sexta-feira, 14 de maio de 2010

Avatar Murilo

A (já não tão) nova revista de história

 

image 

História era a minha matéria favorita da escola. Tanto que eu a estudava mais por prazer do que pela preocupação em passar de ano. Mesmo após me formar continuei interessado e comecei a buscar livros e revistas sobre o tema. Por isso foi com alegria que descobri que tinha uma revista nova no mercado. Descobri um pouco atrasado, já na quarta edição, que saiu ao mesmo tempo do Videocast do Pipoca e Nanquim sobre Idade Média, por coincidência.

A revista BBC História é a maior revista britânica sobre o tema, e a sua edição brasileira é a tradução dela, somada a algumas reportagens feitas por aqui. Diferente de certas revistas publicadas no Brasil, em que jornalistas escrevem as matérias depois de ler meia dúzia de livros sobre o tema, aqui temos historiadores especializados nos temas da edição escrevendo as matérias publicadas. E isso sem ficar com aquele ranço acadêmico chato. Tudo é escrito de forma a atiçar a sua curiosidade e procurar mais sobre o assunto. Cada revista fala sobre um tema diferente. A primeira foi sobre Hitler e a desse mês sobre a verdadeira vida de Jesus.

A revista também tem uma folha e impressão da mais alta qualidade, justificando o preço um pouco salgado da publicação. Os únicos defeitos são o excesso de imagens, que pode dificultar a visualização das matérias e o pouco aprofundamento de algumas reportagens. Mas no geral, já é uma das melhores revistas sobre o tema no mercado. Quem se interessa pelo tema e está cansado destas revistas que cuidam mais da parte gráfica do que do conteúdo em si, fica a dica da BBC História.

3 Comentaram...

Underson disse...

Ô Murilo, outra revista com tudo de positivo que você falou aí e sem os ítens negativos, e brasileiríssima, é a "Revista de História da Biblioteca Nacional" (http://www.revistadehistoria.com.br). #ficadica!

Abraço.

Murilo Andrade disse...

@Under Son
Eu conheço também, mas falei só dessa aí por ser mais nova no mercado.

Unknown disse...

Meus caros,
mandaram bem nas dicas, sem dúvida estas revistas são muito boas para quem se interessa na área.
Para dar mais um toque no acervo mando mais uma: a revista História Viva. No meu tempo de acadêmico de história eu a utilizava e ainda utilizo como fontes de pesquisas. Vale a pena conferir.
abraços p/ todos

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo