quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Avatar Voz do Além

Criptografia do futuro já foi hackeada

 

gato-quantum

Muito se tem falado em computação quântica, que basicamente se baseia na Lei da Probabilidade e nos vários estados de uma molécula, que na Física Quântica pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Isso representaria o fim do sistema mais limitador da informática: a dualidade bítica (ou algo assim, inventei o nome agora), que é representado pela linguagem binária, e o famoso aceso/apagado que cursos de Informática meia boca de meados dos anos 90 tanto gostavam de usar (não vou iludir vocês dizendo que sei tudo sobre computação quântica, então leiam ESSE artigo, e ESSE, para entender melhor). Apesar de ser considerada o futuro, a Informática Quântica ainda está engatinhando, portanto não espere nada do gênero chutando a bunda do seu PC em menos de de 10 anos, o que é uma eternidade em se tratando do frenético mundo da computação.

Pois bem, a criptografia baseada no princípio quântico foi de cara considerada 100% segura por evangelistas dela. E 100% segura significa que NINGUÉM NUNCA conseguirá quebra-la. Mas cientistas do MIT já fizeram essa galera engolir metade das letras proferidas por eles, ao conseguir decodificar 50% de uma transmissão utilizando a tão falada e segura criptografia, com uma espécie de grampo, parecido com os usados em escutas telefônicas.

Apesar do método usado pelos nerds do MIT não ser 100% eficaz - como disse, apenas 50% da transmissão foi decodificada - isso soa como um soco nos bagos dos que afirmavam ser ela completamente à prova de hackers. E tem mais: o teste mostrou que outra lenda da criptografia quântica foi quebrada: dizia-se ser impossível espionar uma rede do tipo e não ser detectado, pois o ato, teoricamente, quebra o modo como os fótons da interação molecular interagem, e isso gera uma série de erros na transmissão que podem ser facilmente detectados.

Para dar um jeito nisso e saírem livres, os cientistas usaram um aparato ótico que permitiu o entrelaçamento das partículas enquanto estava espionando - foi mais ou menos como se ele tivesse duplicado a transmissão e lido a cópia, sem afetar a original. A técnica não é perfeita, e apenas por isso é que não foi possível hackear toda a transmissão. Mas, como a teoria diz que esse aparelho pode existir, os cientistas continuarão com as pesquisas… só não acredite em alguma coisa 100% segura na informática.

 

[Via Engadget]

3 Comentaram...

Max, O Observador disse...

3 coisas:
1- não existe nada totalmente seguro, só existe coisas mais seguras!(isso vale para tudo, urnas eletrônicas, abrigos contra zumbis, etc.)
2-a mecânica quântica está no equivalente de uns 50 anos atrás da eletrônica atual, ou seja, nada é certo, e isso somente é uma prova de q os transistores como conhecemos vão durar muito tempo ainda, por causa disso e da nanotecnologia(se bem que eles já estão enconstando no limite de tamanho e de velocidade...).
3- esses caras que dizem que é 100% segura são uns manés, provavelmente americanos (eu não vou entrar neste caso pq é uma coisa muito complexa de se explicar, pois envolve dinheiro, fama, etc.) simplesmente muito complicado assim.

Moziel T.Monk disse...

A segurança da criptografia quântica se baseava justamente na suposta impossibilidade de se interceptar a transmissão sem alterar a polarização dos fótons, o que adulteraria a mensagem e revelaria a presença de "grampo". Se os "cabras" do MIT já conseguiram sucesso com 50%, definitivamente não dá para acreditar em nada 100 % seguro na informática.

Aleatório disse...

Como se diz em computação, não tem como se dizer que algo é 100% seguro pois não tem como "Mapear a Criatividade Humana"

Att.

João Lucas Scharf, o Aleatório

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo