quarta-feira, 17 de junho de 2009

Avatar FiliPêra

Opera Unite: o sistema anti-nuvem

 

unite-download

Sempre tive uma paranóia desconfiança natural quanto ao proclamado futuro da internet: a nuvem – ou cloud computing, seu nome mais pomposo. Basicamente ela transformaria seu PC em um netbook poderoso, onde todos os aplicativos rodariam diretamente na internet, deixando seu computador unicamente para processar isso para você. Parece o céu: nada de gastos com softwares caríssimos, HDs entupidos de programas e essas coisas que qualquer nerd (leia-se: usuário de computador) conhece.

Mas o panorama real parece muito diferente para mim. O fato é que não confio na internet para guardar meus arquivos pessoais. Servidores são falhos no quesito segurança. Até meus emails têm backups no meu computador, via (o excelente) Opera Mail. Com HDs gigantes a preço de banana não parece loucura. Na verdade é muito sensato, isso sim. A menos que você confie nos servidores do Google, da Microsoft e outra empresa qualquer mais que em seu computador.

Pois bem, a Opera Software, dona do melhor navegador EVER, parece que pensa como Eu, e lançou o sistema Unite, que basicamente transforma qualquer computador em um servidor Web, permitindo compartilhamento ilimitado entre computadores, sem a necessidade de servidores (e, creio Eu, muito mais ágil que um MSN da vida). Com o Unite é possível compartilhar fotos, músicas, ou até sites, além, é claro de trocar todo o tipo de arquivo possível. Tudo direto no navegador, e sem a exigência de configuração. Também tem chats e uma espécie de Scrapbook. E como já foi liberada a API (não sei o quanto amigável para os desenvolvedores), inúmeras outras aplicações para o Unite podem surgir por aí.

Não sei se vai reinventar a Web como eles afirmaram, mas para mim pareceu muito melhor que confiar meus arquivos em servidores. Imagino a cara da MPAA, RIAA e todas essas instituições bundonas quando verem que perderam de vez o controle do compartilhamento.

Meu único receio? Saber se isso é completamente seguro…

Clique na imagem para baixar e ser feliz (ainda estou no aguardo da versão final para usar)!

6 Comentaram...

M7 disse...

Já estou usando, é muito bom!!

astrojiudo disse...

Interessante..
só uma dica: o link pro site do opera mail tá meio estranho.. acho q o correto seria http://www.opera.com/mail/

astrojiudo disse...

oops..
acho que falei besteira..

Orelha ® disse...

Acho que esse unite não sera grandes coisas para compartilhamento aqui no brasil onde a maioria dos usuarios tem internet lenta, porem em lugares com internet supermodafuckars isso é bom bagarai.

Mais o Torrent vai rular isso ai, junto ao P2P a não ser que o Opera faça algo do genero não vai revolucionar muito, e outra deve ter como usar isso de forma maliciosa neh xD

Anônimo disse...

O opera é bom, mas nem de longe vence do Firefox + extensões como o Greasemonkey. Bom post.

Allan Melo disse...

Eu ainda acho que o pior de todos os problemas no cloud computing é justamente um que vc não citou: a FALTA de internet...
...e se a Velox caí? E a Vírtua? E se você não pode pagar a conta naquele mês? Quer dizer que agora eu tenho que "pagar uma mensalidade" para acessar meus arquivos em qql lugar? Compra um pen drive! HD externo! ...e, NO MÁXIMO, faz um backup na cloud.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo