terça-feira, 10 de novembro de 2009

Avatar Colaborador Nerd

Idéias em convergência, blogueiros e muito luxo – Nokia Camp 2009

Por Marcel Scognamiglio*, de São Paulo

 

Nokia Camp

Avançando para além da era em que se carregava quatro dispositivos que depois seriam descarregados num terminal – mp3 player, celular, câmera digital, smartphone e GPS, há uma corrida incessante dos fabricantes de celulares, que com o passar dos anos mostraram ao mundo modelos que alçavam consigo cada vez mais novidades. Se em um passado não tão longínquo assim, um telefone celular e uma câmera fotográfica eram dois aparelhos completamente distintos, hoje os dois se completam, integram-se e apresentam-se como básicos num ciclo de multimídia, presentes em qualquer celular simplório. Independente da qualidade de gravação de imagem e áudio, serve-se de ferramenta em captação; seja num flagrante no meio da rua ou para destruir a imagem de moçoilas de família.

É nesse ponto – quando em praticamente todo celular há uma câmera – que surgem as dúvidas: Qual é o melhor? Qual aparelho é o mais completo, tem a maior variedade de aplicativos, qual tem a câmera mais avançada, com a melhor resolução e que me permite inventar mais? Em outras palavras: Qual possibilita mais com maior qualidade?

No último dia 20, nós do NSN tivemos a oportunidade de acompanhar de perto um evento que se propunha inicialmente discutir, divergir e por fim convergir. Cercado por 200 comunicadores, a Nokia também se preocupou em apresentar suas propostas em stands do que existe hoje em sua autoria. Esse seria o Nokia Camp 2009 começando.

Stands referentes a cada inovação foram montados: Vídeo e Foto, Messaging, Aplicativos, e Mapas, além de um palco central, cujo comediante Danilo Gentili ia apresentar-se ao fim do evento.

 

Nokia Camp (6)

Stands

A Nokia nos mostrou que investiu pesado em todas as áreas apresentadas.

Vale destacar, porém, alguns pontos mais relevantes que trarão mudanças mais visíveis ao mercado. Porém começamos explicando brevemente a estrutura do evento que foi dividido. Foram dispostos no fabuloso andar do prédio algumas divisórias, cada uma representando um ambiente e uma inovação, de resto, o mapa é auto-explicativo.

Começamos com o stand de Imagem onde fomos muitíssimos bem recebidos pelos programadores e desenvolvedores de fotografia da Nokia, que nos apresentaram a história das parcerias da Nokia com empresas bem sucedidas no ramo da fotografia profissional. Mauro Rubens, um profissional de fotografia, nos apresentou em seguida a qualidade de suas câmeras fotográficas e de vídeo tanto para aparelhos já lançados – e é de se impressionar o desempenho de algumas câmeras integradas que geralmente tem tamanha má fama, tanto para celulares a serem lançados. Neste caso, apresentaram-nos um modelo ainda não lançado, o qual será possível tirar fotos com um ângulo de até 270º; basta tirar uma foto que a câmera trava o ângulo; basta virar a câmera para a esquerda ou direita, e então seguir tirando fotos.

O serviço da Nokia Mapas amadureceu com a funcionalidade da nova versão apresentada. No entanto, o serviço ainda é muito embolado e ultrapassado quando comparado a outro serviço grátis e de domínio gratuito como o Google Mapas, que pode ser acessado através do WiFi do próprio aparelho da Nokia.

Acerca de Messaging tivemos a apresentação de uma integração de mensagens para com os aparelhos Nokia. Um sistema mais completo para substituir o bom e velho SMS, esta é a premissa. Fomos apresentados a uma fusão – de novo a integração tomando seu espaço -, de serviços de mensagens multimídias (capazes de enviar arquivos como mp3 ou fotos além de textos) que utilizaria de forma inteligente o que ainda faz este aplicativo sobreviver. Até por que, as mensagens multimídia (MMS) perderam lugar significante antes mesmo de habituarem os usuários, já que foi muito próxima do surgimento do Bluetooth e do WiFi para os celulares.

Porém, o conteúdo apresentado no Stand por algum tempo (foi o menor stand do dia) não trouxe uma inovação do nível que esperávamos; a Nokia basicamente espera acostumar seus clientes a usar um serviço pago – além do que a taxa para envio de MMS no Brasil ainda é demasiada alta, tornando inviável citando um serviço grátis que lhe possibilita essa troca de arquivos (Bluetooth ou o já citado Wi-Fi). Aqui a Nokia peca em um ponto pequeno, mas importante para um serviço mais satisfatório para o cliente: os gastos.

 

Nokia Camp (2)

Por fim, os stands todos se reencontravam num serviço de organização para os aplicativos. Este nos foi apresentado por programadores da Nokia e consiste basicamente num ambiente – semelhante a uma “home”, a visualização destes simultaneamente. É possível configurar, por exemplo, alguns RSS que rodam e atualizam-se ao lado de uma pequena janela que mostram as horas ou seu Twitter. Customiza-los ao gosto do usuário, que por si é o principal objetivo do aplicativo. O usuário que passará algumas boas horas organizando seus aplicativos como bem entender e quiser. O serviço está disponível para os celulares mais capacitados da companhia (N95, N97 e semelhantes).

Por fim, e não menos importante por isso existia o painel central, composto por confortabilíssimos estofados virados a um palco central onde ocorreram debates das mais variadas idéias que envolvessem a postura e o papel da telefonia no mundo contemporâneo. Os lugares do centro do palco eram sempre ocupados por blogueiros que levantavam questões das mais variadas; e estes mesmos logo davam espaço para outros quando o rodízio era realizado. Da dialética toda que se propôs o stand central surgiram conclusões importantes e principalmente dicas de feedback que a Nokia ouviu com toda a atenção de um líder mundial.

No mais, o evento foi muito bem organizado para que os blogueiros tivessem a sua disposição um luxuoso espaço, buffet para que pudessem aproveitar sua tarde de sábado com: informação, expressão e principalmente convergência.

 

Nokia Camp (1) Nokia Camp (3) Nokia Camp (4)

Mais fotos no nosso Flickr

_______________________________________________________________

*Marcel Scognamiglio é Músico, Cinéfilo, Jornalista, Poeta, Idiota, Viajante, Amador Sincero, Faminto e Patriota, além de ser o autor do blog Artilharia Cultural, em parceria com o nosso colaborador Luke.

1 comentário

Hugo Maximo disse...

Que pena que morar "longe demais das capitais".

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo