quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Avatar Voz do Além

Fusão AOL Time Warner chega ao fim… e AOL não fará nenhum falta

 

<strong>2000</strong>

This deal may be the worst of the worst. In January, 2000, in the frenzy of the dot-com mania, media giant Time Warner (<a href="http://investing.businessweek.com/research/stocks/snapshot/snapshot.asp?symbol=twx" target="businessweek">TWX</a>) agreed to sell itself to the upstart Internet service provider, America Online. The deal, originally valued at $284 billion, quickly went south as the dot-com bubble burst, with the value of the combined entity dropping by more than 75%. Time Warner's top brass now are back in charge, and AOL has been dropped from the corporate name.

Eu ainda lembro quando foi anunciada a fusão da AOL com a Time Warner, a maior da história, com 160 bilhões de verdinhas americanas envolvidas. Foi o supremo fato confirmador do poder da internet sobre a mídia tradicional… e o início de um sem fim de prejuízos que a America Online presenciaria dali pra frente. Era o período da bolha da internet, onde um sem-número de especuladores e investidores apostariam suas vidas no ultra sucesso de empresas da internet. É claro que muitas delas dariam lucros, mas outras simplesmente puxariam a economia americana para o ralo ao se mostrarem menos lucrativas do que o esperado por lobos que queriam multiplicar sua grana.

A AOL era - e é - uma dessas empresas que não mostraram a que vieram. Foi por muito tempo líder do setor de serviços de internet e emails, mas logo se mostrou um mamute imutável, que não se modernizava como o mercado exige… e foi afundando. Se antes era a AOL que havia praticamente comprado a centenária e poderosíssima Time Warner, logo depois foi ela começou a depender dos ganhos da Time Warner para sobreviver. Até que virou um peso morto no conglomerado, praticamente descartável.

E ontem, a Time Warner anunciou que a fusão finalmente chegou ao fim, fato que ocorrerá no dia 9 de dezembro. As ações das duas empresas continuarão a operar normalmente na bolsa (normalmente não é bem a palavra, já que as ações da AOL devem beijar a lona), mas as da AOL valerão 1/10 menos dentro do conglomerado. Além disso a Time Warner vai comprar os 5% da AOL que pertencem ao Google, adquirindo controle total sobre a empresa.

Só digo uma coisa: Adeus AOL, é daí pra baixo…

 

[Via The Guardian]

2 Comentaram...

Marcelo Delfino disse...

Quem não lembra do acachapante fracasso da AOL brasileira? A empresa que chegou patrocinando o Rock in Rio 3 sumiu sem deixar saudade.

May Cry disse...

Cara, para mim deixou saudade sim. Foi uma época legal, fiz boas amizades. Gostava da AOL, mesmo com aquele software ultrapassado. O que matou a AOL foi o erro básico de todos que morreram na rede; Não soube evoluir para um formato sem cobrar de forma primaria por conteúdo. Mas eu gostava. E deixou orfãos.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo