quarta-feira, 17 de junho de 2009

Avatar Voz do Além

Internet à beira dos Zetabytes

 

head_exploding

Lembro que uma vez tentei fazer um levantamento de quanto baixava num mês inspirado e com internet tranquila. Foram em torno de 20 GBs somente com torrents. Mais uns 15 com o Opera… e tudo com uma internet de 1 MB e sem deixar o PC ligando enquanto durmo ou estou trabalhando. Isso sou eu. Agora imagine o resto do mundo civilizado e conectado. Com certeza é um volume de dados absurdamente monstruoso e violento.

A Cisco Systems divulgou um estudo que indica que se está perto de uma nova medida de dados para medir todo esse compartilhamento: o Zetabytes, que nada mais é que um trilhão de de Gigabytes. E isso é só o começo… o mesmo estudo aponta a quadruplicação do volume da net em apenas quatro anos. Ou seja: todos os meses, a partir de 2013, circularão pela web cerca de 10 bilhões de DVDs, sendo que 90% disso serão só vídeos.

Essa explosão será causada pela multiplicação de dispositivos com acesso a internet, assim como o acesso a bandas cada vez mais largas (japoneses downloaders de pornografia e seu 1 GIGA devem ter uma parcela de culpa nesse cartório) e computadores cada vez mais poderosos (e HDs quase infinitos).

Só espero que tenham incluído nessa conta os DVDs que vão desaparecer e vão dar lugar a downloads, assim como o fortalecimento dos protocolos P2P (não se engane, descentralização é o presente e o futuro da web). Enfim: se virem para gerar energia pra alimentar essa torrente.

 

Switched [Via Geek]

1 comentário

Rafaelboquinha disse...

#Medo

Sério, pelo visto isso nunca terá um fim. Mas convenhamos, fazer download é bom DEMAIS.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo