A terra dos cangurus pode pagar de liberal e moderna, mas é mais retrógrada que nem a Guiné-Bissau no que tange a classificar games e produtos culturais. Para se ter uma idéia, o país é o único dos chamados desenvolvidos que não possui uma classificação 18 anos para seus games. Na verdade, tudo que não for adequado para o público de 15 (isso mesmo: QUINZE ANOS) é proibido, simples e diretamente. E olha que eles já têm pesquisas em mãos que comprovam que a média do seu público que joga é de 30 anos.
Agora eles querem ir até onde nenhum censor jamais foi! A nova grande idéia deles é colocar um filtro na internet para censurar todos os sites que não sejam para adolescentes e os que vendem jogos para adultos. Ah! Second Life e World of Warcraft estão classificados jogos adultos por lá, e serão bloqueados. Ou seja: todos vão virar adolescentes de novo. À força! O sistema terá funcionamento básico na base de denúncias e averiguações por parte de funcionários das repartições públicas (o que é quase sinônimo de que ele não funcionará. A web é gigantesca, idiotas da Austrália!).
A desculpa frouxa dada pelo governo australiano é que isso serve para proteger crianças e adolescentes que usam a internet, e impedir a disseminação de pornografia infantil. O bizarro é os babacas do governo colocarem um jogo como Second Life (não é um primor, mas também não é uma ameaça) junto com itens como bondage, zoofilia e pedofilia.
E ainda tem gente que reclama da proibição (com mais buracos que pneu de rali) de Counter Strike no Brasil…
[Via Ars Technica]
4 Comentaram...
Não é a primeira nem a ultima vez que vemos governos tentando controlar a net e seu ambiente (jogos principalmente), mas me surpreendi ao ver quão puritana é a Austrália!
Eu sempre acreditei que a internet é o único lugar anarquista do mundo (quer dizer, que as regras são auto-impostas pelas pessoas e não ditadas por governos)...
Quem sabe algum dia proíbam a Nintendo de vender os jogos do kirby porque ele se assimila a um peito se você olhar bêbado! hehe
Me pergunto, porque proibiram Counter Stike (nunca fui grande fã) e não as musicas de funk carioca que são apologias ao crime sonoras (que alias É crime pelo nosso Código Penal)?
Em fim um livro que ajuda a entender porque passa isto é Sociedade Do Risco, do antropólogo alemão Ulrich Beck. Difcil de ler (malditos alemães) mas vale a pena.
Estou notando que há uma tendência de vários governos estarem implantando sistemas de censura na web.
No site abaixo tem mais informações sobre a lista de sites banidos na Austrália e também em outro países:
http://www.wikileaks.com/wiki/Leaked_Australian_blacklist_reveals_banned_sites
Acho que o Second Life toma essas referencias bizarras porque rolam varias coisas casca-grossa lá. Eu nunca joguei, mas já li varias materias sobre redes de pedofilia e prostituição com avatares no jogo.
Isso é óbvio na internet eles não podem controlar o que lemos e escrevemos a rede é livre por essência.
Conhece algo pior para o SISTEMA?
A internet torna difícil nos tornar zumbis já que quem tem não quer saber de tv. Acreditem se não tomarmos cuidado isso chega no brasil(como exemplo).
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.