O desenvolvimento tecnológico está chegando num nível alarmante em que não pode mais ser contido. Essa é uma das premissas de Fringe, uma das minhas séries favoritas do momento. Tá certo que o mote do seriado é basicamente a ciência de borda, mas a afirmação pode tranquilamente para outra área do desenvolvimento tecnológico: a robótica. Os robôs são vistos por muitos como a solução para a perda de vidas em guerras, em patrulhamentos nas ruas, e todos os outros serviços sujos em que humanos não querem se envolver (ou acham caro envolver outros humanos, afinal robôs só precisam de peças e óleo e não de salários).
No ambiente doméstico também está começando a invasão dos robôs. Primeiro como inocentes aspiradores de pó… depois sendo promovidos a bichos domésticos, companhia pra idosos e, enfim, existem projetos para tornar robôs parceiros sexuais, o que creio ser o limite dessa maluquice!
Um estudo da Universidade de Washington aponta para um certo caos e desequilíbrio nas residências devido a futuras inserções de robôs, que se tornarão cada vez mais comuns. Os modelos utilizados foram os seguintes: Erector Spykee, WowWee’s RoboSapien, e o WowWee Rovio. Todos os três são robôs que ouvem, falam, filmam, tiram fotos, fazem streaming de vídeo e respondem a comandos de voz; além de funcionarem remotamente, pela internet. E é no último item é que mora o perigo.
Para início de conversa, somente o Spykee tem a função de criptografar. Os outros deixam as portas abertas para espertinhos metidos a crackers se conectarem a ele e remotamente fazerem sex tapes, identificar crianças, e outras atividades nada legais. Ou ainda interceptar os vídeos familiares que alguém faz e manda via WiFi pro PC. O Rovio, por exemplo, deixa o modo de acesso remoto eternamente ligado, não dando a opção de desabilita-la. Resumindo: comprando uma parafernália dessa, a casa está potencialmente aberta para invasores, mesmo que virtuais…
E as empresas que fabricam esses brinquedos não parecem muito preocupadas com essas medidas de segurança, já que cada vez mais despejam no mercado produtos similares, com as mesmas falhas e vulnerabilidades. Um conselho? Fique longe de robôs, e se achar que está solitário, arrume uma namorada, a ameaça é menor.
[Via Geek]
5 Comentaram...
Isso me lembrou A.I Inteligência Artificial. :D
Só estou esperando a versão cibernética das sexdolls para comprar a minha,rs
elas vem com botão on/off, e não pedem pensão,rs
Fico pensando .................
As vidas de quem são poupadas em caso do uso dos robos em guerras?????
Se os robos militares são criados com o intuito de matar pessoas.
No final só mais um estrumento bélico de opressão controle das massas.
----------------------
Quando você ta fazendo um protesto e o choque ta lá, um soldado pode se recusar a atirar, pode decidir não atirar em uma mulher gravida [que seria facilmente confundida com uma gorda], e o mais importante se recusar a cumprir uma ordem [afinal são humanos]
Em algum momento um funcionario publico pode se negar a cumplir uma ordem que vá contra o seu código de ética, como no caso do operador de maquinas que foi preso por obstrução da justiça, recusou-se a cumplir uma ordem judicial, a ordem, derrubar a casa de uma familia carente
Adoro programação, robótica, técnologia, mais o uso bélico e como intrumento de segurança publica deve ser proibido
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.