sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Avatar Colaborador Nerd

Quinta With PSP

Por Galvão*

 

psp

Design Arrojado, Portátil, Útil, e também parece ser extremamente saboroso

Olá leitores leais da NSN!
Já devem ter visto um post meu aqui há algum tempo... Mas agora vim para "ficar". A cada quinta feira, um post sobre PSP, o console portátil mais problemático que já tive em mãos.

Nessa coluna visarei ajudar vocês, que são, assim como eu, novos donos de um PSP, seja lá qual a "série" dele (1000, 2000 ou 3000). Espero que tudo dê certo aqui. Então, vamos começar já. Primeira coisa:

- PSP É um Playstation Portátil + Gadgets de mentirinha. Porque de mentirinha? Na boa, tente acessar a internet pelo Navegador padrão do PSP. Não presta. Se você quiser algum Gadget BOM, vai ter que apelar para os HomeBrews, que são programinhas para o PSP, criados por pessoas como eu e você.

- Jogos 3 tipos: UMD, que é a micro-mídia padrão do PSP. ISO, que são imagens dos UMD (não me pergunte porque diabos se chama Imagem). E os CSO, que é a MESMA COISA que a ISO... Só que mais leve.

- Música Só coloque se for viajar e se tiver fones de ouvido potentes. Do contrário, nem tente.

- Vídeo Talvez preste. Tenha um Memory Stick (Cartão de Memória) descente, e então pode tentar à vontade.

- Internet DON'T DO IT. (A não ser que você queria usar o Skype do 3000 ou o "Mini-Opera")

UMD psp

Esse bicho estranho e pequeno custa uns 100 reais ou mais. Vai destravar o PSP, ou vai comprar o CDzinho?

Isso é o básico que você tem que saber sobre o seu novo aparelho. Ao menos por enquanto. Agora vamos para a parte que interessa a qualquer novo dono de um PSP. A parte sobre jogar QUALQUER JOGO QUE SUA INTERNET PODER BAIXAR. Sim, essa é a melhor parte! Estamos falando de jogos de 1,8GB no máximo para seu PSP. E não são quaisquer jogos, são jogos MUITO bem feitos (pelo menos em sua maioria).

Bom, você vai lá, compra seu PSP, ele chega lindo lindo lindo, você abre seu uTorrent, baixa 30GB de jogos ISO e CSO, compra um Memory Stick DUO (aqueles de máquina digital. Tanto faz Sony, quanto SanDisk, ambos kick ass), bota os jogos nele, bota no PSP e adivinha??? NADA NO PSP!!

Você grita: "OMFG! Cadê meus jogos?! Eu juro que tinha posto eles no MemoryStick!" Pois é. Ele está no MemoryStick, mas seu PSP é uma criança burra que não sabe ler (ainda)... E se for um PSP-3000 (ou 3K, take your poison), será uma criança que não sabe ler e com amnésia.

Uma coisa de cada vez
Tens que aprender que a Sony é chata demais. Ela cria de vez em quando uma coisa chamada "Firmware", ou FW, ou OFW, Oficial FirmWare. Alguns jogos, irão pedir FW 3.06, 4.40, 5.55, 9.50, que seja. (Não, 9.50 não existe, brincadeira). E para rodar jogos você precisa de uma Custom FirmWare, uma CFW.  CFW é uma coisa simples, é, basicamente, uma FirmWare modificada geneticamente, para que o PSP aprenda a ler no seu Memory Stick DUO maravilhoso.

O mais útil e estável é a CFW Gen A 5.03. "O que é Gen A?" Sei lá, mas funciona muito bem.

"Como fazer isso? Como vou saber qual a FW do meu PSP?"
Ligue-o > Definições > Definições de Sistema > Informação do Sistema.
Vai estar lá: "Software do Sistema: X.XX"

"E se a minha não for 5.03?"
Google -> Upgrade PSP 5.03

 

XMBPSP

Interface padrão do PSP. Você vai ver isso MUITO ainda na sua vida

Normalmente terá um pequeno tutorial que você deve seguir... Que normalmente é algo do tipo: "Cole o arquivo EBOOT no seu Memory Stick DUO, na pasta PSP > GAME > UPDATE (Se a pasta não existir, crie-a). Ligue o PSP, em Jogos terá o Update lá... Suba a data dele! Simples assim. Quando ligar, vá para a Informação do Sistema de novo. Se fez certo, verá lá: "Software do Sistema: Versão 5.03". Bom, no PSP 3000 ao menos, não sei os outros sistemas, baixe o ChickHen R2. Para instala-lo, siga as instruções:

- Baixe o ChickHen R2;
- Haverá uma pasta chamada SLIM, vá lá, copie a pasta "ChickHen" de lá, e coloque na sua pasta PSP > PHOTO (Se a pasta não existir, crie-a).

- Copie o arquivo h.bin para o "Root" do Memory Stick... O que é Root? Simples: A "raiz", a primeira pasta, aonde terá a pasta PSP, ISO, etc. Coloque lá o h.bin.

- Ligue o PSP, vá em Fotos, vá até a pasta ChickHen, aperte -> e desça o scroll até o fim. Assim que o primeiro ovinho frito aparecer em seu PSP, segure pra baixo, até a tela de seu PSP bugar feio. Não se assuste, seu PSP continuará vivo.

- O PSP vai ligar sozinho. Vá na Informação de Sistema, e veja lá! "ChickHen R2 5.03" (ou algo assim).

- Deixe seu PSP 3k assim, e não desligue. Bote no USB denovo, e baixe o GEN A 5.03.
- Abra-o, descompacte-o... Se o seu antí-virus te encher o saco, fale para ele ficar quietinho. Não tem vírus nenhum... Mas apague o arquivo por segurança né?!
- LAUNCH-ME.exe, prencha a lacuna com a letra do drive do seu PSP (Se for E:/, digite somente e, se for H:/ como o meu, digite somente h).

- Vai aparecer a mensagem: "DONE" pronto. Tire o USB, vá para Jogos, e abra o InstallLoader.

- Ele vai abrir um tipo de Prompt do Dos... Coisa de outro mundo. Aperte L ou R, só UMA VEZ. Quando ele terminar (você vai perceber), pressione O.

- O PSP vai ligar... E finalmente poderá jogar seus jogos!!

Agora, vamos para a parte preocupante:
Seu PSP-3000 tem amnésia noturna. Sim. Ele esquece como faz para ler CSO e ISO se você o desligar. Para desligar o PSP, segure o Power para cima por 5 segundos. Ao invés disso, deixe seu aparelho em Sleep, só dê um toque, menos de 1 segundo no Power pra cima, e deixe ele sempre que puder na bateria, para que não ocorram imprevistos.

Se seu PSP desligou... Faça o processo do ChickHen todo denovo. Se ele não der o Bug na tela, tente de novo. Talvez você tenha que tentar umas 2, 4, 8, 100 vezes até que isso volte ao normal. Sério. Para aumentar as chances, formate o Memory Stick (Definições > Definições de Sistema > Formatar Memory Stick) e volte tudo para o padrão (Definições > Definições de Sistema > Restaurar Opções Padrão). Boa sorte.

 

psp-sony

Parabéns. Ele é seu. Agora sofra

________________________________________________________________

Últimas coisas
"Como colocar jogos em um PSP?"
- Na parte principal do PSP, crie a pasta "ISO", lá você poderá colocar seus jogos em ISO e em CSO.
"E no PSP 2000?"
- Mesma coisa. Mas se não me engano, você pode desligar ele sim. Ele continuará desbloqueado.
"Meus jogos não apareceram mesmo após isso tudo!! E agora?!"
- No Menu do PSP, pressione Select, e aparecerá um menuzinho, aperte pra baixo, vá em UMD ISO MODE, e pressione até aparecer "Sony NP9660". Aperte Select de novo. DONE :D

________________________________________________________________

meu_psp

Extras

Jogo da semana
Eu estive me divertindo MUITO com o Rock Band Unplugged... Que buga o PSP. Sim, se você deixar o PSP em Sleep durante o Rock Band... Qualquer parte do jogo, seu PSP irá desligar, e até quem sabe sumir com seus jogos. O que é realmente mal. Então, nunca se sabe... Não se arrisque muito nesse jogo... mesmo sendo um ótimo jogo.

Outro jogo que roubou meu tempo foi Final Fantasy Dissidia e Patapon 2. Recomendo que baixem ambos, ótimos jogos.

Relatos de uma compra
PS: Isso, nada mais é que o relato de 1 semana de demora para a entrega de meu PSP, e outras coisas mais. Vou relatar de pouco em pouco a compra, como uma leve historinha :3

"19/08/2009"
Feliz da vida. Chamei meu avô para fazer as contas, pegar o cartão de crédito e começar a fazer a compra. Entrei na loja online, encomendei o PSP, um Memory Stick e um HD Externo de 500 GB da Western Digital.

Compra feita, escolhi como a entrega deveria chegar. Escolhi o e-Sedex... "1 à 2 dias úteis". +20 reais (aproximadamente) no preço, totalizando 1370 reais... Divididos em 10x.
1 ano pagando? Eu não estava nem aí.
Porém... Eu nem sabia no problema que eu estava entrando. (continua!)

___________________________________________________________________

Links

Vídeo Tutorial do ChickHen R2

Outro Tutorial

___________________________________________________________________

*Galvão é über-nerd, gamer convicto, escreve no blog Aliciador e é o mais novo colunista do NSN

17 Comentaram...

Pedro Mendes disse...

Vou ser o primeiro a comentar pq acho q sou um dos mais otários ex-futuro-dono de psp. Minha irmã comprou o meu nos EUA por 300 pratas. Cheguei em casa todo feliz, tinha baixado tudo já, instalei a atualização do fw 5.03 e quando fui fz o upgrade, a bateria caiu e ae...perdi meu psp para sempre! Pqp, passei uma semana sem falar! Comprei otro que chega essa semana, muito cuidado quando for fz essas cosias, muito cuidado mesmo, o prejuízo é grande e dói muito.

Anônimo disse...

tenho medo destes novos consoles e portáteis

é muita complicação... quando deveria ser muito simples: pegar, ligar e jogar os games(tento em midias individuais, quanto em um flashcard)

Anônimo disse...

Vão te prender por ensinar pirataria. LoL

E não seria memória "decente"? Me pergunto se existe subinte.

Anônimo disse...

na verdade ele nao é tao complicado assim nao. tenho um psp a um ano e de vez em qd "apanho" dele, mas de modo geral consigo usar todas as funcoes dele. ouvir musicas (nao tive esse problema do volume), ver filmes, jogar jogos, e ate usar a internet (apesar dessa ter sido a parte menos eficiente ate hj, mas funciona).
A "grande" dica é procurar no google, lá se encontra todos os tipos de tutoriais para todas as funcoes, assim como um ou outro programa para deixar no formato adequado e varios homebrews interessantes.
abç

Galvão disse...

"ouvir musicas (nao tive esse problema do volume), "

Tente fazer isso no ônibus à caminho da escola.

MPauloS disse...

Por essas e outras que eu tenho um Nintendo DS uahuahua, sacanagem, pretendo comprar um PSP no natal.

Bruner disse...

Tenho o psp a mais ou menos 1 ano e até hj ele tem se saído muito bem, jogo uma porrada de jogos (tudo baixado na maior legalidade), ouço musica, vejo filmes, leio e-books e a única coisa que não fiz ainda é usar a net, mas não esta fazendo falta até hj.
bem vindo e ótima coluna cara, aguardo por mais dicas!

Rexlord disse...

Tenho meu psp há cerca de 1 ano e meio e usei muito mesmo no primeiro ano. Vocês poderiam colocar links de jogos ou sites onde podemos baixar os jogos em iso ou cso. Parabéns pela qualidade cada vez maior do site.

May cry disse...

Comprei essa merda quando foi lançado. Não navega na internet nem a pau, música mais ou menos, só uso jogos do umd, nunca tive coragem de hackear, o que significa que gastei uma baba em jogos; além disso a tela é pequena, tirando os jogos de corrida ou luta, o resto fica uma merda de jogar, cansa a vista pra cacete. Enfim, pior dinheiro gasto de mi vida...

D4N13L_MT1 disse...

Paaaara, mete um CFW do Dark Alex(M33) pra num te que ficar dando esse lance de por o chickhen toda vez que liga...

Galvão disse...

"Paaaara, mete um CFW do Dark Alex(M33)" Não funciona no 3000.

kratos disse...

Funciona sim, o meu é um 3000, faz 3 meses que troquei o meu fat por ele e funciona que é uma beleza, jogo todos os dias, ouço música, e sim, o som também é potente, basta comprar o fone certo, porque não são todos que fazem o som ser bom... a internet dele eu nem uso, mas nem quero também...

Joguem GoW - Chains of Olympus, já faz tempo que o lançaram, mas é muito bom jogo! hehe

Felipe Kuhn disse...

Rpz... naum concordo inteiramente com o topico... tenho um PSP e nunca tive problemas com ele... ouço musicas, sem problema de volume... acesso internet, pro basico, orkut e yahoo... naum tenho problemas com videos, sempre q quero converto uns dvds de 4.07 GB pra 700 mb e a qualidade fica excelente... ademais leio livros e historias em quadrinho nele direto.. rs.. oq me fez econimiza uma grana preta em HQs.... e jogos... são muito bons.. Final Figth 0
3 eh bom, tekken Dark ressurection e Patapon 2.. Valeu!

eltoncezar disse...

poh, que massa! uma coluna sobre o nosso brinquedinho preferido!
na boa cara, eu adoro o meu PSP! eu acho que ele é a última palavra em portabilidade. Só faltou ter celular pra ficar completo, mas quando colocarem Wi-Fi no Brasil inteiro você vai poder falar de qualquer lugar usando-o como Skype Phone, hehehehe
é um item obrigatório de qualquer nerd, cara!
de que outra forma você poderia levar no seu bolso:
+ Play 1 tijolão
+ filmes favoritos
+ ipod
+ GPS (se tiver dinheiro)
+ camera (se tiver mais dinheiro)
+ TV Digital (se tiver muito dinheiro)
+ álbum de fotos
+ qualquer videogame já fabricado (menos os mais novos)
+ agenda
+ ... (coloque o que quiser aqui)
já usei até pra fazer apresentação de faculdade, só liguei no projetor e passei os slides pela galeria de fotos.
sem contar que é um grande acessório pro seu carro. nem comprei CD player pro meu, muito menos DVD player. já tenho tudo no PSP! só comprei um suporte pro vidro e um cabo auxiliar pra ligar na potência.

Galvão, valeu pela iniciativa, cara. Espero ansiosamente pela próxima coluna.

Anônimo disse...

eu tenho o meu psp ja faz a um ano a ums 2 meses atraz eu inventei de mudar a versao 5.00 para 5.50 meu eu fiz mo besteira emfazer isso pois o meu psp ficou bloqueado cara fiquei sem o que fazer corrir atras do preju,o tecnico falou para mim que eu ia ter que esperar mo tempao para sair uma versao desbloqueado mais o tecnico nao se ligou que alem do psp esta bloqueado o psp nao aceitava o memory stick e como eu vou colocar uma versao no psp se primeiro eu tenho que colocar no memory stick para depois estalar ai deixei quieto, ai eu fui no outro tecnico ele me falou que dependendo do psp teria como desbloaquear pois na placa do psp tem uma numeraçao e depende-se dessa numeraçao ai o meu tinha tinha jeito pois o meu estava na lista de desbloqueio tive mo sorte o cara foi e debloqueou o meu psp rapidinho e só paguei 60 reais pelo trabalho..
bem que quiser me add no msn para saber mais sobre o assunto o meu msné claytonleandro3@hotmail.com
faleu e obrigado por ler...

D4N13L_MT1 disse...

Poxa anôimo mandava pra mim que eu te fazia por 20 conto... nem é um processo tão foda assim.

Dimas disse...

cara besta blokeo o psp acho q ele instalou o OFW, Oficial FirmWare era so aruma um psp desbloqueado e fazer uma bateria de pandora e destrava o psp dele q acho q foi isso q o tecnico fez demora menos q 10 minutos pagou 60 reais kkkkkk como ele n conseguiu atualizar o psp ate parece q iria desbloquear

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo