Produto chinês = porcaria! Não os produtos montados na China (80% do que chega aqui), mas produtos feitos na China integralmente. Eles não precisam pesquisar como fazer produtos bons, porque compram os estrangeiros, desmontam e fazem um clone, que geralmente dura uns dois meses. Com equipamentos militares é a mesma coisa. Às vezes eles dão uma de esperto e compram concessões, fabricam legalmente por uns anos, e depois passam o resto da vida pirateando. E ainda lucram com isso.
Nos últimos anos eles inventaram de fazer UAVs, que são aqueles aviões matadores de terroristas que não precisam de tripulação, sendo operados por satélite a quilômetros de distância. Recentemente eles decidiram sair desse lance de clonar e fazer um próprio… e mostraram que não precisam de americanos pra fazer UAVs.
O fato é que esse Veículo Aéreo Não-Tripulado xing ling (ou não…), batizado de Dark Sword, é mais bonito e assustador que os desengonçados aviõezinhos feiões que a CIA e o Exército Americano usam, e pelas especificações analisadas pela Defense Tech, tão bom quanto, nos quesitos manobras, teto de serviço, e precisão.
Quem sabe não seja o início de uma nova era de equipamentos militares chineses de fabricação própria, e não clonados. Tá bom, eu duvido (e o fato de o Dark Sword possuir certas semelhanças de design com o F-117 ajuda), mas quem sabe…
[Via Danger Room]
comente primeiro!