Recepção de Halloween na Casa Branca, para cumprimentar as crianças de uma escola local (31/10, (REUTERS/Jonathan Ernst)
O Dia dos Mortos é uma celebração indígena que, como o nome já diz, honra os mortos. Rola principalmente na América Central e no México, e em algumas regiões dos EUA que são cheias de chicanos. Embora os católicos gostem de dizer que o Dia dos Mortos dos astecas foi tirado do Dia de Finados católico - que acontece na mesma data - existem várias evidências que astecas (além dos maias, purépechas, náuatles e totonacas) já comemoravam esse dia antes da chegada de Cortéz e seu grupo que massacrou os habitantes locais, se aproveitando de profecias.
Mas não são só os astecas e outros indígenas que comemoram um dia em honra aos que já se foram. Do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, há pelo mundo, abrangendo diversas culturas, um sem-número de festividades similares, desde o já conhecido Halloween, que tem origem gaulesa, até o citado Dia de Finados, católico. Bom, aqui no Brasil a coisa não atinge as proporções de outros países, ficando dividido entre as comemorações católicas (um monte de gente vai ao cemitério levar flores pros parentes) e o Halloween, com festas a fantasia e moleques perguntando Doce ou travessura? (ainda é melhor que na Inglaterra, onde telletubies assaltam pessoas).
O blog Big Picture, um dos três melhores blogs fotográficos do mundo, na minha opinião, juntamente com o Raw File e o English Russia, fez uma galeria com fotos de comemorações do Dia dos Mortos pelo mundo, e como esperado, ficou espetacular.
Clique para ver maior!
Doce ou travessura? por Michele e Barack Obama, no Pórtico Norte da Casa Branca. Mais de 2000 crianças compareceram a recepção oficial do presidente, no dia 31 de outubro (Jewel Samad/ AFP/Getty Images)
Dakota Magnuson, de Idaho, tirando uma abóbora da plantação de sua família para comemorar o Halloween (25/10. AP Photo/Idaho Press-Tribune, Charlie Litchfield)
Desfile de gueixas-zumbi numa instituição de caridade de Hong Kong (31/10. ED Jones/AFP/Getty Images)
Pólvora, um dos participantes do desfile de Halloween para cachorros, em Miami (18/10. Reuters/Carlos Barria)
Um fantasma-fantoche, controlado por Moira Sauer, durante o Village Halloween Parade (31/10. AP Photo/Tina Fineberg)
Pipas gigantes para comemorar o Dia dos Mortos, no município de Sacatepequez, na Guatemala (1/11. JOHAN ORDONEZ/AFP/Getty Images)
Um cidadão visita o cemitério de Mirogoj, em Zagreb, na Croácia. O local é o mais visitado do país no Dia dos Mortos ((HRVOJE POLAN/AFP/Getty Images)
Desfile em Tonacatepeque, nos arredores de San Salvador, El Salvador (1/11. AP Photo/Edgar Romero)
Velas nos túmulos de San Gregorio, na Cidade do México. A tradição diz que as velas iluminam o caminho das almas mortas (1/11 AP Photo/Marco Ugarte)
Flores decoram a entrada de uma casa durante as comemorações do Dia Morto em San Miguel Canoa, região central do México (1/11. AP Photo/Miguel Tovar)
[Via Big Picture]
6 Comentaram...
"Powder" é talco, não pólvora.(Provavelmete o apelido é Talco porque o bicho é branquinho).
Té.
Ótimo post,as fotos são ótimas msm.Eu fico me perguntando,já que se comemora o Dia dos Mortos em tantas partes do mundo,onde ele realmente surgiu...
O hallowen americano não tem sua origem na inglaterra,onde,durante o periodo celta ofereciam aboboras ou outros tipos de comida em oferenda as bruxas mortas que retornavam no dia 31 para vingar-se?
muuuito legal as fotos
essas festas macabras são muito dferentes, e é isso que me encanta!
posso fazer uma sugestão?
acharia bem interessante se o nerdssomosnozes fizesse um post sobre o universo, a origem das coisas, tipo isso...
"inté mais veiz"
A oitava foto, a dos zumbis, credita um tal de Edgar Romero. Será que é parente?
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito engraçadooo!
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.