domingo, 28 de fevereiro de 2010

Avatar FiliPêra

#CHUPA, Superman… é o Batman que tem a HQ mais valiosa!

 

image

Desde que inventaram que HQs velhas valem mais dinheiro do que as novas, a mais bem avaliada de todas, o prêmio a ser conquistado, é Action Comics #1. Em resumo, é a primeira HQ do Superman, o mais babaca dos heróis mainstream. Se há um tempo atrás Eu havia visto uma matéria sobre raridades na Wizard, e essa bendita revista era avaliada pelo preço de 480 mil dólares, o preço de um apartamento dos bonzões, na hora do vamos ver o preço mais que dobrou.

Semana passada um exemplar dessa edição foi vendido por 1 milhão de dólares. Repetindo: UM MILHÃO de dólares por algumas páginas não-restauradas de uma revista com um dos heróis mais toscos (e influentes) dos quadrinhos. É um recorde absoluto no mundo dos quadrinhos. Como adendo, parece que tem uma outra edição dessa revista rolando por aí, e em breve deve ir a leilão também.

É, mas o bandeiroso azul não ficou no trono muito tempo, já que Batman (AKA O Humano que já deu DUAS surras homéricas nele), ainda na mesma semana, superou o recorde milionário de Superman. Na quarta-feira, um exemplar da revista Detective Comics #27 - a primeira aparição do Batman nas HQs - foi vendida por US$ 1.075.500, e deixou o escoteirão na segunda posição!

É a vida, seu kryptoniano metido a jornalista de segunda… enquanto houver um herói com cérebro na sala, seus poderes ficarão sempre em segundo lugar.

 

image image

PS: Action Comics #1 foi originalmente publicada em junho de 1938, e Detective Comics #27 em maio de 1939.

 

[Via Comic Book Resources]

Avatar HumberTêra

Buzz Lightyear versão computadorizadamente real

 

image

Meio que misturando o astronauta que todos nós conhecemos desde nossa infância, com brutamontes de games como Gears of Wars, o Raoni Nery criou uma versão real do Buzz Lightyear, o mais cool dos personagens de Toy Story.

O diretor da Pixar, Lee Unkrich, ainda não decidiu o que acha da arte, mas eu achei bonitona!

 

[Via Seagulls Fly]

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Avatar FiliPêra

Hitler fala sobre Avatar

 

Creio que vocês já viram, e Eu nem o iria postar aqui, mas quando me peguei rindo pela quarta vez que estava vendo o vídeo acima, creio que era hora de compartilhar. Sim, mesmo a cena sendo batida até não querer mais pra fazer humor, os três minutos e meio acima são recheados de frases antológicas, de se usar para fazer referências depois.

Dêem o play, e se preparem para rir…

Avatar Voz do Além

O Japão dos Samurais

 

image

Era o século XIX, o Japão vivia uma época completamente diferente da que viveria após a sua abertura cultural. Socialmente ele estava mais próximo da Era Edo, do que da explosão industrial pela qual passaria décadas depois. Os samurais ainda eram vistos nas ruas, e o regime era fechado para todo o tipo de influência externa.

Adolfo Farsari era um ex-combatente da Guerra Civil americana, que foi ao Japão, e meio que se tornou os olhos do Ocidente no país. O lance é que ele tinha uma técnica fotográfica extremamente foda: as fotografias eram sépia, como todas as da época, mas Farsari as levava para artistas locais, que as coloriam manualmente… resultando nas lindas obras de arte abaixo:

 

image image image image image image

[Via Gizmodo]

Avatar Voz do Além

Sem palavras: Desenho com o Excel

 

image

Sempre achei que o Excel não passava de um programa idiota, que nada mais era que um Word organizado e com fórmulas legais, que facilitavam a vida de qualquer um. No máximo ouvia uns caras falando que faziam coisas geniais nele, mas nunca os vi realmente fazendo essas coisas.

Mas esquece isso, um tal de Shukei acaba de mudar os parâmetros de utilização do Excel, e convence qualquer que ele é melhor para fazer desenhos que o meio inútil Paint. Atentem aos detalhes desse maldito desenho com um maldito Gundam…

 

[Via Haznos]

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Avatar Murilo

Mais um plágio!

image
Geralmente, quando se é filho de um músico famoso, sempre se cria uma expectativa das pessoas ao redor de que você siga o caminho do pai e crie uma banda. Nick Simmons, filho de 21 anos (quase a minha idade) do baixista Gene Simmons, da histórica banda Kiss, resolveu fazer diferente e escreveu e desenhou 3 edições da minissérie em quadrinhos Incarnate, sobre um imortal em guerra contra a humanidade. Até aí tudo bem, só que o cara pelo visto é fã de Bleach e copiou várias ilustrações deste que é um dos mangás mais famosos do momento, como dá pra ver só pela imagem que ilustra o post (o cara copiou o Zaraki Kenpachi!). A coisa foi tão descarada que a própria editora da publicação, a Radical Publishing, suspendeu o título.

image
O que Tite Kubo, autor do mangá dos shinigamis, disse sobre o assunto? Ele ficou mais preocupado com o fato do filho do Gene Simmons ser quadrinista do que com o plágio em si. O próprio mangaká não é um dos mais originais que já existiu, porque vira e mexe alguém o acusa (não sem fundamentos) de ter chupinhado Yu Yu Hakushô. Mas ele nunca foi burro o bastante para copiar cenas inteiras, só os princípios básicos da história, jamais o visual dos personagens.
Já passou o tempo em que uma obra poderia se "inspirar" em outra e quase ninguém perceber. Em tempos de internet, esse tipo de informação se espalha rapidamente e é uma verdadeira bomba. Aconteceu com Avatar, e também aconteceria com Incarnate. Nick foi ingênuo de pensar que ninguém associaria os dois quadrinhos. Ele tem culpa? Sim. Mas a responsabilidade é da editora. Que tipo de empresa que se diz profissional comete o erro de deixar uma obra como essas ser publicada? Deve ter pensado que, pelo o autor ser filho de alguém conhecido no mundo inteiro, a publicidade seria instantânea e não checou o material cuidadosamente.
O pior disso tudo é que Nick escreveu a seguinte frase no seu DeviantART:


"se alguém roubar sua arte, ela irá pagar em dinheiro".


Espero que você pague também.

[Via Melhores do Mundo]

PS: Para ver mais imagens que o Nick Simmons copiou clique AQUI.
Avatar Colaborador Nerd

1 Litro de Lágrimas

Por Beatriz Paz*

  quadrinhos%5B3%5D%5B1%5D[1] image

Aya Kito tem 15 anos e sua vida não poderia estar em melhor situação. Ela é popular, estuda no colégio que sempre sonhou, joga basquete e se dá bem com todos. Vive sua vida feliz com seus pais e seus três irmãos, e então é ai você se pergunta “Por que diabos o título do post é 1 Litro de Lágrimas?” Calma, tudo ao seu tempo, jovem padawan.

Depois de notar que a filha vem levando tombos atrás de tombos e tem apresentado dificuldade para andar, a mãe de Aya resolve levar a filha ao médico, e é quando a bomba cai no colo da família Kito. A garota, na verdade, não tinha nenhum problema relacionado com o fato dela estar estudando demais para as provas do colégio, hipótese levantada pela própria Aya. A estudante possui uma doença chamada Degeneração Espinocerebelar.

Não, não é um palavrão de trânsito. É uma enfermidade séria que atinge o cerebelo, medula espinhal e tronco cerebral das pessoas. Aos poucos, o paciente vai perdendo a capacidade de andar, falar e até mesmo comer, no entanto, sua mente e memória permanecem intactas e… ah, essa doença não tem cura. O máximo possível é um tratamento que retarda os sintomas.

Após o choque, a médica de Aya sugere que ela escreva um diário sobre sua doença e suas dificuldades, e é ai que reside a parte mais bonita da história: as reflexões da estudante sobre a sua “nova vida”, em sua nova condição e sobre quem está ao seu redor, as frustrações e a luta que trava para manter sempre o otimismo e perdoar a todos por tudo. “Quero ser uma pessoa com coração grande. Que aceita e perdoa muitas coisas.”

Aya recebe ajuda de seus colegas, que inclusive fazem 100o origamis de Tsurus para a garota. Para você que não sabe, esse é um costume japonês que diz que se você dobrar 1000 Tsurus para um doente, ele pode melhorar. Mas eles sabem que o destino de Aya é inevitável, não quero dar spoiler, mas eu já aviso. Se você leitor, é uma barra de manteiga derretida, prepare muitos lenços de papel e desentupidores de nariz, porque você vai chorar feito criança. E mesmo que você não seja um chorão ou chorona assumido(a), aquele famoso nó na garganta certamente vai aparecer. É muito difícil não se afeiçoar por Aya e por sua batalha que durou dez anos.

1 Litro de Lágrimas é um hadduken na cara dos leitores, e mostra que, por mais difícil que seja a vida, há sempre um jeito de contornar as situações complicadas. Ele ainda te dá uma bronca, mostrando que seus problemas não são realmente problemas, e que existem pessoas em uma situação muito pior que a sua, mas que ainda vivem suas vidas com otimismo e perseverança. Por isso pare de reclamar e pense na Aya Kito!

O diário da adolescente foi transformado em livro e publicado logo após a sua morte no ano de 1988, superando o número de 1,8 milhões de exemplares vendidos e tornando-se um best seller dos orientais, com direito a filme e dorama (as famosas novelas japonesas). A cena do funeral de Aya é considerada uma das mais tristes já feitas e a fotografia é impecável.

Não se comover com a jornada da garota é extremamente difícil, 1 Litro de Lágrimas fala de superação, perseverança, humanidade e compaixão pelo próximo. Fala sobre viver a vida em seu limite, não importando a sua condição física ou mental. Claro que o drama é presente é forte, uma das cenas que mais chorei foi quando, frustrada e aos prantos, Aya começa a agredir as próprias pernas, pois as mesmas não tem estabilidade o suficiente para sustentar a garota.

No entanto, o mangá não conta a história completa de Kito, ele pára quando a mesma decide ingressar numa escola para deficientes físicos, o que é uma pena, pois quem quiser saber como a história termina, precisará baixar ou o filme/dorama, ou dar um jeito de comprar o livro. A arte é simples, mas também contribui para os momentos de drama, que não são poucos se você parar para analisar. E conforme você lê o mangá você percebe o quão espirituosa e profunda Aya era. Mesmo com a doença ela não se fez de fraca, muito menos de vítima. Ela foi uma verdadeira guerreira contra tudo, até contra ela mesma.

Pode ser uma maneira muito clichê de terminar o meu primeiro post como colaboradora aqui do NSN, mas eu vou deixar para vocês as últimas palavras escritas por Aya Kito, que mesmo depois de ser impossibilitada de ao menos pegar numa caneta, nunca deixou de viver sequer um dia ao seu limite.

“O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.”

 

Editora: Newpop

Autora: Aya Kito

Formato: 12,7 x 18,9 cm

Páginas: 176

Preço: 14,00

Nota: 9

____________________________________________________

*Beatriz Paz é colaboradora da revista Neo Tokyo, além de ser a nova colaboradora do NSN. Ela é estudante, pseudo jornalista, adolescente nas horas vagas, geek assumida e viciada em café. Noitada de video game? É só chamar, mas não espere um show de jogabilidade de uma pessoa que não consegue usar dois analógicos ao mesmo tempo. Ser da geração Nintendo dá nisso. XD

Avatar Murilo

O domínio mais valioso do mundo está à venda

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Avatar Felipe

Vem aí um novo filme do Superman

 beauchamp-supergirl-11%5B3%5D[1]

É isso aí, fãs do Homem de Aço, segundo uma fonte que o site Latino Review diz ser confiável, a Warner Bros. chamou David Goyer (co-roteirista de Cavaleiro das Trevas) para escrever o novo filme do azulão. Segundo a tal fonte, a idéia de Goyer é mostrar um Superman mais parecido com o da fase escrita e desenhada pelo John Byrne e a história envolveria os vilões Lex Luthor e Brainiac. O nome do filme provavelmente será The Man of Steel, mesmo nome do primeiro arco de histórias do Superman pós-crise.

Pra quem não sabe, Byrne foi o responsável pela reformulação do herói depois da saga Crise nas Infinitas Terras e foi ele quem mostrou Lex Luthor como empresário corrupto. Além disso, o roteirista também criou as mudança na personalidade de Clark Kent, que deixou de ser tímido e ficou muito mais confiante nas histórias pós-crise.

Apesar de não gostar dessas mudanças feitas por John Byrne, acredito que possa sair algo bom das mãos de David Goyer, afinal, estamos falando de um dos caras que escreveu Cavaleiro das Trevas. E para finalizar, Goyer já está trabalhando no roteiro do terceiro Batman dirigido por Christopher Nolan.

 

[Via Omelete]

Avatar FiliPêra

Fiquem felizes por mim, Super Mario Galaxy 2 será lançado em maio

 

image

A não ser que você seja o BruNêra, com a dita carga gamer ultra-hardcore dele, é provável que você tenha vontade de jogar Super Mario Galaxy. E a não ser que você odeie o bigodudo, vai se divertir um monte com ele. E se ainda não jogou Galaxy, se apresse: a sequência está chegando, e pela primeira vez na vida estou devidamente empolgado com uma sequência direta de um jogo do Mario, depois de tão pouco tempo.

Super Mario Galaxy 2 chega às lojas americanas no dia 23 de maio… e esse é o tipo de notícia que consegue eclipsar até mesmo o anúncio do lançamento de Metroid: Other M, que sai um mês depois, dia 27 de junho. O novo Metroid é mais uma vez fruto de uma parceria da Nintendo com um estúdio externo. Se a série Prime foi desenvolvida pelos americanos do Retro Studios, Other M é fruto da perícia do Team Ninja, os caras que fizeram Ninja Gaiden. A idéia é dar uma mudada na jogabilidade - antes, um shooter com fortes elementos de exploração -  e trazer mais ação… e PQP, Super Mario Galaxy 2 daqui a três meses!

Reflita com o trailer psicodélico aí embaixo (caralho, tem o Yoshi):

 

[Via Wired Game|Life]

Avatar FiliPêra

Hollywood no fundo do poço: executivos querem adaptar Missile Comand

 

image

Não é segredo pra ninguém que Hollywood, de uns tempos pra cá, está vivendo uma crise de criatividade extremamente aguda. Se antes Eu ia ao cinema pra ver ao menos cerca de 15 filmes que realmente estava esperando, ano passado vi apenas dois: o longínquo Watchmen, e Inglourious Basterds, cada um duas vezes. Sério, não vi mais nada - vi Avatar, mas não estava na minha lista preliminar. Por mais que se caia no clichê de dizer que Hollywood produz muita porcaria enlatada (e produz MESMO), existe muitos filmes americanos que se enquadram na etiqueta blockbuster… e são bons ao mesmo tempo. Watchmen é um deles, Harry Potter é outro, Se Beber Não Case é outro ainda.

Mas a corrida pela grana está afunilando o pingo que ainda resta de criatividade em Hollywood. É reboot disso (Homem-Aranha, Demolidor e American Pie, pra ficar só nos últimos anunciados), remake daquilo, e nossas tão conhecidas adaptações. Nós sabemos pra onde pra onde geralmente essas movimentações merecem ir: pra lata de lixo mais próxima, logo depois de serem incineradas!

Pegue como exemplo as adaptações de games para o cinema, e vão rolar uns facepalms automáticos em segundos. Pra resumir a história, só gostei de Sillent Hill até hoje, mas em contrapartida lembro muito bem que tiveram a coragem de adaptar Mario, e que foi uma porcaria homérica.

Filmes ruins temos aos montes por aí, com toda a certeza… só não entendo a obsessão hollywoodiana de ter uma marca atrelada a um dos seus filmes, o que geralmente complica mais do que facilita. Tá bom, entendo que role uma questão comercial forte o bastante para que executivos loucos para conseguir uma grana a mais tenham idéias estúpidas para adaptações, mas não seria mais interessante e lucrativo criar uma marca completamente nova, com algo com zero de rejeição? Se pensarmos apenas com nossos cérebros sim, creio, mas o fator bolso hoje está num nível insustentável, visto hoje estarmos diante de filmes que custaram de 400 a 500 milhões de dólares, que mostra bem o nível megalomaníaco em que chegamos.

Se Tarantino faz um filmaço com míseros - para os dias de hoje - 60 milhões, creio existam diretores que pagam aos seus atores somente para respirarem, só assim pra entendermos onde alguém enfia 300 milhões pra fazer um filme. Isso cada vez mais engessa e dificulta o processo de se realizar um filme. Uma questão secundária surge daí: a liberdade e a criatividade vão pra vala cada vez mais, pois os homens do dinheiro estarão menos dispostos a arriscarem sua grana - e seus rabos - em filmes que não sigam as malditas fórmulas que qualquer idiota que já viu mais de dois filmes conhece.

O pior é que eles só se sentem por satisfeitos depois de ARRASAR as obras originais, mastigando para um público massificado que não está a fim de pensar. Talvez seja por isso que realmente não fiquei nervoso ao ler a última peripécia dos executivos doidos da Fox: adaptar o jogo Missile Command para a tela grande. Não conhece? É aí que está a questão, pois estamos falando de um game de 30 anos atrás, cuja trama complexa se resume em impedir que mísseis caiam sobre uma cidade. Sim, só isso! Me congratulem, resumi uma futura adaptação hollywoodiana em sete palavras. Tá certo que tinha um lance de raças e invasões alienígenas, mas era papo pra encher manual de cartucho.

Ah, agora a boa notícia: com quase toda a certeza vai ser em 3D! É por isso que digo que não ligo pro 3D; daqui pra frente, graças ao sucesso estratosférico de Avatar, qualquer porcariazinha insignificante vai usar a grife 3D pra tentar conseguir alguma grana. Essa notícia pra mim diz oficialmente que Hollywood não compra mais idéias, e sim compra qualquer coisa, qualquer nome, marca que uma ou duas pessoas conheçam. É o fundo do poço.

Ou isso, ou Missile Command vai ser um filmaço revolucionário, e Eu quebre a cara epicamente. Que venha o filme do Pac-Man!

 

[Via Joystiq]

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Avatar FiliPêra

The Book of Eli

 

filmes5B35D5B15D5B15D11[1]image

Filmes pós-apocalípticos são uma faca de dois gumes! As possibilidades de se fazer um filme interessante são tão gigantescas, que realmente se espera (ao menos Eu espero) que a produção aproveite essas possibilidades de forma inteligente. Mas, infelizmente a maioria dos que se põe a fazer filmes que rolam em um mundo destruído, não vão muito longe em explorar esses conceitos, e se prendem em velhas fórmulas idiotas, que acabam por demonstrar uma limitação grande da equipe por trás do longa.

Tudo que Eu sabia quando comecei a ver The Book of Eli era que ele era pós-apocalíptico, e que Denzel Washington (o tal Eli) carregava um livro por aí, esmurrando quem estiver no caminho. Pelas cenas de porrada no trailer, parecia que, ao menos ação iríamos ter. Como outro ponto a favor do filme, estava o fato dele ser um roadie movie, um dos meus (sub)gêneros favoritos - um dos melhores filmes da história, Apocalypse Now, é um river movie, por exemplo. Somadas essas três características - apocalipse, Denzel descendo a lenha em uns vilões meia boca com um facão, e o fator road - esperava um filmaço com F maiúsculo.

Quebrei a cara…

Não que o filme seja de todo ruim, mas é apenas mais um filme pós-apocalíptico bostinha, que nem se esforça pra ser muito mais. Basicamente é um conjunto de cenas de ação mal costuradas, e centradas no duelo repentino e pessimamente construído de Eli e Carnegie (Gary Oldman, como sempre, um vilão dos melhores). Como coadjuvante, Solara (Mila Kunis… lindinha), fazendo o sempre existente papel da menina-que-transforma-tudo-num-triângulo-amoroso.

O filme começa bem, com uma cena à meia-luz, com Eli caçando com arco e flecha. A apresentação da proposta mitologia pós-fim do mundo é feita de forma interessante, sem precisar recorrer a recursos didáticos e idiotas, como os telejornais de Eu Sou a Lenda, ou a narração em off vagabunda de Waterworld. Você simplesmente é jogado no meio da trama do guerreiro errante que carrega um livro que pode salvar a humanidade, e o resto vai surgindo com os diálogos. Aos poucos você descobre que o mundo tá na situação calamitosa que está por causa de explosões nucleares, que o sistema financeiro logicamente voltou pra base da troca, com espécies de bancos dando o valor de itens raros.

 image

Nesse mundo caótico está Eli, que recebeu uma visão de onde estaria um livro que traria a salvação da humanidade, além da missão de andar para o Oeste, onde acharia o lugar para deixa-lo em segurança. Pela sinopse parece ser uma porcaria, mas grandes filmes não precisam de sinopses que mudam o mundo para serem bons, ou você acha lutador que sofreu ataque cardíaco voltando a lutar é uma boa sinopse (O Lutador, um filmaço)?!

O problema é que The Book of Eli é realmente tão fracote quanto a sinopse mostra. Chega ser frustrante: temos um mundo gigante a ser explorado, milhares de coisas a serem feitas, e o filme se prende a mostrar uma historinha besta de perseguição, que não rende nada tão interessante, a não ser uma ceninha mezzo explosiva de ação numa casa. É como ir a Moscou e ficar confinado em um hotel de periferia.

As motivações, explicações, e a própria narrativa do filme são problemáticas. Se contar uma história de modo rarefeito, deixando para quem está assistindo a tarefa de interpretar e completar os buracos intencionais da trama, pode ser uma grande sacada, ter uma história que não vai a lugar nenhum não é. E a jornada de Eli é exatamente isso: sem propósito. As motivações dos personagens beiram o infantil, e num ambiente em que até para se conseguir água rola uma luta, é um problema.

Se você realmente tá decidido a ver esse filme, se foque individualmente em cada cena - só não repare em Eli citando a Bíblia, ele não é cool como Jules Winnfield - porque o conjunto não é grandes coisas. As cenas têm elementos de faroeste, com enquadramentos distantes, e takes mais longos, com menos cortes irritantes. A poeira e a sujeira típica dos filmes de mundo destruído também está lá (a poeira só não está nos óculos escuros dos personagens), mas dessa vez esses elementos visuais são brilhantemente ressaltados por uma fotografia sépia, que chega quase ao preto e branco em alguns momentos. Só destoa desse conjunto retrô, o uso tosco de uma câmera lenta que somente na primeira cena ajuda de verdade.

 

 image

image

Infelizmente o filme não passa de algumas cenas legais, e um plote mal aproveitado. O final, que rola depois de Eli proteger a sua Bíblia (Bíblia salvar o mundo depois do apocalipse? PQP roteirista, hein…), é uma broxada das piores, assim como o gancho risível para uma possível sequência. Talvez, se você levar em conta que o filme quis mostrar como a Bíblia pode ser dicotômica, pode achar a história menos ruim. Mas com certeza, ao final você ficará feliz por ter terminado, finalmente… mas CHORE, porque os Irmãos Hughes estão escalados pela Warner para dirigirem o remake de (respira fundo!!!) Akira, que também é pós-apocalíptico e se passará em (hiperventile agora!) New Manhattan.

Acredite, é melhor tirar a poeira de seus DVDs de Mad Max (ou fazer como Eu, e baixar The Road, e torcer pra ele ser bom).

 

The Book of Eli (EUA, 2010)

Diretor: Irmãos Hughes

Duração: 117 min

Nota: 5

Avatar Voz do Além

Agora é oficial: alunos podem criticar professores pelo Facebook nos EUA

 

imageA impressão que tenho é que nos EUA exista gente parada, no canto dela, só esperando alguém tropeçar na unha do dedo mindinho para entrar com um processo. E geralmente funciona, principalmente porque o lado processado é o mais fraco na maioria das vezes. E assim caminha a humanidade…

Mas dessa vez a coisa inverteu de lado. Katherine Evans é uma estudante de 19 anos que, revoltada com a professora de inglês, resolve criar uma página no Facebook em homenagem a ela. O título dessa ode à sinceridade é Ms. Sarah Phelps is the worst teacher I've ever met (Sr. Sarah Phelps é a pior professora que eu conheci). A escola logicamente não gostou nada da ousadia da jovem, e tratou de suspende-la, alegando (suspiro) cyberbullying, a nova palavrinha da moda, assédio moral, comportamento perturbador. Ela ainda foi dispensada das classes avançadas que frequentava, e voltou para o ensino regular. Isso em 2007! Mas Katherine esperou o prato da vingança esfriar e entrou na Justiça pra tirar a suspensão do histórico… e ganhou!

O juiz federal que estava com o caso nas mãos entendeu que a famosíssima e mais-que-pisoteada Primeira Emenda da Constituição americana, que trata da Liberdade de Expressão, permite que se fale mal de uma professora, desde que o conteúdo não seja especialmente perturbador. Ele também ressaltou que a página “era a opinião de uma aluna sobre uma professora, que foi publicada fora do campus e não foi vulgar, ameaçadora nem defendeu comportamento ilegal ou perigoso”.

Em outras palavras, foi um bazzinga para professores e outras autoridades escolares que acham que podem regular a vida dos alunos fora do território da escola. Logicamente que a questão é muito mais profunda que isso, e abre um precedente importante na questão de liberdade na internet. Os EUA - e nem qualquer país do mundo, creio eu - não possuem legislações específicas para casos como esse, cabendo aos juízes a tomada de decisões, que muitas vezes não têm o preparo e o conhecimento suficiente de internet para tomar decisões realmente acertadas.

E, bem, nem vamos falar de situações similares no Brasil, que acho que um aluno seria banido para sempre do ensino público por fazer uma coisa assim…

Lição aprendida? Você pode falar e escrever praticamente o que quiser,e  sobre o que quiser, é só saber escolher as palavras e ter os argumentos certos. Quem tem os melhores argumentos sempre ganha…

 

[Via Wired Threat Level]

Avatar Voz do Além

IE 6 RIP (2001 - 2010)

 

ie6

“O Internet Explorer 6, residente na internet há oito anos, morreu na manhã do dia 1º de março de 2010 em Montain View, Califórnia, por conta de um acidente de trabalho ocorrido na sede do Google”

Nesse momento da história, você provavelmente o odeia com todas as forças, mas se tem mais de cinco anos de uso de internet é bem provável que ele tenha lhe proporcionado algumas alegrias - não necessariamente ele, mas sim o que ele lhe mostrava. Estamos falando do pior navegador que ainda relutava em reviver, principalmente nos computadores inclusos digitalmente: o Internet Explorer 6, provavelmente a maior peneira do mundo dos navegadores.

E agora ele definitivamente morreu. E foi graças ao maior rival da Microsoft no momento: o Google. Uma agência de design, o Aten Design Group, aproveitou o anúncio do fim da compatibilidade dos serviços da gigante de Mountain View para realizar o Funeral IE6, um site que permite que você envie suas memórias do navegador pra lá (pegue PESADO).

Eu pensei em discorrer falando dos meus momentos com o IE 6, em como eu acumulava janelas e mais janelas porque aquela grande porcaria não tinha o recursos de abas, de como eu era noob e só fui baixar o Opera - que mudou minha vida internética - em 2004… mas chega, o momento é de COMEMORAR triste, o Corcunda dos Browsers, cheio de defeitos, e nada gente boa, acaba de falecer! Chorem…

 

PS: Ele deixa um filho, o IE7, e uma neta, a IE8.

PS 2: Se você flagrar alguém o usando, avise-o que está com um cadáver putrefato no PC dele…

 

[Via IDG Now!]

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Avatar FiliPêra

Primer

 

filmes%5B3%5D%5B1%5D%5B1%5D[1]image

O cinema independente chutou a porta do cinemão hollywoodiano no fim da década de 80 / início da década de 90, com uma série de filmes, dos quais se destacaram Sexo, Mentiras e Videotape, Cães de Aluguel e El Mariachi. Uma coisa esses filmes tinham em especial: eram independentes de verdade, tinham diretores revirando o mundo em busca de grana para torna-los reais, lançamentos em circuitos mínimos, boca-a-boca e geralmente botavam a cara no mundo no Festival de Sundance, ainda hoje o maior lar do cinema independente americano.

De lá para cá as coisas mudaram, provavelmente por causa desse chute. Cinema Independente virou uma grife usada por grandes estúdios para mostrarem que também sabem fazer coisas sem os orçamentos milionários que vemos por aí. É mais ou menos como a chamada Consciência Ecológica de hoje, que está em todo o lugar, mas poucos parecem conhecer a essência do que ela representa, se preocupando somente com o status de bem-feitor que ela proporciona.

Dessa idéia, os mega conglomerados de cinema criaram pequenos estúdios, as chamadas divisões de arte. Alguns desses pequenos estúdios atendem pelo nome de Screen Gems (da Sony), Warner Independent Pictures e Picturehouse (os dois últimos da Warner, recentemente fechados). Com essas mudanças, independente adquiriu um novo sentido em definitivo, e os filmes com essa classificação deixaram de ser feitos quase na base da guerrilha, e passaram a ser produções com pouca grana de grandes estúdios. O pior fator desses novos tempos dizem respeito a interferência de gente como Alan Horn ou os próprios Irmãos Weinstein em produções que deviam ser verdadeiramente independentes, mas em sua essência não eram.

A boa notícia é que ainda existe gente que tá pouco ligando pra essas coisas, e fazendo filmes que vão contra todas as chamadas regras do sucesso. E o melhor: obtendo sucesso sem elas! Primer é um exemplo clássico pra ilustrar que casos assim existem em dias confusos como os de hoje. A própria história da produção do filme é tão mitológica quanto a famosa fábula do nerd que saiu de trás do balcão de uma locadora direto pra cadeira de diretor de clássicos como Pulp Fiction.

Shane Carruth era um matemático entediado com a própria profissão. Resolveu que o caminho para sair do marasmo era o cinema. Com essa idéia 180º na cabeça, ele levou três anos para roteirizar, produzir, atuar, dirigir, editar, compor trilha e lançar Primer, sua estréia no mundo dos filmes. Os gastos dele com a produção nos leva a outro icônico símbolo do cinema independente: foram míseros 7 mil dólares, usados somente no aluguel das câmeras, e na compra e revelação de alguns filmes 16 mm… os mesmos gastos de Robert Rodriguez no seu western latino, El Mariachi. Após ver seu filme devidamente selecionado em Sundance, Carruth arruma grana emprestada com um amigo e faz uma cópia 35 mm… e foi em Sundance que Primer deslanchou, e alcançou um status cult rapidamente.

Primer é um filmaço, mas que nunca faria sucesso no circuito mainstream. A própria linguagem usada no filme, e o formato louco que Carruth tratou de colocar nele, respondem essa questão muito facilmente. Primer é um quebra-cabeça complexo o bastante para dar um nó cego no seu cérebro, provocar suicídio coletivo nos seus neurônios, fazer sua massa encefálica escorrer pelas suas narinas; tudo isso sem esforços mirabolantes.

Não por acaso rolaram diversas comparações com outro campeão de Sundance: Pi, do genial Darren Aronofsky. Mas, se em sua forma os dois filmes são parecidos - tratam de ciência, não fazem concessões ao expectador ou se põe a explicar tudo o que tá rolando na tela - em sua essência os dois são fundamentalmente diferentes. Pi trata de paranóia, de vícios, de isolamento, de loucura, e usa a matemática para expressar isso com perfeição. Já Primer é ciência pura, ficção científica em sua melhor forma, com alguns elementos de 2001, e filmes-pesadelo de David Lynch. Se Pi tende a ser quase místico, principalmente em seu final quase metafísico, Primer é pura ciência e ponto!

 

 primer 3

Já em seus primeiros momentos, Primer te deixa tonto. São minutos e minutos de diálogos científicos rolando numa garagem, num ritmo que deve assustar até o cinéfilo mais acordado - lembra bastante aqueles filmes franceses histéricos e verborrágicos -, e que só devem fazer sentido pleno pra alguém que ama Exatas. No centro da trama, quatro amigos. Eles estão bem empregados, mas montam uma pequena empresa bem no estilo dos pioneiros da computação, e se dedicam a uma criação própria, mesmo que pelo rumo das conversas, você chegue a conclusão que eles não saibam exatamente para onde estão indo. Para obterem sucesso, eles não medem esforços, e lançam mão de tudo quanto é recurso que está a disposição, como o gás de uma geladeira, e pedaços de ferro que encontram.

Dois dos amigos pulam fora do projeto, e Aaron (interpretado pelo próprio Carruth) e Abe, sabendo que estão perto de algo grande, decidem continuar. Ao colocarem a máquina semi-pronta em testes dentro de um compartimento de ferro, eles chegam a resultados aparentemente bizarros: a máquina gerou proteína de um fungo. O lance é que a proteína gerada em cinco horas levaria cinco anos para ser gerada em condições normais. O que isso quer dizer? Bom, esse é apenas um dos mistérios intrigantes do filme, que resolvida essa questão, vai mergulha-lo em um absurdamente viajante quebra-cabeças.

A própria narrativa do filme não faz concessões. Carruth dá uma de J. J. Abrams e não faz a mínima questão de explicar o que tá rolando na tela, cabendo ao espectador reunir todas as pistas na sua cabeça e formular suas próprias teorias, que com certeza vão de encontro às teorias que a pessoa do seu lado formulará. Como único ponto narrativo comum, está uma narração em off, aparentemente feita por Aaron após a conclusão de todas as questões levantadas no filme. E vai logo um aviso: não pense que o fim do filme fecha todas as questões pendentes na cabecinha confusa… muito pelo contrário, você terá que ver tudo novamente, reunir com o que sabe após ver o filme completo, e tentar chegar a uma conclusão definitiva.

Uma dica? Viagens no tempo… de forma inédita… que envolvem máquinas do tempo dentro de máquinas do tempo…

 

A idéia de Carruth ao criar Primer diz respeito a um relato que ele leu sobre grandes invenções. Em entrevista em Sundance, ele afirmou que o filme foi como uma versão moderna dessa experiência - daí a garagem, e os jovens - lembrando gente como Bill Gates, Steve Jobs e Steve Wozniak. Carruth vai além, e deixou claro que Primer foi uma versão filmada dele próprio fazendo a sua descoberta historicamente importante.

Surpreendentemente o filme se sai bem em quesitos técnicos. Apesar de não possuir qualquer tratamento técnico especial - além da ausência de efeitos computadorizados, coisa cada vez mais rara no mundo sci-fi - o filme possui certas peculiaridades interessantes. Sua coloração amarelada e fortemente verde, e com uma predominância de tons variantes dessas cores, dá um sentido que se une a temática científica do filme. Os enquadramentos são estáticos, lembrando o formato incômodo de muitas séries de TV. É o estilo perfeito para o caminhão de diálogos poderosos que os personagens despejam a todo o momento. A edição contrapõe tudo isso e é rápida, acompanhando a verborragia de Aaron e Abe, chegando por vezes a ser insanamente difícil de acompanhar.

 

primer 2

primer 1

Após o final icônico e mais complexo que a arquitetura de um fractal infinito, é fácil ter a certeza que Primer é um filme inteligente, recheado de ousadia e com um roteiro ótimo. Mas não é para todos, por mais batida e aparentemente metida que seja essa afirmação. É como um Donnie Darko com foco mais amplo na questão científica. É necessário mergulhar de verdade na experiência que é ver o filme, formular teorias, assistir duas ou três vezes, discutir com amigos e chegar a alguma conclusão.

Para quem acha que o futuro do cinema está somente no 3D, em orçamentos mais caros que os gastos de luz de uma mega cidade, em pirotecnia; e não em roteiros inteligentes, Primer pode ser um lixo sem pé nem cabeça, uma viagem na maionese. Lamentável…

 

Primer (EUA, 2004)

Direção: Shane Carruth

Duração: 78 minutos

Nota: 9

Avatar FiliPêra

E começa a temporada dos boicotes: Alice e Heavy Rain estão no mesmo barco

 

image

Por motivos diferentes, mas igualmente condenáveis (ou não… cada um com sua opinião), estão sendo cogitado boicotes a Alice no País das Maravilhas - possível-neo-clássico-gótico de Tim Burton - e ao mais que hypado e esperado novo representante dos games que queriam ser filmes, Heavy Rain.

Com Heavy Rain a coisa é simples: o jogo será banido nos Emirados Árabes Unidos, por exibição de “conteúdo violento e nudez”. A notícia foi confirmada pela Sony ontem, que soltou os clássicos blábláblás de executivos pra dizer que o conteúdo do jogo está dentro do aceitável, o que é inteiramente concordável, visto que em países árabes ocidentalizados, como a Arábia Saudita e o próprio Emirados Árabes, existe uma aceitação forte com cenas violentas de filmes hollywoodianos e seria perfeitamente normal enquadrar games nos mesmos parâmetros.

Parece uma notícia normal - e infelizmente é -, mas tem dois pontos discutíveis aí: autoridades colocando os games como uma mídia secundária, e aceitação maior da violência perante o sexo. Não sei exatamente o que rola na cabeça de um juiz desocupado, mas é fato que não vejo filmes, ou álbuns musicais sendo proibidos por aí, somente gamesm e ajuda o fato de poucas empresas grandes de games estarem representadas por aqui. Creio que tudo começou aqui nas nossas terras com a proibição de Carmageddon, no fim da década de 90. Em questão de semanas, surgiram inúmeras reportagens em Vejas e Istoés da vida mostrando o perigo aterrador e satânico que games como Diablo e Doom podiam representar na mente de crianças. E o melhor: com estudos científicos (!!!), sendo que nem nos dias de hoje existe algo próximo de um consenso sobre os efeitos desses produtos na mente humana. Só esqueceram de avisar a eles que o game é inspirado em Death Race 2000, filme de ação com Stallone, em que corredores… devem atropelar pedestres!!! Proibiram o filme? Não…

Isso rola pois games são de uma geração posterior à geração dos velhotes que editam jornais, ou dos caras que formulam leis. Eles não tiveram um SNES quando crianças, e isso deve encher as mentes deles de inveja. Mesmo nos dias de hoje, com os games representando uma mídia consolidada, e reconhecidamente mais lucrativa que a de cinema, ela ainda é secundária, é coisa de desocupado na cabeça de muita gente. E por isso é tratada com leviandade. Quer mais um exemplo? Uma reportagem babaca do Jornal Hoje, exibida em novembro passado, “descobrindo” Bully, jogo da Rockstar. O escritor da matéria ainda teve a cuzice de chamar os jogadores do game de covardes, e dizia com todas as letras que o game era incentivador do bullying que rola nas escolas.

É melhor nem comentar esse tipo de reportagem que se diz minimamente “jornalística”. Não vou dizer que joguei horas e horas do jogo e ainda não ameacei quebrar narizes de nenhum aluno indefeso, ou falar que quem faz bullying são pessoas e não jogos… não adianta, games são uma mídia de periferia na cabeça da geração passada, e vai ser assim por um bom tempo!

E tenha certeza de uma coisa: Heavy Rain só está sendo proibido pelo sexo que rola nele, segundo os produtores, de modo explícito. Todos estamos acostumados com a violência, mas nem todos com o sexo, e agradeçam às religiões castradoras que existem nesse mundo. Apesar de ver isso acontecer ao meu redor uma cacetada de vezes, é difícil me acostumar com gente que vê Stallone arrancando pernas, tripas e cabeças com uma .50 em Rambo IV, mas fica com nojo de ver Angelina Jolie fazendo uma cena lésbica linda em Gia, ou a lindinha Anne Hathaway transando no banco traseiro de um carro em Garotas Sem Rumo.

É uma bizarra inversão de papéis. Gente normal não pega facas e abre barrigas alheias, ou arranca pedaços humanos com uma metralhadora… gente normal (e feliz) TRANSA (faz amor, trepa, whatever)! E quanto mais a gente transa, mais a gente quer transar! Então, ver gente fazendo sexo loucamente numa tela deveria ser um pouco mais normal do que assistir Steven Seagal quebrando mãos alheias (relevem o exemplo com o Steven Seagal).

Mas Eu não espero que a geração que tá aí, dominando, entenda esse tipo de coisa. Muito menos reis com as bundas sentadas em petróleo…

 

image

E Alice? Tá riscado tomar boicote por que? Bom, o motivo é muito mais comercial e menos cultural! Parece que a Disney encontrou uma saída para vender mais DVDs do filme, e essa saída não agradou os donos de salas de cinema. Os executivos da Disney calcularam que o período de férias escolares são péssimos pra venda de DVDs, e por isso acharam prudente diminuir a janela entre o lançamento do filme no cinema e sua versão em DVD. O normal - fruto de acordo de distribuidoras com redes de cinema - é lançar os DVDs 17 semanas depois do lançamento no cinema, mas a Disney anunciou que lançará Alice 12 semanas depois… e começou a Revolução das Redes de Salas de Cinema.

Começou na Holanda, com as quatro redes principais de cinema - Minerva, Pathé, Wolf e Jogchems, que juntas dominam 85% do mercado - se unindo e calculando que terão um prejuízo monstruoso por causa dessas cinco semanas de adiantamento. Como a Disney não cedeu ao protesto eles decidiram colocar o pau na mesa, e entraram num acordo de excluir totalmente o filme da programação das salas.

Até aí tava tudo tranquilo, a Holanda é terra dos hipongas que fumam maconha, sem problemas para a maior empresa de entretenimento do mundo. Mas a bola de neve rolou e começou a crescer. As redes Odeon, Vue e Cineworld, que mandam em 95% dos cinemas 3D ingleses, entraram na dança, e aderiram ao boicote, já tendo retirado os cartazes dos filmes de suas salas. E nesse momento já tem gente falando até em redes americanas aderirem ao protesto… e aí, amiguinho, não tem Disney que não coloque o rabo entre as pernas!

Mas como o cinema vive dessas queda de braços por causa de grana, só nos resta sentar no sofá das nossas casas e torcer para tudo se resolver e dia 16 de abril esse bendito filme desembarcar aqui (5 de março nos EUA). Eles estão pouco se fudendo pra você ou pra mim, somos apenas um número nas bilheterias. Por isso não tenho problema em esperar um DVDScr no Pirate Bay, não é a mesma coisa, mas estou pouco me danando pra 3D mesmo, só quero ver o que Burton aprontou com esse clássico da literatura-psicodélica…

 

[Via Cinema.com.br e EDGE]

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Avatar Colaborador Nerd

A Nova Ditadura

Por Homem Risonho

 

image

"Se fizermos uma comparação com os índios, poderemos dizer que os civilizados são uma sociedade sofrida. (...)

O índio em sua tribo tem um lugar estável e tranqüilo. É totalmente livre, sem precisar dar satisfações de seus atos a quem quer que seja. Toda estabilidade tribal, toda coesão está assentada num mundo mítico. Que diferença enorme entre as duas humanidades: uma, tranqüila, onde o homem é dono de todos os seus atos; outra, uma sociedade em explosão, onde é preciso um aparato, um sistema repressivo para poder manter a ordem e a paz dentro da sociedade. Se um indivíduo der um grito no centro de São Paulo, uma rádio-patrulha poderá levá-lo preso. Se um índio der um tremendo berro no meio de uma aldeia, ninguém olhará para ele, nem irá perguntar porque ele gritou."

Or lando Villas Boas – Exôdo Urbano

 

Um dos maiores medo de George Orwell seria a censura da verdade e do livre pensamento, enquanto o temor de Aldous Huxley era o de que a verdade seria inundada por um mar de bobagens mediante ao condicionamento e aceitaríamos o fútil e conseqüentemente ridicularizando o que é de fato, real. Acredito que os medos de ambos se fundiram e tornou-se algo muito pior, nesta análise vou tentar dar uma breve definição deste tipo de nova ditadura que sofremos, mas não costumamos pensar nisso.

Para aqueles que ainda acham que a ditadura não mais existe ou é papo de pessoas idosas, está muito enganado. Costumamos pensar somente nas torturas físicas, nos exílios e nos desaparecimentos, mas nunca consideramos a idéia da censura e da repressão e opressão, tanto para opinar ou mesmo pensar, que perdura até os dias de hoje.

O ponto de acreditarmos que não existe tal elemento em nossa sociedade é o fato da gama de imbecilidades no qual somos expostos diariamente pela TV e entre outros mecanismos que anestesiam a nossa mente com propagandas ideológicas que gradativamente nos tornam coniventes com regras que reforçam valores básicos sociais como passividade e submissão às autoridades. Somados ao efeito da preguiça mental que muitos sofrem e pelo medo inconsciente, ou não, de ir contra o consenso geral.

Tudo está voltado ao consumo e os verdadeiros valores foram todos invertidos, com o propósito de deseducar as pessoas e torna-las mais manipuláveis, ao mesmo tempo em que se retira o valor pedagógico à educação, acrescenta o componente psicológico com o intuito de “socializar” as pessoas e preparando-as para regras mais opressoras.

Podemos aqui chamar este novo fenômeno de Ditadura da Conformidade e da Etiqueta, onde desde crianças somos doutrinados pelo ensino obrigatório a não desenvolver a nossa capacidade de enxergar o mundo e as pessoas de forma ampla e complexa. E pior, julgar eventos mostrados nos noticiários apenas de acordo com a opinião publica e publicada, sem ao menos entender as motivações, história ou o que está por trás dos bastidores. Isso com certeza faz com que as verdades objetivas sejam tratadas como resíduos supersticiosos de épocas bárbaras.

Não se faz mais necessário os milicos fardados para dar fim a nossa existência em caso de alguma manifestação ou debate sobre algum tema relevante, porque a própria sociedade já está dependente, doutrinada e uniformizada ideologicamente por este sistema de regras agindo como oficiais a paisana. E dificilmente é necessário o uso da força, devido ao uso da reprovação das demais pessoas ao sermos condenados por olhos vigilantes e conformistas quando nos “expomos ao ridículo” ao enfrentarmos este mundo de sorrisos falsos e amarelados, elaborado por um pequeno grupo composto de pseudo-salvadores com chapeis elegantes que deveriam nos temer por sermos a maioria e não ganharem autoridade com falácias e mentiras de que sem eles, nossa sociedade desapareceria.

Quantas coisas as pessoas deixam de fazer em prol da boa educação e bons costumes? Coisas que de fato vemos que estão erradas, mas preferimos nos calar por medo de ser repreendido ou ser taxado de louco pelas pessoas à nossa volta e para assim sustentarmos a nossa aparência de bons cidadãos?!

Acredito que essa é uma herança que infelizmente herdamos em virtude da nossa cultura colonialista, um tipo de hábito, onde nos deixamos ser colonizados e para compensar essa nossa deficiência, exploramos quem está abaixo de nós, gerando um efeito cascata, cuja prática é de que o “fim justifica os meios” e se dá o que chamamos de corrupção, onde a mesma se aplica em todos os núcleos da sociedade, desde a elite com seus jogos e disputas por poder e dinheiro até as massas devidamente domesticadas que se digladiam por migalhas e centavos.

A finalidade das regras seria para expor os principais requisitos quanto à atitude do indivíduo em uma sociedade. Mas percebermos que estamos sujeitos a uma infinidade de sub-regras de bom senso, com o fim de inibir o nosso raciocínio crítico, afinal, não é cool pensar. E assim, aos poucos, somos modelados ao bel prazer daqueles que as impõem através da mídia em geral e converge um padrão único e maciço de opinião que cada vez menos admite divergências e questionamentos, e alardeia a população com notícias tendenciosas e convenientes aos propósitos de empresários, políticos de aventais (Brasília está cheio deles) e militares que costumam usar os meios de comunicação para dar descrédito às pessoas que pensam contrariamente a eles, e nos expõem a informações consensuais e entretenimentos vazios para emburrecer cada vez mais a sociedade com o famoso pão e circo.

O resultado disso são as guerras de torcidas organizadas que depredam patrimônios e deixam muitos feridos, por uma simples e banal partida de futebol; ou tirar a vida por causa de um tênis e entre outras causas que não preciso listar, mas que deixam bem claro o patamar social e intelectual no qual nos encontramos. Se gastássemos pelo menos 10% dessa energia em causas importantes como aprender a refletir e em conseqüência se livrar desses grilhões, nossa sociedade teria um grande salto evolutivo na escala e conseguiríamos sair finalmente do buraco ou das arvores.

Enfim, este show business da propaganda das notícias travestida de “jornalismo” que apenas fabrica e modelam intelectuais, jornalistas, especialistas e escritores que apóiem cada vez mais causas repetitivas, como o direito da mulher sobre seu corpo e a legalização do aborto, união civil entre homossexuais, proteger prostitutas para evitar que sejam objetos de exploração, sexo cada vez mais precoce, infanticidas e consumistas. Isso faz com que a população ande em círculos, porque, aqui pelo nosso país esses são sempre os “assuntos do momento”, mas não necessariamente somos conduzidos a algum lugar. Mesmo aquele que não tenha grande entusiasmo pessoal por essas causas fica desprovido de um critério pelo qual possa julgá-las, devido à carência de dados que reforcem uma opinião contrária, e no fim acaba colaborando com elas, no mínimo, por omissão.

Muitas vezes, pessoas corajosas e cidadãos de bem, enfrentam esses sistemas com protestos independente - pacíficos ou não - para mostrar o descontentamento em causas que de fato são importantes, como a privatização de serviços sociais, mas a mídia acaba usando essas manifestações para fazer com que os direitos humanos se tornem um produto comercial.

Porém, tais movimentos são recepcionados com a força bruta da guarda pretoriana “bem remunerada” do governo (para os leigos, a polícia militar), que precisa manter a ordem, mesmo que essa ordem vá contra a justiça e cabe a mídia apenas fazer o trabalho de abafar os principais motivos de tais reivindicações e marginaliza-los, tornando questionável a existência de uma democracia e liberdade de expressão, e deixando mais evidente a existência de um regime ditatorial discreto.

As vozes que se recusam a vender seu caráter e consciências a fim de se tornarem meras ovelhas deste organismo caótico, massacrante e criminoso estão ficando cada vez mais escassas, pois os poucos que ainda existem acabam por cair no descrédito pelo simples hábito de pensar demais e não se afogar no mar de futilidades que muitos estão chafurdados.
Devemos entender em sua essência o que significou a censura, o golpe militar, a repressão política (acho que o ministro da defesa não vai gostar muito dessa expressão) para podermos entender o que está acontecendo nos dias de hoje e impedir que a história se repita e nos faça cair no mesmo erro.

Não sejamos mais coniventes com a existência do maior monstro criado pela ditadura que perdura até os dias de hoje… a Rede Globo e alguns jornalecos, que cada vez mais distrai e forma a opinião das massas, para que se aceite velhos regimes que nos mantém cativos em uma prisão psicológica que inconscientemente nos tortura, rouba, molesta e nos manipula através do medo de um inimigo real ou imaginário, para assim manter o bom e velho, ordem para o povo e progresso para as elites.

 

[Nota do Editor: Recebemos esse texto anonimamente por email. Pelo que me consta, essa é uma prática do Homem Risonho, identidade do autor, pois uma rápida checada revelou textos dele em blogs como A Nova Ordem Mundial. Como o texto se mostrou muito bom, o publicamos na íntegra, mesmo que alguns trechos possam não necessariamente representar a opinião dos integrantes do NSN]

Avatar Murilo

Leia o mangá, depois veja o anime

image
A imensa maioria dos animes são adaptações de mangás, games e light novels (romances ilustrados) famosos. O que por si já representa uma crise de criatividade na indústria de animação japonesa para mim, se justifica porque é mais comercialmente seguro investir em um material reconhecido e com uma base larga de fãs. E quando um anime é licenciado em outro país, como Naruto no Brasil, e tem uma boa audiência, abre espaço para que o mangá venda milhares de exemplares. Ou seja, as duas mídias se completam. A maioria dos fãs vibra quando é anunciado que seu mangá predileto vai virar anime. É a oportunidade de acompanhar a história em movimento, à cores, geralmente com uma excelente trilha sonora (tanto nas músicas de background quanto nas aberturas e encerramentos) e com a vibrante dublagem japonesa. Por que estou dizendo tudo isso? Porque no ano passado (ainda na época em que eu era o colaborador mais recorrente) recebi esse comentário, da Daiane, também conhecida como Vivo Verde:

[...] como mangá, eu sei que é bem diferente de anime ( eu já não sou mt fã de mangá... não me dá muita emoção, acho que é trauma de Hulk que ele em uma página estava nervoso e na outra mostrava tudo destruído... ).
Mas sei não, fco meio pé atrás.... rs [...]
No comentário ela diz que tem uma ligação maior com os animes do que com os mangás. De certa forma eu também, mas minha mente me impele a experimentar o material original e depois ver se a adaptação foi digna. Como assim “digna”? Digna porque existem muitos fatores que podem prejudicar a qualidade de uma animação. Citarei os fatores que a minha pobre mente prejudicada por meses de noites insones me permitir lembrar, um ano atrasado porque gosto de adiar as coisas, mas tá valendo (nem reclame, isso já é padrão NSNístico).

Enrolação
Como a maioria dos animes é produzida enquanto os mangás ainda estão sendo escritos, a enrolação tem que ser utilizada para que a história do anime não alcance a do mangá, o que forçaria a paralisação da série, o uso de fillers, ou a invenção de um final alternativo. A enrolação consiste em dar um ritmo mais lento à história, incluir inúmeras cenas paradas e diálogos dispensáveis. Dragon Ball talvez tenha sido a série que mais sofreu com isso. Eram uns cinco episódios só para que o Goku se transformasse em super sayajin. Pra derrotar o vilão uns trinta ou mais. Assim não tem que agüente assistir sem tomar raiva da história arrastada.

Sagas fillers
Quando a história do anime alcança a do mangá, se faz necessária a produção dos fillers, episódios que não tem ligação alguma com a obra original, produzidos somente para que dê tempo do mangaká seguir com a história. O que irrita é que esses fillers demoram muito pra acabar. Você está lá, assistindo um anime que finalmente está chegando ao seu momento crucial... então começam os fillers, completamente inúteis para a história de verdade, e duram uns vinte episódios. Vinte episódios no Japão são seis meses, já que é exibido um episódio por semana. Você tem que esperar seis meses até poder saber o que vai acontecer na história. A não ser que comece a ler o mangá e saiba de tudo bem antes.

Cortes
Os animes para a televisão geralmente têm uma temporada de 26 episódios, mas o número pode ser tanto inferior ou superior, nesse último pelo fato de as temporadas poderem ser renovadas. Como são poucos episódios, é impossível adaptar um mangá sem cortar nada. E assim, momentos considerados marcantes e importantes para os leitores são descartados, e se acelera o ritmo da história.

É claro que existem os casos de animes que conseguem ser até superiores que os mangás que se inspiraram.  Ambos são produtos diferentes e uma história boa nas telas pode não se sair tão bem no papel e vice-versa. Só cabe a cada um assistir e ler para decidir em qual mídia a obra se saiu melhor.
Avatar Murilo

Não acredite em tudo o que lê nos blogs

 

image

Os blogs já deixaram de ser meros diários há muito tempo. Hoje existem blogs que recebem milhares de acessos por dia, e servem de fonte de notícias para inúmeros outros blogs ao redor do mundo. Mais que isso, tem gente que vive bem só com o dinheiro que ganha com a publicidade veiculada no blog. Então nada mais natural do que confiar em tudo o que lemos nesse tipo de página, certo? Errado. Talvez isso pareça óbvio para você, mas resolvi tirar a prova pra ver se todo mundo pensava assim. Escrevi este post no meu blog (aquele que no mês passado bateu o recorde de cinco acessos) como se eu tivesse acabado de fechar um contrato para vendê-lo. Lá eu dizia que permaneceria no blog como editor, que colunistas seriam contratados e que o nome do grupo comprador ainda não podia ser revelado. Alguns amigos riram e logo perceberam se tratar de uma brincadeira. Mas boa parte acreditou no post sem questionar e isso só se agrava quando se vê que o blog se chama Humorragia (se bem que tem quem acredite nas notícias do Bobagento). Recebi dois e-mails, um me felicitando e pedindo pra ser um dos colunistas, e outro que xingou minha progenitora por eu ter “vendido meu blog” e ninguém ter se interessado pelo dele. Além do leitor que comentou também querendo a vaga de colunista, pra você ver como é que está o desemprego no Brasil.

A cada dia surgem milhões de blogs diferentes, e é preciso ser muito ingênuo para considerar que todos são perfeitamente confiáveis. O mesmo vale para o Twitter. Alguém aí lembra do boato que surgiu meses antes do verdadeiro óbito que Patrick Swayze tinha falecido? Tudo começou porque alguém twittou e várias pessoas levaram a sério e retwittaram a mensagem, e assim por diante, em um efeito dominó que levou ao seu artigo na Wikipedia ser atualizado como se o ator estivesse realmente morto.

É de se compreender que os blogs famosos têm mais credibilidade, pois do contrário não seriam tão reconhecidos ou teriam tantos acessos. Mas quanto aos blogs menos conhecidos, de notícias principalmente, é que se tem de ficar com um pé atrás. Não são todos que aceitam escrever, de graça, a realidade dos fatos, e começam a espalhar boatos. Acredite, é melhor ser desconfiado do que passar vergonha por acreditar em um post falso.

Nota do Editor: O NSN também já foi comprado!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Avatar Voz do Além

O notebook do presidente russo

 

image

Sim, esse é Dmitry Medvedev, olhando para o notebook dele. Creio que esse é a tão famosa maleta do Juízo Final, uma das três que existem na Rússia - outra está com o Ministro da Defesa, e outra com o chefe do Estado-Maior do Exército Vermelho -, que serve pra autorizar o lançamento de chuvas de bombas atômicas em países que merecem um pouco de fúria!

Mas realmente não posso ter certeza…

 

[Via BuzzFeed]

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Avatar FiliPêra

Armas steampunk… que são armas MESMO

 

image

Quando a moda steampunk estourou, parece que foi criada uma regra não-escrita dizendo que os gadgets feitos no estilo não deveriam funcionar. Exceções são alguns mouses… o resto parece que somente foi feito para ser visualmente cool.

Mas eis que surge duas armas que quebram essa regra e… atiram pra valer! Jonathan Alberico é o artista que criou duas armas steampunk totalmente funcionais. Black Betty é uma pistola de cano duplo que atira bolas de fogo, e Doris é um canhão de ar que manda bolas de pingue pongue numa velocidade suficiente para fazer bons estragos.

O mundo steampunk perdeu a inocência!

 

[Via Boing Boing]

Avatar Voz do Além

Relógio para filhos espionarem os pais…

 

image

Spynet Secret Mission Video Watch é um nome sugestivo para um relógio que permite a um guri espionar com muita cautela a vida alheia. É muito poder para um guri usar um aparentemente inofensivo relógio de criança para gravar vídeo e áudio dos parentes deles falando e fazendo asneiras aos montes, descarregar no PC via miniUSB e depois upar para um site secreto da empresa do relógio, e fazer uma análise. A capacidade do gadget é interessante: são 30 minutos de gravação de vídeo, 2 horas de áudio e 2000 fotos. E não é só isso: é possível baixar um software proprietário com detector de mentiras e um pacote com missões secretas que realmente não imagino quais sejam, mas deve envolver amordaçar um primo chato e arrancar confissões dele.

Rola também de colocar um acessório como acoplar uma tal de SnakeCam, que permite fazer gravações mais furtivas.

Para quem se interessou, esse ano o produto estará à venda! Como ele foi exposto na Toy Fair, ainda não foram divulgadas informações de datas e preços, mas me pareceu promissor!

 

[Via Gizmodo]

Avatar FiliPêra

Rumor diz que Sony patenteou joystick universal

 

image

Sony… por mais avançada e inteligente que seja essa empresa japa, ela sempre foi do tipo sou fodona e o resto do mundo está aos nossos pés! Óbvio que ter dois dos consoles mais vendidos da história ajudam, mas as coisas com o PS3 demoraram a engrenar, justamente por esse tipo de pensamento. E ainda tem mais: juntamente com a Nintendo, a Sony deve ser a empresa com mais padrões proprietários do mercado de games, sempre com a alegação chula de combater a pirataria.

Esses motivos tornam meio difícil de acreditar que seja justamente a Sony que esteja fazendo um joystick que funcione em todos os principais consoles do mercado. Para funcionar no esquema, o joystick usaria uma tela touchscreen LCD para simular a presença dos botões existentes no Xbox e no Wii - e do PS3 também, lógico. Básico… se vier com algumas funções extras bastante interessantes, pode ser que dê certo!

Só vejo dois empecilhos nesse gadget: conectores… ele precisará ter muitos deles, graças aos padrões diferenciados adotados pelos consoles; e o segundo problema é o simples fato de que pressionar telas LCD por horas à fio me soa cansativo pra cacete.

Mas, acho que talvez a Sony tenha idéias na manga de como aproveitar uma coisa dessas, pois creio que os joysticks dos respectivos videogames são muito bons. Só não se esqueça que é só uma patente e não necessariamente isso vá ver a luz do dia…

 

GoRumor [Via Destructoid]

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Avatar Murilo

One Piece bate seu próprio recorde

 

image

One Piece, o mangá de maior de maior sucessos atualmente, bateu um novo recorde de tiragem, recorde que inclusive era dele próprio. Foram mais de 3 milhões de volumes encadernados, superando a sua marca anterior, de pouco mais de 2 milhões e 700 mil exemplares. Com isso a obra superou sucessos indiscutíveis como Yu Yu Hakushô e Dragon Ball. E foi justamente na obra de Akira Toriyama em que o próprio autor Eiichiro Oda admite ter se inspirado para fazer o mangá do pirata Ruffy e sua tripulação. Nesse caso, não se trata só de inspiração, mas de evolução. O mangaká pegou detalhes da obra que tanto admirava e foi além, criando uma história incrível, onde você ri, se emociona e torce pelos personagens. E são justamente os personagens a grande força de One Piece. Cada um tem sua motivação, história de vida e trejeitos próprios.

Agora só nos resta saber se quando One Piece acabar ele terá a capacidade de continuar vendendo bem e assim ser publicada infinitamente, mesmo após o The End. Mas, independente disso, o mangá já entrou para a história como um dos melhores de todos os tempos.

 

[Via Maximum Cosmo]

Avatar FiliPêra

Um mísero Nintendinho que vale mais que todos os seus eletrônicos juntos

  image

Item de Colecionador! Coloque essa dupla de palavras mágicas à frente de um item seu, e o preço dele corre o risco de subir numa proporção muito saudável para o seu bolso. É só juntar o produto certo, e vende-lo no tempo certo. Eu mesmo comi bola e não aproveitei o hype e vendi meu Watchmen primeira edição lançada pela Globo no Brasil. Como não pretendo cometer o mesmo erro, quando sair esse tal reboot de Homem-Aranha, vou vender minhas HQs mais raras: uma reedição da Abril, de Homem-Aranha 1 e outra da edição 3! É só ter um senso de esperteza e saber pedir o preço certo!

Uma mulher que não teve o nome revelado, mandou bala e colocou à venda um NES que ela tinha… por 13 mil dólares! O kit é de respeito: um NES com o controle original, e cinco games igualmente originais e com as respectivas caixas. São eles Family & Fitness Stadium Events, Major League Baseball, Teenage Mutant Ninja Turtles 2, Super Mario Bros/Duck Hunt. Ela disse inocentemente que guardou os itens porque seus filhos agora jogavam coisas muito mais avançadas, e no momento bateu um surto de se livrar de coisas velhas nela. Quer comprar? Clique AQUI e tire o escorpião do bolso.

Sim, ela é feliz… o máximo do gênero que tenho é um SNES sem cabos, sem controles ou cartuchos. Quem sabe Eu troque por água depois do Apocalipse!

 

PS: Nos comentários do Boing Boing, um doidão disse que somente a caixa de Family & Fitnesse vale 9. 500 pratas americanas, que me faz querer ter uma máquina do tempo!

[Via Boing Boing]

Avatar Voz do Além

Mulheres são as principais “vítimas” dos games de redes sociais

 

image

Direto ao assunto: sabe Colheita Feliz, MafiaWars, e esses joguinhos de redes sociais que irritam numa proporção muito maior que divertem? Pois é, eles quebram estereótipos, cara! Se quando pensamos em games, o perfil de jogador que vem à mente são moleques sem vida social, ou maridos que não ficam ao lado das esposas pra jogar a última versão de Gran Turismo, com os jogos sociais, a coisa muda de figura…

A PopCap Games, uma das maiores fabricantes de jogos do gênero, com títulos como Plants vs. Zombies e Bejeweled, encomendou uma pesquisa ao Information Solutions Group para traçar um perfil dos jogadores de redes sociais. O resultado já era esperado para quem tem mãe com acesso a um PC: mulheres de 43 anos!

Para chegar a essa conclusão, foram recebidas 1.202 respostas, entre os dias 7 e 12 de janeiro, sendo 67% dos entrevistados dos EUA e 33% do Reino Unido. Para se enquadrar como entrevistado, a pessoa deveria jogar nos Facebooks da vida ao menos 15 minutos ao dia.

Agora as respostas que todos queriam: as mulheres - sim, aqueles seres que dizem que têm que lavar, passar e whatever, sem tempo pra nada - são 55% dos jogadores, enquanto os homens respondem por 45%. E elas jogam mais: 38% delas disseram que jogam várias vezes ao DIA, contra 29% dos homens na mesma situação. Como não poderia deixar de ser, o Facebook é o lar da esmagadora maioria desses gamers, já que 83% deles jogam por lá.

Não tô levantando plaquinha pra Globo, mas Eu já sabia! Aqui em casa tem a minha mãe… e ela gosta de jogos sociais. Começou com mahjong, depois foi pra um tal de mankala, depois passou a fuçar todos os jogos da rede Netlog. O que observei foi que não era necessariamente a diversão do jogo em si que a fascinava (e a fascina ainda), mas sim o ranking, o tesão de ficar na frente de gente que ela não gostava. Pra isso ela pedia ao meu irmão para poder tentar obter pontuações maiores… mas no outro dia já tinham batido o ranking dela, e no fim ela já era escrava!

Hoje ela encontrou Jesus, e agora unificou sua vontade de jogar esse tipo de coisa na Colheita Feliz… e chega desse assunto!

 

PS: Óbvio que essa linha depreciativa foi pra manter o humor. Reconheço o valor de tais games e o modo como eles atingem um público que os God of War e os Zeldas da vida não conseguem. Mas realmente eles não são pra mim…

[Via Geek]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Avatar Voz do Além

Vírus comendo vírus…

 

image

Sabe aquela velha historinha de ladrão que rouba ladrão? Pois é, acabou de fazer sentido no mundo dos caras que criam redes botnets, com milhões e milhões de PCs infectados. E, como não poderia deixar de ser, a coisa rolou com os russos…

A rede botnet SpyEye resolveu ampliar seus domínios, mas ao invés de simplesmente infectar mais alguns milhares de computadores incautos, resolveu inovar um pouco e simplesmente roubou dados da rede rival, Zeus. Na prática, eles exploraram uma falha no vírus Zeus - sim, um vírus explorando uma falha num software que explora falhas… o mundo geek é lindo -, infectaram todas as máquinas infectadas por ele, o desativaram, e espalharam seus próprios códigos maliciosos por lá…

É mais ou menos como ver o Flautista de Hamelin tendo roubadas por um violonista as crianças que ele leva embora por vingança…

 

[Via ComputerWorld]


Layout UsuárioCompulsivo