sábado, 17 de outubro de 2009

Avatar FiliPêra

Sobre propagandas no NSN

 

riqueza

Para mim e para os que o fundaram, o NSN é muitíssimo importante. Principalmente para mim e para o Voz do Além (além do Felipe Storino e do Luke, que recentemente se juntaram a nossa Redação), estudantes de jornalismo na reta final do curso. E o blog não nasceu ontem. Já são mais de dois anos de estrada, mais de 1700 posts, mais de 1,2 milhão de visitantes únicos (de 179 países/territórios), 4 milhões de pageviews, mais de 3 mil blogs e sites linkando a gente, entre vários outros dados estatísticos, além de citações em reportagens, capas do Yahoo!, e fonte de diversas matérias e trabalhos Brasil afora.

Não dá pra chegar nesses números sem trabalho e tempo empregados. Fazemos isso por que gostamos, e nunca esperamos nada em troca, como já disse várias vezes. Faça as contas: imagine um tempo médio de meia hora gasta por post (alguns levam mais de dez horas para serem escritos). Divida por 1700 e você chegará ao número de 850 horas gastas por nossa equipe somente para escrever os textos (35 dias em dois anos, o que não é lá pouca coisa). Temos ainda que ler muito, escrever e responder emails, ler comentários, fazer e receber telefonemas e mais um monte de coisas. Resumindo: dá trabalho, embora gostemos de cada minuto gastamos por aqui.

Mas infelizmente vivemos numa sociedade capitalista, e tempo é dinheiro. Eu mesmo já rejeitei diversos freelances e trabalhos à tarde por colocar o blog como prioridade. E não está nos nossos planos, nem nunca estará, cobrar de vocês para nos ler, pois isso é uma idiotice tremenda quando se trata de conteúdo digital. Então, ganhamos dinheiro de outra forma, com publicidade, que sustenta todo o mercado de Comunicação. Não é a melhor forma, mas creio ser a ideal frente a nossa realidade.

A publicidade aqui no blog se divide em duas formas: a primeira com banners e links na nossa sidebar ou abaixo do nosso banner; e a segunda com publieditorial (ou post pago, como é mais conhecido). No segundo caso, que é mais praticado aqui no Brasil, faremos o possível pra deixar sinalizado que o que vocês estão lendo não foi escrito pela gente, ou necessariamente reflete a nossa opinião, que nos é tão cara.

E talvez tenha sido esse meu erro no último post pago: não sinalizar claramente que se tratava de conteúdo patrocinado (coisa que nos EUA dá multa de US$ 10 mil). À partir de hoje a coisa funcionará da seguinte forma: ao se tratar de conteúdo patrocinado, o autor em questão será o que usamos habitualmente como Colaborador Nerd, e logo abaixo do título do post virá o texto Conteúdo Publicitário, assim como a tag publicidade. Caso o post que você bateu o olho venha sinalizado assim, e não te interessou, simplesmente passe pro próximo.

Tenha certeza que nossa opinião não está à venda, assim como nossa linha editorial…

 

É NOZES!

7 Comentaram...

Tarilonte disse...

Legal a atitude de vocês.
Uma das vocações de um blog é ser livre. Isto é, a voz do seu autor, e dele apenas.

Dessa forma, os posts pagos - que nada são além de propaganda - se apresentados como a opinião do autor é uma dupla traição. Contra os leitores e contra o próprio autor.

Porém, quando devidamente identificados, não vejo problema nenhum nessetipo de publicidade.

Parabéns pelo blog.
Para o infinito, e além!

murilo disse...

Brinquei nos comentários que você estava ganhando uma graninha, só isso. Se eu tivesse um blog tão famosos e importante quanto o NSN também me sentiria tentado a monetizá-lo. boa sorte Filipe nas suas investidas e a todos os outros do NSN.

murilo disse...

Eu notei que era propaganda porque vi a hashtag publicidade e pensar que você estava se vendendo é idiotice.

Apesar de não ser da redação do NSN adoro este espaço e os comentários dos leitores, por isso sempre que posso envio alguns posts para o sempre amigo Voz do Além. É NOZES!

Panthro disse...

Achei ético.

Jesus disse...

um blog "quase de esquerda" dando assinatura da veja é osso, hein.

tsc, tsc, tsc...

ccc disse...

Estudo comunicação social, e quem estuda ês falam sobre algum gadget ou algo do genero, fica no ar que vocês tem embasamento e conhecem sobre o assunto.
Fico contente quando vocês falam e admitem que precisam mesmo ganhar dinheiro e que tera Publicidade é vacinado contra a propaganda.
Vocês sabem que são respeitados (pelo menos por mim), e quando vocpublicidade no blog, ainda mais assim alertando os leitores.
Descobri vocês em 2008, e muitas materias de vocês fez eu pensar várias vezes sobre a midia, a politica, o mundo e outras coisas do mundo nerd.
Ahhh e continuem com o tópico sobre "Capetalismo"
Abraço a todos.
Vocês tem talento.

Velho da Montanha disse...

FILIPETA CAPETALISTA

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo