sábado, 1 de maio de 2010

Avatar FiliPêra

A NSN Magazine está chegando…

 

image

Eu sei, falo de uma e-magazine do blog deve ter mais de um ano, e nada parecido nunca deu as caras por aqui. Mas Eu sempre disse que somos lerdos com nossos projetos - tipo a Valve e seus quase 8 anos de desenvolvimento de Half-Life 2, ou Alan Moore e seus 12 anos fazendo Do Inferno - e quando lançamos algum, ainda inventamos de falhar com a periodicidade. Porém, é assim mesmo… infelizmente o NSN não é nossa principal atividade, embora nos dediquemos a ela com todo o prazer.

Agora está em gestação nosso mais novo e ambicioso projeto, que mais ou menos vai na contramão da idéia de imprensa na atualidade. Enquanto todos migram para a web, e deixam o papel de lado, nós rumamos pra uma direção contrária; começamos na web e agora estamos planejando uma versão impressa - os motivos que nos levaram a  isso, serão o tema do primeiro editorial da nossa revista.

Até chegarmos à idéia que temos nesse exato instante quanto a ela, passamos por várias etapas. No início ia ser uma revista em PDF, saindo semestralmente, e com um tema único. A primeira ia ser sobre Sillent Hill, a segunda sobre espionagem, e uma outra sobre Máfia. O projeto emperrou, e até hoje tenho uma montanha de texto sobre Sillent Hill editado, que o Bruner prometeu deixar num formato mais pra revista.

Depois pensei numa revista pra comemorar os 3 anos do NSN, com umas 200 páginas, e que  basicamente seria uma coletânea com os melhores textos do blog desde os seus primórdios, mais alguns textos inéditos. Ia ser grátis, e cada pessoa que já escreveu pra gente ia ganhar a sua, assim como vários leitores que sempre nos ajudam (e outras seriam sorteadas). Ia servir tanto pra comemorar nosso aniversário, quanto como portfólio pra os que escreveram no blog nesse tempo. Mas quando comuniquei a idéia com o Átila, publicitário, designer e editor do Mundo Desbravador, ele sugeriu montarmos um plano para fazermos uma revista de verdade, com periodicidade definida (ia ser semestral, mas optamos por trimestral), anúncios e colaboradores fixos… Lógico que aceitei a idéia!

Bom, para situar vocês: Eu estou cuidando da parte editorial, coordenando toda a Redação, aprovando pautas, editando textos; e o Átila tá cuidando da parte visual, buscando fontes legais, criando a logomarca, e montando o espelho da revista. E nós dois vamos planejar a parte comercial, pra conseguir anúncios, pontos de distribuição, festa de lançamento (sim, pra termos fotos de leitoras subindo no balcão de um bar e tirando a blusa, ou lambendo a capa da revista) e essas coisas bacanas.

A linha editorial focará a área mais alternativa desse blog. Ela será, digamos, mais influenciada por posts como os que fizemos na semana da Liberdade, do que por notícias como a escalação do elenco de Kick-Ass. Nosso ideal é ser uma revista literária - fortemente calcada nos textos - com uma veia alternativa. Lógico que teremos um guia com resenhas de filmes, livros e HQs (um dos pontos fortes do NSN), mas nosso foco será outro. Por exemplo: nossa primeira edição terá como tema o Compartilhamento, e a guerra das instituições poderosas de direitos autorais contra a liberdade na internet.

Esse post tem um propósito duplo: queremos idéias de colunas e seções fixas da revista, pois já estamos a meio caminha andado de fecha-la, e gostaríamos de ouvir as sugestões de vocês, pra ela não ficar somente com a nossa cara; e também pra dizer que isso dá trabalho, então, compreendam se em algum momento nosso conteúdo diminuir um pouco de ritmo. É para um bem maior, tenha certeza.

Agora uma outra boa notícia: a revista será GRÁTIS - só precisarão ser pagos os custos postais, caso você esteja longe dos pontos de distribuição. Mais pra frente abriremos espaço pra vocês deixarem seus endereços e realizarem os pagamentos, caso a queiram - e será lançada numa licença Creative Commons, que permitirá a reprodução do nosso conteúdo para fins não-comerciais (com exceção dos blogs monetizados) e citando a fonte. E o futuro site da revista também terá uma versão PDF oficial dela, para quem não quiser adquiri-la em papel, mas fiquem livres para escanea-la e colocarem pra baixar!

Creio ser esse nosso recado. Quando tivermos mais coisas prontas, comunicamos vocês. Por hora, se quiserem dar idéias (esse texto ficará no topo da página até segunda de manhã), o espaço é de vocês.

 

É NOZES!!!

13 Comentaram...

Edd Rocha disse...

Sério. Estou super ansioso para o lançamento da revista NSN. Já faz algum tempo que acompanho o blog e eu curto demais o jeito que o blog é feito: uma seriedade meio que misturada ao jeito nerd de ser. Eu, como nerd que sou, me identifico bastante com os temas abordados pelo blog e elogio os autores que sabem escrever de uma maneira única. Muito divertido.

eRRoR disse...

que tal uma coluna para o pipoca e nanquin ?

uma seção fundo do bau com todo tipo de coisa antiga e boa como filmes hqs e coisas do tipo...

Anônimo disse...

Seria legal ter uma seção para hq's, porém não sei muito qual abordagem poderiam usar, afinal no universo hq ja se sabe bastante dos lançamentos no Brasil, poderia ser sobre lançamentos mais obscuros, não tão divulgados.. E poderiam fazer como em transmet que o warren ellis deixava sugestões de livros e etc no fim das edições, acho que poderia ser legal..

Paulo Gomes disse...

Um espaço pros leitores, cada nerd que acompanha o nerd somos nozes com certeza já teve o sonho de ter algo seu, crítica, comentário, mini-matéria, publicada por vocês. Claro que isso passaria por aprovação da cúpula sagrada, coisa e tal...

Gustavo Matos Garcez disse...

Nossa, não vejo a hora de adquirir a minha. E que tal uma seção com artigos dos blogs parceiros do NSN ou sobre o mundo blogger deve ser legal...

Isabella Bertolli disse...

Também acho que um espaço para os leitores, como o carinha ali de cima disse, ficaria legal :D

Philipe disse...

Boa tarde redatores da NSN!

Não tem como lançar o material sobre o silent hill? Eu sou admirador da serie, até tentei aprender japones pra poder ler um livro que revela muitos detalhes da criação e ideias por traz dos jogos, acho fenomenal a historia. Caso tenha algo no material de vcs que possa ser acrescentado ao que eu ja li ficaria muito grato!!

Fábio disse...

Caramba otima iniciativa.

Já que vocês seguiram uma linha mais como revista literária vocês podiam fazer a continuação da matéria sobre o encadernado dos Invisíveis do Grant Morrison, já que acho que nesta encarnação não vou ver o resto da série publicado no Brail e até por scan ta dificil de sair o vol. 2.

Tambem seria interessante ter matérias sobre o movimento "undergroud" de outros países, tipo como é a questão de filmes e quadrinhos piratas no Japão, Russia, EUA, o que é consumido por lá.

Aleatório disse...

Bom dia,

Faz um bom tempo que eu não sinto vontade de dar pitaco em qualquer texto, mas já que o tão glorioso editor-chefe humildemente pede opiniões, acho que vou me mexer xD

Deixando toda a falsa arrogância de lado...

Amei a ideia, espero que dê certo e eu já quero saber pra quem eu mando o dinheiro para receber a revista.

Eu acho que uma coluna legal seria algo mais old-school que fale sobre as nerdices dos anos 00,90,80...

Qualquer um com mais de 3 NP (nerds points) amaria rever sobre o começo da Nintendo, linux 0.01, o cavaleiro das trevas (amo reler o superman apanhando com o Batman dizendo que iria ensiná-lo ser um homem de verdade), ou qualquer outra coisa que tenha nos marcado na juventude...

Anônimo disse...

Claro que tem que ter uma coluna sobre moda/tendência Nerd, já que tem tantas beldades escrevendo. Como era, como é e como pode ser se vestir ou ser um nerd.

spider reclamão disse...

Galera do NSN achei mega válido a notícia.
Sobre o que li no post e que acharia ótimo na revista sem dúvida seria:
1. Falando sobre o mundo blogger. Os que vocês indicam, os melhores posts do nsn (CAPETALISMO \o/). As furadas que já ocorreram, os processos xP, e o que motivam a prosseguir.

2. Super válido um espaço sobre cinema e seriados.

3. Algo meio retrô, falando de como eram as coisas antigamente, referindo-se a internet, aos meios de informação antes da existência dos bloggers.

4. Tem que ter a parte anarquia nsn na revista, dando dicas do que rola de melhor em questão de tecnologia, macetes e essas coisas.

Também achei bacana o fato da revista ser grátis, mas poderiam criar uma conta e aceitar colaborações financeiras sei lá. A gente paga para consumir tanta porcaria, porque não dar um apoio para algo que a gente acredita?! Absoluta certeza de que quando a revista sair quero meu exemplar impresso \o/.

PS: Poderiam lançar a revista e juntamente a camisa do nsn, venho torrando o saco de vocês pedindo isso nos e-mails, seria muito digno.

Gilmarzinho disse...

Espetáculo!
A postagem que me trouxe ao NSN foi a dos "filmes insanos", lembram?
Depois de ler aquela, entro todos os dias pra me atualizar aqui.
A revista tem que ter uma seção de filmes antigos, sejam eles do estilo que forem...

Espero pela minha!
Té.

Kio disse...

Caraca Filipêra, que notícia boa. Desejo sucesso nessa empreitada que, tenho certeza, será bem sucedida. Capacidade e talento vocês têm.
Se precisar de alguma coisa, grita que tamos aí.

Abraços.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo