terça-feira, 7 de abril de 2009

Avatar FiliPêra

Contos do Cargueiro Negro

 

watchmen-tales-of-the-black-freighter-

O Horror… o horror…

Essas são as únicas palavras que me vieram a mente após os pouco mais de vinte minutos da animação Contos do Cargueiro Negro, parte integrante de uma versão estendida do filme Watchmen. Mas, ao contrário de Apocalypse Now, o melhor filme de guerra que não é de guerra que a história já presenciou; o horror da frase não é sutil. Mas, o ponto inicial, e a linha de chegada pouco se diferem nas duas obras cinematográficas. Os métodos utilizados e a narrativa é que podem tornar as duas obras aparentemente tão díspares (não estou falando de qualidade ou importância, mas simplesmente de temas), mas em sua essência as duas mostram a jornada de um homem rumo ao maior pesadelo de suas vidas… até se tornarem parte integrante dele.

Para início de conversa, é preciso congratular Zack Snyder por ter filmado Contos (digo o mesmo de Coppola por adaptar o livro no Coração das Trevas). Nem o fã mais otimista poderia imaginar que isso aconteceria (se bem que o desenho acabou não integrando a versão para cinema do filme…). E melhor: filma sem concessões, sem cortes, fazendo uma animação de terror para gente grande… e nostálgica, já que o espírito da obra muito me lembrou os antigos Contos da Cripta, ou obras mais misteriosas como Além da Imaginação – com toques macabros.

Para se entender completamente o que é Contos do Cargueiro Negro, não é nem preciso dizer que é preciso conhecer Watchmen, embora um fã de filmes de terror ficará com os olhos cheios, mesmo sem saber quem é Rorscharch, Ozymandias e toda essa gente de nome estranho e atitudes ainda mais. Moore criou um universo bastante crível para emergir o leitor dentro do mundo dos vigilantes, tornando a leitura da HQ uma experiência que jamais conseguirá ser reproduzida nos cinemas.

No mundo dos vigilantes Contos do Cargueiro Negro é uma série de quadrinhos de terror que fez bastante sucesso, e um menino vai sempre a mesma banca de jornais para le-la. O conto que ele está lendo se chama Marroned (abandonado). A história remete as clássicas histórias de pirata, e toda a sua mitologia de terror (repare que nem mesmo uma série popular como Piratas do Caribe deixou de receber sua carga bizarra). No centro da trama temos um capitão de navio, único sobrevivente de um ataque do Cargueiro Negro. Ele acaba numa ilha deserta com sua tripulação, ou ao menos o que sobrou dela, traçando um plano desesperado para salvar Davidstown, a sua cidade, onde sua mulher e filhas se encontram (vou parar por aqui para segurar os spoilers…).

 

TalesoftheBlackFreighter_2

TalesOfTheBlackFreighter_3

A narrativa é perfeita – climática e poética na medida, ajudada pela voz espartana de Gerard Butler – e não fica a dever em nada ao conto presente na revista, chegando a peita-lo em alguns momentos (Moore, acho que aqui você pode sorrir). Os diretores são dois: Mike Smith e Daniel DelPurgatorio, que não fazem concessões de qualquer espécie (o BruNêra tava com medo, afirmando que a obra é bizarra demais para ser adaptada corretamente), chegando a colocar sua própria visão no conteúdo de Contos, como no fato das cores soturnas preencherem a animação, no lugar dos tons alegres e com tons de amarelo e azul que haviam nas páginas dos quadrinhos (que lá tinham a sua própria missão).

Ironicamente a maior trunfo de Contos do Cargueiro Negro é bem seu único problema: ele é uma obra única – ao menos nessa versão de DVD da animação – e perde qualidade ao ficar distante da narrativa de Watchmen, ficando com menor importância diante da obra original. Quando inserido devidamente no filme, o conto funciona como uma metáfora da jornada de Ozymandias, tendo que se juntar aos seus demônios para tentar livrar seu mundo de um grande mal, mesmo que para isso tenha que descer ao inferno para sempre. Ao fim esse pequeno conto nos mostra melhor como foi dura a jornada de Veidt, mesmo com ele tentando nos convencer que não foi.

Se a devida inserção for feita na versão foda do DVD do filme, e mesmo assim a olharmos de forma independente, será a melhor adaptação de uma obra de Alan Moore já feita. Ponto!

 

Tales of the Black Freighter (2009, EUA)

Diretor(es): Mike Smith (Futurama) e Daniel DelPurgatorio

Duração: 25 min

Nota: 9,0

2 Comentaram...

Anônimo disse...

e cade o link pra download pô!

sdm disse...

Eu achei a animação rápida de mais..Não necesariamente curta,mas indo rapida de mais as fatos.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo