sábado, 6 de fevereiro de 2010

Avatar Murilo

Corrupção: costume nacional?

 

image

Corrupção. Existirá palavra mais familiar aos brasileiros do que essa? Seja em São Paulo, Espírito Santo, Sergipe ou Brasília, ela está presente, envolta sobre um ar de impunidade. Não me refiro somente aos rombos nos cofres públicos cometidos por maus políticos. Lembra aquela vez que você trapaceou no jogo de cartas ou na sinuca quando ninguém estava olhando? Que alguém te passou o troco a mais e você fingiu não perceber? Ou aquela vez que você colou na prova?  Isso também é corrupção, meu amigo. Talvez você esteja correndo para os comentários agora pra me dizer que isso é um absurdo, que não há comparação entre o mal que um político faz e o que você comete. Não importa a dimensão. O principio é o mesmo. Não adianta reclamar dos políticos corruptos se você também não é honesto. O maior indício de que você não é honesto é você só se preocupar para a corrupção de determinado presidente porque ela te prejudica. Do contrário protestaria também a favor das pessoas, que iludidas por um ideal de riqueza, acabam trabalhando quase como escravas, ganhando somente alimentação e pouco mais de um real por dia.

Estou dizendo com isso que devemos parar de combater os políticos corruptos? Não, estou dizendo que esse combate nunca irá acabar. Cortamos a cabeça da serpente e nascerá outra no lugar. A menos que criemos leis mais duras para este tipo de crime a corrupção sempre existirá na política nacional. Mas não consigo crer nisso, já que as leis são votadas pelos próprios políticos. Ou se votássemos conscientes de nossa responsabilidade, mas com os rumos que as coisas tomam, também não credito nisso. A vontade de se sair melhor que os outros é inerente ao ser humano. Por isso a corrupção não acabará, inclusive a sua. Ela só mudará de significado a partir dos anos. Até ser aceita plenamente pela sociedade. Não estamos muito longe disso se pensarmos que existem políticos que abrem a boca pra falar que roubam, mas fazem.

6 Comentaram...

Rogério disse...

touché!

@kirabouts disse...

Uma palavra?
Educação.. essa é a unica salvação de todo e qualquer ser humano.

Concordo que devemos olhar para nossos próprios umbigos antes de apontar os "erros" alheios supracitados. Mas quando pensamos em sociedade, as denuncias e CPIs infelizmente parecem ser a nossa unica alternativa diante de tamanha falta de orientação e alienação que a nossa sociedade mundial está tendo..

E em relação a acomodação da corrupção meu caro, odeio dizer isso, mas não haverá a dita acomodação que vc cita, e que divaga e acredita que irá acontecer, pois justifico essa minha afirmação te dando exemplos como athenas e aquelas cidades citadas na biblia (não sei ao certo se novo ou antigo testamento), entre muitas outras sociedades antigas, que deveriam ter servido de exeplo a nossa sociedade, que nos mostra qual é provavelmente o pior mal de um povo meu caro, a corrupção.
Com ela, o mau se alastra entre as pessoas, todas as qualidades de seres inferiores, inveja, perversão, o enaltecimento dos 7 pecados capitais, que acabam nos levando a própria destruição.. Não é por acaso que o Bem é o melhor caminho para nossa sobrevivencia..
Mas parece que a nossa raça está relmente destina a auto-destruição...

Unknown disse...

Educação não forma caráter.. :)

A solução pra tudo virá de uma forma superior alienigena que irá ownar tudo.

Paulinha ;* disse...

Muito bom esse texto. Realmente a mudança ela começa é dentro de cada ser humano. Infelizmente as pessoas ja estão acostumadas a trapacear de alguma maneira.
Talvez nao seja uma destruição da raça, seja um desvio de comportamento social que com investimento naeducação pode ser combatido.

http://futebobeiras.blogspot.com/2010/02/na-banheira-quinta-11022010.html

Wanderson Silva disse...

Putz...O texto,embora objetivo em sua crítica,é bem pessimista,sem falar nos comentários.

Creio eu que a corrução-também se escreve assim,aqui no nosso país,vai decair com um tempo,lentamente mais vai.Somos um país novo em democracia,recém saído de sistemas opressores.
Não é de admirar que haja tanta corrupção aqui.A medida que o tempo vai passando as coisas vão mudando,além do mais,temos uma boa arma agora que é a tecnologia,cameras cada vez menores,flagrando os corruptos literalmente com as calças na mão,vede o caso Arruda,as imagens falam por si mesmo,fora a infinidade de blogs sobre política.
O que resta agora é uma atitude mais enérgica da sociedade em geral na forma de voto.É votando melhor que podemos mudar o flagelo na nossa política,simples assim.

Murilo Andrade disse...

@Tranquilino27

Sem falar em acabar com a impnidade.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo