Phreakmonkey, um hacker norte americano, realizou um feito interessante: se conectou e navegou ma internet usando um dos modens mais velhos ainda em atividade. É um Livermore Data Systems Model A, construído em 1964, cujo único modelo similar está em um museu de tecnologia na Califórnia. O modem é um tijolo – na verdade é maior e mais pesado – dentro de uma caixa de madeira, com dobradiças na tampa e alças para transporte. A velocidade também não é um primor: 300 bits por segundo, tudo de modo analógico, sem comandos diretamente do computador.
O feito deu trabalho. Ele precisou de um computador com porta serial, e conhecimento da estrutura do modem, além de ter que estabelecer uma conexão direta com o modem do servidor para poder efetivamente ficar conectado. Após conseguir se conectar, ele ainda tirou onda: se juntou a um sistema Linux remoto, e usou um navegador baseado em texto, o Lynx, para poder entrar na página inicial da Wikipedia.
Mas, como só falar no mundo da internet não é mais o bastante, o cara fez um vídeo muito bom, mostrando o feito. Spoiler: ele demora mais de um minuto para ver algumas linhas de texto na tela!
[Via Geek]
3 Comentaram...
Grandes coisas, essa era a realidade dos pioneiros da internet aqui no Brasil a um punhado de anos atrás...
[]'s
Compulsivo
Me pergunto se o hardware de HOJE também, tão descartavel, durará tantos anos...
aqui em casa eu tenho uma caixa cheia de modens antigos e todos funcionam perfeitamente :D
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.