segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Avatar FiliPêra

Boing Boing mostra como se deve reagir a ameaças de processos

 

boingboingshirt

Um dos maiores blogs do planeta fez uma coisa rotineira: reproduziu a postagem de outro blog. O “problema” é que era uma reprodução do blog Photoshop Disasters, com uma crítica ao emagrecimento exagerado da modelo Filippa Hamilton, que posava para uma propaganda qualquer da Ralph Lauren! A foto é ridícula mesmo, com a cabeça da modelo do tamanho da cintura, e todo esse tipo de alteração demente que sabe-se lá o que se passa na cabeça de quem aprova esse tipo de coisa…

Não vendo outro jeito de consertar a burrada e diminuir a publicidade negativa, os donos da grife partiram pra ignorância e mandaram uma carta para os provedores do Boing Boing exigindo a retirada do post do ar. Eles encaminharam aos editores do site que… riram. Mas gargalharam com força e fizeram outro post pra mostrar como acharam a situação engraçada (tradução do Geek).

 

lauren

“À Ralph Lauren, GreenbergTraurig e PRL Holdings, Inc.: processem-nos e vão se ferrar. A lei de copyright não lhes dá o direito de ameaçar seus críticos por apontarem problemas em seus produtos. Vocês deviam saber disso. E toda vez que nos ameaçarem com processos por causa de coisas assim, nós iremos:

a) Reproduzir a crítica original, certificando-nos de que todos os nossos leitores tenham uma boa oportunidade de lê-la;

b) Reproduzir a sua ameaça jurídica espúria, juntamente com uma copiosa ridicularização dela, a fim de obter um ranking elevado nos mecanismos de busca, de forma a que outras pessoas ameaçadas por vocês a encontrem e ganhem confiança;

c) Oferecer sopa nutritiva e sanduíches às modelos."

O problema é que a reclamação do povo da Ralph Lauren se apoiava em areia, já que doutrina FairUse garante a reprodução de conteúdo com o intuito de parodiar ou criticar. Fora a liberdade de expressão e tudo o mais. Ainda tinha o agravante do fato do site estar hospedado no Canadá. Ou seja, os advogados da empresa meteram os pés pelas mãos completamente, e ainda tomaram na cara para aprenderem.

O caso lembra bem um outro que rolou aqui no Brasil recentemente, embora tenha sido flagrante a violação de liberdade de expressão, ao invés de terminar com a risada de blogueiros. Creio que vocês leram sobre, mas vou resumir aqui rapidamente:

O blog Resenha em Seis publicou uma resenha de um bar paulista, e desceu a lenha com vontade. Os donos do bar não gostaram e mandaram os advogados deles enviarem uma notificação extrajudicial para os donos do blog… que para evitar os gastos e a dor de cabeça de uma batalha judicial - com juízes que não sabem quase nada de internet, para ajudar - tentaram entrar em acordo com o povo do bar. Nesse momento eles retiraram a postagem do ar - que foi reproduzida em inúmeros blogs - e o tal acordo ainda não sei.

Os dois casos bem mostram o quão míopes são os que têm seus nomes citados nesses casos - nesses casos, a Ralph Lauren e o Boteco São Bento - que não entendem que quanto mais esperneiam, mais conhecidas ficam as críticas que fazem a eles. Por exemplo: jamais falaria de quão ruim pode ser o São Bento, ou de quão ridícula é foto se não fosse a reação exagerada e idiota deles!

Mas, enfim, os casos serviram pra mostrar mais uma vez que a lei pode sobrepujar a liberdade de um ambiente tão louco quanto a internet… e confirmou a minha fanboyzice pelo Boing Boing.

4 Comentaram...

Yamato disse...

Porra, ninguém achou isso interessante ao ponto de comentar? Achei excelente a atitude do Boing Boing ao permanecer de pé ante a bizarrice "fotoshopeira" da Raulph Lauren e uma boiolice a do Resenha Seis ao curvar o lombo para essa josta de "buteco" São Bento. Tem de se acabar com essas atitudes "benitomussolinis" de certas empresas que se julgam as melhores e por isto ameaçam a torto e a direito o pessoal que só expressa sua opinião ao se sentirem "ofendidas". e a tal de Filippa talvez seja pior na vida real do que ostenta a imagem "fotoshopada".
Krig Há Bandollo!!!

Yamato disse...

Quase esqueço: Valeu NSN!!!

Anônimo disse...

raulph lauren .. master fail...

Full Quantium disse...

Sou publicitário e diretor de arte e qualquer "profissional" meia boca não deixaria uma campanha dessa ir ao ar, grotesco.
Parabéns pela coragem.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo