terça-feira, 13 de outubro de 2009

Avatar Voz do Além

Robôs podem ser usados para fins nada nobres

 

000041_irobot-connectr-robot

O desenvolvimento tecnológico está chegando num nível alarmante em que não pode mais ser contido. Essa é uma das premissas de Fringe, uma das minhas séries favoritas do momento. Tá certo que o mote do seriado é basicamente a ciência de borda, mas a afirmação pode tranquilamente para outra área do desenvolvimento tecnológico: a robótica. Os robôs são vistos por muitos como a solução para a perda de vidas em guerras, em patrulhamentos nas ruas, e todos os outros serviços sujos em que humanos não querem se envolver (ou acham caro envolver outros humanos, afinal robôs só precisam de peças e óleo e não de salários).

No ambiente doméstico também está começando a invasão dos robôs. Primeiro como inocentes aspiradores de pó… depois sendo promovidos a bichos domésticos, companhia pra idosos e, enfim, existem projetos para tornar robôs parceiros sexuais, o que creio ser o limite dessa maluquice!

Um estudo da Universidade de Washington aponta para um certo caos e desequilíbrio nas residências devido a futuras inserções de robôs, que se tornarão cada vez mais comuns. Os modelos utilizados foram os seguintes: Erector Spykee, WowWee’s RoboSapien, e o WowWee Rovio. Todos os três são robôs que ouvem, falam, filmam, tiram fotos, fazem streaming de vídeo e respondem a comandos de voz; além de funcionarem remotamente, pela internet. E é no último item é que mora o perigo.

 

Erector_Spykee_post WowWee_post 331

Para início de conversa, somente o Spykee tem a função de criptografar. Os outros deixam as portas abertas para espertinhos metidos a crackers se conectarem a ele e remotamente fazerem sex tapes, identificar crianças, e outras atividades nada legais. Ou ainda interceptar os vídeos familiares que alguém faz e manda via WiFi pro PC. O Rovio, por exemplo, deixa o modo de acesso remoto eternamente ligado, não dando a opção de desabilita-la. Resumindo: comprando uma parafernália dessa, a casa está potencialmente aberta para invasores, mesmo que virtuais…

E as empresas que fabricam esses brinquedos não parecem muito preocupadas com essas medidas de segurança, já que cada vez mais despejam no mercado produtos similares, com as mesmas falhas e vulnerabilidades. Um conselho? Fique longe de robôs, e se achar que está solitário, arrume uma namorada, a ameaça é menor.

 

[Via Geek]

5 Comentaram...

Anônimo disse...

Isso me lembrou A.I Inteligência Artificial. :D

Anônimo disse...

Só estou esperando a versão cibernética das sexdolls para comprar a minha,rs

Anônimo disse...

elas vem com botão on/off, e não pedem pensão,rs

Thiago Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Fernando disse...

Fico pensando .................

As vidas de quem são poupadas em caso do uso dos robos em guerras?????

Se os robos militares são criados com o intuito de matar pessoas.

No final só mais um estrumento bélico de opressão controle das massas.

----------------------
Quando você ta fazendo um protesto e o choque ta lá, um soldado pode se recusar a atirar, pode decidir não atirar em uma mulher gravida [que seria facilmente confundida com uma gorda], e o mais importante se recusar a cumprir uma ordem [afinal são humanos]

Em algum momento um funcionario publico pode se negar a cumplir uma ordem que vá contra o seu código de ética, como no caso do operador de maquinas que foi preso por obstrução da justiça, recusou-se a cumplir uma ordem judicial, a ordem, derrubar a casa de uma familia carente

Adoro programação, robótica, técnologia, mais o uso bélico e como intrumento de segurança publica deve ser proibido

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo