Por Murilo Andrade, do Humorragia
Costumo ser pessimista em relação à tudo. Por isso sempre imagino o Corinthians sendo campeão e eu sendo demitido. Não é à toa que dificilmente gero expectativa por algum filme, ainda mais se for uma adaptação de livro, salvo exceções como Perfume e Senhor dos Anéis, são muito ruins e desrespeitam a história original, sendo produzidos com o único intuito de faturar por cima do sucesso do romance. Mas fiquei meio dividido em relação à Sherlock Holmes, o novo filme do detetive mais famoso da literatura, capaz de decifrar crimes só com um olhar de relance.
Pelo novo trailer pude ver, só ver porque não sei inglês e o vídeo não tem legendas, boas sequências de ação e um Sherlock Holmes mais audacioso e com algumas tiradas de humor. Nem sinal do violino que toca enquanto raciocina sobre seus casos e do seu vício por cocaína, tão rebatido por Watson nos romances. Mas pelo menos o cachimbo não ficou de fora. Sherlock Holmes sem cachimbo é como queijo sem goiabada, FiliPêra sem Voz do Além, e o NSN sem meus posts (Nota do Voz do Além: Eu ia censurar essa última parte meio gay, mas prezamos pela liberdade de expressão aqui no NSN, mesmo para um cara que confunde Kevin Smith com Kevin Feige).
Pareceu-me que o diretor Guy Ritchie quis fazer um filme de ação divertido, com clichês de explosão e tudo. Meu receio é que ele não tenha se lembrado que estava se inspirando em um personagem de livros de mistério, e por isso tenha misturado à massa de bolo (eu sei, é papo de gordo, é que tô com fome) um bom suspense, com reviravoltas e dicas que permitam ao público imaginar suspeitos, e um final surpreendente.
Veja o trailer e tire suas próprias conclusões.
[Via Cinema & Afins]
4 Comentaram...
Olha cara, acho q você comparou duas coisas muito diferente, comparar um filme a um livro é algo muito complicado. São generos diferente e que possuem um público alvo diferente. não existe a possibilidade de um livro ser melhor do que um filme poqrue o livro é influênciado pela imaginação, ja o filme é "pre-destinado". Gosto bastante das matéria do site, mas acho que a sua crítica deixou um pouco a desejar
Ele fala de "violino que toca enquanto raciocina sobre seus casos e do seu vício por cocaína, tão rebatido por Watson nos romances" nesse trailer sim...
Vê de novo...
estava eu hoje no cinema quando me deparei com um pôster-banner deste filme, e logo pensei "Sherlock Holmes, finalmente o cinema esta se voltando as grandes obras literarias...", e realmente me entusiasmei.
Porém após ver o trailer ai no site - e ter lido sua crítica - me desapontei. Uma hótima historia de investigação sendo transformada em mais um best-seller cheio de explosões, pancadaria e as "hirônicas piadinhas", atual clichê do cinema. Realmente um desaproveitamento de uma hótima história.
By Durval T.
Mas o filme não é baseado nos livros, e sim em uma HQ. Gostei do resultado
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.