Algum tempo depois do surgimento dos blogs, ficou evidente que muitos deles eram alvos fáceis de processos na justiça. Aqui no Brasil temos casos assim, como o do blog Nova Corja, fechado em agosto devido a uma multidão de processos - boa parte deles vinda do governo do Rio Grande do Sul -, o processo contra o blogueiro Gravataí Merengue (por causa de um comentário deixado em um post dele) e mais recentemente contra o povo do Resenha em 6.
Mas existem lugares onde a coisa está pior do que no Brasil, e já têm blogueiros presos. É o caso da China, campeã, com 33 blogueiros nessas condições. O Global Voices, entidade que luta e incentiva a liberdade de expressão, compilou todos os casos da atualidade, e fez um mapa interativo com todos os donos de blogs com algum tipo de ameaça a liberdade de expressão - desde prisão a ameaças judiciais. É possível tanto separar por países, tanto por tipo de caso.
Tem inclusive o caso de Elliot Madison, que explicou no Twitter como escapar da prisão em meio aos protestos do G20, no dia 24 de setembro. O resultado é que ele foi caçado e preso pelo FBI, e teve que pagar fiança. AQUI tem uma lista de todos os blogueiros que estão no mapa.
Triste…
Boing Boing [Via Rodolpho Zippo Via Global Voices]
2 Comentaram...
Se a ditadura voltasse ao Brasil sofreríamos o mesmo.
Olá,
Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.
Abraço,
Sergio
blogs@difundir.com.br
www.difundir.com.br
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.