quarta-feira, 24 de junho de 2009

Avatar FiliPêra

O Tigre e o Dragão à brasileira

  besouro_filme1

Lembro que era adolescente e tive uma reação de estupefação ao ver Chown Youn-Fat trocando sopapos no ar com Zhang Ziyi. Apesar de já ter visto filmes de Hong Kong nas velhas sessões Kickboxing da Band, foi com O Tigre e o Dragão que tive aquela queda por filmes de kung fu. Depois veio Bruce Lee, Jet Li e meu maior ídolo: Jackie Chan. Olhando o cinema brasileiro, parece inimaginável que coisa parecida pintasse por aqui. É mais fácil ver clássicos que são uma ode à violência, às costelas quebradas e tiros a esmo, como os essenciais Cidade de Deus e Tropa de Elite.

Besouro (não é verde) surge para mostrar que uma vez ou outra podemos experimentar, nem que seja acrescentado à cultura dos outros, um pouco da nossa cultura. O filme é uma mistura de O Tigre e o Dragão (ou Herói, outro clássico moderno dos filmes wuxia) com capoeira.

Toda essa maluquice surreal e interessante é dirigida pelo publicitário João Daniel Tikhomiroff, ao custo de 10 milhões de verdinhas com a cara da Princesa Isabel. Grande parte dessa bolada foi para Hiuen Chiu Ku, que ajudou na coreografia da produção, coisa que ele já havia feito em Matrix, Kill Bill e… O Tigre e o Dragão.

Besouro é baseado no romance Feijoada no Paraíso, de Marco Carvalho, e levou quase três meses para ser filmado no Bahia. Fátima Toledo (Tropa de Elite, Cidade de Deus) cuida do elenco e Patrícia Andrade (Os 2 filhos de Francisco) assinou o roteiro.

 

[Via Ambrosia]

51 Comentaram...

Anônimo disse...

hahaha, finalmente cinema brasileiro fazendo filme bom. O prob. do cinema brasileiro é q é sempe mto arte, cinema para cineasta e para critico de cannes.

Max, O Observador disse...

Esse filme é um filme que promete... por incrível que pareça, é baseado numa história real, que é contada nas rodas de capoeira. É um mito muito interessante, e que vão fazer o segundo filme com ele (sim tem outro, mas eu ñ me lembro o nome).
Mas a parte que eu quero ver é a parte em que ele luta com Exú, aquele homem de olhos vermelhos que viu terras onde nenhum homem foi...

Anônimo disse...

Muito massa para a nossa Arte-Luta Brasileira.."Capoeira, Patrimonio Imaterial Mundial". Ai esta, mais uma "ferramenta" que a Capoeira nos possibilita!!! Parabens..parabens aos idealizadores desse Projeto.
"...A Resistencia continuaaa..."

Anônimo disse...

Fiquei arrepiada! Finalmente 1 filme bom! Vou assistir!!! Nem que seja sozinha!!!

Miro mendes disse...

Finalmente um filme nacional que não é só putaria
e/ou choradeira das misérias do nordeste, coisas muito exploradas mas nada corrigidas por quem de direito, vou aguardar para assistir o filme, depois emitirei opinião com base.

TaniaV disse...

Parece que o FiliPêra não conhece a história de "Besouro Cordão de Ouro", tradicional nas rodas de capoeira e de origem na Bahia. Talvez conheça a canção "Quando eu morrer, me enterrem na Lapinha, calça-culote, paletó almofadinha. Adeus Bahia, zum-zum-zum Cordão de Ouro, eu vou partir porque mataram meu Besouro". Há pouco tempo atrás o tema esteve num musical na Casa França Brasil. O filme, creio eu, deve estar imperdível. Bom pra público e pra Cannes... pq não?

Ramon disse...

È isso que está faltando pro cinema brasileiro, coragem para fazer filmes grandes, cheios de ambição, é isso que diferencia holiwood de todos os outros países, e isso que vai fazer o cinema brasileiro ganhar a fama que merece. Agora nós tempos os recursos, o conhecimento e só estava faltando que tivesse coragem de dar o primeiro passo. vendo este trailer eu fiquei super ansioso pra ver este filme! òtimo post!

Anônimo disse...

o filme parece ser bom sim.. vou assistir.. mais por curiosidade.... como foi ditu em cima.. o problema dos filmes brasileiros... não são feito para o publico ver e gostar.. são feito simplesmente para os cinestas epara propria satisfação... os diretores e realizadores.. sei la quem.. deveriam se preocupar em fazer filmes com aquilo q o publico quer ver... como os filmes americanos... acho q o povo nun quer ir ao cinema para ter uma aula de historia... o problema eh esse.. os filmes brasileiros.. muitas vezes.. parece mais um trabalho de escola.. do que um filme mesmo... o cinema brasileiro é muito apreciado.. mais será bem mais quando todo mundo entender isso..

brasileiro de fé disse...

finalmente a cultura brasileira e valorizada,
ja estava na hora de mostrar nossa historia, do povo e da verdadeira raça brasileira
nos libertarmos do americanismo holyuodiano que nos e imposto pelo cinema
valorizarmos nossa cultura não so no carnaval ,mais na capoeira que um patrimonio cultural brasileiro, muito valorizadola fora e desprezado aqui.

Fabiano Bizarro - Advogado disse...

Besouro Preto foi um grande ícone da capoeira, talvez só perdendo em importância para Mestre Bimba, o criador da capoeira regional. Como já foi feito um filme sobre o Mestre Bimba (aluns anos atrás), nada melhor do que agora, fazer um filme sobre o lendário besouro preto, cuja presença habita a capoeira até os dias de hoje, nas ladainhas, nas músicas de São Beto Pequeno e São Bento Grande, e até mesmo nas histórias que nos são contadas por nossos mestres. Salve Seu Besouro. Salve a Capoeira.

Anônimo disse...

Eu sou de Aruba. Como faco para ver este filme que promete ser tudo????! Aqui na minha ilha tambem tem capoeira, cultura brasileira!

Ricardo Jorhe disse...

Pelo jeito, "Besouro" vai ter um pé no wuxia e outro no western. Espero apenas que o filme seja melhor do que (ou pelo menos tão bom quanto) o trailer.

Tom da Cuíca disse...

Voces estao se equivocando ao falar de filme brasileiro assim. Filme holiudiano eh uma porcaria justamente porque eh holiudiano, cheio de clichês e romances batidos e sem nenhuma profundidade. Salvo os filmes que fogem do padrao e buscam ser diferentes, ou seja, nao holiudianos. Os melhores filmes sempre foram os ingleses, espanhois, franceses, e porque nao, os brasileiros. Quem tem que mudar o conceito eh o publico, que entra no cinema esperando um filme cheio de efeitos especiais, explosoes, romances sem graca e piadinhas mais sem graca ainda. E ainda por cima sempre tem uma bandeira estadunidense tremulando no fundo, só pra esfregar a cultura deles na nossa cara...
Aqui é Brasil, e a nossa cultura eh diferente da deles. Filmes como cheiro do ralo, meu nome nao eh johnny, saneamento basico, quarta B, bicho de 7 cabecas, tropa de elite, cidade de deus e muitos outros, nao devem nada aos filmes estrangeiros. Nossa industria cinematografica é brasileira e é portanto, única, e tem a nossa cara. Chega de querer ser sempre uma colônia norte americana, aqui é Brasil, e esse filme do besouro vem pra corroborar essa ideia, e passar a nossa cultura e a nossa realidade para o mundo.

Anônimo disse...

Se o Brasil fizesse esse tipo de filme sempre, com qualidade, assim como Olga, Os dois filhos de Francisco, O alto da Compadecida, Tropa de elite, Se eu fosse você e provavelmente este "Besouro", talvez comecaria uma mudança de "gosto" pelos filmes brasileiros que até então só mostraval putaria.
Depois de "Ensaio sobre a cegueira" (particularmente não gostei pela trama)mas além da mensagem que o filme passa (que é muito boa), transformar São Paulo em uma Nova York de "Eu sou a Lenda", foi a coisa mais animal que eu já vi...Esse mereceu mesmo o Cannes.

Mestre Zulu disse...

Tenho 25 anos de capoeira na veia e vi o trailler do filme "Besouro Mangangá",e estou quase em transe. Somos no pais 5 milhões de praticantes e no mundo 8 milhões e estamos aguardando o lançamento nos cinemas com grande ansiedade. Com certeza, o filme muito mais do que ser um grande divulgador da cultura brasileira, mais especificamente a capoeira, será um marco na história do cinema nacional. Gostaria de saber se tem como copiar o trailler e colar no nosso blog, com um comentário.
Mestre ZULU - OSCIP Africapoeira CNPJ 00.960.324/0001-71

Anônimo disse...

finalmente um filme de negro q a gente bate também kkkkkk salve a cultura negra milenar...salve o Brasil....

Brasileiro disse...

Parece que o filme vai ser muito bom mesmo. Parabéns ao cinema brasileiro, nós merecemos mais qualidade.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo. Que bom ver que o cinema brasileiro está a cada dia se superando. Retratando personagens da nossa cultura e colocando na telona nossa realidade, nossas palavras, nosso povo.

Anônimo disse...

Ao invés de criticar devemos analisar os motivos do sucesso, tais como: profissionalismo, competência no marketing e na distribuição,bons enredos, planejamento a longo prazo e investidores empreendedores. Quanto a criatividade,atores e cineastas competentes, temos de sobra.
O filme "Besouro" promete ser um sucesso nas bilheterias nacionais, pena que por enquanto só aqui.

Ramon disse...

"Tom da Cuíca disse...

Voces estao se equivocando ao falar de filme brasileiro assim. Filme holiudiano eh uma porcaria justamente porque eh holiudiano, cheio de clichês e romances batidos e sem nenhuma profundidade."

Tom, não estou dizendo que os filmes brasieliros não tem qualidade, muito pelo contrário, os filmes brasileiros são obras de arte, até porque são nossos. o que eu estou dizendo é que parece que nem os próprios cienastas brasileiros acreditam nisso. falta financiamento, divulgação, profissionais renomados, e isso faz a diferença, por mais triste que seja. Mesmo que 90% dos filmes de holiwood sejam uma bosta exorbitantemente cara, eles acreditam no trabalho e valorizam como se fosse de ouro. e isso faz deles o cinema mais conhecido no mundo. Digo isso para o povo vestir a camisa do cinema nacional e nós sermos conhecidos em todo os lugares como cinema de qualidade, principalmente em nossa própria terra!

Anônimo disse...

Fiquei arrepiado! Um filme que mostra a cultura brasileira com força, energia e religiosidade diferente do catolicismo. Estava cansado de ver filmes com violências e piadas no sertão. Lenda passada nas telas! Maravilha! Pra mim a história de Besouro é nova e não vejo a hr de ir aos cinamas...

Anônimo disse...

Meu velho! Agora vai!!!
O filme deve se massa!!!!
Agora sim vou ao cinema para ver
Filme brasileiro!!! hehe

Jonathan Rodrigues disse...

bom projeto

e ja que citaram as referências aos westerns, vou só citar que Cidade de Deus também referencia muito os faroestes em alguns detalhes, principalmente esteticos

Anônimo disse...

Só espero que não inventem de pessoas andando sobre bambus ou pulos que parecem vôos.. coisas ridículas que na maioria desses filmes de kung-fu é usada.

Restauros disse...

Márcio Grilo (GRUPO DE CAPOEIRA REGIONAL PAULISTA)
Cinema Arte, Verdade e Cultura..Crescendo a cada dia mais.. Parabéns aos Idealizadores.. Sucesso Absoluto e Garantido...
O Filme será Ótimo.. Não só falo como praticante e sim como Prof. de Artes Plásticas...
Sucesso e Muito Axé.. \o/

Anônimo disse...

PARABÉNS A ANOSSA ARTE BRASILEIRA MAIS UMA VEZ DEMONSTRANDO O QUANTO É IMPORTANTE MAIS PARA OS GRINGOS DO QUE OS PRÓPIOS BRASILEIROS.
"MESTRE CAMISA" UM HOMEN QUE TEM A ALMA ENTRELAÇADA COM A CAPOEIRA VAI VIBRAR MUITO COM ESTE FILME.
MAIS UMA VEZ MEUS PARABÉNS............

Anônimo disse...

Mânús! Loco mesmo. Claro! não vai ter chute diferente de qualquer bom filme marcial mas ... já da orgulho de ver o equilibrio nas lutas. Até mesmo as fantasias de voar, podem ser perdoadas, justamente por envolverem o misticismo afro-brasileiro da Bahia. Curto muito o mundo Marcial e desde a performance que vi no filme do Van Damme de um capoeirista e a bandeira brasileira aparecendo, fico esperando um filme dedicado. Finalmente !!!
Abraço a todos. ASF4-Tech.

CHICO disse...

PESSIMA CRITICA DE UM FILME NACIONAL. ULTILIZANDO DE UM ESTERIÓTIPO INTERNACIONAL SEM SENTIDO.
FILIPERA VC PRECISA MELHORAR SUA REDAÇÃO
VC NÃO DEVERIA TER FEITO ESSA ASSOCIAÇÃO, POIS FICOU BASTANTE PEJORATIVA E SOA NEGATIVO DEMAIS POR SER UM FILME NACIONAL.
UMA DROGA DE TEXTO... ERGH...

Anônimo disse...

purz...que legal, mostrar algumas raizes de nossa belíssima cultura...

Unknown disse...

Um erro gravíssimo no público brasileiro é que, quando se lança um filme nacional, queremos ve-lo como um documentário. Tudo tem que ser real, tem que ter data, nome, base histórica e etc...
O cinema é uma arte, tem que ser glamurosa, tem que ter fantasia, se não, pra que assistir o filme ??? Se quer documentario, vai assistir o Discovery Channel ou Ler um Livro de História.

Esse filme tem tudo pra ser bem legal !!! Conta uma história enpolgante e deixa a imaginação viajar. É isso que um filme tem que fazer. Contar um conto de fadas.

Angelo Sumita disse...

Realmente, a cada ano nosso cinema melhora a qualidade de edição e imagem, pois de atuação sempre tivemos ótimo atores!

Não pratico capoeira, porém simpatizo, pois faz parte da cultura de nosso país, e temos que valorizá-la!

Aguardando ansiosamente pela estréia!

Evilz disse...

O trailer está ótimo. Realmente, para o cinema brasileiro será uma novidade um filme seguindo esssa linha mais "hollywoodiana". Acredito que muitos gostarão do filme.
ídeia muito criativa. Agora é esperar a sua chegada nos cinemas

(de)Formador de opinião disse...

Trailers são todos iguais. Se todos os filmes fossem bons quanto seus trailers, todo mundo merecia uma estatueta. Outra coisa é o filme na íntegra, vamos esperar para ver.
Marco

Anônimo disse...

Esse filme é uma grande promessa, valorizando a cultura brasileira, que através do cinema reconheçe a importancia da cultura negra. Feijoada no paraíso, a saga de Besouro, o capoeira é um livro de Marco Carvalho que conta a saga de um capoeira que virou mito na Bahia. Muitas histórias são contadas no livro e gostaria de ver com serão contadas no filme. Muitas histórias são passadas oralmente e que hoje poderiam ser consideradas lendas. Mais do que um filme é o espírto capoeira que permeia o imaginário da cultura brasileira! "quando eu morrer Não quero gurufim Quero berimbau de ouro, cavaquinho e tamborim Quando eu morrer me enterre na Lapinha Calça, culote, paletó e almofadinha" dizem que esse verso foi de Besouro! Viva a capoeira! Viva o Brasil!

Anônimo disse...

aff, querendo copiar os grandes filmes chineses.... vai ser um mico!

Andrea Albuquerque disse...

Adorei ao trailer!!!! Simplesmente me encantou, a história, a competencia dos atores, o lindo sorriso da atriz Jessica Barbosa.... Um filme realmente com uma criação excelente.. orgulho para o Brasil.. Enfim, parabens á todo o elenco. Sucesso. Estamos no aguardo ao cinema.

Anônimo disse...

maravilhoso!!!

Anônimo disse...

o verdadeiro capoeira ira resucitar isso ate me arrepia surpliendente ...........

Anônimo disse...

É bom ver que existem pessoas neste pais que prezem por fazer filmes legais, usando histórias nossas, empregando a ação como meio de prender a atenção do espectador, não somente ficando naqueles filmes chatos de falatório e que valorizam o que o nosso pais tem de pior: a miséria, a corrupção, criminalidade e a "putaria". Torço para que seja sim um filme bom e que empregue o que tem de bom os filmes holywoodianos(imagem, ação, história e idealismo). Temos de parar de criticar os filmes norte-americanos, pois eles sabem se valorizar e demonstram o amor a nação e ao idealismo, sempre procurando passar uma imagem de autruísmo e de melhoria, coisa que nós brasileiros não temos empregado nos nossos filmes, sempre mostrando a "pilantragem" como algo inerente ao Brasil, personagens "caricatos",que ridicularizam fatos e pessoas históricos e sempre sãocolocando anti-heróis para não dizer vilões como referencia do nosso povo!!
Vamos aprender com os gringos a nos valorizar, extraindo o que eles tem de bom e somando com nossas boas caracteristicas!! Um filme de ação e luta tipicamente brasileiro e viva a CAPOEIRA!!!

Pedro Trindade disse...

"Barra vento" ja mostrou nos anos 60 um ponto de vista facinante do universo da capoeira, nao vejo mal nenhum em compara-lo com o cinema chines, afinal de contas as boas influencias sao o combustivel da arte, Tarantino que o diga.
Esse filme promete!

Anônimo disse...

Bom filmes de ação são muito interessantes do ponto de vista economico e mercadologico sem contar que ainda passam uma visão de que o povo também pode ser mais do que o favelado, que a prostituta, nosso povo pode ser mais do que sambista, jogador de futebol e modelo. Os tão malfalados blockbusters são o maior veículo de divulgação da cultura estadunidense, se for pra copiar algo, copiem então a qualidade e os investimentos deles com a nossa cara, a nossa cultura. Temos um folclore riquissimo e que pode ser aproveitado. Não sei se vou gostar desse filme, mas já recebe 10 só por ter sido feito!

Marcelo dos Santos disse...

Q porra de filme eh esse?

Anônimo disse...

Hoje mostrado so o lado de futebol,carnaval,mulheres, onde so existe a pedofilia, com este trailer mostra uma estoria do nosso povo como eram tratados, e o preconceito em que o povo brasileiro diz que nao existe e onde vive dentro das pessoas, falando do negro, este filme mostra alem de tudo como o negro se liberta nao das correntes mas como adquiriu um respeito dentro da sociedade no seculo XVII,XVIII,e temos outras estorias de capoerista como mestre BIMBA, e um acervo muito rico que conta estoria de outros como mestre NAVALHA. MEUS PARABENS PELO FILME.

Anônimo disse...

Muito bom,temos sim que mostrar para o mundo as maravilhas de nossa terra, eis aí a Capoeira, 100% brasileira, claro com algumas adaptações cinematograficas, pois naqueles tempos se jogava uma capoeira de mandinga mais semelhante a capoeira de angola.Porém o foco central da historia da copoeira, que é a luta misturada com danças e acrobacias, feita para defender e encantar , uma arte cheia de misturas assim como nosso país...

Ronnie Dezz disse...

Não sou nerd mas me dou o direito de fazer um comentário razoável sobre o trailler e sobre os posts aqui. Realmente as imagens me levam a criar expectativas bem favoráveis sobre o filme Besouro. Não tenho lá o conhecimento sobre cinema nacional tão profundo quanto o do crítico. Meu olhar é o do fã que gosta de boa diversão e digo, sob essa égide, que as produções brasileira, hora primam pela simplicidade, hora pecam pelo simplismo. Nem vou me delongar enumerando exemplos mas espero que Besouro surpreenda pela qualidade. Quanto aos comentários, achei muito construtivos, deveras afáveis mas não sem o merecimento, afinal, não é todo dia que nos deparamos com uma boa produção que não seja somente mais um subproduto da Globo. Não que estes não sejam de excelente qualidade mas "saiamos do lugar comum", não é?

Eliton Teixeira disse...

eu como capoerista gostaria muito de ver o susesso
desse filme pois presisamos mostrar nossa cultura brasileira axe pra todos vamos a vitoria

Kamen Rider disse...

PUTA MERDA!!!

Trailer fodão esse, vale dar uma conferida nos cinemas com certeza!

Jeremy disse...

Tirando os clichês de filmes brasileiros esse vai ser du CARALEOOOOOOOO!

Anônimo disse...

filme pro povo querer ver?????
a cultura a gente enfia na bunda é isso???
deixa isso pra globo e os BBBs da vida!!!
que venha o filme e atras dele vários outros contando história sim. ve quem quer!!!
quem não quizer vai ver gugu ou faustao...

Jacques disse...

No Brasil estão aprendendo a fazer filmes massas ... Chega de Choradeira/Dramalhão Cabeça e Putaria no Cinema Nacional!!
E boas vindas ao Besouro

Ana Recalde disse...

Fantástico!!!!! :P

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo