terça-feira, 9 de junho de 2009

Avatar FiliPêra

[Liberdade] As Mecânicas da Escravização

 

slaves

Domingo à noite Eu fui a uma igreja evangélica. Não por necessidade, ou mesmo vontade de obter uma experiência espiritual - sei que ali será o último lugar onde terei uma - mas sim para ter mais certeza do que estava falando antes de escrever sobre uma igreja evangélica. Ironicamente não bastaram mais 20 minutos para confirmar que Eu havia ido ao lugar certo para comprovar minhas teorias a respeito delas. Era o momento do culto dedicado às crianças. Lá na frente uma "professora" muito carismática, aparentando uns cinquenta anos, falava com um grupo de crianças que ouvia tudo atentamente. Ela não ensinava geografia ou história, para tornar as crianças seres um pouco mais pensantes; basicamente ela contava uma história que envolvia uma criança da idade delas, roubos e punições. Ao final, com as crianças assustadas e admiradas ao mesmo tempo, ela começou a proferir o mantra que é a máxima das instituições escravizadores: "Obediência!". Ao ouvirem a palavra, as crianças a repetiram seguidamente.

Esse não é um caso isolado, a Igreja Católica e a multidão de igrejas evangélicas existentes só visa uma única coisa: te deixar de joelhos, e não é para orar. Eles querem seguidores, querem dinheiro, querem o poder, alguns deles mais desavergonhados até mesmo querem sua mulher. A religião é só um instrumento de controle, uma engrenagem do sistema que os poderosos construíram para castrar as suas forças.

Tá chocado? Me achou um maluco? Analise bem antes de abandonar a leitura desse texto: em que sua vida melhora com suas idas a uma igreja (se é que você vai; não estou escrevendo esse texto somente para religiosos)? O que o pastor/padre da sua igreja faz com os dízimos que são doados? Eles não se parecem com impostos cobrados? Eles retornam para você de alguma forma, ou são gastos de forma obscura?

A base da religião cristã (não vou escrever sobre as que não conheço) é o amor de Cristo que se sacrificou na cruz para lhe salvar da morte. A Bíblia descreve esse amor como incompreensível, muitíssimo maior do que o amor da sua mãe. Então, já que é assim, vou usar minha mãe como paralelo para Cristo e os outros que compõe a Trindade. Minha mãe me ama. Ela deixa de comprar coisas pra ela para me dar presentes, quando assim se fez necessário (hoje tenho minha própria grana). Minha mãe lava, passa, cozinha todo o dia, varre a casa, faz compras e às vezes me ajuda a escolher roupas na hora que preciso compra-las. Minha mãe nunca exigiu nada em troca ou fez qualquer reclamação quanto a minha conduta, jamais me ameaçou ou teve vontade de me queimar. Já me corrigiu algumas vezes quando Eu ainda estava na época de formação de caráter, mas após meus 15 anos já tinha consciência que pouco mudaria ensinamentos novos. O amor dela não exige dinheiro em troca (pense no que você falaria se sua namorada exigisse 10% do seus ganhos como prova de amor e fidelidade) e é por isso que é amor (Eu também a amo, e não exijo todas essas coisas em troca).

Olhe para Cristo agora, ou a imagem que criaram e usam dele. Ele te dá a vida, te dá a saúde, te dá forças e te dá seu dinheiro. Mas o amor dele não parece tão grande assim quando analisamos o que basicamente torna as pessoas cristãs: salvação. A religião cristã fundamenta a fé de seus seguidores no mais antigo sistema de aprisionamento, que é a garantia de um prêmio, cuja a variante consiste em fazer ameaças. Sem a vida eterna, ou sua contraparte sinistra, o fogo eterno (e seja lá como você interpreta isso), a religião ficaria esvaziada de seguidores. É preciso colocar alguma espécie de destino inesperado para quem a segue, e deixar que a fé faça o resto.

 

capaistoe

Dificilmente alguém iria a igreja duas, três ou sete vezes por semana, gastando horas preciosas da sua vida para não ganhar nada. Igreja não te dá prazer ou felicidade, ela te ilude com isso, lhe proporcionando falsas experiências espirituais e promessas de vida eterna. Ela está de olho no seu dinheiro, no seu tempo e nas suas habilidades. E faz ainda mais: restringe seu modo de vida.

Tem igrejas que obrigam seus membros a não aceitarem transfusões de sangue (e morrer em consequência disso) pois isso supostamente é errado, segundo a Bíblia. Outras lhe impedem de fazer sexo antes do casamento alegando que isso é pecado (assinar papéis torna isso correto, segundo eles). Outras impõe às mulheres modos de vida draconianos, impedindo-as de se depilarem ou maquiarem, afirmando que isso é vaidade e entristece a Deus (repare como elas falam em nome de Deus). Poderia ir longe nas doutrinas bizarras e castradoras de um séquito de religiões cristãs (veja bem, entenda: não estou dizendo que Cristo é uma mentira, ou que a Bíblia está errada, isso cabe a você definir para você mesmo. Só estou tentando argumentar quanto a forma como essas doutrinas são ensinadas nas igrejas, tendo como expectativa, ter seguidores cegos).

Aqui no Brasil a coisa atinge níveis ainda maiores. Temos igrejas para cada camada da população, dando opções a todos de encontrarem a sua. Por aqui (e em qualquer lugar ocidental) igrejas não pagam impostos, e são livres de qualquer fiscalização. Em qualquer país “democrático” igrejas podem nascer e morrer sem qualquer interferência do governo. No Brasil, que posso dizer que conheço um pouco, basta ter uma garagem vazia, um terno surrado e um equipamento de som potente – que pode ser sua garganta – para fundar uma igreja, que com certeza terá seguidores muito em breve. As vezes essas igrejas ultrapassam o campo espiritual a que se propõe e viram comércio, um negócio, política.

Creio que nem preciso citar o nome Universal do Reino de Deus para você saber de quem falo. A Igreja que tem o blog mais caro do mundo, pastores que vendem certificados com assinaturas de Jesus, que exigem carros e casas como dízimos (Eu sei, já acontecer), que contratam falsos aleijados e cegos para enganar, visando somente encher os bolsos e obter poder. Tanto poder que já desafia outro poder estabelecido: as Organizações Globo, o quinto maior grupo de mídia do planeta em alcance e influência. Eu mesmo tive um tio (meio idiota, é verdade) que deu um Fiorino novinho que tinha acabado de comprar para um pastor falastrão. Mesmo comigo dando tapas na nuca dele e entregou as chaves quando a cesta passou (tive que ir a pé para casa e ele se arrependeu depois).

Todas as religiões são o ópio do povo (como diria Lênin)? Não! Mas não vou apontar qualquer religião aqui que ache correta, pois não creio que as coisas aconteçam assim. Cada um segue o que achar melhor. Se você se sente bem em não poder receber doações de sangue, o FAÇA, mas porque você QUER, não porque tem medo de fogo, ou caiu em chantagens amorosas (amor é incondicional). Quer entregar seu carro, casa, ou rim para o Bispo Macedo, pois ficará mais feliz com isso (mesmo consciente que está alimentando uma organização corrupta)? FAÇA, mas porque você o é livre para faze-lo e não porque um homem que nem completou o primário (caso do pastor que conseguiu as chaves do meu tio) pediu aos berros e lágrimas. Quer tornar a vagina da sua namorada seu deus e adora-la com sessões de sexo que duram horas a fio sem intervalos? Vá lá, se satisfaça (e encha ela de satisfação também), a vida é para ser vivida e não para ser escravo de nada. Adore seu cachorro, suas galinhas, Buda, Krishna, o que você achar que lhe faça bem, e não tenha medo de condenações ou de enxofre.

 

ratzinger

Não tenha medo do diabo, ele não está a solta esperando seus vacilos para lhe tentar. Ele não influi na sua mente, ele não fala ao seu ouvido, ele não mata ninguém. Humanos matam. Diabo é só mais uma desculpa para tirar dos ombros de quem merece a verdadeira culpa. O diabo não faz jogos de videogames, músicas ou filmes. Ele é simplesmente mais uma tentativa de transforma-lo num escravo mental medroso e nada mais.

Se o diabo fosse ativo, era ele que estava por trás dos padres que operavam as Damas-de-Ferro, dos espetos que arrancavam os pênis de infiéis ou que fritavam os lábios vaginais de mulheres durante a Inquisição. Era ele que cochichava nos ouvidos de Torquemada clamando por mais sangue de espanhóis. Era ele que ordenava as beatas para que matassem as crianças que elas esperavam em seus úteros, fruto do sexo “proibido” com padres. Era ele que ordenava a distribuição de indulgências para que se conseguisse soldados para as Cruzadas. É ele que ainda age na cabeça dos padres que abusam sexualmente de crianças na Irlanda, em Boston ou em Los Angeles. É ele que está ordenando ao Papa para que não condene esses mesmos padres. Sim, se o diabo existisse ele não estaria junto de um casal de namorados que faz sexo antes de casar (e com camisinha); ele estaria num confessionário, na cabeça libidinosa de um padre querendo abusar da criança que se confessa. Não creio que todos os padres são corruptos e pedófilos (acho ser uma minoria), mas a organização Igreja Católica, que encobre esses casos e nem mesmo divulga os nomes dos padres envolvidos, é podre. Nós sabemos exatamente como ficou o mundo na época em que ela teve o poder absoluto. A Igreja Católica é a maior prova de que o Cristianismo é falho.

 

sarney

Mas, igrejas não são as únicas instituições que controlam. A mídia é usada para fazer você pensar que tudo está tranquilo a sua volta (ou amedronta-lo quando necessário). Na verdade as grandes oligarquias que controlam os grupos de comunicação brasileiros – Globo (família Marinho), Abril (família Civita) e Grupo Folha (família Frias), e o Estado (que não pertence a nenhuma família mais) – têm acordos bem firmados com governantes, e outros grupos econômicos para criar, ao final de tudo, uma máquina cheia de engrenagens bem azeitadas. Olhando de cima parece tudo autônomo, mas uma exame mais aprofundado vai revelar ligação em todos eles.

Por que você acha que entra político, sai político e pouca coisa muda (algo muda, estou fazendo faculdade particular paga pelo governo, coisa impensável há anos atrás)? Por um único e exclusivo motivo: políticos não são representantes do povo, eles representam empresas e grupos econômicos. Com um sistema partidário corrupto, onde não se distingue a diferença clara do PT (que era o único partido visto como incorruptível por muitos, há menos de uma década), o PSDB e o PMDB, que mudam de posições como mudam de roupa, aliando-se uns aos outros para tirar vantagem desse ou daquele esquema. No fim das contas quem manda não são legendas ou idéias, são os Sarneys, os Collors, os Magalhães e os Neves. Ou as empresas por trás deles: Sadia, Chevrolet, Gradiente, Votorantim, Vale e assim vamos.

Não pense que essas famílias são políticas por coincidência. Elas têm em sua base poderosos grupos corporativos e interesses econômicos. A meta delas é jamais sair do poder, o que elas fazem com certa habilidade. Não se engane, nas condições como estamos hoje, o voto vale menos que uma galinha. Campanhas são ganhas na base de propaganda maciça (o que envolve somente ter notícias positivas a seu respeito publicadas) e compra de votos (ou ameaças). De outro modo, Malluf, ACM, Jader Barbalho e Hildebrando Pascoal não ganhariam eleições repetidamente.

 

jose_carlos_gratz

Por que será que aqui no Espírito Santo o bicheiro e criminoso (ser presidente da Assembléia Legislativa era mera coincidência) chamado José Carlos Gratz (que rasgava processos na cara de oficiais de justiça e dizia que limpava a bunda com eles) só saiu do poder após a eleição de Lula? Por um único e exclusivo motivo: a gangue dele havia saído do poder, esvaziando a base que o sustentava. Se antes todos tinham medo de morrer se depusessem contra ele, após a saída de José Ignácio e Fernando Henrique do palco, a coisa apertou para o lado dele, que até hoje está num entra e sai da cadeia, mas já caído e esvaziado de poder.

O motivo de tanta corrupção? São as grandes corporações pegando seus investimentos de volta. Você acha que tantos esquemas milionários de roubos são coisa que saíram da cabeça única e exclusivamente de políticos? Não! Há gente muitos mais experiente (e já bilionária) por trás. São eles que doam carros, montanhas de dinheiro, e compram votos. São eles que são os maiores beneficiados com esquemas de corrupção.

E enquanto essa gente tá roubando os 40% do seu salário que o governo diz que é dele (sim, mais ganancioso que as igrejas) os veículos de mídia (que não formam uma massa unificada) só mostram as roubalheiras que querem, ou seja, dos políticos que não estão com ela. E para ajudar, eles entopem você com informações de Airbus, criam pânico com crises financeiras e gripes suínas para te deixar apático sobre coisas realmente importantes.

Imagine o espectador da televisão como um boi na engorda, que ainda não sabe do seu destino, ou sabe, mas se vê impotente. Seu alimento são as informações, e aos poucos seu processo de engorda o deixa impossibilitado de reagir. Mas o destino dele não é igual a de um boi que vira hambúrguer numa lanchonete do McDonald’s. Ele não vai pro abate de uma vez. Sua vida e sua vitalidade são retiradas aos poucos, com mecanismos como juros, cheque especial, Imposto de Renda. Por fim, ou ele toma uma medida drástica contra alguém, ou contra si mesmo; e termina pulando da ponte mais próxima ou arrancando a cabeça de algum banqueiro a golpes de machado.

Analise as informações que você recebe. Veja se estão lhe ajudando a compreender o mundo, ou são só caixinhas enfeitadas e vazias. O volume de informação aumentou absurdamente, com corridas para a notícia mais quente e disputas acirradas para ver quem põe o que no ar. Faça uma pesquisa (assim como Eu fiz na semana retrasada, quando Eu o Voz planejávamos essa série). Pergunte aos seus colegas de trabalho, irmãos, e amigos se eles sabem o que é Guantánamo. Se eles têm qualquer informação sobre o que ocorre em Abu Ghraib, se eles sabem apontar o Iraque no mapa. Se eles sabem quem é Dick Cheney ou a Halliburton. Não, eles (muito provavelmente) não  sabem, pois as informações sobre a Guerra do Iraque, 11/9 e Afeganistão só visavam uma coisa: a criação de medo entre a população.

 

11-9

Após os ataques de 11/9 criou-se o medo, o mito de que terroristas estavam em todos os lugares, que eles podiam nos matar onde quer que estivermos. Bin Laden ficou com o título de Grande Satã e precisava ser extirpado. Começou-se uma campanha bilionária para pegar alguns caras escondidos em montanhas, sendo que o líder deles nem podia sair por aí sem uma máquina de hemodiálise. De repente Bin Laden some, e nem as tropas mais bem armadas e com mais subornos para adquirir informações da atualidade conseguem acha-lo. O fato é que Bin Laden não será achado. Ele, e seus soldados, colaboram com nojenta CIA, e sua família tem fortes ligações com os Saud, que governam a Arábia Saudita, o principal aliado dos EUA entre os árabes. A guerra do Afeganistão só serviu para uma coisa (como ocorreu em todas as guerras a qual os EUA participou após a sua independência): lucro.

O exército encomenda bilhões em equipamentos da Lockheed Martin, e da Boeing (além de mais uma centena de fabricantes de equipamentos militares) e, logo depois de destruir TODA a infra-estrutura do país (isso não é estratégia de combate, é estratégia de lucro) eles, por meio de governos corruptos artificialmente eleitos, firmam contratos com empresas AMERICANAS para reconstruir tudo de novo. Antes disso o FMI já atrelou o país num mar de dívidas da qual ele nunca sairá. Resultado: os EUA lucram duas vezes, e ainda ganham um feudo novo, onde podem instalar bases militares e contribuir com mais imperialismo na região.

No Iraque a mesma coisa. Jamais foi provado (e jamais será) que Saddam tinha qualquer arma de destruição em massa ou ligação com a Al-Qaeda (que também não teve a existência comprovada, assim como a participação de Bin Laden no 11/9). Mas eles não precisam de motivos para entrar na guerra do lucro. Simplesmente escolhem o alvo e atacam, e enchem os bolsos de dinheiro e suas reservas de petróleo ou outro bem mineral que o país tenha em abundância. Não é coincidência o fato de Saddam também ter sido agente da CIA e ajudado os EUA na Guerra contra o Irã (os EUA temiam uma revolução islâmica na região).

Agora pense em quão fácil deve ser subornar os cinco grandes grupos de mídia dos EUA – Warner, NBC, CBS, News Corp e Fox – para espalhar pelo mundo coisas como armas de destruição em massa, células de grupos terroristas em diversas cidades do mundo e outras coisas que habitualmente ouvimos por aí. Os Senhores da Guerra tinham 600 bilhões na mão. Distribuir um sexto disso entre os que espalhariam seu evangelho pelo mundo (evangelho esse vomitado por outras redes de mídia sem a alteração de um único ponto) não seria tarefa difícil.

Mas não é preciso ir até o outro lado do mundo, no Oriente Médio, para entender como funciona a política de expansionismo econômico e parasitismo dos EUA. Olhe ao seu redor, veja os presidentes eleitos com votos da população que mais sofrem ataques da mídia: Hugo Chávez, Evo Moralez e Rafael Correa. Não é preciso ser muito paranóico para ligar o governo americano ao golpe de estado que tirou Chávez do poder (e logo foi recolocado pelo povo), em 2002. O motivo é fácil de compreender: a PDVSA, a maior empresa de petróleo das américas é estatal, e não atende a interesses econômicos americanos.

Então, da próxima vez que você ver William Bonner dizendo que Hugo Chávez é ditador e é odiado pelo povo, faça um favor a você mesmo: tenha um MÍNIMO de desconfiança. Não aceite tudo como um boi que vai ser despedaçado. Não ligue para as capas da porcaria chamada Veja, ou piadas com Evo Morale. Esses jornais e revistas têm interesses econômicos muito fortes para querer te passar todas as informações corretas.

O governo americano encara as américas como seu quintal. E isso depois da Guerra Fria e os Fujimoris, Pinochets e Geisels que eles espalharam por aí. Não é do interesse deles que um presidente oriundo do movimento indígenas mande nas reservas de gás da Bolívia. Ou que um militar popular mande nas mais importantes reservas de petróleo das Américas. Duvida? Pesquise quem foi Jaime Roldós Aguilera, ou Jacobo Arbenz para sabe como age o governo dos EUA quando sente que está deixando um pedaço de terra escapar por entre os dedos (procure saber que empresas de beneficiaram com a reconstrução ou com o novo governo desses países, e veja quem eram os principais acionistas delas. Spoiler: eram políticos que estavam no poder).

 

lojas_daslu_h

Caso não seja vencido pela fé ou por informações enganosas, há ainda outra frente nessa guerra que pode te vencer: consumismo. Não se engane, o capitalismo só existe e só se sustenta de uma única maneira: através do lucro. Sem lucro as empresas deixam de existir. É por isso que sua geladeira não dura a vida toda, ou seu carro dá problema continuamente (tornando as concessionárias ricas também, olha que beleza, tem lucro para todos), ou ainda seu computador se torna obsoleto com poucos meses, como bem anuncia as propagandas das Casas Bahia ou da Dell.

Ou seja, se seu produto não se tornou inválido com pouco tempo, ele se torna obsoleto, criando em você a vontade de comprar a próxima geração. É para isso que serve a multidão de publicitários que se formam todos os anos: garantir que você vai gastar seu dinheiro em produtos que, em muitos dos casos, não servem pra nada.

O trabalho (provavelmente chato e estafante) que você tem também contribui para lhe deixar escravizado. Você gasta benditas oito horas por dia para ganhar uma merreca, que serve unicamente para pagar contas. E no fim, VOCÊ é o único da história que não lucrou nada. Eles (não me pergunte quem são “eles”, chegue as suas próprias conclusões) querem ocupar seu tempo, espalhar sua cultura mundialmente, e querem você de joelhos, cheio de dívidas e contas para pagar. O capitalismo é o sistema das dívidas e se baseia nelas para continuar existindo. Títulos de dívida pública, notas promissórias, contas de cartão, são somente nomes diferentes para uma única coisa que visa uma única finalidade: te deixar escravizado.

Pense nos dois pilares do capitalismo – dívidas e lucro – e você vai entender um pouco melhor o mundo em que vivemos. Por que sempre 1% da população mundial tem 40% da riqueza (ou 10% tem 90%) enquanto morre uma criança a cada 12 segundos. Por que os EUA têm PIB na casa do trilhão, enquanto existem pessoas que vivem com menos de um dólar por dia. A lógica de tudo isso é simples; o capitalismo passa a ilusão de que todos podem ser vencedores, todos podem ser bilionários, o que obviamente é a mentira do século.

Para o capitalismo existir, é preciso que alguém seja pobre, pois nem todos podem lucrar. Os preços precisam ser mantidos com destruição – e não distribuição – de excedentes. Se houve laranjas demais numa safra, os produtores precisam destruir o que “sobrou” para que se possa manter os preços. Não são pensadas na fome da África (ou do Nordeste, ou do seu bairro), mas unicamente no bolso, que invariavelmente não tem fundo.

 

nsttf-e

O sistema de lucro também atrasa o desenvolvimento tecnológico. Por qual único motivo você crê que ainda usamos a cara e poluidora gasolina nos nossos veículos? Pelo mesmo motivo que se iniciou a cruzada contra o “terror” árabe: petróleo dá MUITO lucro. Não espere carros elétricos eficientes, ou com combustíveis baratos e verdes até que a última gota e petróleo tenha sido extraída do mais profundo mar. O poder do lobby das empresas que extraem petróleo e o distribuem pelos postos de gasolina e empresas que fazem chiclete é altíssimo.

O lobby das controladoras energéticas também é poderosíssimo. Elas gastam bilhões com a construção de usinas hidroelétricas altamente impactantes ambientalmente, ou termoelétricas muito poluentes e ineficientes, e espalham por aí que não existem outras formas de energia seguras e que vão alimentar o mundo. Não acha que seria muito do interesse deles espalhar que energia solar é ineficiente para poder lhe impedir de ter pequenos captadores em sua casa e resolver 80% do seu problema com taxas de energia?

Ou ainda comprar patentes de peças fundamentais para a construção de geradores de energia eólica por preços astronômicos para poderem impedir a fabricação deles? Tudo me parece muito simples: um planeta que consegue enviar foguetes para o espaço e ter sondas pousando em Marte, consegue ser mais eficiente que combustíveis fósseis, que ainda por cima são finitos.

Esse atraso também é o motivo para a infinita guerra contra os partilhadores, usuários de P2P. O maior problema não é a pirataria, eles já sabem muito mais que nós, os que baixam, compram mais DVDs e contribuem mais. A verdadeira guerra ali é pela capacidade de distribuição. A RIAA, MPAA e outras similares são somente embustes para tentar tirar das mãos do usuário a capacidade de interagir sem a necessidade de servidores, que podem ser controlados por eles, são passíveis do estilo corrupto deles, que envolve suborno e ameaças (não por acaso, se parece tanto com o estilo americano de lidar com nações). Somente com a gente lutando de alguma maneira (fundação do Partido Pirata no Brasil é uma delas) é que se pode chegar a algum lugar e impedir a castração do maior meio de comunicação democrático: a internet.

John Zerzan

Mas, o que fazer perante um quadro desses (se é que você acreditou em uma linha que escrevi)? Como resistir? Primeiramente, se liberte. Deixe de ser um número de banco, não use cartões de crédito, compre comida na feira ou em mercearias e não sinta vergonha de comprar roupas nas liquidações das lojinhas do seu bairro. Eu já faço isso há bastante tempo, mais por pão-duragem do que propriamente por resistência, mas acabou que agora veio de convir. Não pague imposto de renda, ninguém vai preso por isso mesmo, e essa grana é sua.

Sei lá, faça o que quiser, desobedeça. Organize um grupo com idéias parecidas com a sua e aja em conjunto para espalha-las (amanhã vou falar um pouquinho sobre Zeitgeist, o documentário que me deu informações para falar sobre essas maluquices que Eu acreditava, só não havia reunido tudo num só canto). DESOBEDEÇA (leia mais NSN ao invés da Veja).

Fiz esse post bem diferente dos meus. Geralmente não levo a minha opinião em conta até que a consiga embasar. Coloco meus argumentos acima da minha opinião. Aqui não. Coloquei propositalmente um ou dois links. Não queria informar, queria incentivar vocês a se informarem. Pretendia traças uma linha puramente teórico, baseada em fatos e creio que consegui. Existe muito mais coisa que gostaria de falar (assim como gostaria de falar muito mais sobre Liberdade), mas creio que é o suficiente. Não pretendo que acredito em tudo que falei aí em cima, queria dar um cutucão no cérebro (que tenho certeza já ter sido cutucado) de vocês e mostrar que as coisas não são tão fáceis assim; que pode haver alguma pessoas por trás das cortinas. À partir daí, seguir o caminho é com vocês.

Vão preferir buscar a felicidade, a inteligência, a verdade sobre as coisas, o sexo, o conhecimento; ou preferem ser o boi alimentado de porcaria, pronto para ser abatido aos poucos… que dá 10% para o pastor que nem na escola foi (ou foi, isso é só um exemplo) e no fim da vida está mais frustrado que coelho estéril?

A escolha é inteiramente sua… só não diga que Eu não tentei lhe ajudar!

97 Comentaram...

_DS2_Minina_ [Daiane] Vivoverde disse...

Amanhã (hoje) eu JURO que eu leio =]

.o/

Dr. Inutilidade disse...

Sensacional... Vou ter que reler para fazer um comentário a altura do post.
Já retwittei e vou indicar para todos os meus amigos...

Velho da Montanha disse...

é verdade mas e dai ?

nao vai adiantar de nada, muitas pessoas ja escreveram tudo isso mas nada muda sem ação, apenas despejar sua raiva e informações aki serve pra deixar vc mais calmo.

creio que não ha nada ja nao se saiba, a questão é, o que fazer disso ?

Thiago Fernando disse...

é relevante e isso é o que importa.

Nada que possamos fazer?
Bom a sociedade muda quando os indivíduos mudam.

Quer um exemplo Alemanha matou milhões de Judeus em nome de DEUS, inclusive se fundamentando na bíblia para justificar suas ações. Hoje a publicidade contra os Nazistas é tão grande por parte da mídia (games, filmes, musica, teatro, jornalismo) que o preconceito com os judeus ja não é tão aberto.

A maioria dos pastores americanos são a favor da pena de morte (Qual que é o mandamento mesmo) e penas mais duras para menores (negros).

Thiago Fernando disse...

ps: se eu pude-se escolher queria o inferno :D onde eu vou achar mais ninfomaniacas e atrizes porno. A melhor musica e os melhores advogados rsrsr.

:D

Thiago Fernando disse...

http://www.youtube.com/watch?v=3s7tGu2zKw8

http://www.youtube.com/watch?v=dkhaBsvgz0Q

desculpem-me estar colocando links.
Mais eu não podia perder a oportunidade :D

Velho da Montanha disse...

esqueci de dizer, o judaismo tem se revelado hj muito pior que o cristianismo em todos os seculos, faltou incluir os judeus ai nesse texto.

A manipulação de informações que eles realizam na midia é tao grande que foram esquecidos os crimes realizados em gaza, as bombas de fosforo que eles usaram la pra derreter os ossos das crianças palestinas, tb é esquecido o fato de eles estarem la em uma terra que não lhes pertence mas que foi tomada do povo palestino na grande nakba ha 61 anos, tambem é esquecido que eles tem a bomba atomica sem permissao desde 66 e gastam 8% do pib de israel nas forças armadas para poder praticar o genocidio contra os palestinos, tb é esquecido que grandes corporaçoes, bancos e imperios de midia ( exemplo : safra e editora abril ) pertencem a judeus que exploram nosso pais e enviam o dinheiro para israel continuar matando e roubando os palestinos, incutindo o terrorismo em um povo que so quer viver livre em suas tradiçoes !!
tambem é esquecido a campanha mundial de demonização do islã e as chantagens que usam o "holocausto" nazista para ganhar dinheiro e manipular a mente das pessoas para ver os judeus como vitimas quando na verdade hj eles assumiram o papel de agressores.
Tambem é esquecido o fato de que foram eles que inventaram essa modinha de revolta contra os valores cristãos e deturparam o protestantismo transformando-o em maquina de alienação e dinheiro !!

não esqueçam tb que a mobilização judaica apoia a censura na internet e o fim da pirataria!!

portanto se religioes não prestam nao esqueçam que essa tb nao presta

mais tarde falo mal do islã.

leiam a INDUSTRIA DO HOLOCAUSTO

Willian disse...

Entrei neste blog para ler notícias sobre games e filmes e o que vejo é isso que está aí em cima.

Você não sabe o que está escrevendo, isto está claro (como você mesmo admite no texto). Infelizmente tipos como esta autor estão se proliferando na internet.

Miltão disse...

Só tenho uma palavra: FODA!

Mais uma: parabéns.!

Douglas disse...

Preparem-se para o bombardeio de religiosos anencéfalos

Aline disse...

o problema é generalizar..
Sou ´´evangélica´´ (nao gosto de nomenclaturas de religiões[a religião pra mim, é realmente um ópio e eh detestavel..]) e na vdd ainda nao li o artigo todo.. mas quero ler mais tarde pra fazer um comentario mais abrangente...
Porém, até onde li, quero comentar..
Eu concordo plenamente q tem gente q faz cada coisa ´´em nome de Deus´´ sendo estas coisas tao paradoxas às suas crenças... tao hipócritas...!
Mas, em contrapartida, tenho plena certeza e confiança na justiça de DEUS.. e essas pessoas.. se tem algum pedacinho do ´´que falam´´[mesmo q nao hajam] no fundo da sua consciencia [e falando pela fé, em seu espirito] sabem tbm.. O nosso papel [belivers principalmente] eh alerta-los.. mas se eles nao abrem os seus olhos. o ´´problema é deles´´ pq DEUS vai cobrar td o q foi entregue a ele pra ser cuidado.
Por ex. q eh o q mais falam das igrejas: o dizimo.
Seguinte..o dizimo nao eh visto [pelo menos nao deveria ser]como obrigaçao.. eh na vdd um dos jeitos de vc retribuir a DEUS(por livre e espontanea vontade)contribuindo pra Sua obra. Mas como se Deus nao tem sistema capitalista e nao usa dinheiro? ajudando pras despezas da propria igreja! Bom no caso das igrejas evangelicas, nós nao recebmos ajuda financeira de nenhum lugar nem recebemos ´´abonos´´ do governo.. Intao alguem tem q pagar a agua,a luz.. etc etc.. quem? os membros, ora!(nada mais justo)Tbm tem os funcionarios (nao q a igreja seja uma empresa) mas tem gente q cuida, da manutençao, cuida das finanças, cuida de certas organizaçoes, cuida da parte social... Tem gente trabalhando! e tem o pastor.. q em mtos casos (como eh na minha igreja) se dedica em horario integral na igreja... sendo assim.. ele nao trabalha fora..e portanto recebe salario da igreja.. Nao pq pagamos o dom dele ou ele vende ´´um tempinho com ele´´ nem nada..mas eh pq ja q ele nao terá tempo pra trabalhar fora e se dedicará aos membros em tempo integral na igreja.. nada mais justo q a igreja ajuda-lo a se sustentar...
Sendo assim,todas essas coisas demandam dinheiro,que vem do dizimo dos fiéis.. e assim eh q damos o dinheiro pra Deus..damos pra que as coisas da igreja possam continuar existindo.
Agora.. é claro q isso tudo eh como deve ser.. e COM CERTEZA tem muitas igrejas q nao seguem esse ´´ideal´´..
Agora, só o que eu não acho legal..é falar q TODO pastor rouba, TODO crente isso ou akilo..
Existe? Existe! Mas tbm tem tanto Pr q nao rouba.. tanto cristão q não mata ´´em nome de Deus´´.. bom.. não acho q esses merecem aplausos pq de certo modo ´´nao fazem mais que obrigaçao´´rs...
O unico problema eh generalizar..
Mas eu concordo que corruptos e ladroes devem ser denunciados, sim!
Bom.. acho q ficou um comentario meio garnde hehe (e eu nem li todo o artigo..)
ps: A religiao eh mesmo um saco! eh uma fabrica de robos-nao-pensantes!! e eh razao pra mtas disavensas! como ´´crente´´ posso dizer q Jesus nunca idealizou a ´´religiao´´..O
q muda realmente o modo de viver de uma pessoa(q eh o devia ser pregado em TODAS as igrejas [e eh em algumas] )eh SOH o [verdadeiro]encontro com Jesus, mesmo. a religião eh uma farsa!disfarçada de ´´boazinha´´ eh uma raiz pra mto males!!

teh mais pessoas..
Aline

André Matos disse...

Cristo passou boa parte do tempo denunciando uma sociedade imperfeita e má, e uma religião perversa e excludente que cria indivíduos enganadores e egoístas. Na ocasião poucos deram atenção e até resolveram que Ele era culpado por denunciar tudo isso, e então foi morto por este crime. Contudo ainda hoje se escreve sobre esse galileu que viveu tão pouco tempo, que mensagem poderosa Ele deixou.É certo não nos conformar com o mal que vemos, mais certo ainda é anunciar e viver em retidão de entendimento e de coração em tudo. Bíblia é mais que religião, e Deus é mais que Bíblia.

Rafa disse...

Parabens pessoal! Belo post.

Isso já foi dito antes como comentaram? Foi. Mas ao meu ver, o propósito do post foi cumprido: cutucar as pessoas!

Novamente meus parabens!

Thiago Fernando disse...

Mauro Tavares. sobre meu comentário

Nunca disse que judeus não cometecem erros, assim como muçulmanos, cristãos, budistas. É verdade que toda a publicidade contra os Nazistas é em parte patrocinada pelos grupos Judeus.

Mais nenhum crime do passado ou atual justifica o genocídio. O povo Judeu, Muçulmano, cristão, budista, etc. não pode pagar pelos erros dos "lideres" mundiais.
O problema não é o povo e sim os "Lideres" o povo é só massa de manobra.
São os soldados que sujam as mãos de sangue, mais é a cede de poder dos "Lideres" que mata as pessoas.

Do mais seu comentário é excelente parabéns.
Só achei que isso não ficou claro. Pois você acabou generalizando.

Marivone disse...

Posso chorar? Posso? Marivone pensa *I Love You, man* (Revitalizando o MirC).

1º Amei o Texto

2º Concordo que os Judeus não tiveram espaço a altura do poder deles nessas linhas, mas, isso só demonstra o reflexo do povo judaico (pelo menos, abertamente) em nosso país. Não podemos dizer que eles nos prejudicam diretamente (a olhos nus) tanto quanto os católicos e os evangélicos. Eles quase não existem por aqui... Então, é compreensível a falta de uns dois ou mais parágrafos sobre os mesmos.

3º Sugestão de leitura: "Deus, um delírio", de Richard Dawkins

4º Posso chorar? *I love you man* Você tirou esse texto do âmago do meu ser bêbado e cheio de afazeres! Socooorrrooooo... ;)

Ultimamente, enfrentando tantos problemas, cheguei a pensar que talvez o povo estivesse certo quando eles dizem que "falta Deus" em minha vida. Mas, seu texto me deu forças na hora certa!!!!!!!!!! Qual a razão das pessoas simplesmente tirarem de sua responsabilidade os problemas? Eu tava começando a fazer isso, mas voltei. Eu voltei e tou assumindo que assumi mais compromisso do que deveria/poderia e, por isso, não por culpa de um Deus que não existe, as coisas estão me sufocando!!!!!! Há!

bjocas
;)

P.S: A Aline aí falou em "JUSTIÇA DE DEUS". Se for o Deus do "Velho Testamento", tá fudido quem pegar a justiça desse. Ou é o DEUS do "Novo Testamento"? Se for o Deus do Novo Testamento, esse é mais bomzinho, estilinho Papai Noel...

Ahhh...

POUPE-ME, garota!

Que Deus é esse que cria e descria as coisas e depois sai JULGANDO e PUNINDO todo mundo? Se for assim, é melhor abolir o ordenamento jurídico? Se não, estaremos punindo duas vezes uma pessoa pelo mesmo ilícito e isso também é crime (bis in idem: lei de deus x lei dos homens).

Se temos Deus para punir todo mundo, pra que é que precisamos de juízes, advogados, promotores?

Se você se encontrar com um ladrão, entrega tudo a ele e não vá prestar queixa à política, pow. Deus vai punir esse rapaz mais tarde. Faça o mesmo se você for estuprada, se seus pais forem assassinados, se você for furtada...

Acorda! Vivemos em sociedade e estamos nesse barco todos juntos: matar, roubar, comer a mulher do outro, praticar sexo anal, prostituição, ser santo, casto, comer com as mãos, dançar, plantar bananeira... Tudo isso faz parte do ser humano - Uns fazem, outros não fazem, depende do seu arbítrio, cujas vontades são resultado de suas vivências. Nós nos punimos aqui pelo que fazemos ou escolhemos o que não punir. Deixa de ser inocente e achar que um DEUS vai punir FULANO por ter ferido as leis que NÓS criamos.

Que Justiça de Deus é essa? "Gente, deixa Edir Macêdo pra lá... Deixa ele com sua mansão e milhões pra lá. Não enquadrem ele não. A Jutiça de Deus, podem ter certeza, essa funciona".

Olha: hauhauhauhauhauhau

Yamato disse...

Eu não preciso de igrejas para louvar a Deus. Quando quero falar com Ele, faço-o a sós. Brigo, xingo, peço desculpas e estou certo que Ele, ou Ela (já pensaram na possibilidade de Deus ser mulher?) aguenta meus desabafos e com certeza me perdoa os impropérios. E não acredito em um livro que foi alterado por volta do século cinco da chamada era cristã por monges e frades a serviço de Roma, naquela época em seus últimos suspiros como império. Criou-se a partir daí outro império, o católico, termo que significa universal (será mera coincidência?).

rosanazul disse...

Bem, li a matéria e como uma coerente cristã ( evangélica a saber ) tenho que concordar em algumas partes e discordar em outras. Não discordo do que foi dito que algumas denominações usam da fé como instrumento para se obter lucro, e pregam a teologia da prosperidade. Já tive experiência em frequentar uma igreja assim e saí dela justamente por isso. Mas , é preciso saber NÃO-GENERALIZAR. Existem Igrejas e "igrejas" ( muito provavelmente você visitou uma igreja-da-prosperidade e teve essa impressão ). A que eu frequento, por exemplo, faz um exemplar trabalho de evangelização e assistência social com dízimos e ofertas, para suprir as necessidades de famílias carentes na região onde moro. Quanto a isenção de impostos das igrejas, o assunto é mais profundo. Algumas as tem porque seus membros responsáveis não ganham remuneração pelo seu cargo na igreja. Outras ( no caso das mega-igrejas que escandalizaram o meio evangélico ) estão com processos na garganta justamente porque adotaram a remuneração de seus pastores, o que torna a igreja uma empresa perante a receita federal: portanto é justo aplicar imposto. Mas o que que quero deixar claro é que cada um está no seu quadrado, existem igrejas boas, existem igrejas ruins, existem igrejas que pregam os ensinamentos de Jesus Cristo sem esfolar a personalidade/identidade pessoal ( e posso diozer que parte da obediência e temor a Deus não me talhou no meu estilo de vida )e existem igrejas que criam fanatismo religioso. O que sigo e creio é em Deus e não em religião criada pelos homens.

Anônimo disse...

Cara, comecei e não consegui mais parar de ler. Não posso dizer que concordo com tudo, mas uma coisa é verdade "O amor é bom não quer o mal" (renato russo). Como podem ao longo da história terem morrido tantas pessoas em nome do amor de deus?
Parabéns texto dignno de sair em primeira página de jornal, "jornal sério", mas é nesse cenário que a internet mostra para que veio para todos podermos ter uma voz e usar essa porta para o mundo como um imenso auto-falante e gritar pros quatro cantos do mundo: -Seja você e deixe os outros serem os outros.
Fazia tempo que não lia um texto tão expirado e cheio de energia, porque parece que esta sendo declamando para uma multidão.

É isso então fui.

K.B.L.O disse...

RATINHO RATINHO.... BOTA PRA QUEBRAR!!!

Kev kelevra disse...

"Deus" é so o amigo imaginário dos adultos...

Anônimo disse...

realmente o texto é bom ...
cutuca quem conhece um pouco sebre religiao!
principalmente evangelicos !!

É VERDADE EXISTEM FALSSOS PROFETAS !!!!

poderia comentar uma pagina inteira sobre o texto e religiao mais nao gosto muito... pois religiao, futebol e politica sao coisas dificeis de se discutir (Mais sao discutiveis).heheheh

acho q chamar a IGREJA de ladrona, apenas indo em uma, onde com certesa nao e DEUS quem eles adoram (ADORAM O DINHEIRO) e tirar conclusoes precipitadas é errado! nao generalizem!!

no meu ponto de vista e pelo meu conhecimento nerd de religiao, o autor nao conhece eras e neim beras de DEUS (PARTE BOA). no maximo uma crismasinha (se for catolico).

agora como bons nerdes raciocinam comigo:
Jeus deu sua vida por nos
Deus nos da a vida. deixa coisas ruins acontecerem (LIVRE ARBITRIO). Deus é unipotente. deus é uniciente... ele poderia acabar conosco sem mudar de roupa. etc.. muitos etc...

nos nao estamos ak no mundo para que deus trabalhe e fassa tudo por nos. E O CONTRARIO !

nos que temos que fazer pra merecer a graça de Deus! temos que adoralo, mais, do modo que queremos.

CONCORDO COM QUASE TUDO QUE A ALINE DISSE !!

AGORA >> DA DINHERO(PRA PASTOR), CARRO, CASA ...
E PURA BURRICEEEE !!!!! DA O FIOFÓ PRA ELE TAMEM UIA !!

temos sim que ajudar no que nos for cabivel.

por exemplo: se tiver dinheiro pra construir uma igreja para Deus, construa, mais faça com que seja uma igreja realmente pra Deus!

o que pude fazer pra Deus faça !

"SE NAO PODER FAZER TUDO... FAÇA O TUDO QUE PUDER" >

PROVAI E VEDE QUE O SENHOR É BOM !!!Salmos 38:4 se nao me engano !!heheh

tome cuidado com falssos profetas e ladroes usando gravata... como eu disse eles existem e quem ganha com isso é o DIABO (Que tambem existe).


vo para por ak se nao vo escreve umas duas paginas !!
hehehehe

G disse...

Primeiramente devo dizer que esse texto deveria estar no anarquia nerd, principalmente devido ao seu final.
Me pergunto qual a sua sugestão de sistema para a substituição do capitalismo? Ou você é realmente um destes anarquista que fica pregando a ausensia de qualquer sistema(o que do meu ponto de vista é uma tremenda idiotice), se assim for acho que perco meu tempo escrevendo aqui.
Você fica falando de vacas engordando em frente a televisão ao longo do texto, mas eu fico imaginando você como uma, já que fala dos EUA ao longo de quase todo o texto, pare de olhar só pra onde querem que você olhe ;D . Existem diversos países europeus (principalmente os nórdicos) que tem sistemas capitalistas (com uma pitada de socialismo) que funcionam perfeitamente bem e mantem a dignidade de toda a população(entenda-se por dignidade: moradia, estudo, saude, lazer).
O problema do sistema não é o sistema em si e sim as pessoas que o compõem.

Eu acredito em Deus, não acredito nos homens, e portanto não vou a igreja. Se Deus é na verdade o FSM (http://www.venganza.org/) ou se é o Deus biblico não me faz a minima diferença. Sobre a biblia concordo com comentarios anteriores, é um livro totalmente modificado e é apenas de interesse dos que a leem (ou não). Mas não acho justo você falar de igrejas evangelicas neste tom... primeiro acho que você deveria se orientar melhor e saber o que é o evangelismo (pra quem não sabe não se resume a IURD), e como uma amiga nossa citou anteriormente, tem muitas igrejas que ajudam a comunidade no seu entorno, ou seja, a igreja é uma das poucas que prática ideais comunistas na sociedade capitalista. Ou você realmente acha que todas as igrejas visam apenas o lucro proprio(do empresario) ou invés da qualidade de vida de seus fieis?

Anônimo disse...

nao curti seu texto nao, tente estudar algo mais profundo para comentar ao invés de ficar no "common sense".

Queria te falar que, por exemplo, aqui na Bélgica, o governo patrocina a instalacao de painéis solares nas casas e mais de 20% da eletricidade produzida vêm de fontes renováveis. acho q vc deveria parar dessa coisa Walt Disney do bem contra o mal. ou do pobre coitado contra o rico malvado.

Mesmo assim, eu to de acordo com mta coisa do que você falou, mas sem provas o que você fala ai é puro common sense, tudo o que você escreve deveria ser provado a partir de estudos, assim vc ganharia credibilidade no que você fala, e nao fica posando como pseudo-revolucionario.

Boa sorte ai, e nao leve isso como uma provocacao mas sim como uma critica construtiva.

hedoniste.male disse...

Incrível como tantas pessoas estão se dando conta que a informação é uma arma poderosa e que ela se encontra ainda nas mãos de pequenos mas poderosos grupos. Iniciativas de fazer um blog como esse do MSN já é uma maneira de combatê-los. Ficar apenas na frente do computador choramingando que não podemos lutar contra eles já é uma derrota antecipada e eles querem exatamente isso.

Como foi citado aqui o "Zeitgeist:the Movie" [http://www.imdb.com/title/tt1166827/]-2007, espero que tenham visto também os outros dois: "Zeitgeist Addendum" 2008 - [http://www.imdb.com/title/tt1332128/] e "Zeitgeist Movement: Orientation Presetation" - 2009 [sem referência no IMDb]. Alguém aqui já assistiu "A Paisagem Mental de Alan Moore [http://www.imdb.com/title/tt0410321/]"? Também é um interessante documentário de como uma pessoa tem uma visão especial do mundo e consegue passar para outras através dos quadrinhos.

Se puderem também assistam ao documentário "A Revolução não será televisionada" [http://www.youtube.com/watch?v=aQu8ic0WRXo] e "A terapia do choque" [http://www.youtube.com/watch?v=Moq8uH_V-84], e "Muito alem do Cidadao Kane" [http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ] três documentários excelentes sobre como a mídia manipula as pessoas.

Luis disse...

PqP!! P* M*!! WTF!!
O q eh isso? a revolta dos nerds? cansaram d ser apenas nerds? ou deixaram d ser nerds?
Mexer com religiao é ótima pra ibope! Parabéns!rs
Só q tem assuntos e abordagens - sobretudo no aspecto sociológico, metafísico filosófico - que estão bem ultrapassados e o brasileiro "antenado" sabe de cor. (sim, vc usou eles)
Bom, deu o q falar. Inegavelmente é uma boa pra incitar comentários de um bando de doidos desvairados.
Agora, um lembrete pra vc e pros doidões tb: é tudo uma questão de crença. A sua ou a dos fanáticos religiosos.
O final, não sabemos qual será, ou mesmo se haverá.

Luis disse...

ops.em relaçao ao meu comentario anterior; nao precisa ser fanático religioso.
mas continua sendo uma questao d crença.rs

Thiago Fernando disse...

A questão é que o Capitalismo não pode ser substituido.

Silêncio...........

1-O Capitalismo não é um sistema de governo.
2-O Capitalismo é um sistema de monofatura de produção, e comercialização de produtos.
3-O Capitalismo entende que deve existir mão de obra qualificada.
4-O Capitalismo através dos meios de produção entende que o funcionário só pode conhecer uma parte do processo.


Ele não pode ser substituído porque simplesmente substituir é manter a essência do SISTEMA que é a exploração.

Ou você já esqueceu da escravidão, das monarquias, impérios, Apartheid, genocídios. Ou você ainda acha que tudo isso é vontade de deus.

Velho da Montanha disse...

é o que eu falo, quero ver um nerdinho desse sair da frente do computador e enfrentar algo na realidade, bater teclado é facil uhauhuahuhauhauhua

Velho da Montanha disse...

ficar vendo videos, lendo e escrevendo blogs blogs é uma massagem para o ego, uma masturbação mental, o lance é pegar em armas e destruir o sistema, isso eu quero ver, mas como essa geração www é tudo fresquinha não vai acontecer nada.

Bill disse...

Parabéns Felipera.

No entanto, acho que isso é uma pura e simples constatação da realidade. O problema é que parece ser muito inteligente qdo vivemos uma cultura bovina, em que não há questionamentos só respostas. E essas respostas são dadas pelos ditadores do saber. algo conhecido como cientistas. O ser humano procura no entanto algo que está além da compreensão factual. Isso ele só encontra atualmente nestas instituições religiosas. Fé. O problema é qdo o sistema consome a crença. As igrejas hoje são um mero reflexo da nossa perda de valores. Elas funcionam inclusive como o único contraponto ao mundo material. Mas ela está caindo.

A igreja filipera não se esqueça, foi quem condenou a usura. O lucro. A igreja foi a única oposição ao capitalismo.

Vamos mais atrás. Qdo a fé novamente se rendia aos interesses privatistas de uma parcela da sociedade, eis que surge o mais conhecido ser humano que já existiu.

Certa vez um grande comerciante juntou tudo que possuia e foi atrás daquele a quem chamavam de Cristo.

Ao vê-lo, Cristo disse: Queres vir comigo. Pois então desfaça-te de todas as suas coisas. Em verdade vos digo, antes um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico adentrar o reino dos céus.

Cristo Onipotentus!

Comunista. O discurso de Cristo era tão subversivo àquela época quanto o é hoje. E, fato é que suas palavras são desconhecidas. Condenava-se quando a Biblia era escrita em latim. Hoje, traduzida universalmente poucos a leêm. A questão é que o meio engedra o fim, tornando-se outro meio e perpetuando-o por obséquio.

A questão é que pastores, padres, fiéis. Não existem culpados. O malfadado Edir Macedo nada mais é do que o produto nefasto de seu tempo. Um vítima tal qual como os fiéis que ele explora. Crsito amou a todos igualmente e não discerniu culpado de vítima. todos eram irmãos, talvez por isso tenha sido Deus.

Sidharta Gautama, Diogenes, Cristo, São Francisco, até Alan Moore... a idéia simples de que o dinheiro não define o homem atravessa as eras. Filipera comentou formas de driblar o sistema fascista/consumista. Hipocrisia na minha opinião.

Porque nós somos os piores. Aqueles que sabem das mazelas humanas. Sabem que uma criança morre a cada 12 segundos. Que metade delas são chinesas embora a outra parte sejam de africanas (o que é proporcionalmente um absurdo). Essas pessoas, como eu Filipera e alguns outros são os verdadeiros destruídos. Porque continuamos a seguir nossas vidas imundas, no máximo nos tornamos vegetarianos para seguirmos uma contra-cultura, nos filiamos ao greenpearce...

M_S_Mito disse...

Só tenho uma palavra pra dizer [2]: Foda!.10²³[2]
E tbm: Parabéns! [2]

Muito do que está escrito eu, em minha mente conspiratória e doentia, já tinha pensado e refletido. Pois bem, sobre religiões (não sigo nenhuma, mesmo tendo formação Católica) acredito que de alguma forma, mesmo que por base no 'medo' comum de ir queimar nos mármores do inferno, ajuda a manter um certa 'moralidade' em uma população com tanta carência de educação (no sentido restrito da palavra), sou formado em biologia e mesmo assim creio em algo maior, que me dá, não esperança de salvação, mas 'paz de espirito', um aconchego que talvez nos tenha feito humanos (evolutivamente falando). Sou Cristão, porém tenho por mim que não existe destino, logo Cristo só fez uma escolha...[talvez não muito plausivel, isso que digo].
E sobre lobby e grandes corporações por trás (ou pela frente!) das politicas brasileiras (ou mundiais), e o fato do voto, hoje valer tanto quanto uma galinha preta numa encruzilhada (só funciona pra quem 'acredita'), me tráz a pergunta: de que adianta estar em uma das maiores democracias do mundo? Deixo claro o quanto prezo a liberdade (caso não houvesse, não estaria comentando o post, já que não existiria, e o autor estaria preso, talvez em Guantánamo...), mas de que adianta ter esta falsa liberdade, se fica a olhos vistos o poder sendo trocado de mãos como numa corrida de revezamento, onde o vencedor (aquele que enriquece) é sempre o mesmo 'time'? E nós continuamos a festejar isso cegamente, pior do que qualquer religião? De que adianta? Ah se o poder NÃO corrompesse qualquer uma que seja a alma honesta e digna, eu seria a favor de um novo ditador (para o Brasil especificamente).

Peço desculpa pelo longo coment e se fui repetitivo, confesso que não li todos os anteriores... xD

Novamente Parabéns ao NSN!!!

Rodrigo disse...

Só para endossar o que algumas pessoas já comentaram. Existem diversas formas de interpretar a Bíblia: algumas "igrejas" utilizam para enganar o povo e enriquecer; outras entidades realizam trabalhos de conscientização e renovação. A generalização sempre é burra.
Sou católico e nas igrejas que frequento não sou obrigado a pagar dízimo e nem fazem ameaças dizendo que eu irei para o inferno se fizer isso ou aquilo. Pregam os ensinamentos transmitidos por Jesus, transmitindo a mensagem de amor que ele quer repassar-nos.
Acredito na Palavra, professo-a quando cabível e nem por isso perco meu senso crítico de analisar a realidade a minha volta.
Ah, só mais uma coisa...sonegar imposto de renda é crime, dá cadeia sim =)

_DS2_Minina_ [Daiane] disse...

Ai ai... até que enfim terminei de ler huhuhu ...
Bem, eu sou católica desde que conheço por gente e não troco minha religião por nada... mesmo por todos os problemas paranormais que já passei e que prefiro não comentar com ninguem a nãos er com meu padre/psicólogo ... eu acho que isto vai muito da necessidade de cada um, vai até da oportunidade... tem gente que é induzida a ir para uma religião e com o passar dos tempos se depara com a melhor coisa da vida delas... Havia um padre em minha cidade, muito respeitado.. hoje ele é bispo de uma região em Goiás... que eu botei muita fé nele.. ele mesmo dizia que nem tudo oq ele falava alí no altar deveria ser tomado ao pé da letra, que nós cristãos tinhamos todo o poder de duvidar... de dialogar sobre... e eu tenho plena convicção disto...
Quanto ao pagar dízimo... ajudas são sempre bem vindas em qualquer organização.. até lá no meu blog ... se alguem qser patrocinar ... tõ de braços abertos hehehe mas a questão é que ... nem eu pago ... e vou pagar no dia que eu for mais participativa dentro da igreja para eu poder "fiscalizar" =]

Quanto a politicagem... há na boa... é uma brincadeira oq fazem conosco.. é triste até rs

a guerra no iraque e tudo mais? ... lucro mesmo.. enquanto houver petróleo isto não vai parar ... e energia alternativa ... vai tudo junto .. esta não vai vingar enquanto o petróleo reinar ...

Há tá bom bjãoa eh e adorei o post :*

hedoniste.male disse...

Sete da manhã, não tenho tempo para escrever muito, portanto: http://www.viomundo.com.br/opiniao/eles-ainda-nao-entenderam-mas-nao-se-preocupem-pouca-gente-entendeu/

Anônimo disse...

Algumas situações:

Uma vez fui numa igreja católica para me confessar e tinha uma mulher na minha frente. quando o padre abriu a porta para chamar o proximo uma outra chegou do nada e entrou na nossa frente, quando ela saiu a outra disse na frente do padre:
-você entrou na minha frente!
-você me perdoa???(falou a mulher que entrou na nossa frente sendo cínica e cara de pau!)
-não! não te perdôo!
Tudo isso na frente do padre, eu pensei.. O que estou fazendo aqui?

Mãe do meu pai foi muito religiosa infelismente teve cancer e no leito de morte meu pai foi até uma igreja para pedir ao padre ir visita-la. Infelismente ele não foi.

Quando fui me casar fui com minha esposa na igreja que os pais dela se casaram e quando fomos pedir para celebrar o nosso casamento lá ouvimos que lá o padre não celebra nem casamento e nem batizado e muito menos quis me ouvir o porque eu queria casar lá. O que eles fazem lá então?!

Irmão de um cunhado meu quis ser padre, foi fazer o curso em Aparecida. Desistiu porque ficava inconformado com o banquete que tinha lá dentro e do lado de fora pessoas passando fome.

Não gosto de generalizar, conheço bons padres tambem, gosto do espiritismo. Faço eu minha religião e crenças.

Gabriel

ccc disse...

Parabéns, só te digo isso FeliPêra.
Agitou minha mente, eu já tenho pensamentos deste tipo, e acredito que a maioria dos nerds também.
Não sigo uma religião fixa, mas já fui a quatro diferentes tipos de igrejas evangélicas, cada uma com suas crenças (seja véu, saia, ou não pode isso ou aquilo, ou foi Deus que me deu), no final das contas sentia sim paz de espírito, mas ao mesmo tempo uma certa pressão, algo do tipo "outro mundo", uma doutrina que não me fazia eu me sentir bem, via algo como uma família feliz e eu era o excluído da turma, não me sentia eu, não me sentia da família, mesmo eu tendo sentido uma paz de espírito e ter chorado. E estranho isso, para mim existe uma força maior que fez tudo o que é vida neste universo, mas não consigo crer nos dogmas criados pelas igrejas, acredito na paz e no amor pelas pessoas sem uma passar por cima da outra.
Já sobre a manipulação da mídia e sobre política eu concordo sim com o que você disse. Estudo publicidade e quero trabalhar com a mídia da internet, tenho um certo nojo pela publicidade que engana e estimula o consumo desenfreado, acredito que o mundo pode ser melhor, e tentarei sim trabalhar por esta vertente (já desfiz grupo com um "criativo" por pensar em consumismo somente).
Não sei como mudar esta política nacional, deste os anos 70, 80 e começo dos 90 quando os protestos diminuíram e pessoal do meio artístico e intelectual foi deixando de se manifestar, o Brasil foi entrando no conformismo.
Eu acredito no socialismo, gostaria muito que houvesse a distribuição de renda entre as pessoas, mas como isso pode funcionar sem que ocorra a miséria já que a ganância humana e enorme, veja Cuba e a URSS como ficaram atrasados ate, pois um país não consegue se manter sozinho só esperando que saiam de suas terras todos os minérios e alimentos para alto desenvolvimento.
Entendi a sua mensagem, todos devem pensar bem sobre as informações que vêem e como elas devem ser interpretadas, acredito que muitas pessoas da geração 2000 sejam "burras" sim, escravas da mídia e da tendência, mas acredito que também em contrapartida surgiu uma parcela de jovens pensantes, e sei que eles possuem poder de argumentação.
Tenho 25 anos, e espero um dia quando mais velho me formar em História ou Filosofia só para lecionar, quero passar uma mensagem para todos que é a de abrir os olhos das pessoas com o seguinte tema:
"Pense faz bem, não se deixem ser manipulados.”

Um abraço FiliPêra e todo o pessoal do NSN.

thahy disse...

u-a-u.

parabéns pela pesquisa e pelo texto bastante lúcido e muito bem escrito!

Arthur Barros disse...

Simplesmente EXELENTE! Esse post é feito por alguém que usa mais de 12% do cérebro (média fictícia porem bem justificada de uso cerebral na população atual) e fala sobre algo q eu adoro discutir e baixar a porrada o maximo possível! Sem duvida esse post vai pra história.

Vicente Luchi disse...

FODA, PORRA!

São pessoas como vc que nos "desligam da matrix(haha)" e/ou nos motivam a não desistir

A luta é constante a raiva é o que nos mantem de pé

Tulim disse...

Muito bom, parabéns !
Faz tempo que eu ja tenho essas ideias sobre "os homens por trás da cortina", não vou mais a igreja(porem acredito em Deus).
E agora mais do que nunca, por que aqui na cidade está se formando uma especie de "ditadura" em repressão aos jovens. Agora se vc é menor tudo tem que ter a presença dos pais, a autorização dos pais e blablabla( claro que os pais tem o direito de saber as coisas que você anda fazendo, mas as escolhas devem ser suas, você deve pensar e não seus pais). É muito mais facil dominar uma geração que pensa como os pais (muitos já "dominados"), do que uma geração que pensa por si mesmos, tirando informação do mairo veiculo de informação ja criado, a internet.
E tolo é quem acha que nós vivemos numa democracia, alem da mídia ser manipuladora, há muito mais do que um presidente no comando, a figura do presidente é só para iludir a população quem realmente manda no mundo tem seus nomes ocultos e poucos conheçem.
Entretando, mesmo sabendo da "ilusão" , eu não sei como sair dela, não é simplismente , hoje vou deixar de ser capitalista. Acho que cada um tem seu modo, tomara que eu encontre o meu, e vocês encontrem os seus também.

Muito bom os posts sobrea a liberdade. Parabéns a todos do NSN.

Anônimo disse...

texto maravilhoso, falou tudo oque a maioria dos jovens atualmente deveria saber, mas uma pequena parcela apenas sabe, enfim somos a resistencia e temos sim poder para fazer a diferença..

Anônimo disse...

Muito bom texto
e pelo número de comentarios diria que realmente cutucou alguns cérebros.

FiliPêra disse...

@Mauro Tavares (1º Comentário): E daí? Bom, primeiro creio que deve haver conscientização, ou guerra de idéias. Não adianta nada um ou dois cheio de "espírito revolucionário" tentarem uma revolta offline (como você mesmo diz) sem antes ao menos uma parte das massas saberem do que se trata. Vâo ser esquecidos nos primeiros dias (isso se suas ações forem transmitidas por qualquer meio de comunicação). E não, não tenho raiva disso que acontece. E mesmo se tivesse, não adiantaria de nada. Quanto a o que fazer disso, vamos abordar mais especificamente no nosso especial sobre Anarquia, que vamos começar a preparar.
No mais, você me soa como um menino chorão, só sabe reclamar disso, reclamar daquilo e pronto! Reclamar não leva ninguém a parte alguma. Discutir idéias sim. Você tem conhecimento, creio que é inteligente, mas ainda não discutiu qualquer idéia (esse blog é um veículo de comunicação. Ações revolucionárioas no mundo "real" não acontecem aqui). E não fale de nerdizinhos, teclados e medo. Você não nos conhece (com excessão dos nossos textos) para ficar fazendo pré-julgamentos baratos.


@Thiago Fernando Eu também escolheria o inferno. Todos os meus amigos vão pra lá, além de dúzias de mulheres gostosas e meus ídolos da música, da literatura e cinema.


@Mauro Tavares Bom, realmente o judaísmo (mais especificamente parte dos judeus) têm se aproveitado de tragédias do passado para se promoverem e causarem comoção. Hoje eles estão mais para Sabra e Chatila do que para Auschwitz. Não abordei nada porque a questão é complexa e me propus a ser um mais generalista e menos específico. Mas o Voz do Além já escreveu um pouco sobre a questão de Israel e Eu não discordo dele, mas me ative mais ao que afeta mais diretamente o Brasil.


@Willian Ué, para ler notícias de games, é só ir até o menu superior que fica abaixo do banner e clicar em Games e Filmes. Temos muitas notícias sobre o tema, e muitas resenhas, creio que vai gostar. Mas não acho que falar somente sobre isso é o bastante. Se você acha, faça o que te falei. Eu não sei sobre o que escrevo? Bom, saber Eu sei (não disse em parte alguma do texto que não sabia, e achar isso só mostra que você não o leu
corretamente), mas não quero que acredite no que disse. Vá confirmar isso por você mesmo.

@Aline Bom, a Bíblia coloca como obrigação (Malaquias 3: 8 a 10). E ainda reitera que será amaldiçoado os que não darem o dízimo. A interpretação dessa passagem depende de cada um. Não sou contra contribuições financeiras para a igreja, desde que cada um escolha se quer dar. Sem ameaças e chantagens. Quanto a generalizações, falei com base nas igrejas que conheço (pelas doutrinas creio que deve ter reconhecido-as). Se existe alguma que não se enquadra nessas condições, creio não ser ela muito famosa. Mas, como disse, se você está feliz e convicta na sua Igreja, isso que importa.

FiliPêra disse...

@Marivone O espaço é seu. Pode usa-lo para chorar, gritar, espernear e até para me parabenizar (rsrsrs). E a vida é assim mesmo. É muito difícil ser saudável em meio a uma sociedade doente. Creio que você se encaixa nessa categoria. Obrigado pelos elogios (ter um texto que sirva para uma pessoa é o maior elogio para mim). Bjos pra ti também!


@rosanazul Claro, existem diversos tipos de igrejas. Visitei (e conheço) várias, inclusive as mais tradicionais (Batista, Presbiteriana). Não discordo que lá as coisas ocorrem de maneira diferente, mas a questão não é só pedir dinheiro. Muitas igrejas não dão aos seus membros embasamento. Eles não sabem porque seguem tal doutrina. Pastores não aceitam questionamentos e tudo mais. Mas, como disse anteriormente, se VOCÊ está feliz com sua igreja, e acha que lá está verdade, isso que importa.



@G Claro que penso em alternativas para o capitalismo. Vou melhor aborda-las quando fizermos nosso especial sobre Anarquia, mas, em suma, vejo o mundo divido em comunidades de pessoas, e não em estados dividos ditatorialmente. Claro que o problema do sistema são pessoas, são elas que comandam tudo. Falei dos EUA, porque a ordem mundial é comandada por eles. Não disse que todo o planeta, todos os países são assim. Mas quais são os países mais importantes do mundo? Quem é que manda no capitalismo?

A questão de Deus Eu respondi no próprio texto. Deus é pessoal. Cada um acredita no que quiser, como quiser (é certo que homens, em sua maioria, precisam de ligações religiosas, do contrário as religiões não seriam tão grandes). E Eu sei o que são igrejas evangélicas. Frequentei quatro delas por anos, e conheço a Bíblia melhor que 80% dos "pastores"!

@Anônimo Não levo como provocação. Como disse, o texto foi reflexo de observações, de estudos. Veja vários documentários como os de Michael Moore, The Corporation, Surplus e Zeitgeist. Eles têm muito mais provas do que Eu. Mas, como disse, minha intenção era provocar, dar uma cutucada. Coisa que deve ter acontecido, creio Eu!

Quanto a Belgica... não disse que todos os países capitalistas do mundo são como os EUA. E meu texto se baseou em Liberdade (ou falta dela), o que não deve ser o caso da Bélgica. Mas, se você se sentir a vontade, pode mandar um panorama mais completo sobre a situação daí e esse plano do governo

Abçs


@Thiago Fernando Bom, o problema do capitalismo é basear tudo em lucro. Ponto! Se não dá lucro, não serve! A escravidão, as monarquias, impérios, Apartheid, genocídios... tudo isso era capitalismo. O mundo na história recente não viveu coisa diferente na essência, nem nos regimes socialistas. Mais sobre isso, no nosso especial sobre Anarquia que ainda não tem data para sair.


@Mauro Tavares (3º comentário. Esse cara da revolução offline passa tempo demais na internet). Engraçado mais uma vez como você só fala, nunca demonstra o que fez ou pretende fazer, além do fato de ter um blog todo revoltadinho e cheio de revoluções (embora ache interessante, mas partindo de alguém que diz que escrever é para os fracos...).

Mike disse...

Parabens pelo texto.

Deus não existe. Acorde! Pense por si mesmo!

Max, O Observador disse...

sobre Deus: kra o inferno por mim é o maior paradoxo de todos: se Deus aprisionou Lúcifer no inferno, pq ele ficaria atormentando as pessoas que tb vão para lá, já que seriam companheiros com pensamentos afins? (só vai p/ o inferno quem faz coisas ruins, o capiroto é ruim, logo todo mundo é igual ñ?)
Eu ñ tenho nada contra o trabalho social das igrejas evangélicas, mas apenas acho um absurdo eles usarem o serviço social como maneira de evangelização (reforço escolar com ensino religioso, por exemplo) ou de se autopromover com isso (olha o orgulho...)
mais uma coisa: FILIPÊRA,vc conhece o Sussurante(Wash-wash sei -lá mas é algo parecido) da cultura islâmica? sua definiução de diabo é justamente essa. mas aí é demonologia, ñ quero fugir do escopo.

pessoas que condenam o homosexualidade, mas ninguém fala nada sobre a bissexualidade, que ainda é considerado doença, ou o BDSM, que tb é. Na boa, acho que Deus nos deu livre arbítrio, ou seja, a gente pode fazer o que quizer, posso transar com mulheres gordas, baixas, deficientes físicas, loiras, amputadas, homens e até animais, mas se eu vou fazer isso, é outra história. Eu atualmente voltei a estudar magia caótica (ñ vou fazer nehum sigilo aqui...), e acredito em Deus, em Xangô, Oxóssi, etc. já fui parado na rua por evangélicos, durante uma fase meio grunge (digamos que agora eu penteio o cabelo...), dizendo que eu era coisa do mal, etc. Eu nunca me esquentei com isso, até o dia que me agrediram, aí eu fiquei p**** mesmo. Ñ com Deus, mas com as pessoas.

Sobre o povo judeu, eu realmente conheço a chamada indústria do holocausto (principalmente o seu impacto no cinema) e digo mais: pela bíblia, foram pessoas judias que mandaram matar Jesus, ñ o povo, mas sim pessoas.Eu tenho amigos judeus que tb são contra o que o GOVERNO de Israel faz, e sua derrota na ofensiva em gaza. obs: sabiam que parte das bombas jogadas lá foi feita no Brasil?

Mauro: balas não fazem revoluções, pessoas fazem é quem as fazem. por mim, isso é mais um instrumento, e um que deve ser usado com sabedoria. Não se esqueça que quando você atira em alguém, essa pessoa tb tem um passado, uma família, uma vida, etc. a cada pessoa que morre, morre um mundo junto com ela.

Eu acho que ñ precisamos nos preocupar pois o capetalismo (por isso eu digo capetalismo) irá se implodir (como agora, por exemplo...)por isso tudo que eu tenho são apenas 1 par de tênis, um de sapato, 2 calças, 8 camisas, e 2 casacos (sendo que eu ganhei um)e agora vem a pergunta: preciso de mais? ñ. a minha irmã acha isso uma burrice, mas eu ñ, simples assim.

o que eu acho mais interessante nisso tudo, é que o foco das pessoas foi apra a religião, nem falaram nada sobre a crítica à mídia ou aos políticos... isso é algo digno de nota...

Anônimo disse...

Qndo terminei de ler este "texto", fiquei meio preocupada sobre como as pessoas veem a igreja evangélica hj.Admito que concordei com muitas coisas(inclusive com as críticas sobre a Igreja Universal), mas não se deve generalizar existem igrejas que realmente, dizem que vaidade, doar sangue(achei isso realmente bizarro),fazer sexo antes do casamento é pecado, mas existem igrejas que não são assim.Religião é um assunto muito delicado e que deve ser tratado com muito cuidado.

Herege disse...

Procurem por "atheist experience legendado" no Youtube e verão as consequências das religiões.

Bruno Ferreira disse...

Gostei muito do texto .. só não concordo com tantas acusações contra o Capitalismo, parece muito coisa de Socialista de fim de semana que só sabe fazer isso. O principal problema nesse sistema e em todos os outros já existente são as pessoas que o compõe. Enquanto o ser humano não souber viver em sociedade nem capitalismo, nem socialismo nem "whateverlismo" vai funcionar da maneira que se deve.

Não digo isso de você, mas me revolta ver tantas pessoas que batem o pé dizendo que socialismo é a salvação do mundo e não sabem nem como funciona o socialismo. Muito menos o capitalismo.
Penso que o mundo deveria evoluir pra um sistema intermediário, pq o socialismo só funciona se TODOS se comprometem e o capitalismo dependendo da forma como é empregado deixa de lado aqueles que não tem condições.

Bem, acho que divaguei d+ pra um comentario. Parabéns novamente pelo texto.

Gustavo disse...

É muito difícil - e burro, diga-se de passagem - falar das religiões sem conhecê-las todas. Para quem indicou o livro "Deus, um delírio", do "autor" e "cientista" sei-lá-o-quê Dawkins: Tive a oportunidade de ler partes daquele livro, e a primeira coisa que percebi é que falta justamente aquilo que o Dawkins não cansa de exaltar: o rigor e a racionalidade científicos.

Com efeito, ele não abarcou de forma alguma os trabalhos de caridade realizados pelas Igrejas, não sabe nada sobre Jesus, que provavelmente foi muito mais revolucionário e questionador que QUALQUER cientista e líder revolucionário desde então. Muito rápido em condenar, porém não pesou os prós das religiões em geral. Ainda mais, não abarcou as religiões orientais, como a budista. A minha conclusão é que aquilo não foi um estudo sério. Ele chegou inclusive a tirar a responsabilidade dos homens pelas Guerras Santas e outros crimes cometidos "em virtude da religião" (nenhum crime é cometido em nome da religião. Esta é apenas manipulada como uma válvula de escape para se manobrar as massas), para pô-la na noção de Deus! Não é exatamente isto que alguns "crentes" fazem (só troquem a palavra "Deus" por "demônio"; O raciocínio, se não idêntico, é muito parecido)?

Eu sou contra a manipulação das religiões. Procurem a raiz e a história de todas e verão que os líderes inspiradores das mesmas foram todos questionadores e praticantes do bem. Como já diria aquele ditado popular (para amenizar a seriedade do meu comentário): fikdik.

Os críticos das religiões com certeza nada sabem sobre elas. Quem manipula as massas não são as religiões. São os homens.
Enfim. Tem nem o que falar dos

Gustavo disse...

políticos, né? Mas eu acho que não devemos de forma alguma exagerar a respeito das "mídias controladoras", como se os grupos corporativos fossem o demônio encarnado. Com certeza existem interesses envolvidos, mas ninguém pode afirmar com 100% de certeza que TODO o meio de comunicação brasileiro é corrupto e ruim.

Voltando às religiões: Não fiquei muito claro em um aspecto: Eu sou a favor de que as religiões sejam seguidas de acordo com a intenção de seus fundadores (excluindo-se, é claro, as noções presentes ao tempo deles, como no caso da opinião de Maomé sobre as mulheres que, mesmo assim, deve ser respeitada, pois ele pregava o amor e respeito a elas). Porém, eu desafio todos a me apontarem um defeito que seja no: 1) Sermão da Montanha, de Jesus, assim como todo o conjunto de sua obra; 2) no ensinamento de Buddha, os escritos dos Vedas, etc.; defeito este prejudicial a uma vida harmônica em sociedade. Ainda mais, a ajuda mútua pregada por muitos adeptos do anarquismo ou seja lá o que for já é respaldada há mais de 2600 anos, com Buddha e, depois dele, com Jesus. No fundo, no fundo, será que nós, que nos sentimos indignados com toda a injustiça social e política, com a exploração e todo o resto, não empregamos valores religiosos e cristãos?

Gilmar Ostjen disse...

Espetacular!
Ah, a igreja católica não cobra só que se faça sexo depois do casamento. Isso eles mesmos fazem muita propaganda na mídia e até "piada encomendada" na TV, , mas também que este sexo tem que ser SOMENTE PARA FINS DE REPRODUÇÃO! (Motivo número 1 pelo qual deixei de ser católico fazem vinte anos). Tenho uma conhecida que leva a sério isso, e só tem uma filha. Então...
Sobre como as nações são colocadas e retiradas de ditaduras, recomendo a leitura do livro "Memórias de um Assassino Econômico", que pode ser comprado baratinho pela internet em português mesmo.
Lendo este e se informando melhor, só com o caso do Chavez (por exemplo), qualquer um consegue ver que o Jornal Nacional é um campeonato de mentiras sem qualquer base.
Té. e viva Chavez! (hehehe)

Unknown disse...

Não sou muito fã de textos longos, e sinceramente, o blog é um tanto quanto chato...
Mas esse post é o melhor que alguém fez em muito tempo. MUITO TEMPO!
Vi aqui no post algumas semelhanças em nosso modo de pensar.
Parabéns pela... boa cabeça que você tem. E espero não ser crucificado porque falei que o blog é um pouco chato...
Alguém sabe me dizer qual é a edição da IstoÉ que aparece aqui? Não consegui enxergar...

Leandro disse...

ADOREI A MATÉRIA, MEUS PARABÉNS AO AUTOR, POIS POUCA GENTE TEM INTELIGÊNCIA SUFICIENTE PRA PERCEBER QUE AS RELIGIÕES (ESPECIALMENTE AS CRISTÃS) SÃO INSTRUMENTOS ESCRAVIZADORES, QUE TORNAM SEUS SEGUIDORES EM SERVOS, E TENTAM CATEQUIZAR O RESTANTE QUE NÃO SEGUE SEUS PRECEITOS. BASTA VER O QUE A IGREJA FEZ COM OS ÍNDIOS E O QUE OCORREU DURANTE A "SANTA" INQUISIÇÃO. À MERDA COM TODOS ESSES CRISTÃOS DO INFERNO!

Anônimo disse...

Pra Finalizar...
Nem vou comentar sobre religião.. não teria espaço e nem compensa.
O texto está muito bom... claro q não esgota e nem tem a intenção de esgotar nenhum assunto, como o autor disse foi feito para se refletir. Agora o importante, não caiam nesse negocio de nerd ou revolucionario ou qualquer outra porcaria que sirva de rotulo, o importante aqui é q o principal foi feito, o cara criou um texto, critico e inteligente, se vai mudar o mundo ou não e se isso adianta é outra historia, mas é importante para a difusão de informações por este q é o único meio ainda não totalmente cintaminado e que pode existir opinião livre e independente acerca de algum assunto. Portanto, se queiserem escrever alguma coisa sobre qualquer coisa, escrevam, não se acovardem, isso já é alguma coisa. Se Deus existe, ele criou a Internet e a Liberdade e os blogs inteligentes. Aproveitem a Liberdade! Deus abençoe a Internet! Se alguem tem mais informações, compartilhe-as e peloamordedeus, nervosinhos de plantão, vão a puta...
A melhor parte do texto: Se vc acha q a vagina da sua namorada pode ser Deus... concordo completamente e sou muito adepto do culto..
Continuem assim...
Parabens..
Não deem ouvidos aos despreziveis e sem opinião...

Euber Ferrari disse...

Paulo Freyre Já dizia: Conhecimento sem praxis não vale de nada.
É importante saber? Sim Claro que é! Mas simplesmente tê-lo e passá-lo adiante é quse inútil... quase pq? Pq talvez alguém que leu o post crie alguma espécie de sentimento revolucionário, arregace as mangas e vá para a luta.
Agora públique esse e mais mil posts semelhantes. E o que vc de fato terá contribuido no processo revolucionário da derrubada do imperialismo Yanquee e outros problemas de dominação que assolam o nosso mundo?
A Bem da verdade... nada.
Aliás isso torna o intelectual ainda mais envergonhado... pq não fazer nada pq não sabe do que se trata é uma coisa... Mas ter plena consciência de tudo isso e se limitar a fazer revolução através de discursozinho em paredes virtuais é outra Bem Diferente.
Fidel Castro Ruz Disse: Viver acorrentado é viver na Vergonha.

Euber Ferrari

Anônimo disse...

É por causa de pessoas como o autor do texto e este bando de leitores que é tão lucrativo ser terapeuta ou vender drogas...

Anônimo disse...

Isso é pensar?

basicregisters disse...

Personagens de Sir Arthur C Clarke, em "3001 Odisséia Final" ou em "Um Dia no Século XXI" tecem comentários sobre a religião e a psicanálise. (Desculpe-me pelo fato de não lembrar corretamente o livro, com certeza um deles.)Para eles (os personagens)são patologias.Todo autoritarismo na realidade escraviza por tutelar o indivíduo, então este não precisa pensar, nem ser. Por favor escreva uma chamada sobre Fahrenheit 451 de Ray Bradbury, escrito em 1953, obra atemporal. "Encha essa peneira de areia que lhe dou um dinheirinho" pg 92, circulo do livro.

Anônimo disse...

Sou ateu e você é muito otário. Seus argumentos são infantis. Primeiro diz que o diabo não está por traz de nada e que é uma maneira das igrejas dominarem as mentes. Isso é obvio. No entanto, coloca o argumento a perder quando cria e "demonstra" o seu próprio demônio (Globo e etc.)e, esse sim, tem poder e destroi as mentes pobrezinhas... Ou seja, o diabo cristão é desculpa esfarrapada, mas o seu diabo é verdadeiro e ameaçador.
O pior é que tem muitos que caem nessa de "teorias da conspiração". Acontece apenas, que é o diabo cristão com nome diferente e serve apenas como desculpa para livrar a cara de quem quer culpar os outros pelo próprio fracasso.

Anônimo disse...

Existe uma fonte de informações que pode ajudar na compreessão disso tudo que é o Espiritismo, união de filosofia, religião e ciência, codificado por Allan Kardec no século 19, tratando de temas que sempres existiram na humanidade, e esclarecendo também a missão de Jesus na Terra. Sugiro a leitura do Livro dos Espíritos, de Kardec, que tem perguntas e respostas sobre vários temas, e pesquisar também os livros de Chico Xavier. Quem fizer isso sem preconceito, com a intenção de formar uma opinião sobre o assunto, pode se surpreender.
[]s
Saulo

MERCOS VENICIOS disse...

NINGUÉM É MAIS ESCRAVO DO QUE AQUELE QUE FALSA MENTE SE ACREDITA LIVRE Ñ ME LEMBRO O NOME DO AUTOR DETA FRASE MAS FAZ MUITO SENTIDO
VAI DEMORA MUITO PARA QUE POSSAMOS SE LIBERTAR
POIS EU SOU UM EX-MILITAR VIVI POR UM BOM TEMPO COM REGIME MILITAR E POSSO DIZER
O MILITARISMO É O MELHOR JEITO DE SE TOMAR O PODER
POR QUE ELES FALAM MAL DA DITADURA POR QUE QUEM SOFREU COM ISSO FOI SÓ OS RICOS EMPRESÁRIOS QUE TIVERAM QUE DAR DIREITOS AOS FUNCIONARRIO "DIREITOS TRABALISTA"
MAS MESMO ASSIM FOI UM REGIME FALHO
CADÊ OS CARAS PINTAS HEI POR QUE Ñ VAMOS A BRASÍLIA E ACAMPAMOS LÁ ATE QUE O PRESIDENTE DESFAÇA O CONGRESSO Ñ VAMOS POR QUE SOMOS MAIS QUE BOIS
O QUE FALTA PARA ESTE PAIS É UM POUCO DE PATRIOTISMO DE DIGNIDAE E PARA DE TENTA SE PARECER COM AMERICANOS
OU VAMOS PARA O TERRORISMO

Anônimo disse...

Eu vou na Igreja Batista, não pago dízimo. O dizimo dos que pagam é usado para pagar conta de luz, pessoal de limpeza, cobrir pastores que pregam pelas cidadezinhas do interior, sustentar um asilo de idosos da igreja e outras despesas normais.

Acho que o autor do texto tem um pensamento um pouco tortuose. Tipo assim, se ele encontrar um pit bull mordendo alguem na rua, vai concluir que existe uma invasão de pit bull que sao na realidade seres de outra dimensão que estao invadindo a terra...

Clotilde Filha disse...

Interessante. Mas algo ficou como renitente em meu cerebro, que já era descrédulo de tudo muito antes de encontrar, por acaso, essa pagina na net: falou-se de "tudo", criticou "tudo" mas nao tocou-se de maneira significativa nos partidos ditos de "esquerda" ou nas organizações que se dizem representantes da parcela "critica" da sociedade. Dessa forma, ficou meio que subentendido que esses estariam distantes do processo corruptivo e de que nao seriam atores, diretores e produtores desse mercado global em que se tornou nossas vidas (e mesmo que eu nao compre em shopping bem/mal ou pior do que imagino, estarei ligada a eles)onde o preço de uma mercadoria como eu vale menos do que um real (e olhe que tenho formaçao tecnico-academica). E outra questao que me incomodou:Formar grupos pressupoe uma liderança e até onde sei (e sei muito pouco) anarquistas nao teem líderes pois como diria um autor do qual mal consigo pronunciar o nome, que dirá escreve-lo (Ghramisk - se nao for assim, que me desculpem os intelectuais de plantao) o surgimento de uma liderança conduziria novamente o grupo à obediencia, a servir de impulso à ealização dos desejos de um grupo poderoso, utilizando-se como sempre do discurso da libertação (assim como o fazem igrejas, partidos revolucinarios, marcas famosas, jornais, revistas, etc, tec..). Ou seja, entre vc e os outros, prefiro estar só. Nada nesse mundo ocorre sem motivações pessoais e tudo o que pessoal nao pode ser meu, logo, prefiro o nada (sem poder, sem grupo, sem titulo, sem amizades inquestionáveis, sem amores fidelissimos, sem corporativismos, sem o ser apenas o estar). Bjs venenosos, clo.

Anônimo disse...

Tenho pena de vcs...

Anônimo disse...

Se não quer participar de alguma igreja, não vá... mas não invente desculpas para convencer outras pessoas a não irem também, só para se sentir melhor...

Anônimo disse...

Vc se acha livre só pq não participa de alguma religião? qual a marca do seu tênis?? das suas roupas?? já pensou em não usar mais seu carro? aposto que vc é daqueles que passam o sábado inteiro polindo o dito cujo, só pra tentar pegar mulher na balada... há outras formas de escravidão muito piores meu caro... pense...

Rafael Junio disse...

faça do texto o meu comentario

Anônimo disse...

blá,bláblá,blábláblá!!!
blá,bláblá,blábláblá!!!
blá,bláblá,blábláblá!!!
blá,bláblá,blábláblá!!!
blá,bláblá,blábláblá!!!
blá,bláblá,blábláblá!!!
Viu? também sei escrever um monte de verdades!!!
Perca de tempo...
Vcs nem sabem o que escrevem;por isso escrevem muito, sem nenhum conteúdo!

Anônimo disse...

Aqui neste blog, é possível ler a besteira:escravidão!
É claro que não sabem o que escrevem, não entendem o que leem, mas se atrevem a dar opiniões.Por falar em escravidão, a internet é uma das tarefas que mais escravizam pessoas, roubando-lhes o tempo. Tem gente, que pratica sexo, sozinho com o pc, fazem "amizades" só pelo pc, nem percebem as horas passarem.Isto não é escravizar?? Atrás disto tudo, vão palavras do tipo:comodismo, segurança, etc.
PS:Vai procurar um simples dicionário pra aprender o significado e aplicação dos substantivos, verbos, adjetivos, preposições, concordâncias e afins, antes de começar escrever coisas seem fundamento nenhum.
Abaixo os "achismos"!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

A historia foi manipulada ! Primeiro uma pessoa colocou em perigo todo um sistema altamente lucrativo e manipulador ! O que fizeram com ele ? Jogada política! CRUZIFICARAM ! Suas ideologias do partir o pão colocavam em risco e colocam ainda hoje muitos que mentem a si mesmos ser seus seguidores . Estão enganados e no juízo final a sua sentença está já declarada como uma placa de advertência só que interpretada ou levada a ser interpretada de forma errada .APARTAÍ-VOS MALDITOS
TIVE FOME,ESTIVE NÚ ,ESTIVE PRESO .E NADA FIZERAM ,
SEGUIR A CRISTO VAI MUITO ALÉM DE RELIGIÃO ,É CONDUTA DE VIDA ,ÉTICA ,CIDADANIA ,SOLIDARIEDADE .todos esqueçem isto ,mas no fim APARTAÍ-VOS .
A melhor política de vida foi cristo quem criou ! alguém me diga que o amor não é ? O amor em toda sua plenitude ,ele mandou ! Se Israel,Palestina,ÁFrica ,China entendessem essa política do partir o pão e do amor,respeito as idéias,etc.., Hoje é concentrado em menos de dez por cento a riqueza do mundo ,DEUS FAZ ANÁLOGIA ,pois ele é pai e pai CUIDA,ZELA,AMA ENSINA ,E ALGUNS SE DIZEM PAI ,Mas Cristo nos orientou São lobos ,apenas querem a lâ das ovelhas ,10% etc..Não confunda ensinamentos de CRISTO ,com ensinamentos de homens ,cristo não ensinou a queimar na fogueira ,a tirar dinheiro dos pobres ,mas sim ajudar aos pobres ,não ensiou sobre 10% !se ensinou onde está ! Também não ensinou a fazer cruzadas para dominar pessoas e roubar terras como fez a mentirosa que se dizia seguidora de cristo A INQUISITORA A grande prostituta !citada em Apocalipse Igreja Romana ! Maior concentração de ouro por metro quadrado no mundo Embriagada com sangue dos seguidores de Cristo ,chamada por ela e pela história de ERÉGES !Quem eram os eréges ? As bruxas ? MORTOS POR NÃO ACEITAR A GRANDE MENTIRA QUE ATÉ OS DIAS DE HOJE É PASSADA .
Portanto a todos que pensam errôneamente igrejas que se autointitulam cristãs ,análisem os ensinamentos de Cristo O VERDADEIRO E ME DIGAM SE ELE AJUNTOU OURO DOS POBRES ,SE ELE ENSINOU A SER HOMEM BOMBA ! TANTO É QUE FORAM OS PRÓPRIOS JUDEUS QUE SENTENCIARAM O MESSIAS E AINDA QUEREM OUTRO MESSIAS VINDO DOS CÉUS .
judeus
CRISTO VEIO E NÃO ACREDITARAM NELE ,ainda matáran-no
Roma Católica ! Deus vingará todo sangue e toda mentira produzida

ENFIM AMIGOS ,Não fiquem aborrecidos pelos homens terem tentado transformar o verdadeiro ensinamento de cristo em forma de ganhar dinheiro ,isso ele não ensinou CERTO ? quem ensina isso são os mesmos que acharam crime quando ele curou no sábado .
Seus ensinamentos são mais fáceis do que pensamos ,mais humilde ,mais vivo ,perfeito ! o que dizem por aí são coisas distorcidas ,apenas para manipular e ganhar dinheiro .

LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS E ASSIM CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO
(ou ajudai uns aos outros )
Não se enganem com mentiras e nem culpem a cristo pela mentira e ganância do homem
cristo foi a maior vítima do próprio homem

Unknown disse...

Com muita presa um assunto tão complexo ,mas uma coisa é certa .
A todos que falam mal de cristo !

Façam uma análise de seus ensinamentos com o de alguns ensinamentos que alguns dizem ser dele .

As palavras dele e do envangelho novo A NOVA E ETERNA ALIANÇA !
não a velha aliança Antigo testamento .

Mas a nova ,
Primeiro tem que ter conhecimento da ideologia política e de vida de Cristo.
Para depois dar pitaco e achismos

Conhecedor da verdade de cristo eu não podería deixar de falar ,
Façam comparações se cristo ensinou o mal que é praticado no mundo !

NÃO ! ENTÃO ELES NÃO TEM NADA DE CRISTO !

Anônimo disse...

Na minha opinião Jesus Cristo, se é que existiu, não morreu na cruz, segundo a bíblia apócrifa, ele morreu na Índia com mais de 120 anos e teve muitos filhos com Maria Madalena e as idéias revolucionárias para a época não foram dele foram da sua esposa MARIA MADALENA
Ela,porém, não era prostituta,como prega a bíblia, ela, assim como Jesus, vinha de uma linhagem de reis...

Anônimo disse...

O cara, v c é um idiota, vc não pode colocar as pessoas como Deus, pois se acontecem estas coisas como acontecem, é porque estas pessoas são uns tremendos ladroes, mas o amor de Jesus Cristo é incontestável, e quem tiver um pouco de conhecimento sabe, que Deus, e Jesus Cristo com Vossa Mãe Ave maria, não devem ser compreendidos, mas sim aceitos, em nossos corações, para que com seus ensinamentos não sejamos iguais a estes tipos que fazem estes roubos ai, e eu falo isso sendo catolico não praticante, mas eu creio, e não creio em Deus para ter retorno financeiro, pois de a Deus o que é de Deus e de ao homen oque é do homen, creio em Deus para ter um sentido na vida, pois o meu cachorro tbm não cre em nada, e com certeza somos superiores a um cachorro ou um gato como sugerido no texte, faz favor.

Anônimo disse...

Críticas e mais críticas...
Você despejou seu texto, imerso em questões sociais, culturais, religiosas, comerciais, psicológicas, antropológicas, filosóficas e foi embora.
Não focou nada, em nada se comprometeu, pois deu discurso vazio.
O que mais fomentou os cometários foi a discussão religiosa, porque dela todos tem opinião claramente formada.
Todas as suas opiniões se contradizem em meia linha depois... é realmente difícil te entender!

Foi a 01 culto evangélico e acha que sabe como todas as outras centenas de denominações evangélicas se comportam... Lastimável que você ache que uma opinião possa ser formada da mesma forma como se qualifica um filme...

Você se orgulha de ser "revolucionário/anarquista", mas está divulgando notícias que obteve da tal mídia manipulativa (ou você realmente acha que até isto não seria controlado!). O problema não é a mídia, as religiões, o capitalismo.

O problema da humanidade: seres humanos.
Podemos ser bons ou maus (sem conversa de que o meio influencia, por favor!)

Quem criou a religião? O capitalismo? O socialismo? A mídia? O trabalho?

Nós e nossa sociedade. Afinal nascemos indivíduos e vivemos como sociedade e cada uma se constitui da melhor forma. A própria falta de regras, leis e normas é uma forma de organização social.

Portanto, caro NERD, seja mais íntegro com suas idéias e da próxima vez que falar mal do capitalismo e da sociedade em que vive apenas como forma de expressão de uma cultura inútil, desligue antes seu pc e doe seu dinheiro para o mendigo do seu bairro!

Anônimo disse...

ACHO QUE REALMENTE VOCÊ DISSE TUDO,PARABENS PELA SUA REPORTAGEM É UMA PENA QUE AS PESSOAS NÃO ENTENDE,QUE MALTIDO DO HOMEM QUE ACREDITA NO OUTRO,DEUS NÃO PRECISA DE DINHEIRO,MUITO MENOS JESUS QUE ESTAR AO SEU LADO,TEM TANTAS OUTRAS COISA A SE FAZER NO MUNDO,CASAS DE IDOSOS,DEFICIENTE,PESSOAS COM AIDS,INSTITUIÇÃO CARENTES,E AS PESSOAS ACREDITAM QUE PRA TER SALVAÇÃO É PRECISO OFERTA SEU DINHEIRO NA IGREJA,E ESSA CASAS?ISSO SIM É UM MUNDO ESCRAVIZADO PELA A IGNORÂNCIA DAS PESSOAS,PELO EGOISMO POR ISSO QUE TEMOS CORRUPTOS NO MUNDO,A SAÚDE PUBLICA E UMA CALAMIDADE,AGORA AS IGREJAS USA A FRAGILIDADE DESSAS PESSOAS PARA SUBTRAIR RIQUESAS PARA SI,PODE VER A MAIORIA DOS PASTORES TEM IMOVEIS CARROS FAZENDAS CHACARAS,PARA O USO PROPRIO DE SUAS FAMILIAS,MAS USA PARA DIZER QUE É DOS FIES,AQUELAS QUE FAZEM ENCONTROS.DEVERIA ESSA TERRAS TER O NOME DOS FIES E NÃO DOS PASTORES E PADRES.UNS ALMOÇAM E JANTAM NOS MELHORES RESTAURANTE,ENQUANTO OS FIES COMEM SEU ARROZ COM FEIJÃO,NÃO PAGA AGUA ,LUZ PARA OFERTA O DIZIMO,ISSO É ESCRAVIDÃO SIM DAQUELES LEIGOS PELA FÉ,NEM SABE O QUE É DEUS,DEIXAM DE AJUDAR PESSOAS DENTRO DA FAMILIA PARA DOAR PARA IGREJA,ISSO É DEUS PARA OS LEIGOS.

ZEIDAN disse...

VIVA!!!!! AGORA POSSA FUNDAMENTAR MINHA TESED E QUE O BRASILEIRO É UM ESCRAVO DE LUXO (ELES NÃO GOSTAM MUITO DE OUVIR ISTO)... COM DIREITO A METRÔ, SALÃO DE BELEZA E TUDO MAIS!!! IHAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Anônimo disse...

FiliPêra,

(e todos os amigos que postaram seus comentários)

Parabéns por dedicar parte de seu tempo precioso para tentar colocar um pouco de luz no caminho de outras pessoas, principalmente dos mais jovens.

Fiquei feliz em saber que tanta gente que, como eu, já desperta para a realidade, a verdade das coisas.

Quero aqui, suscintamente, externar minha opinião sobre dois pontos abordados em seu grande post: a conquista da liberade (e como podemos lutar contra "eles") e sobre Deus e cristianismo (ou religião, em geral).

Diz-se muito que liberdade não se ganha, se conquista. Posso dizer que minha intuição, minha modesta cultura, minha experiência de vida e minha observação do mundo, confirmam essa máxima.

E mais, que sem luta não há conquista!

Agora, pense bem. Você não acha interessante a combinação destes dois pensamentos: Luta e Liberdade?

Por isso mesmo, como você bem colocou em suas respostas à alguns blogueiros, não adianta nada falar, gritar ou escrever um monte de coisas bacanas sobre a liberdade, se não agirmos, se não lutarmos efetivamente por ela.

É bem provável, que não venhamos a vencer o sistema do dia para a noite, mas ele só será derrotado quando lutarmos, definitivamente e com vontade, contra ele.

Depois das primeiras vitórias, nós, que sem falsa modéstia, temos um pouco de visão, precisaremos libertar nossos irmãos marginalizados na ignorância, utilizando a educação. Só a educação é capaz de promover a evolução da mente e a verdadeira independência do ser humano.

Não à toa, o Brasil ocupa as piores posições em pesquisas sobre a qualidade da educação entre outras nações. Só no PISA - teste de conhecimentos do ensino fundamental e médio entre 57 países - o Brasil se alterna sempre em último e penúltimo lugar.

Por que será? Por que "eles", o que detêm o poder, não o querem~; não querem ninguém pensando, sendo capaz de fazer julgamentos e de perceber seu jogo sujo e dominador.

Não importa, vem eleição, vai eleição, e nada muda esta situação. Só alguns demagogos cara-de-pau fazendo pirotecnia para fingir que estão fazendo algo para as televisões colocorem no ar em seus jornais parciais e que têm o objetivo de fazer lavagem cerebal do povo.

Mas como, então, mudar isso? Como começar a luta pela liberdade e pela educação do povo?

Prefiro usar um exemplo bem atual, para ilustrar minha idéia de mudança.

Ultimamente, temos visto o "escândalo" do Senado Federal, do Sarney e de todos mais que estão direta ou indiretamente ligados àquela "casa do povo".

O que há de novo nisso tudo? Será que você não lê sobre estes acontecimentos com aquela sensação de "acho que já vi este filme"? E, com certeza, já vimos mesmo.

Tudo começa quando alguém é traído e não recebe o seu "jabá". Ele se vinga, então, jogando merda no ventilador. Ou então, algum funcionário fica tão enojado do que vê acontecer à sua volta todos os dias que decide "vazar" alguma coisa para a imprensa, só para ver os políticos corruptos e seus asseclas se esfolarem um pouco.

Depois do sensacionalismo de praxe da imprensa, os caras vão à tribuna, em frente às câmeras, e posam de inocentes, fazem discursos que seriam hilários se não fossem obcenos, e a sujeira é então varrida para baixo do tapete. Depois disso, o "acusado" é absolvido e ajudado pelos colegas, tão ou mais corruptos do que ele, e que também têm rabo preso (e que por isso, não querem chamar mais a atenção sobre si mesmos).

Infelizmente, já vimos este filme e, com certeza continuaremos a vê-lo ainda por um bom tempo, enquanto não lutarmos contra isso.

Honestamente, vocês acha que a "Justiça", esta outra farsa que temos no Brasil, irá nos ajudar?

Ou você acredita que o Sarney, os vira-casacas do PT que agora estão ficando ricos, o Lula (que defende o Sarney) e todos os seus colegas e asseclas que sugam o nosso sangue irão abrir mão de seu poder para os bons políticos, aqueles que viriam a ter alguma boa intenção em fazer algo por nosso País e por nós?

continua)

Por: Leo Pirata

Anônimo disse...

Por: Leo Pirata

(continuação do comentário)

Pense bem, estes caras, quando encobertam gente que desvia dinheiro do INSS, da saúde pública, dos ministérios, etc., estão na verdade roubando, sem dó nem piedade, dinheiro de velhos, crianças, e doentes que morrem todos os dias sem comida, sem atendimento médico, sem remédio, sem escola, sem nada.

E você ainda paga imposto dobrado, uma vez que precisa se defender da violência gerada pela mesma marginalização das pessoas, precisa ter porteiro no prédio, pagar escola particular para o filho se quiser que ele aprenda pelo menos o mínimo, ter gastos com saúde, pois o atendimento público simplesmente não existe (já tentou marcar uma consulta, ultimamente)e por aí vai...

A resposta é obvia: NÃO!

Eles não vão largar o osso. E não tenhamos ilusões, pois a luta será dura. Ainda que lutemos bravamente contra estes vampiros, eles também lutarão para continuar no poder, usando de todos os artifícios e armas contra nós.

Não se esqueçam, estes caras não têm a menor piedade para com o ser humano. Lembrem-se de quem esses assassinos roubam diariamente o dinheiro e a esperança de milhões de brasileiros, nossos irmãos, velhos e crianças miseráveis e desamparados.

E como mudar isso, como tirar estes crápulas do poder? Através do engajamento, da luta corpo-a-corpo.

Você faz parte de algum partido político? Você está filiado ou pelo menos ajuda algum partido?
Você segue algum político em que tenha votado? Faz cobranças, conhece seu desempenho no cargo em que foi eleito?

Provavelmente, a sua reposta é: NÃO.

Então amigos, esta é a hora! Vamos à luta. Vamos nos unir e virar o jogo. Vamos nos filiar à um partido, ajudá-lo a crescer, a ganhar notoriedade, divulgar estas nossas idéias de liberdade e de mais justiça, mostrando que é possível haver decência na vida pública.


Se você não gosta de nenhum partido, afilie-se ao que você menos rejeita, e tente mudar sua filosofia. Uma vez lá dento, alinhe-se com outros que pensam como você, candidate-se à cargos de liderança e lute para mudar a orientação do partido de acordo com suas convicções e anseios.

Podemos deixar de ser um país dividido entre ricos e miseráveis para sermos um só país. Rico e com um só povo, vivendo em paz, com um estado a seu serviço e não com o povo a serviço do estado e das oligarquias.

Comece hoje, agora mesmo. Ainda que você não esteja engajado num partido, pesquise o endereço do político em que votou nas últimas eleições e descubra o que ele tem feito com seu mandato. Envie cartas com cobrança de promessas, de posições políticas a respeito de temas importantes e também críticas à falta delas.

Divulgue aos amigos qualquer ato de qualidade que ele tenha executado, para que mais pessoas possam conhecê-lo e apoiá-lo, fortalecendo seu poder frente aos vampiros.

Caso ele tenha traído suas promessas e/ou esteja agindo mal e não responda suas críticas, faça o mesmo. Divulgando seu lado falso e mentiroso (sem dizer corrupto ou mesquinho) outras pessoas irão saber de sua má reputação e deixar de votar nele, reduzindo seu poder maligno.

Pode parecer um pouco utópico, mas ao fazer isso estaremos usando uma estratégia bem antiga de combate, que é usar as próprias armas do inimigo contra ele mesmo.

Estaremos jogando o jogo deles, sim, só que desta vez para ganharmos, e não só fazer número.

Deixo para falar sobre religião no meu próximo
comentário.

Mais uma vez, parabéns Filipêra!

Leo Pirata

Anônimo disse...

Achei interessante seu texto,sou uma pessoa que paga um preço alto por ter as quase mesmas opniôes, pois a maioria das pessoas quer que vc seja um alienado, ouça este lixo de música(axé,sertanejo etc) vá a igreja(só para se fazer de certinho) tenha grana (não importa como) ache a Disneylandia o paraíso. Sinceramente estou tendo que me deixar escravizar, pois o problema está no ser humano que é egoísta e hipócrita. Um teste, faça falsos elogios aos seus amigos, eles vão passar a te amar. O ser humano gosta de ser enganado
Dúvidas:
Se DEUS é onipotente, para quê ele quer que a gente se torne bonzinho, e se aprimore espiritualmente, seria mais fácil simplesmente criar-nos assim, ele quer ter orgulho da gente?.
Não haveria luz se não houvesse a escuridão, então não haveria DEUS se não houvesse o diabo? meio estranho este acrodo dos dois, pois a maioria só faz a coisa certa com medo da punição (do diabo) dá a entender que o mal é que ensina e o bem é só a recompensa.
Para quê o Papa fica escondido atrás de vidro blindado ?, se ele morrer ele não vai para o CÈU? então por quê teme a morte?

Anônimo disse...

de fato bastante relevante seu comentária, não podemos é baixar a cabeça para esses acontecimentos, visto que, nenhum império é inatingível ou dura para sempre. É necessário que de alguma forma nós "povo" juntemos forças e possamos com isso afetar onde esse sistema vai sentir mais; no bolso.

Anônimo disse...

É aquela história....o problema não é a religião, pois essa seria boa, mas os humanos (e, como tais, cheios de defeitos) que não fazem bom uso dela.
A intenção pode dignificar ou macular qualquer coisa... desde a faca de cozinha até a energia nuclear, tudo pode ser usado para o bem ou para o mal. A religião não é diferente...:P

Anônimo disse...

Olá meu caro!

Que bom (e que raro) ler coisas como as que voce escreveu. Puxa vida! é como se fosse uma terapia poder ler e mesmo escrever sobre coisas que são tão evidentes mas que a quase totalidade da população procura não ver, não ouvir, não dar atenção, ou mesmo temer. Temor que, na maioria dos casos, se dá por pura preguila preguiça de conhecer, de investigar.
O que tenho percebido é que o "pensamento único" de gênese neoliberal, tornou-se refratário a todas as críticas por mais contundentes e fundamentadas que sejam.
É impressionante perceber que depois que tudo o que você disse, argumentou, mostrou, etc., não tenhamos ninguém que tenha usado as faculdades mentais para construir um texto com a mesma riqueza mas, por outro lado "se deram ao trabalho" de usar o jargão mais insuportável do senso comum em tempos de neoliberalismo exacerbado. Me refiro ao pseudo-pragmatismo que transformou-se na razão da paralisia das ações políticas do indivíduo comum. Para ser mais explícito: vários foram os comentários dando conta de que está correto, de que é isso mesmo, entretanto se apressam em os 'status quo' com a análise crítica mais profunda na atualidade que após um longo suspiro resulta num "mas o que se há de fazer???".
Invariavelmente os indivíduos que dizem isso levantam a testa e emitem uma expressão que mistura preocupação e autoridade admitindo que os problemas existem mas que seriam algo como "determinação natural das coisas". Como se as coisas sociais não fossem produto da atividade humana.
Claro que não concordo com tudo o que você diz, nem acredito no anarquismo como saída viável para o estado de coisas, mas de qualquer forma quero parabenizá-lo por ocupar este espaço para tratar de temas tão interessantes.
Também pela habilidade de escrever sobre tantas coisas, de forma tão clara e agradável.
Apesar de que, tenho certeza, mesmo sendo um texto de leitura fácil poucos lerão na íntegra. Afinal, é muito mais fácil ler os textos curtinhos e cheios de esquemas que o Folhetim de nome Veja escreve para garatir o patrocínio do grande capital e manter adestrada a classe média.
Parabéns!
Givaldo.

|.Яєиαи.| disse...

OMG...

nem da pra ler tudoi isso com esse layout...

cansa os olhos...


Mano, eu li até a foto das torre gemeas uehauhe 50% eu acho..

mas assim... é um tema muito polemico ( por isso tem tanto comentario )

Mas digo uma coisa, se antes de escrever sobre a Igreja Evangélica vc estivesse entrado numa igreja tipo Bola de Neve Church, ou em uma outra igreja Pentecostal ou Neo-Pentecostal.

Voce nao escreveria tudo o que escreveu.

Os dizimos são pra sustentar as igrejas, que como qualquer outra coisa no mundo capitalista tem contas à pagar.

Abraço´s

J.Ricardo Rover disse...

SENSACIONAL! Meus parabéns Filipera, ótimo texto.

Os comentários estão bem sortidos. Ficaria feliz se as pessoas se pusessem a analisar ideias, puramente como elas são.

Mais uma vez parabéns, estou esperando para ler o citado post sobre anarquismo em breve.
Abraços a todos!

Dayane disse...

FiliPêra,
infelizmente essa é uma triste realidade q mtas igrejas (principalmente universais,católicas e padres) nos passam. Existem coisas terríveis no meio de mtas igrejas, mas tais acontecem pq pessoas se desviam de Deus e buscam seus próprios interesses. Eu só quero te dizer uma coisa: Estou cansada da RELIGIÃO e da IGNORÂNCIA das pessoas, da falta de entendimento e da pura cegueira que em pleno século XXI às envolve. Deus ñ quer que vc siga regras,como um robô, mas ele quer q tu tenhas uma vida com Ele, e vida, ñ é seguir regras, é um relacionamento,como de Pai para filho...Deus AMA a tua vida.
Tu falaste sobre o amor de Cristo, que REALMENTE é maior q qualqr amor, é mto louco...é algo q supera limites!
A minha vida, a tua, e a de tds já estava condenada, mas Deus, POR AMOR À NÓS, deu seu único filho para morrer (pagar por nossos erros) afim de sermos livres de qualqr condenação. Me diz agora, q pessoa iria sair de toda sua glória para ser PISOTEADO,HUMILHADO, AÇOITADO e muito mais coisas pela TUA vida?
Deus é justo..agora podes dizer q ele deveria ter criado somente pessoas corretas, assim ñ haveria pecado, certo...Ele fez isso! mas acontece q com o livre arbítrio (que Deus nos deu por amor tmbm, pq ñ queria que o seguísse-mos por obrigação), nós nos desviamos da vontade de Deus, desobedecemos a sua vontade....o homem a cada dia q passa avança na tecnologia (o q é muito bom), mas porém, se afasta cada vez mais de Deus, pois acha q possui td o q precisa e q seu grau de inteligência é tão superior q ñ precisa de + nada.

Continuando...é por amor à Deus q tu deves segui-lo, e ñ por medo do último dia.
E ñ diz na bíblia q ñ devemos nos arrumar,mas sim, ñ devemos nos escandalizar... sou mulher, gosto de me arrumar, vou à igreja, uso brincos, calça jeans,aquele bom e velho all star, meu cabelo é curto...afff...Deus (pela milésima vez) qr o teu coração, a tua vida! Óbvio q tu ñ vai lá fazer coisas erradas tmbm né ¬¬°

Cara, se tu é um nerd, é inteligente....ACORDA!
É certo q essas igrejas só destroem a imagem de Deus, q há pessoas corruptas no poder e q usam o nome de Deus,... mas há tmbm aquelas q buscam Ele, q o adoram, e ñ o buscam como se fosse um supermercado ou coisa assim. Buscamos à Deus pq O amamos e queremos viver p/ Ele!
Jesus ñ é uma estátua, uma foto, um pedaço de pau q as pessoas rezam e fazem preçes...essa história de rezar pra santinho é a maior besteira....
Jesus é REAL...ñ está preso numa cruz..senão ele ñ teria ressuscitado!
Ah, e por favor..ñ diga q diabo ñ existe, pois era ele qm agia nas pessoas q faziam aquelas barbáries e ainda atua no mundo de hj.
É tudo mto doido, aquele q segue Deus...anda na contramão do mundo...

Bom,
está aqui uma opinião minha,
Abração querido!

Thaisinha... disse...

Muito bom.
... e se todos não abrirem os olhos da maldade mundana, observarão uma eterna pobreza.

Anônimo disse...

"...está na hora da política dar lugar à ciência e a religião dar lugar ao espiritualismo..."

Unknown disse...

sao pessoas iguais a vc q ficam sentados numa cadeira fazendo pré julgamento das coisas estragam o mundo será q vc nao é um escravo desse tipo esteriotipo q o mundo crio e é manipulado pela massa . hoje a religiao é uma forma de um mundo melhor para as pessoas entao cuide da sua vida e deixe a vida dos outros, ou vc prefereria os traficantes educando as crianças como matar e roubar , duvido deixar este comntario ou vc vai apagar que nem fezcom os outros?

Unknown disse...

VOCÊ ACHA O QUE VOCÊ BUSCA !!!
Começou seu texto assim: "....Domingo à noite Eu fui a uma igreja evangélica. Não por necessidade, ou mesmo vontade de obter uma experiência espiritual - sei que ali será o último lugar onde terei uma - mas sim para ter mais certeza do que estava falando antes de escrever sobre uma igreja evangélica. Ironicamente não bastaram mais 20 minutos para confirmar que Eu havia ido ao lugar certo para comprovar minhas teorias a respeito delas....", VOCÊ FOI EM BUSCA DE SACIAR SEUS CONCEITOS E PRONTO !!

É o tipo de pessoa que ODEIA futebol e vai ao campo para escrever: - " ..Domingo fui ao pacaembu e tive a certeza do que eu penso, um bando de alucinados, violentos, dispersos dos conceitos sociais, etc..etc... " .

E aí , todo feliz, abre um blog onde tem vários seguidores do mesmo conceito e ficam felizes publicando blá, blá , blá eu odeio evangélicos, a bíblía, quero ir para o inferno, sou ate.. blá, blá, blá " , mas sempre com fitinhas da bahia no braço, se são enquadrados num assalto pedem " pelo amor de Deus não me mate " e por aí vai.

Vai então num cinema de vanguarda, ver filmes iranianos,vai ao teatro, alugue um prédio para concentrar todos os que pensam como você. Aí como toda instituição, seja clube, bingo, igreja, levante um grupo gestor, com um custo dos associados, levante uma diretoria, tesouraria, pois vai ter contas de água, luz, site, telefone e aí sugira uma taxa mensal. PODE INSTITUIR 10 ou 20 % ou um VALOR ESPECÍFICO. Aí com certeza terá aqueles que vão te criticar, querer saber aonde vai o dinheiro arrecadado e alguns irão sugerir sua cassação.

Irão querer saber aonde vai o dinheiro e surgirão blogs, sites, cartas anônimas querendo criar uma dissidência.

Bem vindo a sociedade corporativista.

Ir numa igreja pra se mostrar " o descobridor da roda " , tô cansado de ver espaços abertos pra babacas como você.

Atuo num instituto de filosofia e ciências humanas e vejo Marxistas, Trosksistas, GLS, GLST, GLSTTE, e outras bandeiras, cada um achando-se o DONO DA VERDADE.

Cresça vai !!!

FiliPêra disse...

@Iran...
Pelo visto a pessoa cheia de certas erradas não sou Eu. Você me acusou de falar sobre igrejas evangélicas sem conhecer... isso desconhecendo o fato de que fui evangélico por 16 anos.

E contas de outros grupos não impõem salvação, ou inferno para que hajam doações. Quanto ao resto, creio que nem preciso responder...

O "hater" esclarecedinho, cheio de certezas inúteis é você, com aquele estilo "olha mãe, como faço comentários nervosinhos" é você!

Anônimo disse...

Só uma coisa eu digo todo joelho se dobrarão e toda lingua confessará que só o Senhor é Deus, não tô nem um pouco preocupado com quem fazem o contrario, concordo com alguns intem mais precisamos é olha pra Jesus.!!!!

Anônimo disse...

Há que saco! é para estarmos visitando outras galaxias no universo, sermos super avançados tecnológicamente e ainda estamos perdendo tempo com essa droga utópica oportunista exploratória chamada religião, poder econômico, dominio cultural, mas que saco de civilização se é que pode se chamar assim, que deus, que cristo...civilização de atrasados...

Anônimo disse...

tudo resume-se a uma palavra..EGOISMO.....

mahat disse...

caro amigo,religiao nao salva ninguem ,o que salva e o SENHOR JESUS ,outra conversa qualquer e puro achodromo,eu acho ,eu acho ,eu acho ,e nada e verdade ou vale a pena,vc se acha o inteligente mais ja parou epensou quem que te fez assim /?voce talvez por sua iguinorancia vai dizer meuspais.. e eub te pergunto quem e que deixou que seus pais vivessem /? somente o SENHOR da vida e sabedoria ..amigo converta -JESUS esta voltando.a respeito doi bspo Edir eu tambem acho que ele esta muito errado com a palavra de DEUS.mas deixe que DEUS cuide dele ,faca sua parteDEUS te abencoe

Anônimo disse...

aa

YuRi disse...

JOVEM! torne-se uma lenda!
seriao... comece por vc
ahh ja fez?
agora falta o resto do mundo....
...mas espere vc n sera o unico!
dattebayo!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo