sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Avatar Voz do Além

França aperta pro lado dos downloaders… resta saber até quando!

 

sarkozy

Como falei há quase um ano AQUI, Sarkozy é um cara que não gosta de downloads, e nem dos downloaders. Não vou ficar aqui falando que ele está em conluio com alguma associação anti-pirataria pois não tenho provas, mas que a coisa soa assim, isso soa. O fato é que o narigudo presidente da França E político com esposa mais pegável que conheço, está querendo acabar com a alegria de quem faz downloads no país de Napoleão.

A idéia de ter uma lei francesa que possa acabar com a farra de quem compartilha pela internet é antiga, mas dessa vez foi plenamente aprovada no Assembléia Nacional Francesa, no dia 15 de setembro - eles já haviam aprovado uma vez, mas quase metade do texto foi considerado inconstitucional. MAS, isso ainda não significa que entrará em vigor, pois o Conselho Constitucional de França, uma espécie de consultor interno da legalidade das leis aprovadas pelo plenário, ainda precisa estuda-la.

Basicamente a lei diz que o sujeito que fizer downloads ilegais terá a sua internet cortada. A primeira vez que se constatar isso será mandado um email, depois, se o maldito downloader continuar, ele recebe uma carta… se for insistente e corajoso, não tem jeito, a internet será desligada por um período de um mês a um ano, dependendo do tamanho do estrago que o criminoso fez no sistema.

A diferença dessa lei para a anterior - a reprovada - é que não será uma autoridade civil (a chamada HADOPI) que ficará a cargo dos cortes, e sim autorizações judiciais. Cabe ao órgão apenas monitorar quem faz os downloads ilegais e requerer uma ordem judicial para tomar as medidas previstas na lei.

Bom, mas críticas ao novo texto também não faltam, principalmente por parte da oposição a Sarkozy. O principal ponto é o fato de ser inconstitucional (na visão deles), o desligamento de internet sem julgamentos, pois o modo adotado pela HADOPI para fazer o levantamento dos downloads feitos é falho, além do fato de que a própria instituição não tem poderes de polícia para fazer esse monitoramento.

Apesar das associações de direitos autorais estarem vibrando com o exemplo francês para o mundo, o fato é que o lobby de empresas ISP (provedoras de internet) é forte. No momento elas cooperam porque parece vantajoso, mas quando os clientes estiverem migrando para as menores, as mais poderosas vão começar a contestar essas leis… e como o governo também depende delas, e não pode bancar esses prejuízos, vai ter que enfrenta-las, e aí é briga de cães de sarnentos com o estômago cheio.

Aguardem os próximos desdobramentos… mas, enquanto isso tem tribunal no Brasil considera ilegal a troca de arquivos.

 

[Via Remixtures | Com dica do Paulo Martins]

4 Comentaram...

Vinícius disse...

Pois é, tinha acabado de ler essa sobre o K-Lite quando vi a atualização desse post aqui do NSN.Os computadores hoje em dia já saem de fábrica com gravadores de CD e DVD, bandas disponibilizam músicas para download e esse impasse quanto à pirataria continua.A questão real não é se a troca de arquivos gera lucro, mas quem retém esse lucro, e na maioria dos casos não é o autor da obra (seja software, imagem, video ou música).É como se quisessem proibir alguém de gravar um filme que fosse ao ar,em qualquer canal de tv, em fitas de VHS, alegando pirataria.Pra que criar então o maldito video-cassete, gravador de mídia, I-Pod, o que seja?

MPauloS disse...

"No momento elas cooperam porque parece vantajoso, mas quando os clientes estiverem migrando para as menores, as mais poderosas vão começar a contestar essas leis… e como o governo também depende delas, e não pode bancar esses prejuízos, vai ter que enfrenta-las, e aí é briga de cães de sarnentos com o estômago cheio."

A mais pura verdade, no momento em que eles verem que seus usuários estão migrando para outros "serviços mais vantajosos" a coisa vai ficar preta, me pergunto se eles também farão aquelas "paseatas quebra tudo o que tem pela frente" como geralmente fazem.

Velho da Montanha disse...

eles estão certos, vagabundo quer escutar musica?


vai ter que pagar !!

vai trabalhar vagabundo, vai trabalhar criatura !!


uahhauuahuahuahuhau

Leonardo Coutinho disse...

Aposto que os nerds não serão parados!!!

Use Proxy e seja feliz!!! nem vão sentir os downloads passando

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo