terça-feira, 23 de junho de 2009

Avatar Colaborador Nerd

A queda na qualidade, por José Saramago

Por Dolphin

sarmgrev2


Ontem, em uma entrevista ao jornal argentino Clarín, o escritor português e Nobel de literatura, José Saramago fez um comentário que está dando o que falar! Em suas palavras:
"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve".
O escritor, que há seis meses faz postagens diariamente em seu blog, O Caderno de Saramago, realizará um encontro aberto com blogueiros e aberto a internautas do mundo todo no próximo dia 25, em Lisboa. A idéia é apresentar o seu novo livro, de mesmo nome, onde reúne todos os artigos publicados em seis meses de blogagem.

A questão levantada por Saramago é polêmica e dá o que falar. Não entrarei no mérito da decisão do STF de acabar com a exigência do diploma para jornalista, deixo para o FiliPêra o editorial já prometido, prefiro focar no debate a um assunto que considero muito relevante. A afirmação do escritor vem em boa hora, os blogs tornaram-se uma ferramenta poderosa na disseminação de informações. Cada vez mais as pessoas buscam na internet o que fica de fora nas mídias oficiais e certamente há muita qualidade de informação por ai. O problema reside, a meu ver, na forma como isso é feito.

Historicamente não fomos incentivados a ler, ainda hoje o incentivo a leitura não faz parte do curriculum escolar, no máximo é obrigatoriedade imposta para soma de notas. Isso não é leitura prazerosa e sim “decoreba” chata. Ler ainda é uma grande deficiência em nosso país. Quantas pessoas não conhecemos que dizem tranquilamente que odeiam ler? E uma leitura ruim equivale na mesma proporção a uma escrita ruim. Junte a isso ao processo de otimizar as conversas através da internet – vide as “abreviações” em chats, MSN, e-mails, sites de relacionamentos e temos uma sopa de letrinhas nada saborosa! Querem um exemplo? A minha chefe envia e-mails para os nossos clientes, e sempre, mas é sempre mesmo, ela escreve como se estivesse em um papo descontraído com os amigos pelo MSN! Vai desde “vc” e finalizando com “abçs”.

Não estou generalizando, há blogs excelentes, de alto nível, mas não podemos fechar os olhos para algo que é real. Se por um lado temos qualidade, e ela vem em sua maioria por conta de quem de fato sente prazer em ler, percentualmente isso revela que esses são uma minoria dentro do quadro dramático que é a falta total de intimidade com as palavras.

É preciso mais do que nunca se rever à educação de base nas escolas e que se abram novas formas de estimular o gosto a leitura, pois do jeito em que a situação caminha logo teremos um exercito de pessoas adquirindo os vícios e erros advindos da internet e utilizando tranquilamente esse “novo vocabulário” como se fosse a coisa mais natural do mundo.

6 Comentaram...

Lucas Couto disse...

Acho muito mais preocupante o fato da maioria dos escritores não conseguirem encadear um raciocínio, ou defender um ideia, que o fato de trocarem "você" por "vc"...

Diana disse...

Bom, se eles já estão retirando os acentos do português, não me surpreenderia que termos como "vc", "tranq" e "bjs" entrem no Aurélio.

Mas sobre o incentivo à leitura, é muito irônico como o brasileiro é um povo que se orgulha de não ler (já presenciei uma cena em que dois playboys discutiam para ver que lia MENOS!!), mas livro é o único produto que não paga taxa de importação

MrVallence disse...

Eu sempre li muito e sempre gostei de ler, mas minha escrita ( principalmente fora do computador) é sempre ruim e sempre contém varios erros ... sempre vi que eu era uma exeção mas ... não levava muita fé que as pessoas que são chefes de alguma coisa poderiam escrever e-mails pra quem quer que fosse com linguagem de msn ... no msn sempre escrevi abreviado e na maioria das vezes errado, mas não levei isso nem para comentários em blogs imagina para e-mails ... mas infelizmente a massa é pior do que eu achava.
Algo nesse nivel já aconteçeu comigo ... porém eu estava do outro lado do e-mail quando fiz uma compra pelo Mercado Livre e o vendedor me mandou um e-mail achei que seria um e-mail escrito corretamente e com formalidade, o cara me mandou um e-mail todo em maiusculas e com uma linguagem que berava o msn ... quase dessisti da compra.

Alle disse...

Bem, quase nunca comento aqui, mas vamos lá...
Sei que esse é só mais um post e que se pararmos pra ver, o próprio NSN tem erros de publicação, olhem as categorias (marcadores), se a maioria inicia-se em letras maiúsculas, o resto deve seguir a seqüência abordada, não? Bem, eu gostaria de ver tudo em seu lugar, organização sempre vai ajudar na hora da leitura, se as coisas estivessem sempre certas, sem erros, não prestaríamos tanta atenção na existência desses, bem, por onde se começa a mudar o mundo se não por você mesmo?

Isa disse...

Eu sempre senti vergonha alheia, mas ultimamente tenho realmente me preocupado com a quantidade cada vez maior de pessoas que não veem problema algum em destilar seu ódio pela leitura e estudos em geral, como se fosse bonito ser ignorante.
Mais preocupante ainda é que uma grande parcela das pessoas que dizem adorar ler, leem apenas livros de auto-ajuda ou romances de banca.
Depois ninguém sabe porque esse país não vai pra frente...

CG disse...

Esta foto foi feita por mim em 1991.Deve ter um crédito.©Céu Guarda.
Obrigada

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo