terça-feira, 3 de novembro de 2009

Avatar Voz do Além

O Dia dos Mortos

 

h07_20933853

Recepção de Halloween na Casa Branca, para cumprimentar as crianças de uma escola local (31/10, (REUTERS/Jonathan Ernst)

O Dia dos Mortos é uma celebração indígena que, como o nome já diz, honra os mortos. Rola principalmente na América Central e no México, e em algumas regiões dos EUA que são cheias de chicanos. Embora os católicos gostem de dizer que o Dia dos Mortos dos astecas foi tirado do Dia de Finados católico - que acontece na mesma data - existem várias evidências que astecas (além dos maias, purépechas, náuatles e totonacas) já comemoravam esse dia antes da chegada de Cortéz e seu grupo que massacrou os habitantes locais, se aproveitando de profecias.

Mas não são só os astecas e outros indígenas que comemoram um dia em honra aos que já se foram. Do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, há pelo mundo, abrangendo diversas culturas, um sem-número de festividades similares, desde o já conhecido Halloween, que tem origem gaulesa, até o citado Dia de Finados, católico. Bom, aqui no Brasil a coisa não atinge as proporções de outros países, ficando dividido entre as comemorações católicas (um monte de gente vai ao cemitério levar flores pros parentes) e o Halloween, com festas a fantasia e moleques perguntando Doce ou travessura? (ainda é melhor que na Inglaterra, onde telletubies assaltam pessoas).

O blog Big Picture, um dos três melhores blogs fotográficos do mundo, na minha opinião, juntamente com o Raw File e o English Russia, fez uma galeria com fotos de comemorações do Dia dos Mortos pelo mundo, e como esperado, ficou espetacular.

Clique para ver maior!

 

h08_20934179

Doce ou travessura? por Michele e Barack Obama, no Pórtico Norte da Casa Branca. Mais de 2000 crianças compareceram a recepção oficial do presidente, no dia 31 de outubro (Jewel Samad/ AFP/Getty Images)

h03_20865999

Dakota Magnuson, de Idaho, tirando uma abóbora da plantação de sua família para comemorar o Halloween (25/10. AP Photo/Idaho Press-Tribune, Charlie Litchfield)

h02_20927829

Desfile de gueixas-zumbi numa instituição de caridade de Hong Kong (31/10. ED Jones/AFP/Getty Images)

h11_20791609

Pólvora, um dos participantes do desfile de Halloween para cachorros, em Miami (18/10. Reuters/Carlos Barria) 

 

h13_20935881

Um fantasma-fantoche, controlado por Moira Sauer, durante o Village Halloween Parade (31/10. AP Photo/Tina Fineberg) 

 

h22_20944969

Pipas gigantes para comemorar o Dia dos Mortos, no município de Sacatepequez, na Guatemala (1/11. JOHAN ORDONEZ/AFP/Getty Images)

h27_20945353

Um cidadão visita o cemitério de Mirogoj, em Zagreb, na Croácia. O local é o mais visitado do país no Dia dos Mortos ((HRVOJE POLAN/AFP/Getty Images)

h28_20946563

Desfile em Tonacatepeque, nos arredores de San Salvador, El Salvador (1/11. AP Photo/Edgar Romero)

h29_20941795

Velas nos túmulos de San Gregorio, na Cidade do México. A tradição diz que as velas iluminam o caminho das almas mortas (1/11 AP Photo/Marco Ugarte)

h30_20946827

Flores decoram a entrada de uma casa durante as comemorações do Dia Morto em San Miguel Canoa, região central do México (1/11. AP Photo/Miguel Tovar)

 

[Via Big Picture]

7 Comentaram...

Gilmarzinho disse...

"Powder" é talco, não pólvora.(Provavelmete o apelido é Talco porque o bicho é branquinho).
Té.

Joelma Alves disse...

Ótimo post,as fotos são ótimas msm.Eu fico me perguntando,já que se comemora o Dia dos Mortos em tantas partes do mundo,onde ele realmente surgiu...

OldvilleBR disse...

O hallowen americano não tem sua origem na inglaterra,onde,durante o periodo celta ofereciam aboboras ou outros tipos de comida em oferenda as bruxas mortas que retornavam no dia 31 para vingar-se?

Mariana O.S disse...

muuuito legal as fotos
essas festas macabras são muito dferentes, e é isso que me encanta!

posso fazer uma sugestão?
acharia bem interessante se o nerdssomosnozes fizesse um post sobre o universo, a origem das coisas, tipo isso...

"inté mais veiz"

Lory disse...

Belíssimas fotos!!
Só pra constar...Parabéns pelo blog! Muito bom, todos os dias venho por aqui. Adoro os posts.

Abçs

murilo andrade disse...

A oitava foto, a dos zumbis, credita um tal de Edgar Romero. Será que é parente?

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito engraçadooo!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo