domingo, 7 de junho de 2009

Avatar FiliPêra

[Liberdade] Usuários de torrent são os melhores amigos de Hollywood

 

BitTorrent

Hollywood clama, Hollywood esperneia, afirmando que protocolos como o BitTorrent estão matando toda a indústria cinematográfica. O CEO do Vuze (antigo Azureus), Gilles BianRosa, um dos mais populares clientes do protocolo, resolveu colocar abaixo o mito propagado aos para o mundo todo por Hollywood através da MPAA (ou seja, através dos estúdios que compõe a indústria de cinema): usuários de torrent são perdedores, pobres, não têm dinheiro para comprar nada mais que um PC e pagar internet, vivem a margem da sociedade. Para isso ele se pôs a pesquisar qual era o perfil dos usuários do Vuze, e logo depois comparou com os dados médios da população americana. O resultado não surpreende ninguém, e desmente sem dó as declarações dos executivos. Spoiler: os usuários de torrent são mais amigos de Hollywood que a média da população.

Mas, vamos aos preciosos números: anualmente os usuários de P2P assistem oito filmes no cinema, os outros assistem 6; utilizadores de P2P alugam em média nove filmes, os outros alugam sete; eles também compram 16 DVDs no ano, enquanto a média nacional é de 13.

Jornalistas intrigados trataram de fazer algumas perguntas para BianRosa. Por que usuários do Vuze compram mais DVDs se tem todos eles a disposição para baixar? Apesar dos enormes custos, e coisas enojantes como a DRM, filmes em DVD têm mais qualidade, e possuem um controle maior sobre o conteúdo, além de extras exclusivos, disse o CEO. Ele ainda ressaltou que a DRM não é eficaz contra a pirataria, já que todos os que compartilham sabem quebra-la. Somente usuários “legais” é que são impedidos de fazerem cópias de seus filmes.

 

vuze_graph_ars

A indústria musical, já com a devida corda no pescoço, começa a tomar medidas para tentar reverter a situação e colocar algum dinheiro no bolso novamente. Lojas de música online (e sem DRM) já começam a aparecer, como a Spotify e a eMusic, da Sony. Hollywood consegue ser ainda mais lenta, contando apenas com medidas tímidas (porém eficazes), como o Hulu.

A idéia de BianRosa é que a indústria cinematográfica trabalhe com preços menores, ou ainda mais radicalmente, use o protocolo BitTorrent para distribuir versões “lisas” de seus filmes, incentivando a compra de DVDs, exatamente como defende os chamados mais radicais da pirataria, o pessoal do Pirate Bay.

Mas, como burrice demora para ser revertida, aguarde mais processos, tentativas de fechamento de sites, intimações a comunidades de discografias e legendas…

 

[Via Ars Technica]

1 comentário

Cynthia disse...

essa pesquisa só confirmou o óbvio, agora é só esperar pra ver se Hollywood vai se renovar ou se vai arrumar outras pessoas pra botar a culpa.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo