sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Avatar Colaborador Nerd

Exposição Gratuita: Do Superman ao Chat Du Rabbin

[Nota: O texto abaixo é um release enviado a Redação pela equipe de comunicação do Evento. Não é nosso costume publicar releases na íntegra, mas abrimos uma exceção com esse pela qualidade e aprofundamento do mesmo]

 

SUPERMAN_02

Em exposição gratuita e inédita no Brasil, Centro da Cultura Judaica propõe releitura de clássicos que exploram a experiência judaica na evolução das Histórias em Quadrinhos e nas graphic novels

O Centro da Cultura Judaica realiza a partir do dia 12 de novembro, a aguardada exposição DE SUPERMAN AO CHAT DU, com co-produção do Museu de Arte e História do Judaísmo de Paris e o Museu de História Judaica de Amsterdam. A mostra, que fica no Brasil até o dia 28 de fevereiro de 2010, relembra os momentos-chave das histórias em quadrinhos entre o período de 1912 e 2007, atravessando as culturas americanas e européias. O evento faz parte da programação do 7º Ciclo Multicultural, tradicional projeto do CCJ, que engloba diversas atividades e que nesta edição homenageia o Ano da França no Brasil, promovendo a integração entre as culturas brasileiras, judaicas e francesas.

A História em Quadrinhos não é uma especialidade judaica e, tampouco o clássico The Spirit, pode ser considerado um super-herói judeu. No entanto, a partir da análise do trabalho de cartunistas como Joe Shuster e Jerry Siegel, que criaram entre 1932 e 1934, um super-herói cuja versão final foi publicada como o Superman pela DC Comics, em junho de 1938, fica evidente a ligação histórica entre as HQs e a cultura judaica, seja em gêneros clássico ou underground.

Os primeiros super-heróis são desprovidos de identidades étnicas e religiosas.  Em nome dos Estados Unidos da América, estes incansáveis justiceiros mantêm o mundo em ordem, impulsionados pelos valores universais do Bem e Justiça e pelo seu único dever, a defesa da raça humana. Foi somente depois do Holocausto que os super-heróis começaram a mostrar sinais de uma identidade judaica.  Alguns episódios do Superman mostram um super-herói que faz lembrar Moisés ou o Messias. O supervilão Magneto da série X-Men, sobrevivente do campo de extermínio, criado por Jack Kirby e Stan Lee em 1963, são personificações de partes da experiência judaica.

DE SUPERMAN AO CHAT DU RABBIN evidencia no desenvolvimento da arte dos quadrinhos e graphic novels, as memórias americanas, com autores que testemunham em seus trabalhos a autoanálise da geração que chegou à vida adulta no pós-guerra, em um clima de segregação racial, Guerra Fria e Macarthismo, e também as memórias européias que, a partir dos anos 70, com conflitos e confrontos entre gerações, provocaram uma nova visão do judaísmo, que circula entre a contribuição com a reminiscência do passado judaico preparando o terreno para a narração da memória coletiva judaica e canalização das energias em questionamentos acerca da sociedade.

Fruto de toda esta movimentação, um dos mais brilhantes e talentosos artistas da nova geração do quadrinho contemporâneo francês, Joann Sfar fecha o trajeto proposto pela exposição com seu aclamado Chat Du Rabbin, que recebeu o Prêmio do Juri do Festival Internacional de HQ de Angouléme, e convida os visitantes a reconsiderarem as mudanças e divisões na África do Norte e Leste Europeu durante a primeira metade do século 20 e as confronta com questões do presente.

Para dialogar com todas estas referências, a exposição traz ainda os cartunistas brasileiros: Leandro Spett, Marcelo Azalim, Paulo Galdino Sá, Ricardo Soares, Yan Pinheiro e Marcio Levyman, na mostra PARA O ALTO E AVANTE!  para criarem suas próprias versões e leituras, em misturas de forma de traço e cores, para personagens franco-judaicos-brasileiros. O resultado poderá ser conferido até o dia 28 de fevereiro de 2010, no Centro da Cultura Judaica.

______________________________________________________________

SERVIÇO: EXPOSIÇÃO DE SUPERMAN AO CHAT DU RABBIN

Data: de 12 de outubro a 28 de fevereiro de 2010 – terça a domingo, das 12h às 18h – 1º andar
Ingresso: gratuito* (Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do CCJ e estão sujeitos à lotação do espaço)
Classificação: Livre
Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 (estação Sumaré do Metrô)
Tel.: (11) 3065-4333
E-mail: culturajudaica@culturajudaica.org.br
Site:
www.culturajudaica.org.br

*Contribua com 1kg de alimento não perecível a ser destinado ao programa Ajuda Alimentando.

______________________________________________________________

SERVIÇO: EXPOSIÇÃO PARA O ALTO E AVANTE!

Data: de 12 de outubro a 28 de fevereiro de 2010 – 3ª a sábado, das 12h00 às 21h00, domingos das 12h00 às 19h00– Auditório (A exposição ficará comprometida em dias de evento no Auditório)
Ingresso: gratuito* (Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do CCJ e estão sujeitos à lotação do espaço)
Classificação: Livre
Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 (estação Sumaré do Metrô)
Tel.: (11) 3065-4333
E-mail: culturajudaica@culturajudaica.org.br
Site:
www.culturajudaica.org.br

*Contribua com 1kg de alimento não perecível a ser destinado ao programa Ajuda Alimentando.

______________________________________________________________

SOBRE O CENTRO DA CULTURA JUDAICA

O Centro da Cultura Judaica é um centro de referência e convivência aberto ao público que oferece, regularmente, eventos gratuitos de música, teatro, cinema, literatura, artes plásticas, fotografia, dança e educação. Promove o respeito entre os povos com atividades interativas que levam à reflexão e à aceitação das diferenças culturais através da arte, além de difundir o patrimônio cultural, as tradições e as raízes do judaísmo.

O CCJ localiza-se ao lado do metrô Sumaré, na rua Oscar Freire, número 2.500. Funciona de terça a sábado, das 12h às 21h, e aos domingos, das 11h às 19h.

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo