quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Avatar Voz do Além

Um novo dedo-duro pode estar chegando

 

precision-urban-hopper-2

É fato que não gosto de robôs com qualquer espécie de inteligência artificial, e parte disto é culpa do monte de literatura sci-fi que leio. O grande problema é que máquinas provavelmente nunca terão qualquer espécie de pensamento subjetivo, que pode melhorar de acordo com o tempo que se tem algum aprendizado… e humanos, com tendências absurdas a buscarem a solução mais fácil, querem deixar coisas importantes, porém perigosas a cargo de robôs. Em síntese: não confio em humanos na maior parte do tempo, mas confio menos ainda em robôs, que não podem ouvir quase base de argumento, e não sabem de leis, mesmo as desrespeitadas frequentemente.

Um exemplo são os robôs militares, que não tem a capacidade de distinguir amigos de inimigos. E como o Pentágono gosta daquele velho discurso de não deixar ninguém pra trás, ou preservar vidas é o mais importante numa guerra, e eles usam isso como desculpa para injetarem bilhões de dólares em programas de pesquisa sobre robôs, que geralmente não vão a lugar algum.

Mas, em campos de guerra, o número de afetados por burrices de robôs teoricamente é menor, e “inocentes” morrem com menos frequência, ao contrário do que ocorrerá se robôs forem colocados para atuar no policiamento de cidades no dia-a-dia.  E o robô acima, é mais ou menos o protótipo de um robô-policial, embora suas funções sejam basicamente a patrulha. Ele tem o tamanho aproximado de uma caixa de sapato, e a habilidade de pular 7,5 metros de altura… o que acabou por batiza-lo de Precision Urban Hopper, ou saltador urbano de precisão. Os construtores da geringonça enfatizam que ele pode ser usado para vigiar pessoas em cidades e ajudar a procurar bombas. A previsão é que entre em operação no fim do ano que vem.  Ah! Foi tudo pago com dinheiro do Exército Americano…

Abaixo tem um vídeo com trequinho em funcionamento, e mostrando que pode escapar de prisões sem qualquer problema. Eu posso estar sendo paranóico, mas é possível que toda uma geração de robôs, com GBs de arquivos de gente procurada, seja usada no futuro para procurar e identificar criminosos. Ou quem sabe até alveja-los… tudo é possível na mente da galera meio maluca da Segurança do País do Tio Sam!

 

[Via Engadget]

4 Comentaram...

Anônimo disse...

Robôs militares algumas vezes são até meio bizarros, dem uma olhada aqui:http://www.youtube.com/watch?v=mpBG-nSRcrQ. Não sei vocês mas eu achei muito estranho.

murilo disse...

MEDO! Um robô especializado em vigiar pessoas já é demais para a minha paranóia.

Bixcoito! disse...

Admito que tenho medo da inteligência artificial. O que não falta são filmes que mostram catástrofes com robôs que se rebelaram e não duvido que realmente aconteça algo assim com o avanço dessa tecnologia.
Prefiro a máquina sendo operada por nós, assim garantimos nossa segurança.

Anônimo disse...

Robozinho do Minority Report, VAI!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo