quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Avatar Voz do Além

Fotos Históricas da II Guerra Mundial

 

ph3

A Fotografia é uma das minhas artes favoritas e tudo graças a minha professora da faculdade e os livros que ela indicou (mesmo que eu tenha dado desgosto pra ela ao dizer que Terry Richardson é um dos meus fotógrafos favoritos). E mesmo que hoje tenhamos fotos realmente espetaculares, a história - e suas fotos preto e brancas - guarda coisas ainda mais estupendas.

Olhe por exemplo a foto acima - e a foto abaixo. Foram tiradas por Margaret Bourke-White, que estava em Moscou no dia 26 de julho de 1941, quando os alemães bombardearam a cidade. Os pontos luminosos, que muito se assemelham a uma tempestade, são uma mistura da chuva de bombas nazistas, e as armas anti-aéreas dos soviéticos. Além de serem belas fotos, têm uma carga histórica inestimável, assim como as outras abaixo, todas tiradas no período da II Guerra Mundial.

 

ph3_1

Agora você sabe porque Stalin foi admirado por não ter abandonado o Kremlin!

 

ph4

Na foto acima, a mesma Margaret Bourke-White fotografa pilhas de corpos de vítimas do nazismo na periferia da cidade de Weimar, na Alemanha.

 

ph5

Cena da execução de Leonard Siffleet, um sargento australiano das Forças Especiais. Ele foi capturado na Nova Guiné e entregue aos japoneses. Após um julgamento sumário e semanas de tortura, na tarde de 24 de outubro de 1943 ele foi executado em Aitape Beach, rodeado por uma multidão. A foto foi encontrada no corpo de um soldado japonês morto e usada como propaganda de guerra pelos americanos.

 

ph8

Hitler é fotografado em frente a Torre Eiffel, em algum momento após 1940, quando os nazistas tomaram Paris.

 

[Via O Buteco da Net]

7 Comentaram...

Jubs disse...

Onde as encontrou Voz?

Zé da Fiel disse...

http://farm2.static.flickr.com/1147/536545451_aac448986a.jpg

Acho essa foto acima a mais impactante e embelmatica esteticamente falando. Sua composiçaõ etc, tenho certeza que li em algum lugar que é uma montagem, mas como não manjo porra nenhuma de fotagrafia não sei dizer se é montagem mesmo ou se é uma daquelas contra-propaganda americanas que atribuem somente aos EUA a vitoria sobre os nazitas.

Joelma Alves disse...

Realmente essas fotos são impactantes.Eu não entendo mt sobre a Guerra Mundial,nem a 1ª,nem a 2ª.Na minha escola não ensinavam isso(sabe como é escola pública,nunca chegam ao fins dos livros didáticos),mas ultimamente tenho lido alguns livros e revistas sobre isso...Um cara da foto da pilha de corpos parece nem estar incomodado...

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Maravilhosas fotos, realmente o impacto histórico delas é inestimável.

M7 disse...

Impressionantes. A de hitler deixa a cabeça da gente rodando. A da execução do soldado também.

FiliPêra disse...

@Zé da Fiel...

Essa é "A" foto da II Guerra, com certeza. Pelo que sei não é montagem, ou armada, como foi o caso daquela com os americanos erguendo a bandeira, em que os soldados tiveram que "fazer de novo" para serem fotografados.

T. Mileto! disse...

Se há arte na Guerra, ela pode ser vista em fotos.
Impressionates.
Parabéns pelo post.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo