sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Avatar Voz do Além

Mapa dos blogueiros presos ou ameaçados no mundo

 

global voices map

Algum tempo depois do surgimento dos blogs, ficou evidente que muitos deles eram alvos fáceis de processos na justiça. Aqui no Brasil temos casos assim, como o do blog Nova Corja, fechado em agosto devido a uma multidão de processos - boa parte deles vinda do governo do Rio Grande do Sul -, o processo contra o blogueiro Gravataí Merengue (por causa de um comentário deixado em um post dele) e mais recentemente contra o povo do Resenha em 6.

Mas existem lugares onde a coisa está pior do que no Brasil, e já têm blogueiros presos. É o caso da China, campeã, com 33 blogueiros nessas condições. O Global Voices, entidade que luta e incentiva a liberdade de expressão, compilou todos os casos da atualidade, e fez um mapa interativo com todos os donos de blogs com algum tipo de ameaça a liberdade de expressão - desde prisão a ameaças judiciais. É possível tanto separar por países, tanto por tipo de caso.

Tem inclusive o caso de Elliot Madison, que explicou no Twitter como escapar da prisão em meio aos protestos do G20, no dia 24 de setembro. O resultado é que ele foi caçado e preso pelo FBI, e teve que pagar fiança. AQUI tem uma lista de todos os blogueiros que estão no mapa.

Triste…

 

Boing Boing [Via Rodolpho Zippo Via Global Voices]

2 Comentaram...

Murilo Andrade disse...

Se a ditadura voltasse ao Brasil sofreríamos o mesmo.

Anônimo disse...

Olá,

Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

Abraço,
Sergio
blogs@difundir.com.br
www.difundir.com.br

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo