segunda-feira, 8 de junho de 2009

Avatar Voz do Além

[Liberdade] CQC censurado

 

cqc_css

Unindo jornalismo e humor como ninguém jamais conseguiu, o CQC é um sucesso absoluto, até por quem antes não gostava de política e responsabilidade social. Mesmo os jovens, vários deles conhecidos amantes e telespectadores de BBBs e Fazendas, colocam o programa na sua pauta de conversas. O CQC também está ajudando a sepultar um programa humorístico que seguia uma linha completamente diferente: o Pânico na TV!

E com o sucesso, e o estilo ácido, o programa já está atravessando problemas, mesmo com pouco mais de um ano no ar. Já é bem conhecido o caso da proibição da entrada deles no Congresso, a Casa do “Povo”. Mas, a coisa está atingindo níveis tão altos que começa a preocupar a Band, que distribui semanais orientações para os apresentadores do programa. São coisas como pegar mais leve nas brincadeiras (Danilo Gentili e Rafinha Bastos estão quase mudos), e diminuir o tom com políticos. Recentemente uma entrevista com Dunga foi impedida de ser levada ao ar, devido a irritação do treinador da seleção brasileira com relação as perguntas de Danilo Gentili com relação ao novo patrocinador da seleção, a Gillette.

A outra medida (perpetrada há duas semanas) é o programa deixar de ser ao vivo, o que deixaa direção da emissora livre para cortar o programa ao seu bel prazer, evitando os trechos mais pesados. Como é de praxe na grande imprensa brasileira, a liberdade de expressão desceu pelo ralo, e dessa vez tirou dos comediantes o direito legítimo de tecerem suas opiniões sobre os causos da política brasileira. Por que os políticos não jogam de forma mais limpa e usando o debate? Mas, como vimos pelo nível dos políticos que se põe a falar (e a mandar se danar os eleitores) argumentos não são o forte deles, e preferem exercer pressões econômicas nos órgãos de comunicação. O que invariavelmente funciona também.

A Band ainda não se pronunciou sobre a questão, e alega motivos técnicos para essa mudança, e não estipula prazo para a volta dele ao formato ao vivo.

Isto é o Brasil, isso é o mundo. É por isso que acredito na internet…

 

[Via Amalgama]

Agradecimentos ao El Garnize, pela dica nos comentários

23 Comentaram...

Velho da Montanha disse...

Hey Voz do Brasil, inspirado pela sua iniciativa eu comentei alguns pontos no meu bloguinho, sao coisas que eu ja comentei aki ou que iria comentar:

http://mauro-tavares.blogspot.com/2009/06/revolucao-offline.html

Weber disse...

O CQC não é assim "tão original" afinal é uma cópia do programa homônimo argentino. Além disso, muita gente acha engraçado um político ficar irritado, mas sem entender muito o que está acontecendo, afinal não importa saber o que é mensalão, cpi do grampo....tem gente que ri mas vota no mesmo safado na eleição seguinte...vai ver achou ele "engraçado"! Agora, fico PREOCUPADO por tu achares que por ser "mídia" pode fazer o que quiser, e quem falar uma virgula contra é a favor da censura. No caso do CQC, não podemos esquecer que o seu apresentador principal - devia ter ficado no Castelo Rá-tim-bum que é um programa bem melhor - falou demais, de maneira ofensiva e por isso a Band está com um processo atrás do outro. Tas chamou, por exemplo, as mulheres do Sexy Dolls de prostitutas. Não me agrada o "estilo musical" delas, portanto não faz diferença se este grupo existe ou não, mas acho que a "brincadeira" deve ser pautada num mínimo de civilidade, senão tudo será permitido...nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Depois de um começo exitoso, o sucesso subiu a cabeça e os apresentadores do CQC ficaram mais preocupado com as próprias carreiras do que com o programa e perderam o foco, acham que entrevistar político e como fazer "stand up" e acabaram por não saber fazer uma coisa nem outra, pois nunca vi uma coisa tão sem graça quanto os videos "cômicos" (?) que tem na net dos apresentadores. Talvez o CQC já tenha "enchido o saco" e a audiência tenha caído, então a Band está agindo de acordo com as leis do mercado...amigos, amigos, negócios a parte.

Anônimo disse...

Sem querer avacalhar mas o CQC a mim representa o "dumb down" definitivo na aréa de comunicação, jornalismo q deve ser algo ´serio para ter credibilidade é mostrado como um show do Silvio Santos e várias luzes. Como levar a sério um programa desses, é como um enlatado americano cheio de explosão, as pessoas estão lá pelo thrill não pela trama, então creio q qlqr jossa q vierem dar enfoque no CQC e meterem monte luzes e piadas em cima logo vira a nova preocupação nacional ( por mais vazia q a materia seja...)

Anônimo disse...

* com várias luzes / cheio de explosões.

PS: Gosto do NSN mas essa preocupação com CQC wtf ?se preocupem quando stiverem bloqueando a CNN não o CQC...

Ana Recalde disse...

Também sou contra falar qualquer coisa. Acredito que a liberdade não deve ser confundida com libertinagem. Uma coisa é relatar, rir... outra é ofender e inventar.
Eu estou envolvida em um casa familiar de difamação, e sabem oq o advogado aconselhou quando procuramos saber da dita lei? "Não faça nada, vamos gastar rios de dinheiro pra não chegar em lugar nenhum". Sim, a verdade é essa, mesmo que vc seja difamado, que sua vida seja devassada, que seus bens sejam bloqueados há mais de 10 anos e que vc tenha que passar por vexame todas as vezes que vai procurar em emprego, você ainda tem que ficar quieto diante das grandes mídias que acham que podem tudo.
Os jornalistas não tem hoje a menor preocupação com a veracidade do que escrevem (me perdoem o Pêra que é jornalistas ou mais alguém daqui da redação), a dita responsabilidade e ética no jornalismo das grandes mídias foi subvertido a interesses pessoais.

Daniel disse...

Obrigado pelo link no Amálgama, pessoal ;-)

A Voz do Além disse...

@Mauro Tavares Valeu Mauro, assim que terminar de escrever meu últmo texto para a série Liberdade (sobre o Google e a ditadura das corporações de internet) vou dar uma lida nos seus últmos textos!

@Weber Não discordo de alguns pontos quando ao desempenho do CQC (ele não é plágio, é uma versão nacional autorizada), e de seus apresentadores, principalmente no que tange ao caso Boing Boing. Mas não vejo o tratamento dado por eles aos políticos como errôneo. É um programa de humor e assim está sendo feito. Lá eu vi gente conversando com o deputado do "que se dane" coisa que os jornais não fizeram. Terminou-se por descobrir que o sujeito era ainda mais escroto. E não, a audiência dele não caiu, está oito vezes maior do que quando começou.

Quanto aos comentários de libertinagem, não olho as coisas por esse lado. Já estudei em minhas aulas de ética inúmeros (em todo o semestre deve ter beirado os 50, isso só no ES e no RJ) casos de condenação de jornais por calúnia, injúria ou difamação (em um caso de SP, a Folha chegou a pagar 2 milhões por acusar uma creche de pedofilia e abusos sexuais). Eles só não são divulgados porque quem divulga as iformações são justamente os perdedores.

Para mim, do mesmo modo que um deputado pode chamar o Rafinha Bastos de viado, ele pode tomar uma de volta.

E Anônimo... não vão fechar a CNN NUNCA, pois a Warner participa ativamente de TODAS as campanhas presidenciais, assim como a Globo aqui. Ponto!

tio ede® disse...

Não concordo que o CQC tá sepultando o Pânico, até mesmo pq os programas tem como o post disse 'segmentos diferentes'.
O Pânico já passou pro restrições semelhantes, e está ai até hj. Inclusive sanções vindas da toda poderosa rede Globo.
Assim, creio que a comparação programas com linhas dierentes não ficou intessante.

Yamato disse...

Bastou mostrar que o povo brasileiro elege analfabetos e ladrões de todos os tipos de partidos políticos para se começar a censura. Quem diz que censura era coisa da ditadura não sabe o que fala. Bastou falar mal do governinho vigente, seja pt, pmdb, psdb, pqp, etc (siglas em minúsculo mesmo) para se começar a perseguição. E esse negócio de "anônimo" para comentar tem de acabar. O sujeito ou sujeita deve ter o mínimo de intelecto para criar uma conta no Google e um avatar. Quanto a imprensa ser séria, questionemos a chamada imprensa "séria". Nossos jornais não são sérios (basta lembrarmos diversos episódios envolvendos todos (TODOS) os grandes jornais brasileiros, sem falarmos na emissora, que cresceu graças ao período militar, salva da falência com dinheiro do BNDES (nossos impostos) na era vigente.
E, finalizando, completando o dito pelo Weber, todos os vagais comprovadamente envolvidos nas maracutaias da atual ditadura foram reeleitos pelo mesmo povinho que elege por anos a fio os mesmos vagais.

Anônimo disse...

A ERA DO ESCANDALO.. OTIMO LIVRO LI RECENTEMENTE, E ANTIGO. MAS RELATA MUITO BEM OS DOIS LADOS, O DIFAMADOR E O DIFAMADO, SO FALTA AGORA FAZEREM UM ABAIXO ASSINADO PARA O PROGRAMA VOLTAR AO VIVO, MELHOR, UM ABAIXO ASSINADO VIRTUAL.. SABE PRA QUE? PRA SAIR DO NADA E IR A LUGAR NENHUM.

O CQC JA BATALHOU MUITA COISA E OBTEVE MUITOS RESULTADOS, FOI PROIBIDO EM OUTROS LUGARES E TEVE TAMBEM QUE MANDAR SUAS PERGUNTAS COM ANTECEDENCIA (AGORA E PROJETO DE LEI NE?, ELES FORAM PIONEIROS) E VENCERAM... ESTÃO AE, ESSA E MAIS UMA BATALHA, A BAND PODE ATE COMPRAR ESSA MAS VAI SER BEM DIFICIL... (lembram do descontrole com Marcos Mion {montinho montinho...})? eles compraram briga durante um tempo depois virou gravado(infestado de cortes) e depois foi obrigado juducualmente a sair do ar e voltou com novo formato e novo nome... sobcontrole... mas isso é assunto pra outra hora.. (erros fuckoff)

K.B.L.O disse...

ONDE HOUVER FÉ, QUE EU LEVE A DÚVIDA ....

Kamen Rider disse...

A culpa de não ser mais ao vivo é do Tas que fica chamando atrizes pornô de prostitutas (embora ele tenha uma certa razão, afinal quem faz sexo por dinheiro seria o que?! O que o fato de estár sendo filmado realmente muda isso?!)

Depois que as garotas de filmes pediram indenização milionaria pra BAND eles ficaram resabiados de uma terceira gafe do apresentador.

J. Brizzi disse...

Pelo sim, pelo não, o CQC já deixou uma mensagem que dificilmente será apagada da cabeça do Brasileiro.
Todos agora estão mais conscientes, e isso é perceptível!

JP disse...

O fato é que tem gente achando que CQC é jornal nacional, com Fátima Bernardes e Cia. Mais do que jornalistas, os integrantes do CQC são artistas... e como bom artistas, sabem estampar a verdade deixando rostos corados... e colocaram e sua lista negra nada mais nada menos que os mais safados do Brasil, os políticos. É inaceitável qualquer tipo de censura no CQC... preciso listar os programas de várias redes de TV brasileira que transmitem absurdos e ninguém fala nada?

Anônimo disse...

malditos noobs do cqc... essas pessoas estragam a vida brasileira...

esrevi uma redação inteira a alguns dias dizendo apenas duas coisas no final das contas:
ou você se afasta totalmente da mídia mundial e começamos outras formas de nos informar, ou nos entregamos de bandeja a ela e deixamo-nos sermos controlados, alienados, viciados e manipulados de qualquer forma...

Dica de próximo post: alienação social em todas suas camadas e principalmente a nossa, sim!... isso mesmo! Somos apenas uma válvula de escape para os problemas do mundo parecerem quererem serem resolvidos e não passamos de mais um grupo pré-definido e pensado pelos malditos no poder(uma única pessoa que deve morar no alasca, as vezes acho que apenas sete pessoas no mundo sabem quem realmente manda nele)

murilo andrade disse...

Estava lá eu despreocupadamente checando meus emails quando abro o do Nersds Somos Nozes, um blog legal e vcjo lá linkado o meu texto!

Valeu galera, continuem com esse ótimo blog.

André F. Abreu disse...

Aposto que se fossem censurar a Maldita Globo, o babaca do Jô Soares logo viria questionar essa atitude como algo polêmico, que violenta a liberdade de imprensa, etc.

Gosto muito do CQC, é um dos poucos programas inteligentes que ainda existem na TV Brasileira.

ılıFabricioıllı disse...

ISSO QUE É BRASIL: sem liberdade expressão e censura absoluta.
programa de humor que aborda fraucatruas da politica e relaciona o jornalismo com verdades públicas agora passa ser controlado por autoridades.
no blog de Marcelo Tas são inumeros pedidos pela volta do "ao vivo" e sem nenhum retorno do mesmo...
e adianta ignorar CQC? não dá perder um dos melhores programas, minha opinião, que ainda restam em TV aberta.
como diz até o Pânico está sendo enterrado.

Abraço.!
http://www.fabriciohans.blogspot.com

ps.: internet quase livre de regras, quase...por enquanto.

Anônimo disse...

Na minha opinião o CQC passa dos limites, mas mesmo assim tem muita coisa boa, a revista hustler nos EUA tambem tentaram censura-la, por ter piadas pesadas, nela só tem coisa boa. Dificil dizer porque ao mesmo tempo que não querem ser censurados muitas vezes com isso pode ofender as pessoas e isso não é legal. Muitas vezes queremos pessoas para rebaixar pessoas que acham que estão num patamar acima de nós, neste caso sou a favor, porque somos todos a mesma coisa, no fim vamos pro mesmo lugar.

Gabriel

Anônimo disse...

Eu não gosto do CQC mesmo... Por mim eles se aposentam...

Mesmo como nerd, prefiro o Pânico na TV...

Herege disse...

E daí que o programa não é original?! Ele faz o que muitos, ou todos, outros jornais por aí não fazem... MOSTRAM A CARA DOS CULPADOS E FICAM NO PÉ DELES!!!

Adorei seu Post, to divuldando ele pra todo mundo que é fã do CQC e odeia político ladrão que se mantém no poder ás custas da ignorância do povo!!!

Anônimo disse...

Bom eu acho que Como o cara falou ali...q o jornalismo tem q ser algo sério...ele se referia a qual jornalismo sério?Aqueles da TV paga?Ou ao Jornal do SBT? ou o Jornal Nacional? Isso e uma pornofunfada do caramba...é por isso q eu acredito no CQC [sem cortes] porque eles mostram oq acontece, não oq lhes convêm...

Unknown disse...

Leiam estes links e vejam do que Rubens Furlan é capaz de fazer.
Existem muitas mortes em seus ombros e os seus dois irmãos já participaram de assalto a um caminhão de carga de pneus.

www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u714636.shtml/
http://www.guiacarapicuiba.com/content/view/2070/159/
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/31/imprensa34771.shtml

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo