 100 páginas (raiva pessoal contra a Abril q me rouba todo mês quando vou comprar a Mundo Estranho e a Aventuras na Historia).

Joannah disse...

I recently came accross your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I dont know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.

Joannah

http://keyboardpiano.net

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo