quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Avatar Voz do Além

O chute da WWF nos bagos americanos

 

tsunami

Eu não sou nada fã de propagandas. São chatas, e geralmente não passam disso. Em 90% dos casos nem o produto conseguem vender. Mas propagandas ambientais são mais aguerridas e com uma mensagem melhor, geralmente porque não querem vender nada comercial, apenas uma idéia. Muitos podem dizer que todas elas não passam de parcas iniciativas, mas vejo como complementos de ações que organizações como o Greenpeace e a própria WWF fazem.

A última polêmica - e põe polêmica nisso - diz respeito a propaganda da agência DDB Brasil, que está sendo considerada desrespeitosa com os americanos, sempre cheios daqueles sentimentos falsos. E não estamos falando de qualquer peça publicitária, e sim de algo premiado, mais especificamente com o Merit, no OneShow (para publicitários isso deve significar algo).

Basicamente a propaganda prega algo bastante óbvio, dizendo que a tsunami na Ásia matou mais de 100 vezes que o 11 de setembro, o que qualquer um que sabe contar e tem acesso à estatísticas deve saber. A forma como eles contaram - bem criativa, diga-se de passagem - é que foi o centro do problema, pois mostra vários aviões voando em direção ao World Trade Center, o que encheu os americanos do eterno mimimi deles.

E a casa caiu pra cima da galera da DDB Brasil. Mais correto seria dizer o mundo caiu, já que todos viraram as costas para a propaganda, naquele velho estilo filho feio não tem pai. A WWF disse que o comercial jamais foi aprovado, enquanto a própria DDB pediu desculpas pelo conteúdo da propaganda, afirmando que a mesma não está de acordo com sua filosofia.

A mídia americana ainda aproveitou para colocar a língua de fora e soltar o verbo. Sobrou até para o OneShow, que premiou a peça. Keith Olbermann, do programa Countdown, disse que a equipe da DDB são as piores pessoas do mundo, e que espera que o presidente da empresa morra de fome.

É claro que eles só reclamam por ter a ferida doendo, afinal, gastam somas inacreditáveis com guerras para combater o terrorismo (supostamente para salvar vidas), quando os verdadeiros ceifadores de vidas estão longe de campos de batalha. Assista a propaganda abaixo e tire suas próprias conclusões…

 

Brainstorm #9 [Via Vivo Verde | Com dica do Paulo Martins]

27 Comentaram...

Anônimo disse...

Genial!!

Anônimo disse...

Chutou nos bagos, mas depois sobrou. Que assumissem o chute com orgulho, pois assim ficou feio para a WWF também...

[]s
Compulsivo

Anônimo disse...

Ouch!

Gabriel Dread

André Pacheco disse...

Ótima propaganda. Gosto de comerciais assim, que mostram sem cerimônia o ideia.

A agência não tinha nada que pedir desculpas, principalmente em se tratando do orgulho americano de achar que só eles não podem ser atacados.

Maday disse...

Tem gnt q achou essa peça ótima, mas oq achariam se o fosse um anuncio feito por uma empresa norte americana q retratrasse alguma cidade brasileira mostrando pobreza em larga escala, com alguma frase de significado semelhante (isso não é nda, existe um prob mto pior)? afude tbm, ótima propaganda ?


"... gastam somas inacreditáveis com guerras para combater o terrorismo "

A empresa de propaganda serve divulgar um produto/serviço/idéia através da peça ou para pregar moralismo e fazer uma rsenha critica do envolvimento bélico americano? Isso não seria papel dos jornalistas ao invés de publicitários ?

May Cry disse...

Esses americanos são umas bichinhas, tadinhos...Nem prestaram atenção na mensagem.

Onigiri san disse...

Detalhe que sequer atacar o orgulho americano eles atacaram. Eles até falaram que foi uma das piores tragédias já acontecidas. Apenas fizeram uma analogia ao 11 de setembro para mostrar o que aconteceu na Ásia, já que muitas pessoas menos informadas (e alienadas a.k.a. estadunidenses) não tem noção do estrago que foi.

Ao "Maday": nosso país vive SIM um problema com a pobreza e a miséria. E ele vive SIM nessa situação em larga escala. Se fizessem uma propaganda utilizando-se disso para, então, mostrar alguma coisa que deve ser mudada, é válido. A qualidade da propaganda dependeria de como seria administrada a sua edição e o seu conteúdo, de modo que claramente não ofenda o país em questão.
Como os EUA podem reclamar de uma propaganda dessas, se eles já fizeram (ao que me consta) no mínimo dois filmes sobre o assunto (e visivelmente comerciais) antes mesmo dos corpos esfriarem no caixão?

Anônimo disse...

Vamos parar com solidariedade com quem não merece.

Logicamente lamento pelas famílias inocentes dos atentados. Mas os americanos são extremamente bairristas. Se importam somente com o que acontece com eles, o resto do mundo é apenas uma curiosidade.

Não esqueçam que a CIA promoveu tortura e mortes em toda américa do Sul e para que ? Só para manter hegemonia política. E não digam que é invenção, os próprios arquivos da CIA assumem tudo.

Vamos relembrar outra tragédia americana, o Katrina. Se não me engano foram menos de 1000 mortes. Foi tudo considerado como uma das piores tragédias da humanidade, principalmente pela mídia, inclusive a nossa, sempre puxando saco dos EUA. Mas quem lembra de outra tragédia daquele ano ? Um terremoto, no paquistão, deixou CENTENAS de milhares de mortos, outros muitos sem casa ou ter o que comer. Ninguém lembra se quer, só porque está fora da mídia.

E daí, uma vida americana vale mais que 10000 do paquistão ?

Vamos abrir o olho, pessoal. Eua só merecem o mesmo respeito dos outros países, nada mais, não são melhores.

Daiane [VivoVerde] disse...

No meu blog me mandaram até tomar no CU


¬¬

Anônimo disse...

melhor impossivel... XD
e deviam ter assumido sim.. "qm pariu q assuma os seus".

E se tivessem assumido, em vez de fugir, talvez os estilhaços do vidro que eles quebraram, não teriam ido tão longe. Pq seriam duas frentes de briga.

ann-e

Anônimo disse...

Vamos deixar de ser xenofóbicos e aprender que nem todo americano é bairrista e presunçoso e nem todo brasileiro é gente fina e trabalhador.
A propaganda tá ótima mas realmente podia ter outro enfoque além do 11/09. Se fosse os aviões indo direto pro cristo redentor, neguinho aqui ia dar pulo e falar que era invenção dos americanos.
A idéia final da propaganda é: Você se importa com as tragédias ambientais também? O que têm feito pelo seu planeta?
aposto que a maioria que ler este post e muito mais os que criticarem nem ao menos sabem o que á a camada de ozônio.

Yamato disse...

Não vi nada demais. Se esta peça publicitária ofendeu alguém tomara que tenha sido o maior financiador do Osama Bin Laden, ele mesmo, George Bush pai. Americano é cheio de viadagem. Não pode mostrar nada para eles que ficam "dodóizinhos" em seu espírito de porco nacionalista. Gostam de meter o bedelho em tudo e aí, vem um muçulmano de nome Mohamed Ali, aliás tenho um amigo com esse nome, e mete uma bomba nos cornos deles e todos mostram-se coitadinhos aos olhos do resto do mundo. São os mesmos americanos, guardadas as devidas gerações, que se meteram na China, Coréia, Vietnã, países diversos da América do Sul, incluso o Brasil, ou vocês acham que o gole militar de 64 não teve o dedo deles devido a proximidade do governo João Goulart com os comunistas comedores de criancinhas (hoje sabemos que comedores de crianças são chamados de pedófilos)? Meteram-se, opa, com o povo muçulmano, Afeganistão, Paquistão e outros "ãos" existentes por lá ensinado a turma a meter bala nos russos, que também não são flor que se cheire, aliás nenhum povo o é, e o resultado quando a turma do Osama descobriu os verdadeiros culpados pela caca em que viviam é lembrado com "dor e sofrimento" pelo povinho "motherfucker asshole" (não posso negar que sou americanizado) todo dia 11 de Setembro desde então.
A propaganda é ótima. Somos nós a verdadeira força destruidora de nosso planeta, o qual está revidando com juros e correção monetária. Quem dera os rendimentos de nossa poupança, a monetária não a evacuadora, fossem assim.

Anônimo disse...

Maday

" Mas os americanos são extremamente bairristas. Se importam somente com o que acontece com eles, o resto do mundo é apenas uma curiosidade."

Vc conhece ou conheceu algum americano pessoalmente ?

" Se fizessem uma propaganda utilizando-se disso para, então, mostrar alguma coisa que deve ser mudada, é válido. "

Sim, mas no caso hipotetico q sugeri, a pobreza brasileira é unicamente mostrada para comentar e fazer alusão a outro prob. e não para se fazer alguma mudança positiva a respeito da nossa pobreza...


E levanto novamente a questão, o anuncio da WWF é parar promover a org. ou serve para pregar algum moralismo e ser panfletario ?

Anônimo disse...

Maday

cont. as pessoas citam crimes de guerra americanos como motivo para o tal "chute nos bagos" mas qual é o foco: julgar os americanos p/ tds os crimes q fizeram contra a humanidade através de um discurso cliche de direita (nos latino americanos, excluidos, explorados mas nunca responsaveis pela nossa propria miséria) ou promover o cuidado da natureza ?

Anônimo disse...

Maday

Quando o Brasil foi retratado de forma caricata nos Simpsons, td mundo aqui pirou o governo do estado do Rio até entrou com um processo contra. Não sei pq dos brasileiros afirmarem que essa polemica é uma tempestade em copo d’agua, a imagem e orgulho deles doi tanto qto a nossa.

Se os Brasileiros tiveram a possibilidade de abrir processo contra um desenho caricata q ja retratou diversos países de forma distorcida para fins comicos (até msm os de 1° mundo vomo França e Japão) , acho mais q os Americanos tem o direito de proessar a DM9 tbm (neste caso nda comico)

Anônimo disse...

Leia me inglês um interessante comentário sobre o que occorreu - BUSTED: Environmental Group DID Approve Shock 9/11 Ad (VIDEO) - read more @businessinsider http://cuen.to/uNpDR

Velho da Montanha disse...

Muito facil ser antiamericano, é modinha de nerd pseudo intelectual, de comunista de universidade.

falam mal dos americanos mas consomem todo o lixo que eles poe no mercado, dedicam suas vidas a adorar e imitar a cultura deles que nem macacos, copiam até o antiamericanismo de americanos como Michael Moore.

afirmam-se "nerds" e de onde veio isso ? da cultura americana!!

muito fácil.

uma coisa é uma catastrofe ambiental, outra é um atentado terrorista SIMULADO pelo governo Bush pra justificar uma guerra, coisas totalmente diferentes, e não venham com papo furado ingenuop de verdes dizendo que os tsunamis foram causados pela destruição do ecosistema, daqui a pouco vão dizer que a destruição de Pompéia foi causada pela poluição, uhahahuahuhau

e como bem foi dito ai em cima, quando sacaneiam com o Brasil lá fora aqui tb tem genet que reclama, e com razão, isso não devia ser tolerado.

eu acho que essa propaganda é oportunista, sensacionalista e barata, na verdade nem merecia comentarios.

May Cry disse...

A propagada nem critica os Estados Unidos, apenas usa a imagem de uma catástrofe na qual os americanos se reconhecem, e multiplica essa imagem para gerar uma idéia de proporção em relação a outra catástrofe, essa natural. Sem nenhum viés político implícito. Reclamar disso é muito mimimi barato, muita ardência anal yankee. Eles se sentem no direito de fazer coisa bem pior. E sempre na posição de umbigo do mundo.

Anônimo disse...

Só o furico deles dói. No dos outros é hall's...

M7 disse...

Mauro, o termo SIMULADO é totalmente infeliz... você pode atribuir o atentado a quem quiser, mas, independente do autor ou autores, as torres cairam, e pessoas morreram. E isso não foi uma simulação. Simulações não matam.
Não achei a propaganda boa, mas não achei ofensiva. Achei fraca, em vista do objetivo.

Anônimo disse...

eu achei muito inteligente a propaganda e alem do mais não disse nenhuma mentira... as catastrofes naturais matam mais do que o 11 de setembro... o problema é que pra eles, desde que não matem os americanos o resto do mundo não vale nada....

Não devia pedir desculpa, não ofendeu nem mostrou nada demais.

Foi criativa e chamou a atenção.

Eduardo Dario disse...

Nossa, otima essa propaganda, direta, bem desenvolvida, e concordo que a empresa não devia ter se desculpado, esse falso patriotismo americano, nação egoista!

Leandro Ilek disse...

A propaganda é ótima sim. Se fosse comparando com a guerra do trafico no Rio ou mortes por acidentes de transito, também faria sentido.

Carla disse...

Faltou uma imagem do tsunami no final para não parecer que eh uma critica aos EUA e sim uma comparação de tragedias.

Anônimo disse...

atenção!!!Já que ninguém assume a autoria, eu assumo!!!!A idéia é minha!!!!Ah não esquecam as baleias mortas pelo japão todo ano na antartida e o único grupo ambiental que combate é o Sea Shefferd com bandeira pirata porque nenhum pais os aceita...

Anônimo disse...

Ah,meu nome é João Ribeiro, de São José do Norte/RS, e asumo a autoria do vídeo, já que ninguém é corajoso o suficiente para mostrar algo de bom e criativo que leva a todos a conscientização para uma melhor preservação de nosso planeta.Por falar em assumir:aqueles que não gostaram vão assumir também?falem comigo, joao.ype@hotmail.com

Etevaldo disse...

Não quero entrar em detalhes "tecnicos" com o pessoal mais entendido aí acima. Na minha humilde e parca opinião, qualquer propaganda que utiliza fatos que deixaram alguém órfão, por exemplo, deveria ser evitada! Mas como disse é minha opinião.


Mas preciso também salientar a hipocrisia dos americanos. O atentado contra eles aconteceu, lamentável. Mas o que dizer das mais de 250 mil vítimas civís no Iraque desde que eles começaram uma falsa guerra em nome da indústria armamentista e petrolífera?

E das milhares de famílias bósnias que viram seus filhos, seus idosos e suas mulheres serem miserávelmente chacinados enquanto os EUA assistia tudo de braços cruzados?

E mais gráve ainda, o que aconteceu em Ruanda, com os Tutsis e os Hutus, ou o que acontece atualmente no Haiti, onde o Brasil abraçou a causa?

Os americanos possuem um defeito muito sério: acreditam que o umbigo do universo fica lá.

Mas é isso. Tirando a ingenuidade da DDB Brasil e da hipocrisia americana, o resto é pura opinião de um leitor qualquer!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo