domingo, 7 de junho de 2009

Avatar Voz do Além

[Liberdade] RIAA está perdendo a guerra com os ISPs nos EUA

 

boycott-riaa

Não é de hoje que a RIAA – Associação da Indústria Discográfica Norte-americana – deseja castrar tanto os utilizadores de internet, quanto os artistas. Há cerca de seis meses eles anunciaram que já tinham do lado deles praticamente todos os provedores de internet (ISPs), que já estavam de acordo com regras que eles estavam criando: deixariam de instaurar processos (caros e impopulares, como tudo que ela faz) e passariam a usar medidas como o corte da internet para quem partilha, após três avisos por carta.

Porém, mesmo com o anúncio, as ações da RIAA não mudaram. Eles continuam com ações na justiça, e NENHUM mísero ISP declarou que irá ajuda-los nessa cruzada, apesar dos rumores datados da época dizerem que AT & T e Comcast iriam pular no barco. O erro da RIAA foi pensar que o apoio do procurador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, seria o bastante para conseguir ajuda dos ISPs, mas sem a força da lei do lado eles sabem que não são obrigados a nada.

Mas o principal temor dos fornecedores de internet é mais capitalista do que qualquer outro. Pesquisas já revelaram que mais de 90% dos usuários de internet são contrários a essas medidas. E ainda tem o agravante da possibilidade de serem processadas pelos seus clientes, caso fique provada que houve abuso nos cortes, coisa que elas não querem.

Enquanto isso, a Europa começa a ficar dividida com a questão. Sarkozy, o narigudo presidente da França, já conseguiu com que a chamada resposta gradual fosse aprovada em seu país, mas já tomou diversas “caras na porta” dos parlamentares europeus quando quis disseminar a medida por toda o continente. Recentemente o Parlamento Europeu aprovou a chamada emenda 138, que praticamente sepultou de se tomar na Europa esse tipo de medida, ao definir que cortes na internet somente com ordem judicial.

Enquanto isso, aqui no Brasil vemos a Lei Azeredo (assunto para mais tarde)…

 

[Via Remixtures]

1 comentário

Anônimo disse...

Primeiro!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo