segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Avatar Dolphin

Web 2.0 - Erros e Acertos - Um Guia para seu projeto

 

BannerWEB2

Para a maioria de vocês leitores, a internet é um advento recente. Muitos que aqui nos prestigiam nasceram pós anos 80 e por tanto, a web só se tornou uma realidade bem mais recente, logo após a popularização de fato na virada do milênio.

Para vocês, as mudanças rápidas na internet são incorporadas naturalmente e não os surpreende, porém, para muitos como eu que pegaram o comecinho lá atrás quando ela chegou aqui, cara demais e acessível apenas para quem podia pagar (tive a sorte de ter uma tia com grana sobrando e que havia resolvido adquirir na época o mais novo status da classe média), essas mesmas mudanças espantam um pouco.

Temos assim um espaço de tempo de praticamente quinze anos, e nele vimos os parcos sites em HTML que achávamos o máximo se multiplicarem igual ao milagre dos pães e peixes. Não faltou alimento para o gosto pessoal de ninguém! Vimos a chegada dos CSS que nos fez exclamar: ohhhhhhh! Para não muito tempo depois sermos surpreendidos com a linguagem em Flash e mais ohhhhhhhhhhhs.

Até o belo dia em que um burburinho começou a se espalhar rapidamente, falavam de uma tal Web 2.0, me lembro que a primeira vez que ouvi o termo pensei: Será que é difícil entender o que é? Mas descobri fácil que o termo era para designar uma nova forma de fazer a coisa acontecer, ia além do belo e da rigidez pragmática, era o conceito definitivo creio eu, para a liberdade tão almejada.

Vimos então a inovação acontecendo diante dos nossos olhos e a incorporamos com a mesma velocidade em que acontecia, a web deixava de ser a professora distante que só ensinava e passava a agregar o que seus usuários tinham à oferecer. Nasce assim uma troca constante, finda-se os limites e regras ditados por uns poucos e enfim surge de fato uma rede mundial de computadores, interligados, onde quem da vida a ela são tanto as empresas que desenvolvem as ferramentas necessárias, como os usuários que começam a dizer o que gostam e o que não gostam.

E para contar mais sobre quem faz a Web do “lado de lá”, teremos essa semana o lançamento do eBook: Web 2.0 - Erros e Acertos - Um Guia Prático Para o Seu Projeto, do professor Paulo Siqueira, mestrado em Engenharia de Software pelo IPT e que trabalha para a UNICEF, no Paquistão, como Gerente de TI.

Nele, o professor presenteia a todos que se interessam pelo assunto, com relatos das suas experiências pessoais na criação e desenvolvimento de projetos para a Web; mais do que um guia didático é um daqueles pequeninos tesouros que tropeçamos pelos bytes da vida e que agradecemos aos deuses da internet por terem colocado em nossos caminhos!

O eBook será lançado no dia 30 de outubro sobre licença Creative Commons e o NSN fará parte da extensa rede de blogs amigos que irão no dia divulgar e dar as boas vindas a essa ótima iniciativa do professor Paulo Siqueira que gentilmente compartilhará com todos nós que fazemos o “lado de cá” da Web, seus conhecimentos.

 

Twitter do Prof. Paulo Siqueira

Post oficial do lançamento no blog Mobilidade

1 comentário

Anônimo disse...

Belo post rapaz. Realmente muito bom. O lançamento desse livro promete.
Também estou participando e no dia 30 estaremos juntos nesse lançamento.
Um abraço

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo