quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Avatar FiliPêra

Nintendo é eleita a melhor empresa do mundo

 

nintendo_girls_lg_1

O mundo dá voltas em 360º constantemente, e não é diferente no mundo - cada vez mais amplo - dos games. A Nintendo surgiu arrasadora quando lançou o NES, ou Famicom, na sua versão japonesa. Após levar a melhor com uma disputa com a Sega na geração 16 bits, o começo da queda da empresa começou, com o Nintendo 64 e o GameCube, dois bons videogames com clássicos históricos, mas que não alcançaram o sucesso global dos seus antecessores.

Surgia outra empresa para colocar seu nome como sinônimo de games na época: a Sony, que ironicamente invadiu a praia da Nintendo após o cancelamento de um contrato de produção de um hardware pela Big N. PSone e PS 2, foi com esses dois aparelhos que a Sony colocou seu nome na história e alcançou o posto de empresa mais bem sucedida dos games em tempos recentes (o PS 2 ainda é o console mais vendido da história, se desconsiderarmos o Game Boy). E essa derrota trouxe a tona especulações que a Nintendo se tornaria uma third party, mas a empresa bateu o pé e disse que jamais sairia do mercado de hardware.

E o mundo girou de novo e a Sony colocou sua soberba em campo, e a Nintendo sua inovação… e o resultado vocês já devem conhecer: o Wii, com seu revolucionário joystick é o videogame que mais rápido vendeu na história, enquanto o PS3 patina. Fora que no mercado de jogos a coisa também pende para o lado da Big N: dos 15 jogos mais vendidos da história, 14 foram feitos pela Nintendo. Ou seja, a bola está com a Nintendo novamente…

…e tudo isso foi pra dizer que a empresa mereceu ser eleita a melhor empresa do mundo pela BusinessWeek, uma das mais importantes publicações econômicas americanas. Os quesitos usados pela revista foram o compromisso com a inovação, diversificação de portfólio, expansão agressiva, forte liderança e clara visão de futuro.

Sim, eles ficaram a frente das empresas do momento: Google e Apple, que ficaram na segunda posição e terceira posição, respectivamente. E olha que estamos falando de uma empresa japonesa centenária, com um dono que diz que senta num trono com os ossos de seus inimigos (não por acaso o homem mais rico do Japão na atualidade)…

 

[Via Meio Bit Games]

6 Comentaram...

Vânia disse...

Olá!

Gostamos do seu post, e ele é um dos destaques de hoje aqui na home do Blogblogs.

Confira!

Abraços,

Equipe Blogblogs.

Daniel Alves disse...

Nintendo rulez!

Pedro Ivo disse...

É Nintendo ou nada!!!

Victor disse...

Depois de velho, com mais de vinte anos na cara, comprei meu primeiro game (antes, era muito pobrinho pra comprar até um Cubo Mágico). Foi o N64. Me viciei, claro. Depois, acabei como muita gente migrando para o ps2, e agora para o ps3. No fim do ano, estou para comprar o Wii.

Simpatizo com a Nintendo (Zelda Ocarina of Time é, de longe, o melhor jogo que já joguei) e vou comemorar muito se ela melhorar os gráficos na próxima plataforma, mas não há como fazer uma comparação entre o Wii e o PS3, porque as propostas são muito diferentes. Curto os dois (jogo o Wii na casa dos amigos), mas para mim são plataformas complementares.

Flechars disse...

A Nintendo merece, os cara são muito criativos..

K.B.L.O disse...

QUERO VER O BRUNNER COMENTAR ESSE POST...

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo