quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Avatar Voz do Além

59% dos profissionais de web britânicos fazem uso de softwares piratas

 

image

Esse é o tipo de verdade que todos sabem, mas só quando rola alguma pesquisa é que divulgam. E um provedor de internet, o Fasthosts, resolveu colocar essa verdade à prova, fazendo uma pesquisa para obter uma porcentagem de uso de softwares piratas entre os profissionais de web ingleses. O resultado é que 59% deles admitiram que usam programas não-licenciados.

Logicamente que isso é um motivo para esperneio de produtoras de software, e eu não discordo, mas uma redução de preço também não iria nada mal. E o fator “preço” foi justamente o principal motivo indicado pelos “pirateiros” para usarem programas de forma fora-da-lei. Por exemplo: ao ver um Windows 7 Professional por uns 400 reais, não fica difícil pra um usuário imaginar que em algumas horas ele baixa um pirata e o valida facilmente. Claro que existem os riscos, mas o baixo preço compensa. Outra solução, seria esse povo arrumar alternativas free para programas consagrados (vou postar algo parecido em breve).

E se esses números representam apenas os usuários corporativos, imaginem os caseiros… chuto aí, 90% - ou seja: todos que sabem buscar um keygen ou serial no Google. Como isso vai mudar nossa vida? Em nada, é só uma constatação que a pirataria está em todos cantos, só isso…

E vocês, amiguinhos, usam algum software pirata?

 

[Via TechRadar]

11 Comentaram...

Michel VO Takahashi disse...

Opa!!Com certeza!!rss
O "apelido" do meu computador é Jack Sparrow!!

M7 disse...

Tinha pc e usava, e agora, com mac, uso também. Photoshop por 1800 reais? Fala sério! Quando o original é acessível, compro, mas senão, rola um genérico mesmo. A única diferença em piratear programas para mac, é que são 30 reais na Santa Efigênia. E muito mais simples, sem nenhuma frescura para instalar.
Logo logo vou montar um linux e experimentar software livre. Estou esperando o OS do Google, se for simples e objetivo como o Android, deve ser melhor de usar que o Windows.

Anderson disse...

Essa questão de preço é complicada pq a empresa tb tem um custo na hora de criar o produto.

Alem do que há muitas pessoas que procurariam a verssão gratuita não importa o quanto o preço do original fosse baixo.

Unknown disse...

Se é assim na Inglaterra fico imaginando como é no Brasil.

Tanto na minha casa quanto na empresa onde trabalho todos os softwares são originais, mas sei de empresas enormes que nunca compraram uma única licença do Windows em toda sua história.

Rafael Serafin disse...

na verdade o que se entende por "pirataria" é a criminalização do descumprimento de uma obrigação civil(utilização de material protegido por direito autoral) vedada expressamente pela Constituição Federal, portanto, inconstitucional, e, além do mais, vai de encontro aos direitos humanos:

Pacto de San José de Costa Rica
Artigo 7 – Direito à liberdade pessoal –(...) 7. Ninguém deve ser detido por dívidas. Este princípio não limita os mandados de autoridade judiciária competente expedidos em virtude de inadimplemento de obrigação alimentar.

Lucas Pessota disse...

Eu acho que não uso nenhum software que não seja pirata o.O

Anônimo disse...

A pergunta certa era "Você em algu software original pago?". Resposta igual de todos.

Thiago Fernando disse...

Pra mim o problema não é nem o preço, é dificuldade pra comprar. O XSI por exemplo não facilita em nada a compra e ainda restringe a venda de alguns programas a os grande produtores, dai se vc quiser aprender algo mais avançado no programa é obrigado o piratiar.

Thiago Fernando disse...

se vendensem em 12 ou 24 vezes, e dessem suporte tenho certesa que o povão comprava.

Unknown disse...

Não uso software pirata na minha maquina, agora mesmo estou digitando no FF rodando dentro do Mint.

Anônimo disse...

Esse post me lembrou de uma pesquisa sobre usuários de Photoshop. pelo menos 80% usavam cópias não-licenciadas. mas é como o colega comentou aí em cima: é caro demais! (não chega a 1800, porque esse deve ser o preço de uma versão reduzida do pacote da Adobe, mas deve ser uns 400, no mínimo).

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo