segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Avatar HumberTêra

Feijoada no Paraíso

 

livros[2][1]03[3][1]

Acabei de ler o livro Feijoada no Paraíso, que deu origem ao filme besouro. Por te visto o trailer do filme imaginei que a história só se passasse na Bahia na década de 20, mas lendo o livro percebi que também se passa no Rio de Janeiro, o que me surpreendeu bastante.

Mas o foco do livro realmente é a Bahia, mais especificamente na cidade de Santo Amaro, onde em dias de feira rolam todas as brigas e confusões que o personagem principal do livro, Manuel Henrique, apelidado de Besouro, se mete. O livro não se desenrola em ordem cronológica; ele se constrói em várias partes que se passam nas histórias contada pelo próprio Besouro. E é na junção de todas elas que se conhece e entende a história do próprio.

O livro é para se ler com calma e com atenção, por causa da forma que foi escrito. E como se passa numa época antiga, o português usado é de difícil entendimento, mas também muito bonito, como partes que poderiam serem  faladas na linguagem simples de hoje, mas acabam se tornando quase uma poesia, como:

 

"Onde ia só para ver o carinho do vento varrer as nuvens no céu sem se importar nem com limpeza nenhuma, só acarinhando o azul"

"Até que os primeiros raios de sol espetaram as ultimas estrelas esquecidas no céu de outubro. Sem ninguém meter a navalha, o dia sangrou os vermelhos da alvorada"

São duas partes do livro que marquei, vou assistir o filme agora, como ele já foi resenhado  AQUI no blog, não escreverei sobre ele. Vale a pena ler o livro, ele é pequeno, o que facilita. Boa leitura para vocês.

Abraço
É NOZES!!!

1 comentário

Anônimo disse...

Que frases lindas!
O autor dignifica ainda mais espetáculos da natureza como o amanhecer com suas palavras!
Amei! ♥

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo