quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Avatar Felipe

Chegou o Opera 10

 

opera

Finalmente foi lançada a nova versão do Opera, um dos melhores navegadores para internet que existem, porém, o menos usado pelas pessoas. Até bem pouco tempo atrás, eu era um feliz usuário do Firefox, até conhecer o Opera e suas facilidades.

A primeira coisa que chama atenção nesta versão 10 (sim, o Opera já é bem antigo) é o visual. Sei que muita gente vai dizer que não se importa com a aparência, e que o importante mesmo são as funcionalidades. Isso até pode ser verdade para o usuário médio ou avançado, mas o usuário comum geralmente escolhe os programas que ficam mais bonitos no PC. E esse novo Opera está muito mais bonito que os anteriores. Nas outras versões, as abas, por exemplo, ficavam grudadas umas nas outras, agora elas têm um pequeno espaço que as separa. Pode parecer bobagem, mas isso facilita a navegação.

E por falar em abas, elas trazem duas inovações. A primeira é que, no lugar das abas tradicionais, você pode escolher ver miniaturas das páginas abertas. O problema é que isso ocupa um espaço considerável da tela, mas é justamente aí que entra outra inovação do Opera 10: o usuário pode escolher onde as abas vão ficar localizadas. Além da tradicional parte de cima, elas podem ser colocadas na parte de baixo ou em um dos lados da tela. Pessoas que têm monitor widescreen com alta resolução podem, tranquilamente, deixar as miniaturas em um dos cantos e ainda ter uma boa visualização da página.

 

opera_abas_direita

opera_abas_email opera_abas_embaixo opera_abas_esquerda opera_miniaturas

Mas não foi a parte visual que me fez mudar para o Opera, até porque nem utilizo as miniaturas. O bom mesmo está no que já vem instalado nele, como o Opera Mail, um cliente de e-mail muito simples de configurar e que funciona muito bem. Antes eu usava o Thunderbird, um programa da Mozilla (a mesma do Firefox), e não gostei muito. E, assim como todo os resto do navegador, o Opera Mail também está mais bonito, com cores em todos os ícones do menu. Aliás, essa é outra diferença da versão 10 para as anteriores: antigamente tudo no Opera era preto ou cinza, agora ele tem uma paleta de cores um pouco maior. E eu já ia me esquecendo, o Opera Mail agora tem opção de usar o formato HTML para escrever mensagens, ideal para quem gosta de enviar e-mails com letras coloridas ou com imagens no corpo do texto.

Outro ponto positivo do grande O é o sistema de feeds, muito útil para quem acompanha vários blogs. Alguns podem dizer que o Firefox também tem esse sistema, mas eu acho o do Opera bem melhor. Ele carrega as novas postagens como se fosse um e-mail, sem precisar entrar no blog. Já o Firefox carrega toda a página do blog, o que pode ser um saco para quem tem conexão mais lenta.

 

27057142

E com essa nova versão, o Opera simplesmente chegou a perfeição no maior rali de destruição de navegadores: o Acid3, que mede a compatibilidade dos navegadores com os padrões da Web. Se o Firefox 3.5.2 consegue um excelente 93 no teste (clique no link para faze-lo rapidamente), o Opera 10 obtém um 10o. Isso quer dizer que se um site não carregou direito no Opera, ele não foi bem produzido, ou não atendeu a algum padrão da web.

E, pensando em pessoas com conexão mais lenta, essa nova versão vem com o Opera Turbo, um botão que fica no canto inferior esquerdo e que promete acelerar a abertura de páginas. Ele pode ser deixado no automático e vai se ativar sozinho quando detectar que você está conectado em uma rede lenta. Não posso dizer se funciona porque minha conexão não é tão ruim, então não usei esse recurso. E Turbo também é o motor central do Opera que, ao menos para mim, e preliminarmente, pareceu bem mais rápido que o do Opera 9.64.

E por último, mas definitivamente não menos importante, temos a sincronização do Opera. Quando o usuário instala o navegador, ele tem a opção de criar uma conta no site da empresa, depois é só ir no menu arquivo e clicar em sincronização. O Opera vai salvar online todos os seus favoritos e algumas outras configurações. Chega daquele desespero de perder seus sites favoritos quando tiver que formatar sua máquina, basta reinstalar o Opera, logar e seus favoritos estarão de volta.

Claro que nem tudo são flores e algumas coisas poderiam ser melhores. Pra mim, ainda falta no Opera o recurso de auto-completar. É um saco ter que digitar meu endereço de e-mail completo toda vez que vou entrar no Orkut. E falando no Orkut, o Google Talk não funciona no Opera. Mas o defeito mais grave mesmo é o logotipo. Poxa, custava fazer algo maneiro como a raposinha de fogo?

Se você já usa algum navegador que não seja o Internet Explorer, significa que está aberto a novidades, então dê uma chance ao Opera porque vale a pena. Mas se você ainda é adepto do navegador da Microsoft, experimenta pelo menos o Firefox.

15 Comentaram...

Seta disse...

Eu já baixei o Opera na minha conta dos PCs da universidade e estou pra formatar meu notebook e colocar o Opera em seguida. Pergunta:
Como coloco os icones (com links) dos meus sites favoritos na Barra Pessoal do Opera?

E o Google Chrome 3.0.195.10 também recebeu 100/100 no Acid3

May Cry disse...

estava usando o opera unite, e quando fiz a instalação do 10, o unite sumiu. Sabe dizer porque?

Pedroca El Diablo disse...

E o unite, como ficou essa carroça???

Bixcoito! disse...

Tô com o Opera 9 e jájá vou instalar o 10. Pena que não tem o auto-completar, mas é sem dúvidas um ótimo navegador. Muito rápido. =D

Anônimo disse...

nossa to tentando baixa a atualização aki.. ta dizendo q vai demora umas 4 horas...

murilo disse...

A galera crítica, mas eu uso o Chrome. Acho bem mais rápido que o IE, até porque uso muitos serviços do Google.

Slade disse...

Eu gosto muito do Opera, uso ele já a alguns meses, porém, me tirem uma dúvida, é só comigo ou o Mercado Livre não funciona direito no Opera? O Orkut também não abre o scrapbook de ninguém aqui... o que me faz alternar bastante entre Chrome e Opera..

isabella disse...

opera 10 > all :D

MrVallence disse...

Parece muito bom mas... não o suficiente para abandonar a rapozinha de fogo.

Aleatório disse...

Não entendi o que tem de errado com o logo da Opera?

Att.

João Lucas Scharf, o Aleatório

Aleatório disse...

murilo,
IE == FAIL!

Att.

João Luycas Scharf, o Aleatório

Alvaro Trigo Fernandes disse...

amigo, tbm sou um fã do opera e gostaria de lhe fazer uma correção: o opera auto-completa sim (não do jeito normal, mas até melhor)!

tem uma função em ferramentas que chama "formularios".´la vc preenche alguns dados como nome, endereço, mail... é uma senhora mão na roda pra poupar tempo e AUTO-COMPLETA SEU MAIL AO ORKUTAR!!

tharam!!!

:P

Anônimo disse...

Uso o Opera desde a versão 8 e não tenho do que reclamar, algumas paginas não funcionam direito porque foram mal escritas, o orkut é uma delas, porque você acha que o orkut funcionam melhor no chrome?(fica a duvida), mas deixando isso de lado o opera é o melhor navegador atualmente, o mais leve e o mais funcional, não sou fanboy do opera, até porque uso o firefox e as vezes o IE

Anônimo disse...

Uso o opera a varios anos. Gosto muito. Usa abas há muito tempo. Da pra customizar pra valer! Tem skins aos montes. Mas tem coisas que enchem o s.ko. Quando quero anexar no yahoo mail pulo pro chrome. No opera da erro. Talvez ja tenham corrigido, mas cansei de tentar. Agora mesmo no site do mercado livre quero refinar a pesquisa pelo meu estado, mas o botao de '+'opções não funciona. colo a url em qualquer outro navegador e vai normal. Talvez tenha que configurar sei la o que, mas ai já é demais pra algo tão simples. Mesmo assim recomendo, os caras são os melhores em inovação.

bee disse...

Eu tava usando o Opera 10,tudo perfeito,pisando no fireeatmemory,a resolução das imagens tava horrível,o que é?

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo