sábado, 27 de fevereiro de 2010

Avatar Voz do Além

O Japão dos Samurais

 

image

Era o século XIX, o Japão vivia uma época completamente diferente da que viveria após a sua abertura cultural. Socialmente ele estava mais próximo da Era Edo, do que da explosão industrial pela qual passaria décadas depois. Os samurais ainda eram vistos nas ruas, e o regime era fechado para todo o tipo de influência externa.

Adolfo Farsari era um ex-combatente da Guerra Civil americana, que foi ao Japão, e meio que se tornou os olhos do Ocidente no país. O lance é que ele tinha uma técnica fotográfica extremamente foda: as fotografias eram sépia, como todas as da época, mas Farsari as levava para artistas locais, que as coloriam manualmente… resultando nas lindas obras de arte abaixo:

 

image image image image image image

[Via Gizmodo]

14 Comentaram...

Giovanna disse...

Nossa demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Elbereth disse...

Incrível, obrigada por difundir essas fotos, assim a gente pode ver que o que aparece nos mangás e animes está mesmo baseado na história. Seria legal se a gente aqui no Brasil também tivesse a história presente na cultura pop como eles fazem.

Anônimo disse...

Ser samurai não é Pop. ;)

Guará Matos disse...

Como sou alucinado pela Cultura Japonesa, adorei o que estou vendo.

Parabéns pelo bom gosto, amigo.

Anônimo disse...

Desculpe, mas uma faceta do samurai é pop sim. Fale samurai e qualquer pessoa terá uma noção, pode ser a mais tosca possível, mas terá.

Anônimo disse...

tao firme q pows..isso eh ps..rsrs
by lia

Anônimo disse...

È realmente impressionante a competência do fotògrafo, mostra um país encantador como sempre.

Anônimo disse...

Interessante verificar que o Japão, já no século XIX, era uma nação muito desenvolvida (culturalmente diferente, mas economicamente já desenvolvida). E o fato do fotógrafo ter tido a idéia de pintar as fotos, então!! Muito bom!!

Anônimo disse...

Tenkagomen Samurai Sentai - Shinkenger - Mayu.

robson goto disse...

Estive no Kinkakuji(segunda foto de cima) e o pintor retratou muito bem as cores.
Muitas saudades do Japão! Terra maravilhosa, muitos templos, pagodes...lá, em cada esquina há história!

Anônimo disse...

adoro a cultura japonesa, e essas fotos ... um sonho !!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Show de bola a reportagen e as fotos .

Anônimo disse...

Não existe nem um artista local que"pintava" as fotos . Como podem acreditar nessa hitoria : Isso é trabalho digitalizado , puro photoshop.

Claudinha disse...

As imagens sao realmente lindas! So acrescentando a reportagem, essas fotos foram tiradas numa epoca em que a America passava por uma febre oriental. Os americanos estavam extremamente interessados em tudo relacionado ao Japao. Essa onda foi chamada de Japonismo e ainda eh objeto de estudo de Orientalistas do mundo todo. As fotos acima sao consideradas obras orientalistas, que para alguns estudiosos nada mais eh do q um termo perjorativo: a America pintando o Japao nas cores que lhe convem. Entretanto esse fator nao diminui o merito e a qualidade do trabalho de Farsari. E ao anonimo que postou dizendo q eh puro fotoshop: vai estudar mais um pouquinho, vai... Saber um pouquinho de historia faz bem e evita a falacao de boabagem.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo