quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Avatar Voz do Além

O abrigo nuclear de Mao

 

dsc_0663-635x426

Líderes comunistas são paranóicos por natureza. Stálin, que massacrou meio mundo graças aos seus delírios psicóticos era um deles, assim como Nicolae Ceausescu, que espalhou sangue pela Romênia. Fidel Castro e Pol Pot não são exceções, assim como Hugo Chávez, o mais modernoso deles. Todos eles se cercaram de aparatos de segurança para impedir que fossem destroçados por capitalistas raivosos e arrancadores de couro. O que tem lá seus motivos, afinal somente contra Fidel foram contabilizadas 300 tentativas de atentado.

Mao Tsé-Tung não foi diferente e construiu um abrigo nuclear em 1969 em Pequim, para não virar tinta de parede caso uma bomba nuclear fosse lançada contra seu território pela União Soviética ou pelos EUA. O nome do complexo era Dixie Cheng, e tinha clínicas, restaurantes, pista de patinação, e até áreas agrícolas. Com o sucesso da construção ele encomendou uma ampliação faraônica, suficiente para abrigar todos os seis milhões de habitantes de Pequim, embora as instalações jamais tenham sido testadas.

Mas a Guerra Fria, bem como o medo nuclear se foi (bem, MAIS ou MENOS), mas Dixie Cheng ainda está lá, em desuso. O fato é que não se sabe o quanto da tal cidade subterrânea foi realmente construída, ou a situação das suas instalações atualmente. O pouco que se sabe é que alguns desses túneis e quartos são usadas para visitação turística, outras para abrigar mendigos ilegalmente, e outras simplesmente estão abandonadas e se deteriorando.  

 

dsc_0496-635x426 dsc_0567-635x426 dsc_0679-635x426 dsc_0516-426x635 dsc_0506-426x635 dsc_0464-426x635

Vice Magazine [Via io9]

4 Comentaram...

murilo disse...

Gosto bastante desses posts sobre história.

Daniel da Silva Añaña disse...

Poisé, estou morando na China e tentei visitar o lugar mas está fechado já fazem alguns meses para restauração ou algo do tipo. Existem entradas para o abrigo espalhadas por toda a cidade, normalmente em vielinhas.

Anônimo disse...

cara o Madinbu não morre mesmo, quem Vai salvar a terra!!!
Andre Luis-Batatais-SP

Thiago Fernando disse...

bom se tem tantas entradas assim não deve ser uma boa idéia usar isso ai como abrigo nuclear srsrsrsr.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo