David Lynch não é o tipo de cineasta que gosta de ser taxado de comum. Ele está mais para diretor autoral, sempre escrevendo as histórias malucas que filma, geralmente com técnicas narrativas bizarras e o estilo mindfucker que o tornou famoso. Quem já teve o prazer – e a coragem – de assistir filmes como Veludo Azul, Estrada Perdida e Cidade dos Sonhos, sabe do que estou falando. É como uma música cheia de camadas do Flaming Lips, sem o toque alegre, ou do Primal Scream: nunca se prendem ao óbvio, e não fazem questão de agradar, apenas dar umas cutucadas nos cérebros mais espertos. Na hora de lançar seus filmes, Lynch também não apela para o óbvio. Se apaixonou pela tecnologia digital em seu filme passado, Império dos Sonhos (na minha fila para assistir), e demorou tempo demais para termina-lo, tentando vender seus filmes para produtoras com o auxílio de uma vaca na rua (?).
Agora o cineasta topetudo se lançou em uma nova empreitada: redescobrir os EUA, seu país natal, e palco para seus filmes. Para isso ele está lançando um road doc, que ganhará capítulos a cada três dias (totalizando 121 filmetes de três a cinco minutos) e que entrevistou uma pá de gente nos mais longínquos recantos do país. O batizado Interview Project percorreu durante 70 dias, cerca de 32 mil quilômetros, passando por bares, estradas e todos esses lugares que servem de cenário para filmes estranhos.
A idéia do cineasta é fazer um dos seus filmes mais “reais” – tão real quanto o projeto mais realista… justamente chamado A História Real – despido dos seus consagrados elementos surrealistas. Os episódios serão atualizados no site oficial do projeto à partir de hoje (como o site do cineasta tem a maioria do conteúdo pago, ainda não sei se esses episódios serão grátis. Assim que soubemos, comunicamos).
Para conferir uma prévia do trabalho, é só dar o play na apresentação abaixo, feita pelo próprio cineasta:
[Via Rolling Stone]
3 Comentaram...
Muito boa dica...
O David Lynch é completamente psicodélico, adoro os filmes dele... apesar de serem meio sombrios...
Straight Story me surpreendeu em todos os sentidos...
Agora esse trailer matou a pau... to com muita curiosidade pra ver isso...
Lynch é O cara... não existe nenhum diretor ao menos parecido com ele... totalmente original e único... ninguém tem nem coragem de copiá-lo...
Valeu I-rmãos!
Gabriel Dread
Ok, aparentemente vai ser grátis... to lá no site, e carregando o Episódio 1: Jess, de Needle, Califórnia.
Abração
Gabi Dread
Assisti a parada... muuuuuuuuuuuito bom!!
Lynch é foda!
Abração e valeu mesmo pela dica!
Gabi Dread
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.