sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Avatar Murilo

Mais um plágio!

image
Geralmente, quando se é filho de um músico famoso, sempre se cria uma expectativa das pessoas ao redor de que você siga o caminho do pai e crie uma banda. Nick Simmons, filho de 21 anos (quase a minha idade) do baixista Gene Simmons, da histórica banda Kiss, resolveu fazer diferente e escreveu e desenhou 3 edições da minissérie em quadrinhos Incarnate, sobre um imortal em guerra contra a humanidade. Até aí tudo bem, só que o cara pelo visto é fã de Bleach e copiou várias ilustrações deste que é um dos mangás mais famosos do momento, como dá pra ver só pela imagem que ilustra o post (o cara copiou o Zaraki Kenpachi!). A coisa foi tão descarada que a própria editora da publicação, a Radical Publishing, suspendeu o título.

image
O que Tite Kubo, autor do mangá dos shinigamis, disse sobre o assunto? Ele ficou mais preocupado com o fato do filho do Gene Simmons ser quadrinista do que com o plágio em si. O próprio mangaká não é um dos mais originais que já existiu, porque vira e mexe alguém o acusa (não sem fundamentos) de ter chupinhado Yu Yu Hakushô. Mas ele nunca foi burro o bastante para copiar cenas inteiras, só os princípios básicos da história, jamais o visual dos personagens.
Já passou o tempo em que uma obra poderia se "inspirar" em outra e quase ninguém perceber. Em tempos de internet, esse tipo de informação se espalha rapidamente e é uma verdadeira bomba. Aconteceu com Avatar, e também aconteceria com Incarnate. Nick foi ingênuo de pensar que ninguém associaria os dois quadrinhos. Ele tem culpa? Sim. Mas a responsabilidade é da editora. Que tipo de empresa que se diz profissional comete o erro de deixar uma obra como essas ser publicada? Deve ter pensado que, pelo o autor ser filho de alguém conhecido no mundo inteiro, a publicidade seria instantânea e não checou o material cuidadosamente.
O pior disso tudo é que Nick escreveu a seguinte frase no seu DeviantART:


"se alguém roubar sua arte, ela irá pagar em dinheiro".


Espero que você pague também.

[Via Melhores do Mundo]

PS: Para ver mais imagens que o Nick Simmons copiou clique AQUI.

9 Comentaram...

Neko disse...

Cara, ele nem teve as manhas de fazer um ângulo diferente ou mudar mais de um aspecto.

MUITO BURRO, DÁ ZERO PRA ELE!

Tudo bem q eu nem curto muito bleach, mas cara, o editor q deixou isso ser publicado merece um tapa. Sério.

Ai, brigada pelo seu comentário no meu post ^^

Unknown disse...

lol não conheço o cara.. mas q pussy!

Juliana disse...

E a hipocrisia reina

Paulo disse...

Uma coisa é se inspirar em uma obra artística, seja qual for. Outra coisa é plagiar, e foi isso o que ocorreo com esse Nick Simmons. Não sou fã do Tite Kubo e acho Bleach um mangá até lega, ele não é o mangá mais original. Mas não é uma copia de Yu Yu Hakushô.

Murilo Andrade disse...

@Paulo
Você está certo. Ele pegou características de Yu Yu e conseguiu criar uma história original e com conceitos inéditos. Sem falar dos personagens, mais originais impossível.

NERDGÃO disse...

[nerd mode on] Ele poderia copiar qualquer um, MENOS o ZARAKI KENPACHI ! [nerd mode off]

Anônimo disse...

A qual avatar se refere? Filme ou desenho?

Murilo Andrade disse...

@Caim
O filme do Cameron.

Keroicon disse...

Nem discreto ele foi. Que vergonha... mas plágio existem aos montes por ai, ou as vezes são apenas acusações.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo